Saturday, May 9, 2015

NO CINEMA: Avengers: Age of Ultron (Vingadores: Era de Ultron)

Bom, eu acabei de assistir o novo filme dos Avengers. Age of Ultron, segundo a Marvel é o fim de uma era no seu Universo Cinemático. E eu, pessoalmente fico feliz que essa era tenha terminado como terminou. Ainda não consegue ser um filme de equipe melhor do que o ainda imbatível e sensacional Guardians of the Galaxy, mas houve sim, uma enorme melhora em relação ao primeiro filme que eu até achei divertido, mas nada especial. Para esta segunda aventura, a Marvel decidiu dar uma reduzida no humor exagerado que imperava nos filmes anteriores de seu universo e focar mais na ação; isso, claro, sem tirar seu diferencial que é justamente esse, o humor, ele ainda está lá, mas um pouco mais contido e mais bem encaixado.

A trama segue o recente arco de histórias Age of Ultron das HQs, escrito por Brian Michael Bendis e lançado em 2013 e é a seguinte: Tony Stark e Bruce Banner resolvem começar um projeto de inteligência artificial tendo como base a gema do poder do cetro de Loki que a equipe recuperou no filme anterior. Este projeto tinha como intenção ajudar a equipe em suas operações, bem aos moldes do exército robô de Homens de Ferro de Stark. No entanto, a experiência que pretendia gerar um combatente poderoso e disposto a ajudar a equipe acaba dando errado e a criatura acaba gerando uma consciência, saindo do controle e gerando destruição a sua volta.

Isso faz até com que os próprios membros da superequipe, que já tem relações tempestuosas entre eles, entrem em conflito direto de uma vez em uma das passagens do filme. Mas esse é um filme da Marvel Studios, claro que eles resolverão suas diferenças no final e sairão vitoriosos. O filme, como eu disse antes, é bom, não chega a ser sensacional, mas é bom, muita coisa foi melhorada em relação ao primeiro filme. O que continua sendo uma constante inevitável, é a ação vertiginosa, e ação é o que não falta aqui neste filme.

Claro, não estou reclamando disso. Eu quando era moleque lia muitos quadrinhos, e a marca registrada nesses quadrinhos da Marvel era isso mesmo, muita ação e muita pancadaria. Os filmes da Marvel Studios são assim mesmo, não se levam tão a sério. Você tem que saber separar em sua cabeça o approach, a abordagem de cada uma das editoras. Enquanto a DC Comics se preocupa em pegar seus heróis das HQs e fazê-los deixar de ter aspecto só de heróis de quadrinhos e serem personagens maiores, ou seja, injetar neles mais desenvolvimento, mais drama, mais epicidade e correr mais riscos, e isso há pelo menos três décadas tem acontecido muito nas HQs da DC também, a Marvel por outro lado já está preocupada somente com uma coisa: dar aos leitores de suas HQs e a seus fãs no cinema o que eles querem: ação, aventura, pancadaria e escapismo. É isso. E não há nada de errado com isso. Inclusive, a breve aparição que Stan Lee fez aqui provavelmente foi uma das mais engraçadas que ele já fez em filmes da Marvel!

Claro, eu pessoalmente, e, muitas pessoas que me leem aqui já devem ter notado isso, já prefiro mais o approach da DC, me identifico mais com isso, mas eu também adoro o universo cinemático da Marvel e seus personagens que são autênticos e inconfundíveis heróis de HQs, com todos os pontos positivos e negativos que isso tem. E que venha Captain America: Civil War, Guardians of the Galaxy 2 que eu já estou ansiosíssimo para ver e o próximo filme com a nova equipe de Avengers, uma vez que Tony Stark, Thor e Hulk debandaram do grupo, dando espaço para outros heróis brilharem. E se preparem! Quem viu a cena pós-créditos e ficou até o final deles, não só teve a satisfação de ver a mensagem "The Avengers will return" como também teve noção do perigo que está por vir por aí! É um personagem que tem se falado faz muito tempo que a Marvel iria usar e agora ela finalmente decidiu usá-lo para os próximos filmes. Ele decidiu vestir sua luva e ir atrás das Gemas do Infinito por si mesmo. Aguardemos os próximos acontecimentos!

Avengers: Age of Ultron (2015)
Título em português BR: Vingadores: Era de Ultron
Nota: 8 / 10

Direção: Joss Whedon
Produção: Kevin Feige, Jon Favreau, Alan Fine, Stan Lee
Roteiro: Joss Whedon (baseado em arco de história escrito por Brian Michael Bendis, baseado em personagens criados por Stan Lee e Jack Kirby)
Trilha Sonora: Danny Elfman, Brian Tyler

Estrelando: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, James Spader, Samuel L. Jackson, Don Cheadle, Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Cobie Smulders, Anthony Mackie, Hayley Atwell, Idris Elba, Andy Serkis, Stan Lee, Henry Goodman, Josh Brolin

Outros filmes desta cinessérie:
- Avengers: Age of Ultron (Vingadores: Era de Ultron) (2015)
- The Avengers (Os Vingadores) (2012)

Filmes da Marvel Fase 2:
- Ant-Man (Homem-Formiga) (2015)
- Avengers: Age of Ultron (Vingadores: Era de Ultron) (2015)
- Guardians of the Galaxy (Guardiões da Galáxia) (2014)
- Captain America: The Winter Soldier (Capitão América: O Soldado Invernal) (2014)
- Thor: The Dark World (Thor: O Mundo Sombrio) (2013)
- Iron Man 3 (Homem de Ferro 3) (2013)

Trailer:

No comments:

Post a Comment