Sunday, December 31, 2017

MATÉRIA EXTRA: DCEU - Primeiras Origens

Desde que eu resolvi contar a vocês as origens dos heróis da DC Comics como preparatório para o filme da Liga da Justiça, percebi o quanto essas origens mudaram ao longo dos anos. Foram diversas características retrabalhadas em todas essas décadas, desde alterações de vestuário até mudanças e alterações de pequenos detalhes para modernizar os personagens. Dessa forma, resolvi trazê-los às primeiras origens. Estão prontos? Então vamos lá!

Wednesday, December 27, 2017

MATÉRIA: DCEU - o balanço geral (2013-2017)


Eu estive planejando fazer isso já por algum tempo. Em certos períodos, eu vou fazer um balanço geral, uma avaliação de como o DCEU, o universo estendido da DC nos cinemas, está se saindo; vou falar dos acertos, dos erros, do que eu achei bacana ou equivocado, e também dizer o que eu espero em relação ao futuro do meu selo de quadrinhos favorito, a DC Comics.

Mas é claro, você que prefere a Marvel também pode opinar e dizer o que acha; aqui no meu site eu dou preferência à DC (até porque muitos outros sites já bajulam a Marvel bastante), mas gosto de acompanhar ambos os selos de quadrinhos e ver seus desdobramentos. Dito isso, vamos ver neste balanço geral, como a DC tem se saído.

Sunday, December 24, 2017

CD: Merry Christmas From The Morse Family - Neal Morse

Nota: 8,5 / 10

Neste Natal, quero recomendar a vocês um disco bacana, de um cara que gosto muito de acompanhar a carreira. Eu sou Católico, e celebro o Natal sempre com aquela cosmovisão voltada para Deus e o nascimento de Cristo, além é claro de todo o folclore que acompanha as festas, como Noel, a árvore, os presentes, a ceia, etc. Assim, se você é um cara que gosta de música gospel e procura um disco desses para tocar durante o Natal, eu recomendo este daqui.

Saturday, December 23, 2017

FILME: Cars 3 (Carros 3)

Nota: 8 / 10

Este ano foi mais difícil eu conseguir assistir vários filmes no cinema, então eu tive que ir escolhendo, e no processo, resolvi deixar para trás a segunda continuação de Cars, da Pixar. Muito embora eu ainda tenha uma enorme consideração pelo estúdio pelo seu passado estelar, atualmente, mesmo eu como fã da Pixar tenho que reconhecer que ela está passando por uma crise criativa.

Dito isso, é razoável concluir que eu não esperava muita coisa de Cars 3, uma vez que o segundo filme da série foi realmente medíocre, me dando aquela ideia de que Cars deveria ter sido aquele filme único. No entanto, o que vi agora neste terceiro filme, me trouxe de volta a atenção para a série. Não é bom como o primeiro filme, mas certamente é a boa sequência que Cars 2 deveria ter sido.

Thursday, December 21, 2017

MATÉRIA: Filmes de HQs de 2017: o veredito

Ano passado eu comecei com essa pouca vergonha de analisar os melhores filmes de heróis de quadrinhos que tiveram no ano. Pois bem, este ano eu dou continuidade à sacanagem! Hehehe! "Aihnn, Ricardo, mas mas mas meu filme de herói favorito não ganhooouu!"! Ah, velho, vai te catar, de boa! Essa é a MINHA opinião, valeu? Quer compartilhar a tua, a caixa de comentários abaixo do post é a serventia da casa! Vamos tretar, vamos discutir! Ah, você prefere a Marvel, é? Vou falar pro Curinga tirar teu pinto fora, hein!! Uhuhuhu!!

Friday, December 15, 2017

NO CINEMA: Star Wars: The Last Jedi (Star Wars: Os Últimos Jedi)

Nota: 5,5 / 10

Chegou finalmente aquele momento de fim de ano. Dezembro é mês de Star Wars. A nova trilogia da série de filmes começou em 2015 com o filme The Force Awakens. Foi excelente em vários níveis, e dava sequência à trilogia clássica original com esmero.

Agora, nos vemos novamente diante de uma nova aventura da saga, The Last Jedi. E, mais uma vez, questionamos: será que a franquia está melhor longe das mãos de seu criador? O novo filme da saga não é perfeito, mas será que se sai bem, apesar dos problemas, mesmo que o filme de J.J. Abrams tenha sido bem melhor? Será que esta sequência tem coisas que levarei para a minha memória nerd?

Ah, e a homenagem é válida: adeus, princesa Leia!

Saturday, December 9, 2017

FILME: Mother! (Mãe!)

Nota: 9 / 10

Um momento... deixa eu processar primeiro o que eu acabei de ver. Ok, vamos lá. Este é mais um filme de Darren Aronofski. E olha, quando se está em frente de um filme do diretor de Pi, The Fountain, The Wrestler e Black Swan, tem-se que prestar uma baita atenção no que se vê na tela.

Este é mais um daqueles filmes que eu não pude ver nos cinemas, durante este ano, fui escolhendo o que eu iria assistir, pois tive compromissos a cumprir.

