Saturday, December 23, 2017

FILME: Cars 3 (Carros 3)

Nota: 8 / 10

Este ano foi mais difícil eu conseguir assistir vários filmes no cinema, então eu tive que ir escolhendo, e no processo, resolvi deixar para trás a segunda continuação de Cars, da Pixar. Muito embora eu ainda tenha uma enorme consideração pelo estúdio pelo seu passado estelar, atualmente, mesmo eu como fã da Pixar tenho que reconhecer que ela está passando por uma crise criativa.

Dito isso, é razoável concluir que eu não esperava muita coisa de Cars 3, uma vez que o segundo filme da série foi realmente medíocre, me dando aquela ideia de que Cars deveria ter sido aquele filme único. No entanto, o que vi agora neste terceiro filme, me trouxe de volta a atenção para a série. Não é bom como o primeiro filme, mas certamente é a boa sequência que Cars 2 deveria ter sido.

Aprendendo com o seu enorme erro de Cars 2 que acabou gerando uma trama desconexa e nada atraente, a Pixar resolveu voltar lá nas origens do primeiro filme. Nosso famoso carrinho corredor Lightning McQueen continua com as suas corridas, mas num belo dia, ele e seu companheiro Cal Weathers e demais corredores da geração deles acabam se deparando com a nova geração de carros competidores. O que temos de antagonista, é o carro Jackson Storm, um carro pretão com detalhes azuis que parece um modelo tunado, e que corre muito mais rápido que qualquer outro carro. O resultado disso, é que McQueen começa a perder corridas, e fica nervoso, até que com isso ele acaba passando por um terrível acidente na pista que o tira das corridas. Transtornado com isso, ele decide se reinventar.

A marca Rusteze é vendida e McQueen começa um processo de comeback, após o seu acidente. Porém, o seu novo empresário joga a real e diz que McQueen está ficando velho e já não é mais rápido como antes, mas mesmo assim, ele resolve insistir.

No meio de tudo isso, o carrinho conhece uma treinadora chamada Cruz Ramirez, que começa a treinar McQueen no simulador, mas McQueen decide, após algumas tentativas frustradas, ir procurar ajuda em Radiator Springs, para um carro chamado Smokey, que ajuda o "katchow!" no treinamento. Só que as coisas não acabam como McQueen realmente pensava que iriam acabar.

O que vemos aqui neste terceiro filme, é uma história muito melhor e mais emotiva do que o segundo filme. É uma história de superação, de aceitar sua condição, de auto-conhecimento, amadurecimento... e mais adiante, de passagem de bastão. Você vai entender isso quando assistir o filme, não vou ficar dando spoiler, mas basicamente, há uma passagem de bastão aqui no filme. Mas não se assuste, ninguém morre, não! Ou eu deveria dizer, nenhum carro vai para o ferro-velho, moçada! McQueen vai continuar a correr depois deste filme, pode ter certeza, mas sim, há uma passagem de bastão aqui. E o modo como ela acontece é muito bacana!

Muito embora eu ainda esteja esperando uma produção deste mundo que explique como as coisas funcionam, como que os carros constroem as coisas, como eles comem, etc, etc, etc, achei a história bacana, e sinceramente, acredito que este filme merecia ter sido visto no cinema por mim. Eu sinceramente não espero que haja outro filme por outro lado, é claro, mas que eu acho que merecia ter sido visto na telona, merecia.

O que me leva ao ponto de como a Pixar está tentando reciclar as suas franquias de sucesso para poder se manter ativa. Ok, teremos talvez uma animação com um conceito inédito em Janeiro, Coco, mas mesmo assim, a Pixar anda reciclando demais as suas ideias. Há uma sequência de The Incredibles para sair em Junho do ano que vem, e ainda um Toy Story 4 para 2019!! Puta merda, pessoal!! Não é nada não, mas Toy Story eu já acho que deu, não é não, Pixar? E não me levem a mal, eu AMO Toy Story, sou fã confesso, tenho a trilogia aqui em casa, acho esta uma das melhores trilogias feitas no cinema! Mas já deu, poxa! Acabou, fechou a história no terceiro filme, o que mais eles querem? Enfim, só saberemos daqui algum tempo.

No momento, Cars 3 foi um bom filme e uma boa sequência. Não foi boa como o primeiro filme (e eu falo boa, tendo em vista que muita gente critica aquele filme, hein!), mas foi legal sim, foi a sequência que Cars 2 deveria ter sido.

E antes do filme, como sempre, rola aquela animação curta. Eu pesquisei e pude achar o curta que apresentaram desta vez, chamado Lou, e o assisti antes de começar a ver Cars 3, como se eu estivesse vendo no cinema. Trata-se de uma história lúdica muito legal sobre objetos da sessão de achados e perdidos de uma escola que decidem se juntar para darem uma lição em um menino bully valentão que fica pegando dos amiguinhos as coisas deles.

Em inglês, Lost and Found, você pega as letras assinaladas e tem o nome "Lou", que representa justamente a "entidade misteriosa" que vira os objetos que criam vida na animação. É um curta muito interessante, vale a pena ver, pois ensina lições valiosas sobre respeito e moral para os pequeninos. Procure este curta por aí para assistir, ou estando com o DVD do filme na mão, não esqueça de conferí-lo ao acabar de ver Cars 3.

Bom, dito isso, eu só tenho a dizer que, se você, como eu também, não estava mais dando crédito para a franquia dos carrinhos da Pixar, trago a você estas boas notícias, recomendando uma assistida neste terceiro filme; vale a pena pela estrutura de road movie que ele assume para contar como alguém pode abandonar tudo por um momento da vida para se encontrar, redescobrir o seu papel no universo e ressurgir com honra.

Cars 3 (2017)
Título em português BR: Carros 3

Direção: Brian Fee
Produção: John Lasseter, Kevin Reher, Andrea Warren
Roteiro: Brian Fee, Ben Queen, Eyal Podell, Jonathon E. Stewart, Kiel Murray, Bob Peterson, Mike Rich, Scott Morse
Trilha sonora: Randy Newman

Estrelando (elenco da versão original): Owen Wilson, Cristela Alonzo, Chris Cooper, Nathan Fillion, Larry the Cable Guy, Armie Hammer, Ray Magliozzi, Tony Shalhoub, Bonnie Hunt, Lea DeLaria, Kerry Washington, Bob Costas, Margo Martindale, Darrell Waltrip, Isiah Whitlock Jr., Bob Peterson, Guido Quaroni, Tom Magliozzi, John Ratzenberger, Kyle Petty, Lewis Hamilton, Lloyd Sherr, Junior Johnson, Ray Evernham, Paul Newman, Cheech Marin, Humpy Wheeler, Katherine Helmond, Paul Dooley, Jenifer Lewis, Shannon Spake, Madeleine McGraw, Michael Wallis, Mike Joy, Jeff Gordon, Daniel Suarez, Ryan Blaney, Bubba Wallace, Chase Elliott, Richard Petty, Andra Day

Outros filmes desta cinessérie:
Cars 3 (Carros 3) (2017)
- Cars 2 (Carros 2) (2011)
- Cars (Carros) (2006)

Trailers:


No comments:

Post a Comment