Tuesday, May 19, 2015

HQ: Batman #2: The Court of Owls - Part 2: Trust Fall (Batman nº 2: A Corte das Corujas - Parte 2: Quebra de Confiança)

E estamos de volta com a segunda edição do arco da Corte das Corujas. Ficou esperando muito tempo aí para conferir, caro leitor? Talvez sim, talvez não, mas se teve alguém que ficou, eu havia avisado lá na primeira edição para não ficarem esperando tanto. Enfim, vamos continuar falando do arco que inaugura os Novos 52 nas bat-séries da DC. Anteriormente vimos que o Batman havia começado a investigar um assassinato com facas que continham o símbolo de corujas, algo bem curioso. Também vimos que, após o morcego analisar evidências de restos de DNA deixado nas facas, o bat-computador deu como certo que tais evidências apontavam para Dick Grayson, o Asa Noturna. Batman também tentava, nas narrações em off, responder a pergunta "Gotham é...", não conseguindo assim tanta coisa a princípio. É bom eu mencionar esse pequeno detalhe, porque isso vai ter uma certa repercussão na motivação dos personagens da história. Pouco a pouco, Scott Snyder vai retomando esse assunto para podermos chegar a uma resposta coesa ao final.

A história que continua a saga da Corte das Corujas foi publicada aqui no Brasil pela Panini em Julho de 2012 com o nome Trust Fall (Quebra de Confiança), uma alusão à descoberta de que os restos de tecido no morto que o morcego e Bullock investigaram pertencia a Dick Grayson. A edição brasileira ainda dava um aviso: "Alvo: Bruce Wayne". Vamos então analisar a história.

Ela se inicia com Batman nos informando várias coisas em relação a Torre Wayne, suas estruturas de gárgulas que vigiam todas as entradas de Gotham, seu anel principal que tem uma estrutura de vidro bastante resistente e a relação da torre com um antepassado seu, seu tataravô Alan Wayne, que a construiu em 1888. Essa introdução toda nos leva em seguida a uma splash page que mostra Bruce Wayne ferido nas jugulares com duas das facas com as ilustrações de corujas que ele encontrou na edição anterior e atravessando o vidro da Torre Wayne e mais dois quadros em que parece que ele irá se espatifar no chão da rua.

Corta a linha temporal para 24 horas antes disso tudo e vemos Batman seguindo um helicóptero com alguns capangas que carregam uma carga humana. Batman intercepta o helicóptero e é comunicado por Alfred de que Gordon espera por ele no necrotério, onde uma autópsia do cadáver que Bullock e o morcego acharam anteriormente acaba de terminar. Através de uma câmera com fotoscanner instalada no necrotério, Batman analisa o morto com Gordon na batcaverna e ambos descobrem que ele era treinador esgrimista do submundo e tinha ligações com alguma organização fã de corujas, uma vez que Batman encontrou no terceiro molar da vítima o símbolo de uma Coruja de Atena, algo que na Grécia antiga representava riqueza e poder. Gordon cita um poema de canção de ninar, que referencia uma lenda em Gotham de uma Corte de Corujas, que é mais ou menos assim:
Beware the Court of Owls, that watches all the time,
(Cuidado com a Corte das Corujas, sempre alerta,)
Ruling Gotham from a shadowed perch, behind granite and lime.
(Vigiando Gotham de seu poleiro, por trás da rocha e do mau cheiro.)
They watch you at your hearth, they watch you in your bed.
(Ela o vigia em seu lar, o vigia em sua cama.)
Speak not a whispered word about them, or they'll send the Talon for your head.
(Sobre ela nada diga ou o Garra vem tomar sua vida.)
Essa é uma das canções de ninar mais aterrorizantes que eu já vi! Eu se fosse criança não iria conseguir dormir depois de ouvir isso! Enfim, Dick Grayson também explicou sua relação com os restos de tecido dele encontrados na vítima e foi inocentado, uma vez que o morto o tinha arranhado por acidente. Obrigado por cavarem um mistério interessante, nos deixarem na expectativa durante um mês e depois se acovardarem jogando todas as expectativas fora, roteiristas!

Bom, Batman ainda acha estranho a mensagem na edição anterior que prenunciava a morte de Bruce Wayne. Como o bilionário, ele vai até a Torre Wayne se encontrar com Lincoln March e o empresário mostra interesse no voto de confiança de Wayne e conta que seus pais também foram mortos quando ele era criança, concluindo que por isso, considera Wayne um aliado. Eis que os dois são atacados pelo tal Talon da canção de ninar, ou pelo menos parece, pois o indivíduo usa um traje bem semelhante a uma coruja e fere March, acertando as facas em Wayne também. Ele tenta reagir e salvar sua vida sem no entanto dar na cara de que ele é o Batman, mas não acha outra opção a não ser reagir com tudo que tem. O agressor ainda consegue chutar Wayne para fora da Torre Wayne, e voltamos então na cena do início da história.

Wayne no entanto não se espatifa no chão. Batman revela na narração que a Torre Wayne ainda possuía mais um gárgula em seu centro que foi instalado tardiamente por seu bisavô Henry Wayne e quem se espatifa em um carro é a coruja agressora após tentar um ataque aéreo a Wayne, enquanto o bilionário se salva no gárgula. A história ainda conclui nesses painéis finais com duas coisas interessantes: Wayne sente algum tipo de veneno possivelmente penetrando suas veias após ser atingido pelas facas e o homem-coruja, após ter colidido com o teto de um carro é levado por uma ambulância, mas não está morto. Ele não só ataca e mata o cara que estava ao seu lado como também foge e a história termina aqui com esses mistérios. Quem é esta organização fã de corujas? E por que eles querem matar Bruce Wayne?

Eu devo admitir que esta edição foi até melhor do que a anterior. Uma história bacana, dinâmica, com suspense na medida, boas reviravoltas e bom desenvolvimento. A única coisa ruim foi terem desperdiçado nosso tempo com um cliffhanger tão bobo na edição 1 quanto esse do mistério sobre Dick Grayson que foi desfeito aqui de forma muito fácil, mas fora isso, eu gostei desta edição. A próxima edição chamada "The Thirteenth Hour" (A Décima Terceira Hora) deve dar conta desses mistérios, ou então nos apresentar mais mistérios. De qualquer forma, a história termina nos dizendo que ela revelará a Corte das Corujas. Nos veremos então daqui algum tempo, caro leitor, para ver onde este mistério todo nos levará.

Batman #2 (Dezembro/2011)
Linha: Os Novos 52
Primeira parte do arco: The Court of Owls
Título em português BR: A Corte das Corujas
Título desta edição: Trust Fall
Título em português BR: Quebra de Confiança
Nº de edições do arco: 7
Nota: 9 / 10

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- The Talons Strike! (Os Garras Atacam!)
- Beneath the Glass (Por Trás do Vidro)
- Face the Court (À Mercê da Corte)
- Face the Court (De Frente com a Corte)
- The Thirteenth Hour (A Décima Terceira Hora)
- Trust Fall (Perda de Confiança)
Knife Trick (Truque com Facas)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal
Roteiro: Scott Snyder
Desenhista: Greg Cappulo
Colorista: FCO Plascencia
Letrista: Jimmy Betancourt
Editores: Mike Marts, Janelle Asselin, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment