Friday, May 29, 2015

HQ: Batman #3: The Court of Owls - Part 3: The Thirteenth Hour (Batman nº 3: A Corte das Corujas - Parte 3: A Décima Terceira Hora)

Aqui vai mais uma edição da fase mais recente do Batman na linha dos Novos 52. Eu vou confessar algo a vocês, eu ficava hiperreceoso quando ouvia falar dessa linha, da questão dos reboots, e toda aquela conversa, mas quanto ao Batman não achei a coisa ruim não, claro, não é excelente, mas vem gerando boas tramas. Quanto aos outros heróis, eu não sei, só acompanhei o Batman nessa nova linha. Enfim, vamos falar da edição três e a terceira parte da Corte das Corujas. Anteriormente, Batman descobriu algumas coisas em suas investigações, vimos Gordon, Batman e Asa Noturna analisando o corpo que Bullock e Batman acharam na edição 1 e avançamos um pouco na história. Aprendemos um pouco mais sobre a Torre Wayne, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e vimos Bruce Wayne testemunhar um ataque a ele e Lincoln March e ser ferido por um dos "Talons" ou "Garras" da tal Corte das Corujas. Tivemos um vislumbre do uniforme de um membro da Corte e vimos Bruce sobreviver ao ataque.

Vamos agora analisar a terceira parte, que saiu no Brasil em Agosto de 2012. A história tem início nos mostrando algo curioso que aconteceu em 1922 em Gotham. Vemos um homem em seus pijamas correndo desesperadamente pela cidade. A polícia o reconhece como Alan Wayne, tataravô de Bruce, já em uma idade avançada. O idoso parece estar tentando dizer à polícia que havia algo ou alguém o perseguindo e querendo tirar sua vida. O senhor ainda menciona algo como "a décima terceira hora esta chegando" e desce em um bueiro. Intrigados, os guardas vão atrás dele.

Corta para Gotham City nos dias de hoje. Faz dois dias desde que Bruce Wayne recebeu o ataque do Garra, que vimos na edição 2 e vemos Batman fazendo o que faz melhor: mingau de bandido. O Cavaleiro das Trevas soca a cabeça do capanga contra a parede em uma estação de metrô abandonada, o interrogando sobre um cara de preto com uma máscara cobrindo o rosto. Segundo a narração em off do morcego, o interrogado trata-se de Luka Volk, "pakhan" (chefão) da máfia ucraniana em Gotham. Então, o morcego é atacado pela Gangue do Sussurro. Batman suspeita que a Gangue e suas outras unidades é a responsável por facilitar a entrada do Garra na Torre Wayne. Detendo a gangue, não resta outra alternativa a Luka a não ser conversar com o morcego que ativa o detector de mentiras de sua máscara e descobre que o cara não sabia mesmo sobre o Garra.

Tendo sido infrutífero o interrogatório, Batman retorna à batcaverna e tenta fazer análise de voz de seu adversário da torre. Conversando com Alfred, Bruce descobre que seu tataravô Alan Wayne no final da vida sofria de uma obsessão por corujas. Ele mostra a Alfred a faca com o emblema das corujas e Alfred revela que Alan morreu afogado quando pulou no bueiro naquela noite de 1922 e que a obsessão do velho por corujas atingiu seu pico, quando se via até corujas empoleiradas em seus retratos e o levava a acreditar que estavam conspirando contra ele. Logo em seguida, Bruce resolve fazer uma visita à Lincoln March no hospital para checar a saúde do candidato a prefeito. Os dois conversam e Bruce também confirma que March havia visto corujas em sua casa e recebido ameaças de desistir da prefeitura de Gotham. Bruce declara seu apoio ao político e deixa o hospital.

Logo mais, vemos Batman se dirigindo à antiga Torre Wayne. Na narração em off, Batman monta uma linha de consciência em que afirma que as pessoas da cidade grande são supersticiosas por virem de vários lugares e que seu tataravô também era, tanto que foi o primeiro a abolir o 13º andar dos prédios de Gotham como é costume nos EUA. Também diz que as corujas não fazem seus ninhos, roubando para si mesmas o espaço alheio. Então ele se recorda de que o Garra disse o quanto gosta de matar um Wayne e parte para investigar o espaço do edifício da torre onde seria o 13º andar, que é o espaço que o pessoal nos EUA deixa vazio.

Entrando neste espaço, ele descobre que a Corte das Corujas havia feito seu esconderijo por lá. Analisando o lugar, Batman descobre alguns retratos, um de 1891 e um de 2006 da corte com pessoas usando máscaras de corujas e também armas e acessórios para combate. Enquanto Batman investiga o local, um dos integrantes da corte o está bisbilhotando, quando de repente, o andar explode com Batman lá dentro e a história termina por aqui.

Aqui nesta terceira edição, algumas poucas perguntas são respondidas. Descobrimos finalmente parte da natureza da corte e talvez suas motivações, deixando aparente que a rixa da corte e dos Wayne já vem de muitas décadas atrás, além do mistério do 13º andar que vimos fazer uma breve conexão com o comportamento aparentemente confuso de Alan Wayne e sua referência em relação à tal 13ª hora. mas ainda fica obscura a razão de a corte estar querendo a morte do vigilante, de Wayne e de March. Em relação a isso, a história faz juz a um conto de Batman, misterioso, aumentando nossa ansiedade para conferir o próximo número da revista e costurando uma trama boa e bem amarrada até o momento. Mas a história ainda está muito longe de acabar. A quarta edição, "Face the Court", deve nos dar mais algumas respostas ou pelo menos mostrar até onde Batman avançou em sua investigação.

Batman #3 (Janeiro/2012)
Linha: Os Novos 52
Primeira parte do arco: The Court of Owls
Título em português BR: A Corte das Corujas
Título desta edição: The Thirteenth Hour
Título em português BR: A Décima Terceira Hora
Nº de edições do arco: 7
Nota: 9 / 10

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- The Talons Strike! (Os Garras Atacam!)
- Beneath the Glass (Por Trás do Vidro)
- Face the Court (À Mercê da Corte)
- Face the Court (De Frente com a Corte)
- The Thirteenth Hour (A Décima Terceira Hora)
Trust Fall (Perda de Confiança)
Knife Trick (Truque com Facas)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal
Roteiro: Scott Snyder
Desenhista: Greg Cappulo
Colorista: FCO Plascencia
Letrista: Richard Starkings, Jimmy Betancourt
Editores: Mike Marts, Harvey Richards, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment