Sunday, September 20, 2015

DVD: Naturally Live Sessions - Fred Sun Walk

Assistir este DVD de Fred Sun Walk, se eu fosse fazer uma analogia, seria como um time de futebol entrar em campo sabendo que o jogo já estava ganho, por diversas razões. Primeiro porque eu gosto demais do som do cara, sou fã mesmo; segundo, porque uma das coisas que me dá mais prazer, não é somente falar sobre o tipo de som que aprecio, mas também divulgar os artistas que eu acho que merecem serem divulgados, sejam eles famosos ou independentes; e terceiro porque, apesar de não poder ter estado presente junto com a galera que foi aos shows deste DVD, eu já estive presente em incontáveis outras apresentações do grupo antes, desde quando eles tinham apenas um CD lançado. Resumindo, quando eu falo de Fred Sun Walk, eu falo com coração de fã.

Esta apresentação, no entanto, não conta com os Dog Brothers, Leo e Alexandre, uma vez que este foi um período do guitarrista em que ele estava experimentando fazer som com artistas diferentes, e como estes shows foram gravados em meados de Dezembro de 2012, esta época corresponde mais ou menos a esta fase do cara. Os irmãos Rodarte continuam tocando juntos, e hoje estão melhores do que nunca, então é bem capaz de você ir nos shows de divulgação e topar com eles por lá. Agora a razão do DVD ter levado todos esses anos para sair, aí eu já não sei, gosto de pensar que se trata do senso de perfeccionismo que Fred tem.

Eu me recordo, há vários anos atrás, de falar com Fred e seus irmãos várias vezes, praticamente todo final de show deles, comentando que os caras eram tão bons que mereciam já ter um DVD deles gravado. E quando eu falo, eu não estou exagerando; uma coisa é você ouvir eles nos discos, o que já é bom, mas quando eles tocam ao vivo... rapaz... aí parece muito maior, melhor, mais fantástico e emocionante do que as gravações de estúdio. Fred consegue pegar aquela ideia que a gente ouve no disco e transformá-la em algo muito mais épico com seu grande talento, parece que ao vivo as músicas ganham muito mais dimensão, peso, ele canaliza toda sua energia nos solos de guitarra, nos improvisos e nos riffs bombásticos que escreve.

O DVD não se trata de um show completo, no entanto. Trata-se mais dos melhores momentos que rolaram entre os dias 10 e 11 de Dezembro de 2012 no Bar Vila Dionísio em Ribeirão Preto, onde a apresentação foi gravada. Mas tem-se a real sensação de estar em um show do cara, e isso eu posso garantir por já ter estado em vários, mais do que eu posso contar.

As apresentações contaram com diversos momentos familiares para os fãs e também com algumas ótimas novidades. O primeiro e quarto discos do guitarrista foram privilegiados aqui, enquanto que os outros dois ganharam uma ou duas performances. O show abriu com a enérgica "Water Blues", do primeiro disco. Entre os destaques das músicas dos álbums estão ela, "I Need to See that Woman", "Make Somebody Happy", "Blues this Morning" e a sempre presente e essencial "Blues Everyday", que sempre fecha as apresentações daquela forma descontraída, com o cara passando entre a galera e fazendo alguns malabarismos com a guitarra. Atenção para quando ele começa a solar aqui com copo e garrafa de cerveja! Já rolou de tudo nas apresentações passadas que eu vi dele, isqueiro, dentes, enfim, o cara tem moral e total domínio da sua "seis cordas" e sempre acha um jeito de te impressionar, seja nos malabarismos, ou nos seus excelentes solos e momentos inspiradíssimos onde improvisa com a banda.

Agora vamos falar das ótimas novidades que surgiram. A banda ainda não lançou nenhum quinto disco, mas já começam a surgir indícios aqui de algum trabalho sendo feito, acredito eu, vamos ter que esperar. A primeira novidade, e pessoalmente, a minha grande favorita, é a música "It Brings Back", um blues rock bombástico e cheio de energia que eu espero que a banda toque mais vezes em suas apresentações; sinceramente, e isso eu digo diretamente para o Fred e seus irmãos, eu gostei demais! "Living Like a Man" é um country blues muito bacana, poucas vezes vi Fred executando country nas músicas, e esse ficou muito legal. "Clap Your Hands" é mais um dos destaques entre as novidades, um funky blues daqueles bem dançantes, curti demais. E tem também alguma coisa que acredito que seja mais pessoal do guitarrista, como "Throwing Out The Bad Times", com passagens mais introspectivas e um solinho final arrebatador.

O DVD também vem recheado de extras. Há três músicas novas gravadas em estúdio; a primeira, "Just to See Your Eyes" já estava disponível no antigo site do cara, ficou lá por bastante tempo para ouvir, então acabei escutando bastante, ainda tem no Youtube do guitarrista, inclusive; a segunda, minha favorita das três, "Don't Ask Me Why", é um blues mais arrastado, e a terceira, "Won't Be Back No More" é mais funkeada, e todas elas mostram uma banda bastante sintonizada, mesmo em estúdio, e com performances ao vivo, o que é mais legal.

Também temos algumas faixas acústicas, duas com Fred e o guitarrista Paulinho Zambianchi, que são "What More Could I Have Done", música do quarto álbum, aqui numa versão mais intimista, "Watch the Sun Bright", que soa bem anos 80, bem baladinha, me lembrou um pouco o Bryan Adams e a última que conta somente com a voz e violão de Fred, "Time", música dos créditos finais deste show do DVD.

Por último, temos alguns depoimentos do próprio guitarrista, como fatos de como começou sua paixão pela guitarra, a influência de sua família no processo que o fez começar sua carreira, a ideia do DVD, e ideias sobre música e o mercado musical atual; e é engraçado que como quando eu escuto ele falando, vou me identificando demais com aquilo, exemplo é quando Fred fala sobre como ele fazia "air guitar" quando pequeno, ouvindo vinis o tempo todo, e como a paixão dele se expressava por meio daquilo, e é justamente como eu também virei um fã de Rock, fazia muito air guitar, até que resolvi aprender a fazer uns acordes no violão, então a gente que é fã acaba se identificando bastante, essa paixão intensa pela música e o que ela proporciona fala direto com a gente; a questão do mercado musical também é abordada, e é bem esse discurso dele mesmo, você tem que fazer o que gosta, para que os outros se identifiquem com você pelo que você é, não pelo que você aparenta ser. Bravas palavras, grande!

O DVD ainda possui escolha de qualidade de áudio dolby digital 2.0 e 5.1, legendas em inglês e português e um menu interativo bastante fácil de navegar e muito bem produzido, relevando todo o capricho que Fred teve na criação e auditoração do DVD, mostrando um resultado final bastante profissional e que ilustra todo o carinho e respeito que ele tem pelos seus fãs. O DVD se encontra à venda na Livraria Cultura de Ribeirão Preto (somente na loja mesmo) e na loja virtual do guitarrista, por um precinho bem camarada e que vale a pena investir, garanto que todos vão gostar bastante. Inclusive dei os parabéns para o Fred pessoalmente no Sesc Jazz & Blues por ter finalmente um produto dele sendo vendido nas lojas. Espero sinceramente que possa ver futuramente os discos anteriores por lá também, bem como os que ainda estão por vir.

Em suma, eu recomendo altamente este DVD de Fred Sun Walk, que, de forma bastante natural, nos encanta com sua magia em um set de músicas muito bacana e com várias surpresas. Vale muito a aquisição!

Naturally Live Sessions (2015)
(Fred Sun Walk)
Nota: 10 / 10

Setlist:
01. Water Blues
02. Money to Pay Account
03. Happiness
04. It Brings Back
05. I Need to See that Woman
06. Make Somebody Happy
07. Living Like a Man
08. Tell Me Tell Me Baby
09. Everything Around
10. Living Something New
11. Blues this Morning
12. Clap Your Hands
13. Throwing Out The Bad Times
14. Better This Way
15. Blues Everyday
16. Time (créditos)
+ Gravado ao vivo em 2012 no bar Vila Dionísio de Ribeirão Preto, nos dias 10 e 11 de Dezembro.

Extras:
Depoimentos:
01. Início e influências
02. A ideia do DVD
03. Música e mercado

Faixas acústicas (unplugged):
01. What More Could I Have Done
02. Watch the Sun Bright
03. Time

Músicas de estúdio:
01. Just to See Your Eyes
02. Don't Ask Me Why
03. Won't Be Back No More

Selo: Fonzare Produções Artísticas

Banda:
Fred Sun Walk: voz e guitarra
Flávio Anchieta: baixo e voz
Paulinho Zambianchi: guitarra e voz
Mateus Schanoski: teclados
Enio José Porfirio: bateria

Discografia:
- Naturally Live Sessions (2015) - DVD
Everything Around (2009)
Blues to Feel Good (2005)
Blues Everyday (1999)

Site oficial: www.fredsunwalk.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/fred.sunwalk
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/OficialFredSunWalk

No comments:

Post a Comment