Tuesday, May 12, 2015

MATÉRIA: Por que a DC não aproveita melhor seu universo cinemático?

Olá a todos! Todo mundo que acompanha meu blog sabe que ele não é voltado a reportagens e notícias do universo cultural e popular. Ele é estritamente uma fonte de críticas, resenhas e matérias sobre cultura de forma geral. É algo que eu estava visando fazer já fazia algum tempo. Geralmente eu escrevo sobre coisas que saem por aí, mas aí eu decidi tirar um tempo também para escrever alguns artigos sobre um tema que eu escolher, coisas que eu acredito serem essenciais de serem ditas as vezes, coisas que até por vezes saem como fruto das discussões que eu tenho com vários amigos ao longo do tempo. Claro, todos são convidados a concordarem ou discordarem do que eu disser aqui e estão convidados à discussão, sempre.

Vamos então nesta matéria falar um pouco sobre o trabalho da DC Comics no cinema. Eu não sei o que as pessoas pensam sobre isso, eu já pude conversar com uns poucos amigos sobre a questão, mas para mim está claríssimo que a DC / Warner, com seu Batman V Superman: Dawn of Justice pretendem dar a deixa para seu filme da Liga da Justiça. Isso eu acho que já está mais do que claro e transparente para todos. Temos o Superman de Henry Cavill, que eu achei adequado, não que Man of Steel tenha sido um filme excelente, mas cumpriu bem seu papel; temos o Batman de Ben Affleck (e ai de você se der bola fora, Ben!) que... bom... vamos esperar para tirar conclusões, não é?




Que mais? Temos a Mulher Maravilha da Gal Gadot que também estará no filme do morcego e do azulão, temos o Aquaman do Jason Momoa que já saiu foto também, eu nem estou ligando muito para isso porque o Aquaman nunca foi meu herói favorito da DC, eu não faço ideia do porque eu iria sentir necessidade de um herói cujo único poder seria me conseguir uma sardinha com a sua telepatia aquática, mas enfim, eu posso estar julgando mal as habilidades do peixoso, como um amigo meu uma vez me alertou.



Até aí, OK, mas aí tem sempre um lance da DC que é sempre aquela coisa que acaba me emputecendo. O que me emputece tanto? Bom, é essa mania da DC de criar séries de TV e tudo mais e não aproveitar as oportunidades para juntar personagens, fazer eles interagirem, deixar essa desconexão em seus personagens e passar a nos mostrar interações interessantes. Temos quatro seriados de TV rolando: Arrow, The Flash, Gotham e Constantine, todos eles com ótima ambientação e a maioria com desenvolvimento adequado, bacana, algumas coisas eu eliminaria (Gotham está bem mais fraquinha), mas tem muitas ideias boas ali, são séries que, em grande parte, eu estou gostando de acompanhar, principalmente Arrow. Uma hora eu tirarei um tempo para falar sobre elas aqui no blog.




Pensem bem: poderiamos juntar universos cinemáticos com televisionados aqui, algo semelhante ao que a Marvel vem fazendo com seu seriado Agents of Shield. E olha que a Casa das Ideias patina em séries e animações ainda, coisas que a DC domina absurdamente bem.

Lembro que quando eu comecei a ver Arrow eu fiquei com aquele medo de a série ser mais uma palhaçada igual foi Smalhaçãovi... digo, Smalhaçãov... digo, Smallville. Qual não foi minha surpresa em ver a série e me surpreender com ela! Personagens interessantes, um herói convincente, tem muita coisa que nem existe nos quadrinhos, mas os novos personagens são ótimos, um grande exemplo é John Diggle. Stephen Amell faz um ótimo Arqueiro Verde, determinado, sagaz, com cenas de flashback interessantes que alternam sua trajetória na cidade de Starling City com seu tempo preso na Ilha, ou seja, tudo muito bem ambientado com um clima na medida. A proposta da série já foi usada antes. Imaginem se a trilogia de Christopher Nolan tivesse um filho com a série Lost... esse filho iria ser Arrow. Ou seja, nada novo, mas bem executado.

The Flash parece seguir a mesma linha, e os criadores deixaram mais do que claro, nos episódios em que tanto o Arqueiro quanto o velocista escarlate aparecem, que ambas a séries acontecem no mesmo universo. Eu só assisti o episódio piloto da série até agora, mas apesar da roupa ser meio esquisita, eu gostei do que vi de forma geral.

Gotham também está recebendo um trabalho bom, contando o início do detetive James Gordon investigando o assassinato dos Wayne na polícia de Gotham. A única desconfiança minha é que Gotham acabe pegando a rota de Smalhaçãovi... digo, Smalhaç... opa, Smallville, até por causa de diversas falhas que a série apresentou até agora. Espero que não pegue, e espero que não dure tanto para não estragar o trabalho que foi feito até agora. Não que eu esteja muito confiante.

E também temos a série do Constantine, que apesar de ter tido algumas coisas suavizadas em sua versão televisiva está interessante, e muitas, mas muitas vezes melhor do que aquele filme do Keanu Reeves, nem se compara!

