Monday, January 18, 2016

LISTA: 35 álbums e lançamentos musicais de 2015

Durante o período do ano, eu vou contabilizando os lançamentos musicais que eu escutei e que passaram aqui pelo blog, assim como faço com os filmes. Esta lista que eu estou lançando agora e, espero, todo ano a partir de agora, tem como intuito divulgar algo do que saiu durante o ano inteiro para o público, sejam esses, lançamentos populares ou independentes, não importa.

Claro, obviamente que não pretendo com isso mudar o mundo ou coisa parecida, sei que eu sozinho não sou capaz disso. Mas posso manter as pessoas um pouco mais informadas sobre o que andou saindo por aí, e, quem sabe com isso, quebrar este mito que todo mundo têm de que "não se tem mais música de qualidade nos dias de hoje". Quando eu ouço alguém dizer isso, eu tenho vontade de pegar pelo pescoço e torcer! Isso é um mito, pessoal! TEM SIM, música de qualidade nos dias de hoje! Então, para não sair por aí torcendo pescoços, eu resolvi fazer uma lista.

Eu sei que as porcarias dominam as programações de rádios e a cabeça das pessoas mais ignorantes e suscetíveis à manipulação, mas isso não quer dizer que a música de qualidade esteja morta, muito pelo contrário! As referidas porcarias só estão aí hoje em destaque, porque pouca gente se dispõe a divulgar o que é bom. Acho que é simplesmente uma questão de interesse das pessoas em ir atrás de um material musical bom, já que a mídia em si não divulga. E ajudar na divulgação dessa música de qualidade que acaba não ganhando seu merecido espaço, se tornou para mim uma prerrogativa, mesmo que as coisas boas estejam soterradas pelas porcarias; eu ainda creio que, juntos, podemos mudar este panorama.

Esta lista se concentra em duas premissas: (1) meus gostos pessoais e (2) o que eu tive chance de conferir durante o ano. Portanto, quem acha que pode indicar mais coisas, está mais do que convidado a fazer suas indicações na sessão abaixo de comentários do blog, e com isso ajudar a ampliar o conhecimento das pessoas do que tem de qualidade saindo por aí. Se você curte alguma coisa do que eu falei aqui na postagem, faça com que as pessoas saibam, se não curte, comente abaixo, indique coisas, também quero conhecê-las.

Confira também o que descobri de 2015, em 2016: 8 reminiscências de 2015 - o que deixei para trás na música.
Também tem a lista de 2016 e a de 2017!

Todos são convidados a compartilhar, é claro, eu sou apenas o mensageiro. Nem todo material aqui divulgado eu resenhei, mas tive contato e resolvi, por isso, incluir na lista. Sendo assim, aqui estão minhas indicações de novos lançamentos musicais que saíram no ano de 2015 e que eu tive o prazer e satisfação de conhecer:


Discos de estúdio


Cannibals
(Ritchie Kotzen)
Lançado em 8 de Janeiro de 2015
Gênero: Pop Rock e Soul
Nota: 10 / 10

Ler resenha




Secret Garden
(Angra)
Lançado em 16 de Janeiro de 2015
Gênero: Heavy Metal Melódico e Progressivo
Nota: 8 / 10

Ler Resenha





Beyond the Red Mirror
(Blind Guardian)
Lançado em 30 de Janeiro de 2015
Gênero: Power Metal / Epic Metal

O mais novo lançamento do Blind Guardian. Espero ainda falar do disco e da banda, mas olha, como sempre, muito bom, recomendo.

Ler resenha de 2016.




Holding All the Roses
(Blackberry Smoke)
Lançado em 10 de Fevereiro de 2015
Gênero: Country Rock

Uma ótima banda de country rock que eu tive a chance de conhecer este ano. Muito boa mesmo!

Ler resenha de 2016



Return to Forever
(The Scorpions)
Lançado em 20 de Fevereiro 2015
Gênero: Hard Rock
Nota: 8,5 / 10

Ler resenha



War of Kings
(Europe)
Lançado em 2 de Março de 2015
Gênero: Hard Rock
Nota: 9,5 / 10

Ler resenha





Intactus
(Dr. Sin)
Lançado em 10 de Março de 2015
Gênero: Hard Rock
Nota: 8 / 10

Ler Resenha



Tracker
(Mark Knopfler)
Lançado em 16 de Março de 2015
Gênero: Country / Folk

O Mark Knopfler nunca saiu do meu radar, desde a época que o Dire Straits estava na ativa. Mais um excelente disco solo dele.

Ler resenha de 2016.



Endless Forms Most Beautiful
(Nightwish)
Lançado em 25 de Março de 2015
Gênero: Heavy Metal Melódico
Nota: 8,5 / 10

Ler Resenha



The Purple Album
(Whitesnake)
Lançado em 29 de Abril de 2015
Gênero: Hard Rock / Classic Rock
Nota: 8 / 10

Ler Resenha



My God-Given Right
(Helloween)
Lançado em 29 de Maio de 2015
Gênero: Power Metal
Nota: 7,5 / 10

Ler resenha



Prometheus: Symphonia Ignis Divinus
(Luca Turilli's Rhapsody)
Lançado em 19 de Junho de 2015
Gênero: Power Metal Sinfônico

Rhapsody é uma das minhas bandas favoritas de Metal Opera. Este novo disco é muito bom, recomendo, mas ainda não tive tempo de analisá-lo a fundo; quero fazer isso, me interessei pelo tema dele.