Mas, de qualquer forma, aqui estamos e eu acabei de assistir Mother!, e... olha... ele é um filme todo alegórico. Tão alegórico que eu vou ter que dividir esta resenha em duas partes: sem filosofia (spoiler free) e com filosofia (spoilers). Vamos lá então, porque eu tenho muito a filosofar.

Friday, December 8, 2017

FILME: Valerian and the City of a Thousand Planets (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas)

Nota: 5,5 / 10

Ok pessoal, já estamos em Dezembro, somente para registro, e eu estou dando uma checada em algumas coisas que por motivos de força maior eu acabei perdendo nos cinemas. Uma delas foi o filme do Lego Batman, lá no início do ano, que depois eu acabei assistindo, a outra é este filme aqui, Valerian and the City of a Thousand Planets; Ou simplesmente Valerian, pois eu não acredito muito que terá uma continuação.

Ele é baseado na HQ francesa Valérian and Laureline, que eu nunca ouvi falar na vida, portanto não sei falar a vocês o quanto o filme é fiel à história original ou não. Tendo sido publicada pela primeira vez em 1967 e finalizado em 2010, é de se estranhar que eu não tenha ouvido falar dessa história antes, mas enfim, do ponto de vista do expectador e não do leitor, achei a história em si meio fraca aqui. Visualmente é muito bonito, mas o filme tem certos problemas incômodos.

Tuesday, December 5, 2017

HQ: Comunhão

Nota: 8 / 10

Há algum tempo atrás eu comecei a prestar mais atenção num cara chamado Felipe Folgosi. Como não assisto televisão, eu nem sequer fazia ideia de que ele já era conhecido anteriormente por telenovelas, mas como leio muito os quadrinhos, acabei finalmente conhecendo-o através de sua primeira obra em quadrinhos, Aurora, lançado em 2015, uma história bem interessante.

Agora, o ator e roteirista, ainda apostando no quadrinho independente, lança seu segundo trabalho nesta mídia, a história chamada Comunhão. Quanto a esta última, eu realmente fiquei esperando ela sair, e comprei faz pouco tempo. Impressões? Bem, eu percebi que a religiosidade é uma característica extremamente forte na narrativa do Folgosi, o que não é ruim, mas tenho algumas observações em relação a isso que tratarei logo abaixo.

Monday, November 27, 2017

SÉRIE: Castlevania

Nota: 8 / 10

Tenho algumas lembranças de minha tenra idade, quando eu ia na casa dos amigos que tinham o NES, o console de 8 bits da Nintendo, e vez ou outra me aventurava a jogar Ninja Gaiden e Castlevania.

Eu tinha um Mega Drive, aquele que era o genérico da Sega Genesis no Brasil, portanto, jogar os games da Nintendo para mim era difícil. Como eu queria jogar pelo menos um da série, peguei o único que estava disponível para o console da Sega, que se não me engano era o quinto game, Bloodlines.

Pois bem, passados os anos, eu assistia a web-série do AVGN, e via lá o James Rolfe falar animadamente sobre Castlevania, o que me fez pegar os emuladores e jogar ávidamente aqueles maravilhosos games antigos. Pois bem, após tantos anos, temos uma ótima série saindo pelo Netflix. Vamos conhecê-la!

Friday, November 17, 2017

NO CINEMA: Justice League (Liga da Justiça)

Nota: 10 / 10

Quando eu era moleque, eu me derretia com qualquer produção animada com super-heróis. Todos os moleques de 12 anos na minha época adoravam isso, eu era só mais um. Como muita gente já sabe a essa altura, o Batman sempre foi o herói que eu gosto mais, mas independente disso, era fantástico poder ver meus heróis favoritos.

Os heróis da DC não são coisa nova. Já tem milhares e milhares de históricos aí em formato de animações, filmes live-action, séries de TV, enfim, universos e universos diversos já foram construídos fora das HQs. No entanto, curiosamente, a Liga da Justiça nunca teve um filme nos cinemas. Por isso, não é exagero quando eu falo que enquanto assistia este filme de Zack Snyder, me senti novamente como aquele garoto de 12 anos!

Wednesday, November 15, 2017

HQ: Batman: The Long Halloween (Batman: O Longo Dia Das Bruxas)

Nota: 10 / 10

Hora da nostalgia. Pessoalmente, como leitor de HQs desde meus tempos de moleque, eu sempre enxerguei os quadrinhos como a última e verdadeira forma de escapismo. O estilo exagerado da mídia e as histórias que sempre se baseavam em elementos da literatura pulp fiction em seu início, e, de repente, começando a ganhar os contornos da ficção-científica, saturavam a nossa cabeça com situações das mais variadas.

No entanto, ao adentrar os anos 80, a mídia começou a ganhar um tratamento muito mais sério do que jamais havia ganhado antes. E nos anos 90, esse tratamento mais sério frutificou no fato de as HQs ganharem um tom mais cru e realista que nem mesmo na era dourada das HQs poderíamos achar algo para servir de comparação. Foi então que em 1996, um cara chamado Jeph Loeb resolveu ousar de verdade.