Fora as séries que ainda vem por aí. Há planos da DC de fazer um seriado da Supergirl e outro de Legends of Tomorrow, estrelando personagens como Átomo, Canário Negro, Heat Wave e Capitão Frio, e ainda ligando Legends of Tomorrow com o universo compartilhado entre Arrow e The Flash.

Melissa Benoist como a possível Supergirl e Brandon Routh (sim, ele) como o possível Átomo

E isso sem contar ainda o filme do Esquadrão Suicida, o time de vilões da DC incluindo o Coringa, a Arlequina, Capitão Bumerangue, Pistoleiro, KGBesta e outros. Olhem quanto material que a DC de repente resolveu produzir de uma vez para TV e cinema! Lindo, não? Até o momento sim, ótimo, maravilha!

O Esquadrão Suicida reunido

Problema: quase nada aqui será interligado! PUTA QUE PARIU!!!!

O universo cinematográfico parece que seguirá essa proposta, mas nada terá a ver com o universo da TV, só serão interligadas as séries Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow. Puta que pariu, por que não interligar tudo isso?? Por que ainda deixar disperso? Medo de serem acusados de copiarem a Marvel? Não é possível!

Temos um ótimo Arqueiro Verde, um Flash até que aceitável, por que já não aproveitam para jogarem eles na Liga da Justiça do cinema também? Olha só, Superman, Batman, Mulher Maravilha, Aquaman, Flash, Arqueiro Verde! Falta só reapresentar o Lanterna Verde e mostrar o Caçador de Marte, quem sabe até o Ciborgue não poderia entrar na brincadeira? A DC é sempre assim, sempre chegam perto de fazer alguma coisa no cinema, mas não fazem. Preferem ficar com os talentos dispersos, cada um no seu canto, para angústia dos fãs do selo.

Já pensou ver isso finalmente acontecer?

Infelizmente a DC ainda tem se comportado desse jeito. Nas animações, ela consegue maravilhas ainda mais impressionantes do que os filmes da Marvel, sem brincadeiras! Mas nos filmes live action eles arranham a superfície, tentam chegar lá, mas quando parecem que vão finalmente levantar voo, sempre acabam retrocedendo e tropeçando na própria capa.



"Ah, mas Ricardo, as séries do Flash e do Arqueiro são na CBS!"


E daí? Não rola um acordo para usarem os personagens em universos compartilhados, oras? Puxa vida, a Sony Pictures entrou em um acordo com a Marvel Studios para cederem o Homem-Aranha para o universo cinemático da editora! PODEMOS VER O HOMEM-ARANHA AGORA NOS VINGADORES!!

A DC conseguiu maravilhas com seu universo animado, o universo em que criadores legendários como Paul Dini, Alan Burnett, Andrea Romano, Lauren Montgomery e Bruce Timm trabalham por tanto tempo! Temos aí longas animados do Superman, do Batman, da Mulher Maravilha, do Lanterna Verde, da Liga da Justiça, séries, enfim, todos os heróis a qualquer momento podem se encontrar, se reunir e nos presentear com histórias sensacionais, épicas... isso na animação. Por que no universo live action ainda estão patinando desse jeito? E quando essa lenga-lenga vai terminar? Essa é a pergunta de um milhão de dólares.



Talvez eles tenham medo do passado. Sim, admito, o passado da DC deixou muitas marcas, muitas cicatrizes. Tivemos Joel Schumacher; tivemos o abominável filme da Mulher-Gato daquele diretorzinho com nome de detergente, Pitof; tivemos o insípido Lanterna Verde de Martin Campbell e Ryan Reynolds. Tivemos a série Birds of Prey; tivemos aquele telefilme nojento e abominável que ousaram chamar de Justice League of America em 1997; tivemos a decadência de Smalhaçãov... ô porra... Smallville; tivemos um piloto de Aquaman que não deu certo, um piloto da Mulher Maravilha que não deu certo, enfim, tivemos um monte de problemas ao longo do caminho.

O lixo da editora. Coisas que, se Deus quiser, jamais irão se repetir na DC

Por outro lado, tivemos coisas maravilhosas acontecendo nos cinemas da DC Comics, como a trilogia espetacular de Christopher Nolan do Batman que redefiniu o cinema de super-heróis, subindo o nível das adaptações e revolucionando todo um gênero de filmes.

ESCALATION IN PROGRESS

Será que estão com medo de errarem novamente? Será que se sentem intimidados com a Marvel nos cinemas que não pára de lucrar com seus filmes? Poxa, a Marvel também teve seu período sombrio, mas em 2001 ela decidiu se levantar e dizer, "quer saber? Foda-se! A gente vai faturar agora!" E aí estão.

EXCELSIOR!!

Deixo aqui com você, caros leitores, estes questionamentos e a minha indignação como um fã da DC Comics e seus super-heróis, que são legendários... até o momento que decidem ir para o cinema.


No comments:

Post a Comment