Ler resenha de 2016.

Shockwave Supernova
(Joe Satriani)
Lançado em 24 de Julho de 2015
Gênero: Rock Instrumental
Nota: 9,5 / 10

Ler Resenha



The Oblivion Particle
(Spock's Beard)
Lançado em 21 de Agosto de 2015
Gênero: Rock Progressivo
Nota: 8 / 10

Ler resenha




A Vista do Ponto
(Saracotia)
Lançado em 22 de Agosto de 2015
Gênero: Jazz Fusion Instrumental / MPB
Nota: 10 / 10

Ler resenha



Bad Magic
(Motörhead)
Lançado em 28 de Agosto de 2015
Gênero: Metal / Punk / Stoner
Nota: 8 / 10

Ler resenha



The Book of Souls
(Iron Maiden)
Lançado em 4 de Setembro de 2015
Gênero: Heavy Metal
Nota: 9,5 / 10

Ler resenha





Eternal
(Stratovarius)
Lançado em 11 de Setembro de 2015
Gênero: Power Metal

Este "Stratovarius 2.0", não é tão bom quanto o antigo, mas sempre tem algumas gemas por lá ainda.

Ler resenha de 2016.
Rattle That Lock
(David Gilmour)
Lançado em 18 de Setembro de 2015
Gênero: Art Rock / Rock Progressivo

Não preciso falar muita coisa, preciso? Acho que não, mas que eu pretendo, eu pretendo, hehehe! David Gilmour em mais um grande exemplo de perfeição musical.

Ler resenha de 2016.


All Our Yesterdays
(Blackmore's Night)
Lançado em 18 de Setembro de 2015
Gênero: Folk Rock / Celta

A continuação da saga de Blackmore pela música celta inglesa.

Ler resenha de 2016.
Hot Streak
(The Winery Dogs)
Lançado em 23 de Setembro de 2015
Gênero: Hard Rock
Nota: 8,5 / 10

Ler resenha




Get Up!
(Bryan Adams)
Lançado em 16 de Outubro de 2015
Gênero: Pop Rock
Nota: 8,5 / 10

Ler resenha





Def Leppard
(Def Leppard)
Lançado em 30 de Outubro de 2015
Gênero: Pop Rock / Hard Rock

O retorno do leopardo surdo e seu baterista de um braço só, retornando às origens.

Ler resenha de 2016.
7
(Seal)
Lançado em 6 de Novembro de 2015
Gênero: Pop / R&B

Sempre que o excelente artista pop Seal e sua voz de veludo retornam, eu estou de olho em seus lançamentos. Aqui, Seal lança mais um ótimo disco, mas talvez não o melhor de sua carreira.

Ler resenha de 2016.




Lançamentos ao vivo



Blues Pills Live
(Blues Pills)
Lançado em 16 de Março de 2015
Gênero: Blues Rock / Classic Rock
Nota: 8,5 / 10

Ler Resenha





Tokyo Dome In Concert
(Van Halen)
Lançado em 31 de Março de 2015
Gênero: Hard Rock
Nota: 8 / 10

Ler Resenha





To Live Again: Live in São Paulo
(Viper)
Lançado em 8 de Abril de 2015
Gênero: Heavy Metal Melódico
Nota: 10 / 10

Ler Resenha





At Your Service
(Sammy Hagar & The Circle)
Lançado em 19 de Maio de 2015
Gênero: Hard Rock
Nota: 10 / 10

Ler resenha





Like It Is: Yes at the Mesa Arts Center
(Yes)
Lançado em 3 de Julho de 2015
Gênero: Rock Progressivo
Nota: 10 / 10

Ler Resenha





Naturally Live Sessions
(Fred Sun Walk)
Lançado em 18 de Agosto de 2015
Gênero: Blues
Nota: 10 / 10

Ler Resenha












Compilações


The Honky Tonk Demos
(Dire Straits)
Lançado em 18 de Abril de 2015
Gênero: Country Rock / Classic Rock
Nota: 8,5 / 10

Ler resenha



Forever Man
(Eric Clapton)
Lançado em  28 de Abril de 2015
Gênero: Classic Rock / Blues

Um documento ótimo, disponibilizado para o público, de um artista e sua irretocável carreira musical. Sim, sou um fã de Clapton, e recomendo altamente esta compilação para você que ainda não o conhece.

Ler resenha de 2020, via Opinião Sonante


The First Twenty Years
(Spock's Beard)
Lançado em 20 de Novembro de 2015
Gênero: Rock Progressivo

Vocês não fazem ideia o quão ansioso estou para falar sobre a nova faixa desta compilação! Para quem não conhece esta excelente banda de Rock Progressivo, este é um ótimo primeiro contato.

Ler resenha de 2016.

1965: Their First Recordings (2015)
(Pink Floyd)
Lançado em 27 de Novembro de 2015
Gênero: Rock Psicodélico
Nota: 8,5 / 10

Ler resenha







O que saiu errado:



Burning Bridges
(Bon Jovi)
Lançado em 21 de Agosto de 2015
Gênero: Pop Rock
Nota: 4 / 10

Ler resenha


No comments:

Post a Comment