Sunday, November 5, 2017

HQ: The Dark Knight III: The Master Race (Cavaleiro Das Trevas III: A Raça Superior) - Livro 9

Nota: 7,5 / 10
Nota geral: 6,5 / 10 (toda a saga)

Um leitor... inocente... despreparado para o que vem por aí. Sabendo do histórico de Frank Miller como escritor nos últimos anos, mas não conseguindo dizer um simples "não" ao ver uma revista na banca de jornal. Que numa sexta-feira, ano passado, no início do mês de junho, começaria a ler uma saga da qual se arrependeria de ter começado depois.

Sim, pessoal... FINALMENTE ACABOU!! Adeus, Frank Miller! Eu nem acredito! E já vai muito tarde, seu fanfarrão! Eu esperava ter essa saga terminada no início do ano, mas você ficou procrastinando o lançamento desta porcaria de última edição! Mas crédito seja dado a você e ao Azzarello, o final não é tão mal assim! Claro, obviamente não é algo que eu leria de novo; é muito pouco perto do tanto de bobagens que eu tive que ler pelo caminho.

Saturday, November 4, 2017

NO CINEMA: Thor: Ragnarok (Thor: Ragnarok)

Nota: 8 / 10

Mais uma vez a Marvel Studios lança um filme com todas aquelas características que lhe são tradicionais.
Thor: Ragnarok repete a fórmula padrão de filmes da Marvel, e nos entrega mais uma obra de Sessão da Tarde. Ok, desta vez não é uma coisa tão palhacitos quanto foi o segundo filme do Thor, o que faz este aqui ser até melhor que o segundo, mas ainda assim segue aquela fórmula conhecida. Não estou reclamando, não. Acho até um alívio que a Marvel tenha esse diferencial em relação à DC.

O problema maior é que o filme parece não querer aproveitar todo seu potencial. Este filme tem uma proposta muito bacana e usa um recurso na mitologia do Thor que muda tudo aquilo que conhecemos. No entanto, algumas repetições de fórmula são um tanto incômodas em certos momentos.

Monday, October 30, 2017

FILME: Batman vs. Two Face (Batman vs. Duas Caras)

Nota: 8 / 10

Aí está algo que me pegou de surpresa este ano. Ano passado eu havia falado sobre a minha experiência com a primeira animação do Batman versão de Adam West. E apesar de não ser meu Batman favorito, achei a animação boa, e condizente com a proposta que visa agradar os fãs do cruzado embuçado de West e do menino prodígio de Burt Ward e suas peripécias.

Dito isto, devo reforçar que West continua não sendo meu Batman favorito, mas mesmo assim,  venho até vocês com esta resenha em tom solene, de despedida.

Faço isto, porque West foi o primeiro Batman para mim e para muitas pessoas, e enquanto eu era criança, cumpriu e muito bem seu papel para que eu viesse a descobrir meu personagem favorito dos quadrinhos.

Friday, October 20, 2017

NO CINEMA: Blade Runner 2049 (Blade Runner 2049)

Nota: 10 / 10

Fui ao cinema sem esperar absolutamente coisa alguma! Precisava ver este filme de qualquer jeito, pois se tratava da sequência de um grande clássico da ficção-científica. Saí da exibição simplesmente atônito! Que sequência maravilhosa! Bate de frente com o filme original, para dizer o mínimo! 

Blade Runner 2049 não somente é uma continuação à altura do filme original, como também pega algumas ideias recentemente trabalhadas em algumas produções e expande tudo isso! O novo elenco, junto de Harrison Ford e algumas poucas participações antigas, merge perfeitamente; além disso, é uma história que pode ser vista de forma independente. Muito embora eu recomende com força que você veja o original, não precisa assisti-lo para entender e curtir esta sequência.

Sunday, October 15, 2017

FILME: Blade Runner (Blade Runner: O Caçador de Andróides)

Nota: 10 / 10

Me preparando semana que vem para retornar ao mundo de Blade Runner, resolvi revisitar mais uma vez a obra cult de Ridley Scott. Blade Runner é uma daquelas obras redefinidoras de um gênero inteiro, neste caso, o de ficção-científica. Fiquei me lembrando de anos atrás, com a minha primeira exposição ao filme de sci-fi cyberpunk; eu nem sequer fazia ideia do que era "cyberpunk".

Minha primeira reação ao filme foi a esperada: "que diabo foi isso?" Eu havia acabado de assistir a primeira vez na vida a obra e fiquei altamente confuso. Era muita informação para processar naquele curto espaço de tempo. Não tão complexo quanto 2001: A Space Odyssey, obviamente, mas mesmo assim, me causou uma impressão de que eu teria que reassistir em algum ponto, sinal de que o filme tinha muito a me falar ainda.

Thursday, October 12, 2017

ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas: Liga da Justiça

O filme da Liga está quase chegando, falta apenas um mês. Tendo isso em vista, terminaremos este ano com o perfil da equipe de heróis mais famosa do mundo, a Liga da Justiça, que nada mais é do que a junção dos heróis da DC para combater uma ameaça em comum. Em Batman V Superman, já nos foi mostrado quais heróis estarão na formação da Liga deste filme. Claro, isso não impede que haja outros no futuro, afinal, a Liga já teve várias formações durante todos estes anos. Esta daqui segue, mais ou menos, os Novos 52, a continuidade atual da DC, portanto, vamos vê-la de perto.

Friday, October 6, 2017

NO CINEMA: Kingsman: The Golden Circle (Kingsman: O Círculo Dourado)

Nota: 7,5 / 10

A sequência de Kingsman: The Secret Service, filme baseado nos quadrinhos de Mark Millar e Dave Gibbons, é boa, e só. Sim, é boa. Mas trata-se de uma repetição, por vezes cansativa, de clichês. Tem momentos de tirar o fôlego sim, sem dúvida, mas muitas vezes você se pega meio que dizendo sério? Precisava de uma sequência para fazerem isso? Ok...

Para piorar, eles se usam de uma artimanha que me faz lembrar um case de não muita aceitação. Vou dizer já já, qual é, mas digamos que tem a ver com outros caras que vestem ternos. Ah, tenham em vista também, que eu ainda não li as HQs em que o filme se baseia, mas o universo em si me cativou bastante. Só achei que eles poderiam ter trabalhado melhor vários aspectos do filme para fazer valer aqueles que te tiram o fôlego.

Monday, September 25, 2017

CD: Antídoto - Alkaisers

Nota: 10 / 10

Desde há muito tempo, eu vinha procurando bandas de Rock brasileiras novas e que realmente estivessem comprometidas com a tradição de se fazer o bom e velho rock'n'roll. Sentia falta de ouvir um grupo que fizesse um som marcante, e que não fosse engessado com os padrões que a mídia espera. Infelizmente o bom Rock acabou no Brasil, não existiam mais bandas com letras em português que fossem capaz de sair da casca; ou pelo menos era isso que eu pensava. Então me aparece o Alkaisers, e muda o jogo. Antídoto, seu álbum de estreia, prova que o Brasil ainda pode gerar trabalhos interessantes e muito marcantes. E com a atitude contestadora que o Rock deve ter.

Friday, September 22, 2017

NO CINEMA: It: Chapter One (It: A Coisa)

Nota: 8,5 / 10

Tem gente que acredita que palhaços não são engraçados coisa nenhuma; são sim, criaturas assustadoras. Stephen King, por exemplo, é uma dessas pessoas. Seu livro It, de 1986, gerou uma adaptação na forma de minissérie estrelando o inigualável Tim Curry no papel de Pennywise. Eu sempre achei essa versão meio galhofa, mas ela dá uns sustinhos aqui e alí, inclusive gosto do estilo abobalhado que o Curry imprime no palhaço, e que aterroriza as suas vítimas.

Pois bem, hoje eu fui ver a nova versão. Não é bem um remake, muito menos uma sequência, mas uma nova adaptação do livro de King. O resultado? É bem superior à minissérie de 1990! Ainda assim, tem um probleminha aqui ou ali, mas no geral, eu gostei.

REFLEXÃO: As desventuras do Rock no mundo atual: meio é melhor que nada

Vamos lá. Metade do The Who e metade do Queen com Adam Lambert. Primeiro: me alarma muito que esse pessoal pagante esteja pagando ingresso para ver metade do que essas bandas foram um dia. Sério, me alarma mesmo.

Sunday, September 10, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Ciborgue


Chegamos ao último personagem que vai estar no filme da Liga da Justiça este ano, o Ciborgue. Eu não o conheci quando era moleque, somente ouvi falar dele quando li uma história dos Jovens Titãs, anos atrás, mas esqueci do personagem. Relembrei dele quando vi a série dos Jovens Titãs e o filme Justice League: DoomAcho ele um personagem fantástico, mas eu não o colocaria na Liga agora neste filme, uma vez que ele originalmente é membro dos Jovens Titãs, e só passou para a Liga agora, depois do reboot dos Novos 52 em 2011. Mas ele está aqui, então vamos conhecê-lo.

Ator: Ray Fisher

Friday, September 8, 2017

NO CINEMA: Polícia Federal: A Lei É Para Todos

Nota: 10 / 10

Hoje eu fui conferir o filme que conta sobre os bastidores da Operação Lava Jato, intitulado Polícia Federal: A Lei É Para Todos, baseado na obra literária de Carlos Graieb e Ana Maria Santos. Antes de mais nada, quero dizer que eu sempre procurei manter meu blog o mais afastado possível da política, e quero continuar garantindo que isso ocorra em um futuro próximo.

Só que não dá para não falar do assunto quando se trata de uma obra dessas. Sempre fui um grande apoiador da Lava Jato, porque você queira ou não, meu amigo, esta é uma das ferramentas mais eficazes que temos contra a corrupção no nosso país hoje em dia. Existem dois Brasis na realidade em que vivemos hoje. Um antes, o da impunidade, e outro depois que a grande operação foi deflagrada. E que bom que podemos dizer isso hoje, com este ótimo filme.

Friday, September 1, 2017

NO CINEMA: Защитники (Os Guardiões)

Nota: 3 / 10

Vamos acabar logo com isso... ano passado eu vi o trailer deste filme aqui. Era uma das novidades mais legais e bacanas que eu vi em tempos recentes! Quando eu vi aquele maluco com uma máscara e essas duas espadas circulares, eu pirei! Puts grila, que foda! A coisa melhorava... TEM UM CARA COM CABEÇA DE URSO SEGURANDO UMA AUTOMÁTICA NESSE FILME, CARACA!! Eu precisava ver aquilo de qualquer maneira!

