Wednesday, May 6, 2015

CD: Everything Around - Fred Sun Walk & The Dog Brothers

Há algum tempo, eu havia falado em minha resenha do álbum Blues to Feel Good como que cada álbum adquirido do Sun Walk & Dog Brothers tinha uma história em particular. Lembro bastante também de como foi que eu e meu irmão fomos assistir um show do grupo no SESC Ribeirão que tinha ares de um grande evento. Logo na entrada eu me lembro de já garantir minha cópia do novo álbum do grupo ribeirão-pretano e ficar segurando o disco debaixo do braço praticamente o show inteiro, esperando o momento de garantir os autógrafos na bolacha. E como sempre, valeu muito a pena.

O grupo, agora se apresentando como Fred Sun Walk & the Dog Brothers mais uma vez nos presenteia não só com um show matador como já é de costume, mas também com um álbum que cada vez que escuto, me lembro da noite fera que fez com que eu o adquirisse e sacasse da minha estante todas as vezes para escutar nos últimos anos, me recordando de todos os momentos do show. Aliás, como já falei anteriormente, uma das coisas mais legais é você adquirir um disco em um show, porque aí ele passa a ter uma história. É diferente de você comprar um disco em uma loja que é uma ação muito banal e corriqueira. Os discos do grupo tem esse sabor a mais, então você guarda as lembranças na memória.

Everything Around eu considero até hoje, o melhor disco que o trio já escreveu. Ele não somente tem essa pegada muito mais madura no som deles como também uma variedade muito maior de estilos e ritmos. Isso, claro, não quer dizer que estou desmerecendo os outros discos, aliás, um dos discos do trio que eu mais escuto é o segundo, To Change the Things; ele tem uma música lá que eu acho linda, "War", eu sempre acabo voltando a faixa inúmeras vezes pra recapturar aquela sinestesia sonora que acho foda ao quadrado!

O quarto disco de estúdio do grupo está cheio dessa sinestesia. Abre com uma grande faixa, "She Doesn't Know", um blues bem funkeado, cheio de ritmo, dançante, pulsante; outra bastante funkeada é "It's All Right". Tem também batidas mais Rock como "Better This Way", "I Need to See that Woman" e a zeppeliniana "Many Love Songs" que é a minha favorita do disco e ao vivo ganhou um sabor todo especial, composições mais soft como "All Love in My Heart", a arrastada "You Broke My Heart, My Love", essas faixas mais devagar, quase um slow blues sempre são muito esperadas por mim, especialmente nos shows onde o cara pode improvisar até cansar em cima da melodia.

Há também uma balada muito bonita, "Living Something New"; temos a faixa título, que provavelmente é a mais alegre do disco, daquelas que no show acaba se tornando momento certo de confraternização. Uma grande surpresa aqui também é o destaque para um dos Dog Brothers, Alexandre, fazendo o vocal aqui em "The Fighter", acompanhado da cozinha de seus dois irmãos, essa também uma das minhas favoritas do disco. Por fim, um bluesão da gema para fechar com chave de ouro, "What More Could I Have Done", onde Fred conta o quanto ele adorava ficar em uma sala de sua casa curtindo o som que viria a tocar anos depois e não queria fazer outra coisa a não ser ficar naquele lugar especial.

Aliás, todos nós temos nossos lugares especiais, aqueles refúgios, algo que nos impulsiona para frente, algo que nos inspira e dá forças. E todos vocês, podem ter certeza: o Fred e seus irmãos fazem parte de meu lugar especial, e digo mais: eles sempre terão espaço privilegiado em meu lugar especial, não só por fazerem o que fazem, mas por serem quem são, pessoas maravilhosas e que eu tenho orgulho de dizer que vieram de minha terra natal, e mais orgulho ainda por fazerem bem feito, um som que amo e que sempre escutarei, aonde quer que eles estejam. E que venham mais histórias e mais Blues Everyday por aí, enquanto eles estiverem na estrada, eu sempre os acompanharei.


Everything Around (2009)
(Fred Sun Walk & The Dog Brothers)
Nota: 10 / 10

Tracklist:
01. She Doesn’t Know
02. Better This Way
03. All Love in My Heart
04. Many Love Songs
05. You Broke My Heart, My Love
06. I Need to See that Woman
07. Living Something New
08. Everything Around
09. It’s All Right
10. The Fighter
11. What More Could I Have Done

Selo: Phonoteca

Fred Sun Walk & The Dog Brothers é:
Fred Sun Walk: guitarra e voz
Alexandre Rodarte: baixo
Leonardo Rodarte: bateria

Discografia:
- Naturally Live Sessions (2015) - DVD
- Everything Around (2009)
Blues to Feel Good (2005)
To Change the Things (2002)
Blues Everyday (1999)

Site oficial: www.fredsunwalk.com

No comments:

Post a Comment