Saturday, May 27, 2017

CANTO DO CISNE: Gregg Allman

Esta é a era que os ídolos caem. Sem concessões, sem negociação. É uma época muito triste para as artes. Mais um se foi, desta vez, Gregg Allman. Em um mesmo ano, temos Butch Trucks, e agora outro simpático músico dos Allman Brothers. Só nos resta o pó, o mofo da lembrança. Muitos ainda vão cair, para nosso vão desespero. Não temos pra onde correr. Só podemos assistir à carnificina que esta coisa chamada "vida" nos impõe. Só podemos aceitar... e lembrar dos que caíram.

Assim como Butch Trucks, Gregg Allman também foi um dos responsáveis por me trazer ao universo do Country Rock.

Nascido em Nashville, Tennessee, e el e o seu irmão, Duane Allman tentaram a sorte com outras bandas no passado, antes de fundarem o Allman Brothers Band em 1969.

Foi há muitos anos que eu escutei o álbum At Fillmore East, de 1971, disco este que, apesar de parecer curto, contém várias performances memoráveis da banda e sessões de improvisação de cair o queixo. Este é, possivelmente, um dos melhores álbuns ao vivo na minha opinião.

Clássicos que o grupo costumava tocar, como "Statesboro Blues" e a ótima "Whipping Post" estão presentes, e os caras simplesmente não deixam pedra sobre pedra nesta apresentação, destilando clássico atrás de clássico, com performances apaixonantes, uma cadência fenomenal, arranjos inesquecíveis e uma bela química. Eu recomendo altamente que você vá atrás deste disco!

Tem também o álbum Brothers and Sisters, de onde eu viria a me apaixonar pela canção "Ramblin' Man", um dos maiores clássicos do grupo americano; um disco que eu acho extremamente essencial para qualquer apaixonado por música. Agora, para conhecer mesmo todos os clássicos do grupo, amigão, sugiro que vá atrás da compilação A Decade of Hits 1969-1979. Foi onde eu conheci grande parte do material do grupo, antes de ir para os discos anteriores.

Sua carreira solo também possui um material muito interessante, contando com sucessos como "Midnight Rider", uma canção sensacional de Country Rock, com uma cadência sensacional e melodias inesquecíveis. Dos seus discos solo, o primeiro, Laid Back, é recomendadíssimo, e um dos meus grandes favoritos do artista.

Gregg Allman parte, assim como seu amigo Butch Trucks, deixando um grande legado musical. Fiquem abaixo com uma performance sensacional de "Midnight Rider". Descanse em paz, Gregg Allman. Que Deus o abençoe por sua música e os anos que você nos inspirou.


No comments:

Post a Comment