Já tinha até apelido para a coisa: o "Quarteto Fantástico Russo". Tudo indicava que iria ser um filme até melhor do que Wonder Woman! Até o segundo ato, parecia mesmo. Só que aí parece que o roteirista do filme tem um infarto, morre, eles trocam, e a coisa caga geral. É como se você estivesse tomando um milkshake de chocolate, e lá no final ele virasse bosta. Que decepção!

Monday, August 28, 2017

FILME: Batman & Harley Quinn (Batman e Arlequina)

Nota: 7 / 10

Posso parecer que estou louco, mas esta animação me fez sentir como se estivesse dormindo e, ao acordar, me vejo no final dos anos 90 de novo. Ou início dos anos 2000. Foi uma animação absolutamente movida pela nostalgia, pela paixão a um trabalho primoroso que deu muito certo, e pelos anos e anos que Bruce Timm esteve brilhantemente no comando do Batman.

Parece até que o tempo não passou. E apesar desta animação estar atrelada à série DCUAOM, ela também se qualifica como um retorno ao DCAU, que havia acabado em 2006. Os traços dos desenhos são idênticos, cuidadosamente reproduzidos aqui. Isso sem falar nas inúmeras referências! Pena que pára por aí. Apesar da nostalgia, a história é fraca.

Sunday, August 20, 2017

EDITORIAL: Descontinuação - O Canto do Cisne

Pessoal, é o seguinte: primeiramente, eu gostaria de dizer que pensei muito mesmo, antes de tomar esta decisão. Pensei mesmo. Inclusive, tinha decidido isso ainda ano passado, mas voltei atrás e resolvi caminhar um pouco mais pra ver até onde iria. Só que chegou num estado de coisas que eu não consigo mais suportar. Estou descontinuando a sessão CANTO DO CISNE do meu blog.

Friday, August 18, 2017

NO CINEMA: War For The Planet Of The Apes (Planeta dos Macacos: A Guerra)

Nota: 9,5 / 10

Matt Reeves simplesmente fechou a conta com categoria e muita profundidade! Não houve um momento sequer deste terceiro prelúdio da saga Planet of the Apes que eu achei fora de lugar. Tudo se encaixava, tudo se completava... e se conectava. Ao final, temos o link perfeito para o filme de 1968, de Franklin J. Schaffner.

Dirigido com primor, e escrito com grande competência, War for The Planet of the Apes, o oitavo filme da série, e o terceiro prelúdio da história é um filme pesado, dramático, e muito intenso. Há boatos por aí que um quarto filme está em produção, mas eu acho que não há necessidade. A história fecha muito bem aqui e dá a deixa para o filme de 68 com primor. Só se forem mostrar a macaquização do mundo, só pode. Enquanto esperamos vamos checar este excelente terceiro prelúdio.

Tuesday, August 15, 2017

HQ: Gotham By Gaslight (Gotham City 1889)

Nota: 8 / 10

Este é um conto bem pouco usual do Batman. Escrito em 1989, ele é uma história não-canônica, que se passa em um "e se..." tipo de universo. Aqui, o autor tenta imaginar o Batman, se ele tivesse sido criado na época vitoriana, em 1889.

A ideia é sensacional. A execução é só ok. Existe outra história do Batman que se passa neste universo vitoriano, Master of the Future, de 1991, escrita pelo mesmo autor, e é bem mais legal do que essa, mas como vai sair uma animação deste conto do morcego ano que vem, resolvi apresentá-lo a vocês.

Brian Augustyn se empenha em nos trazer as repercussões que o homem-morcego traria se um dia se deparasse com o desafio de enfrentar um certo assassino londrino famoso. A atmosfera parece algo saído de qualquer boa história de Hercule Poirot ou Sherlock Holmes.

Monday, August 14, 2017

CD: Brutal - Dr. Sin

Nota: 10 / 10

Descobri o Dr. Sin pelo álbum Insinity, exatamente na mesma época que lançavam o álbum Dr. Sin II, em 2000. Imediatamente fui capturado pelo som deles. Que Hard Rock maravilhoso eles faziam naqueles discos! Tive a grata surpresa de ver que eram uma banda brasileira, e então comecei a segui-los. Claro, não graças à mídia "especializada"; veículos como a rádio e a TV nunca fizeram coisa alguma por eles, muito pelo contrário, dava-lhes o desprezo total e absoluto, mas mesmo assim, eles seguiam em frente. O Brutal, por sua vez, me deixou em êstase! Vamos conferir então o segundo trabalho deles, de 1995. 

Thursday, August 10, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Aquaman


Chegou a hora de vermos o herói da DC que eu menos acho graça. Nunca fui tão chegado no Aquaman, e não escondo. Apesar de reconhecer que ele tem um traje legal e poderes bacanas, sempre achei o personagem meio... meh... até gostava dele quando via no desenho dos Superamigos, mas nunca vi muita utilidade para ele fora d'água. Minha opinião sobre ele até mudou um pouco para melhor, depois de eu ler dois arcos de história do personagem e assistir um filme animado, mas mesmo assim, é o personagem da DC que eu menos tenho interesse. Mas ele está aqui, então vamos conhecer.

Ator: Jason Momoa

Friday, August 4, 2017

NO CINEMA: Dunkirk (Dunkirk)

Nota: 9 / 10

O grande diretor Christopher Nolan, que fez Memento (Amnésia), a obra-prima Inception, Interstellar e a ótima trilogia do Batman, retorna com este fantástico e autêntico retrato de um dos momentos mais importantes da história mundial. Sim, desta vez temos um filme do diretor baseado em fatos reais.

Quando é imposto um cerco a tropas de aliados ingleses e franceses da Bélgica na Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados ficam acuados na ilha de Dunkirk, bombardeada por soldados alemães, fato que faz com que lutem pela sua sobrevivência.

Sendo fã de longa data do diretor, desde o filme Memento, fui conferir mais este trabalho dele. E que experiência intensa!

Sunday, July 30, 2017

LIVRO: Batman: Arkham Knight - a novelização oficial - Marv Wolfman

Nota: 8,5 / 10

Durante muito tempo eu quis saber como era a última parte da série Batman: Arkham. Porém, dificuldades sempre me obrigaram a manter meu Xbox 360, não apostando tão cedo na compra de um Xbox One. Eu havia comprado então o game pela loja da Steam para jogar no meu PC, mas meu computador é de 2011, ou seja, não tinha os requisitos necessários; colocando nas configurações mínimas, o game ainda ficava uma carroça. Jogar no PC também estava, pelo menos por enquanto, fora de cogitação.

Portanto, até poder comprar uma máquina nova, eu resolvi apostar nesta bem vinda adaptação em livro da história do game, escrita pelo sensacional roteirista Marv Wolfman, baseado no texto de Sefton Hill, Ian Ball e Martin Lancaster. Resistindo à tentação de ver qualquer gameplay no Youtube, eu li esta ótima adaptação. E valeu muito a pena!

Wednesday, July 26, 2017

CD: How Did We Get So Dark? - Royal Blood

Nota: 8,5 / 10

Este segundo álbum do Royal Blood vem já sem aquela euforia da novidade do primeiro trabalho. Quando eu escutei o primeiro disco deles, me impressionei com o belíssimo trabalho de Mike Kerr em seu baixo, fora a alta qualidade das composições. Minha animação é clara e visível na resenha do primeiro disco. Neste segundo álbum portanto, a sonoridade já está estabelecida, e o duo terá que impressionar não só pela excelência técnica, mas principalmente pela articulação nas composições, ou seja, com músicas memoráveis. Será que conseguiram? Vamos conferir.

Saturday, July 15, 2017

HQ: The Dark Knight III: The Master Race (Cavaleiro Das Trevas III: A Raça Superior) - Livro 8

Nota: 5,5 / 10

Acabou a minha paz de novo! Saiu nas bancas a oitava parte desta decepção chamada The Master Race, a considerada "parte 3" da série Cavaleiro das Trevas do senhor Miller. Eu já não sei mais se fico puto porque vou ter que ler outra edição dessa bagaça, ou se fico aliviado porque está acabando.

Só sei que trago más notícias! Esta NÃO É a última parte dessa bagaça! Ainda vai ter um "livro nove"! Putakipariu, Miller, esse sofrimento não acaba, seu puto? Enterra logo essa joça para eu ter paz, seu maldito!

Eu sinceramente já nem tenho mais motivação pra saber o final dessa joça da dupla Azzamiller, só quero que acabe logo pra depois vender as revistas pra alguém... ou queimá-las, sei lá o que vou fazer. Enfim... PARTE OITO, SACO!

Thursday, July 13, 2017

CD: Pure Inc. - Pure Inc.

Nota: 10 / 10

Há 14 anos atrás, havia uma banda suíça que acompanhei de 2003 a 2007. Segundo informação da Wikipedia alemã, diz lá que ela existia desde 1994, mas não tinha discos lançados. As razões do porquê a banda acabou, encerrou as atividades, eu sinceramente desconheço, mas eu sei que, a primeira vez que eu a escutei, olha, a sensação foi semelhante a andar na melhor montanha russa do mundo. Fiquei extasiado. Descobri ela pelo Whiplash.net, e passei a acompanhá-la. Hoje, me peguei nostálgico, e resolvi trazer a vocês este discaço de Hard Rock.

Wednesday, July 12, 2017

NO CINEMA: Spider-Man: Homecoming (Homem-Aranha: De Volta ao Lar)

Nota: 9,5 / 10

"Homem-Aranha, Homem-Aranha, tanto bate, quanto apan..." anhhamm... olá! O esperado filme do teioso amigão da vizinhança, agora como parte do MCU devido a um acordo entre a Sony e a Marvel, acaba de terminar. E eu estou muito contente!

Para mim, este filme foi o mais legal de todos que já foram feitos. Sim, todos, inclusive os com a dupla Tobey e Sam. OK, eu diria que ele fica em pé de igualdade com os dois primeiros filmes da trilogia de Sam Raimi, pra não ser injusto. Mas que eu achei esse, o mais legal de todos eles, ah, isso eu achei!

E ainda o mais bacana disso tudo é o teioso ser parte do mesmo universo dos Vingadores! Portanto, se agarrem na teia do Pedro Parker, e vamos conferir essa volta ao lar do aranhoso!

Monday, July 10, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Flash (Barry Allen)


Reiniciando. Hora de darmos uma olhada no Flash, um personagem que já teve várias identidades. Em Justice League, e também nos outros filmes que ele vai aparecer, este é o segundo Flash, Barry Allen, criado após o advento do primeiro Flash, Jay Garrick, que foi criado por Gardner Fox em 1940. É por isso que detalhei a identidade dele no título da matéria. Após a morte de Barry Allen nas HQs, existiram outros que vestiram a roupa do velocista, como Wally West e Bart Allen, mas Barry sempre foi o mais famoso e popular de todos. Barry viria a ressurgir após algumas sagas e voltar ao seu papel de velocista. Como o personagem nos filmes do DCEU é Barry, vou falar somente dele.

Ator: Ezra Miller

Saturday, July 1, 2017

NO CINEMA: The Mummy (A Múmia)

Nota: 5 / 10

Ai, meu saco, vamos lá. Se arrependimento matasse...! Bom, eu nem estava criando expectativas para isso aqui, então não houve decepções, só confirmações. Enfim, o "Dark Universe", como convencionaram chamar a nova série de monstros da Universal, começou, e eu acompanhava as resenhas ruins do filme e ficava cada vez mais desanimado para ir conferir. Mas, de teimoso, resolvi dar uma colher de chá e ver.

Grande erro! O filme é medíocre pra caramba! Considerando que a Universal está planejando mais filmes com esses personagens, este foi um começo não muito animador, e eles vão ter que ralar muito, pra subir o nível. Ou eles tomam uma atitude para conseguir talentos de verdade, ou então este universo já vai nascer assim mesmo... mumificado. Enfim, vamos ver o que rolou neste... primeiro (?)... exemplar dos novos monstros da Universal.

NO CINEMA: Despicable Me 3 (Meu Malvado Favorito 3)

Nota: 7,5 / 10

Este é mais um filme da série Despicable Me. Assim como em Ice Age o meu foco é assistir as aventuras de Scratch e sua noz, nesta série, minha grande diversão é sempre ver os minions. Eu adoro os personagens amarelos, porque eles sempre me lembram aqueles grandes personagens de desenhos da minha infância. Tanto gosto deles, que quando o filme solo deles estreou, eu era um dos mais animados para ver. Claro, o filme solo deles não foi lá essas coisas, eu mesmo fiz críticas a ele na minha resenha.

Mas, como sempre acompanhei a série, fui conferir esta parte três. E, novamente, não é lá tão boa assim, mas eu garanto: dos dois filmes que fui acompanhar hoje no cinema, este foi o melhor deles! Portanto, preparem seus raios congelantes, e apreciem seus suflês de banana, porque vamos falar de Despicable Me 3.

Friday, June 30, 2017

HQ: Batman #52 (Batman nº 52)

Nota: 9 / 10

Esta última edição da revista do Batman dos Novos 52 já não nos traz mais os talentos de Snyder e Capullo para a trama, mas sim o roteirista James Tynion IV, que trabalhou em algumas histórias curtas do Batman durante a gestão de Snyder.

E, assim como Scott Snyder, eu também vou me retirar de resenhar as revistas mensais do morcego por um tempo. Pelo menos por enquanto. Vou dar um tempinho para a linha Rebirth engatar a marcha, e quem sabe no ano que vem eu volto com elas? Vamos ver. Me diverti bastante aqui falando sobre este Batman do Snyder, foi muito bacana. Talvez, mais para frente, eu resolva fazer algo sobre a série da Mansão Arkham, mas é cedo pra dizer, preciso de um descanso das revistas mensais do Batman. Vou falar de coisas mais clássicas, e personagens diferentes, após terminar a série do Miller.

Monday, June 26, 2017

LIVRO: Post Office (Cartas na Rua) - Charles Bukowski

Nota: 10 / 10

"Charles Bukowski sai em busca de emprego e uma vida idílica, baseada no sonho americano." Essa seria uma das maneiras de descrever esta obra do autor, considerado por muitos como o último poeta maldito de sua era. Outra forma, seria "Charles Bukowski pisoteia o sonho americano."

Eu sempre tive interesse pelas narrativas de Buk. Não por considerá-lo um exemplo de vida, o cara era um libertino, vivia como um andarilho, mas sim pela sua narrativa comicamente ácida em que ele derruba algumas noções pré-concebidas que as pessoas tinham à sua época em relação à sociedade americana.

Em Post Office, lançado originalmente em 1971, e o primeiro romance do autor, Bukowski resolve contar suas frustrantes experiências dos anos 1950 no serviço postal americano.

Tuesday, June 20, 2017

HQ: Astronauta: Assimetria

Nota: 9 / 10

Peguei a terceira história do Astronauta versão de Danilo Beyruth pensando que esta seria a última vez. Ao chegar no final da história, tive a grata impressão de que Beyruth ainda pode escrever mais uma história do personagem. E eu sou totalmente a favor, porque Beyruth tem realizado, até aqui, um excelente trabalho.

Assimetria, eu diria que não é melhor do que Magnetar, mas se encontra para mim em segundo lugar, dentre estas três histórias que Beyruth roteirizou.

E uma das razões para isso é que o roteirista retorna para aquela ideia da solidão que vimos na primeira, e que deu tão certo. Uma coisa que havia me incomodado um pouco em Singularidade é que o personagem carrega muito elenco extra, coisa que foi bem dosada por aqui.

Saturday, June 17, 2017

FILME: The Mummy (A Múmia)

Nota: 9 / 10

Às vésperas do filme novo sobre múmias estrelando Tom Cruise estrear, e que dará um pontapé inicial a um novo universo reimaginado dos monstros da Universal chamado de Dark Universe, resolvi que era hora de fazer o que eu disse que faria. Vamos então falar um pouco sobre o filme clássico The Mummy, de 1932, parte da série Monstros da Universal clássica, do início do século passado.

Como sabemos, Hollywood tinha muito poucos recursos para fazer filmes de terror no início do século XX. A carência de tecnologia para fazer homens virarem monstros aterrorizantes obrigava os cineastas a usarem a imaginação como podiam em termos de efeitos práticos. Este filme não é exceção. Aliás, maravilhoso o trabalho que fizeram com o ator Boris Karloff, do Frankenstein de 1931. Prático, elaborado e assustador.

Friday, June 16, 2017

HQ: Lobo: Portrait Of A Bastich (O Evangelho Segundo Lobo)

Nota: 9 / 10

Hoje eu vou apresentar pra vocês um personagem da DC que é um verdadeiro escroto. Um lixo, um desperdício de vida na galáxia. Um tremendo filho da puta de marca maior. Um ser totalmente desprezível, daqueles que você não gosta sequer de imaginar estar ao lado. Mas tão divertido! Puta que pariu, como é divertido!!

O verdadeiro significado de anti-herói se encontra na persona do Lobo, mais conhecido na galáxia, como o Maioral, ou, se você preferir o original em inglês, "The Main Man".

Você certamente não deve conhecê-lo, e eu já adianto, a culpa não é sua! Por isso, e porque eu andava precisando de algo mais divertido pra ler, eu trouxe a vocês uma indicação de HQ para conhecerem melhor esse bastardo caçador de recompensas da galáxia. Vem comigo!

Saturday, June 10, 2017

CANTO DO CISNE: Adam West

Está ficando cansativo fazer tantas postagens assim. Eu nunca vivi em qualquer outra era em que tanta gente famosa morria, geralmente eram apenas dois ou no máximo 3 por ano, às vezes nem isso.

Adam West... apesar de não ser fã do Batman dele, esse cara teve uma certa importância em minha vida, portanto me sinto culpado em deixar passar batido.

Friday, June 9, 2017

NO CINEMA: Wonder Woman (Mulher-Maravilha)

Nota: 10 / 10

A Mulher-Maravilha brilha no cinema com a atriz israelense Gal Gadot! Acabei de ver o filme! E posso dizer tranquilo e com muita alegria, que é o melhor filme do DCEU até agora!

Man of Steel iniciou este universo e veio a público com reações mistas, apesar de eu ter visto boas qualidades nele, realmente tem erros que prejudicaram o filme. Batman v Superman: Dawn of Justice tinha a proposta de ser um filme-portal que desencadearia histórias futuras, mas os exageros acabaram prejudicando a película, tendo mais erros que acertos. E Suicide Squad foi divertido, eu gostei bastante, mas também veio com reações mistas do público e crítica.

Wonder Woman veio para salvar de vez o DCEU; e conseguiu! A redenção amazona chegou!

Sunday, May 28, 2017

HQ: Batman #51 (Batman nº 52)

Nota: 10 / 10

Gotham... Gotham é... Gotham é uma sinfonia macabra. É a bizarra atração principal dentro de um vasto circo, onde todos querem ser os palhaços, mas apenas um dos atores é capaz de protagonizar um ato sóbrio que chegue próximo de seu público alvo. Gotham é uma estranha e macabra mutação em preto e branco. Gotham é um emblema simples, uma ideia elementar... Hah. Uma ideia que te consome por dentro. Uma ideia que pode te matar.

É o último texto... em 52 atos... que irá escrever.

A linda conclusão de Scott Snyder não mente. Exceto, talvez, pela saga do bat-coelho mecânico e o Gordon tentando tapar o lugar do Bruce Wayne por 9 edições, que realmente achei uma má ideia, a gestão de Scott Snyder e Greg Cappulo nos Novos 52 é fantástica, e termina com esta belíssima narrativa.

Saturday, May 27, 2017

CANTO DO CISNE: Gregg Allman

Esta é a era que os ídolos caem. Sem concessões, sem negociação. É uma época muito triste para as artes. Mais um se foi, desta vez, Gregg Allman. Em um mesmo ano, temos Butch Trucks, e agora outro simpático músico dos Allman Brothers. Só nos resta o pó, o mofo da lembrança. Muitos ainda vão cair, para nosso vão desespero. Não temos pra onde correr. Só podemos assistir à carnificina que esta coisa chamada "vida" nos impõe. Só podemos aceitar... e lembrar dos que caíram.