Saturday, June 17, 2017

FILME: The Mummy (A Múmia)

Nota: 9 / 10

Às vésperas do filme novo sobre múmias estrelando Tom Cruise estrear, e que dará um pontapé inicial a um novo universo reimaginado dos monstros da Universal chamado de Dark Universe, resolvi que era hora de fazer o que eu disse que faria. Vamos então falar um pouco sobre o filme clássico The Mummy, de 1932, parte da série Monstros da Universal clássica, do início do século passado.

Como sabemos, Hollywood tinha muito poucos recursos para fazer filmes de terror no início do século XX. A carência de tecnologia para fazer homens virarem monstros aterrorizantes obrigava os cineastas a usarem a imaginação como podiam em termos de efeitos práticos. Este filme não é exceção. Aliás, maravilhoso o trabalho que fizeram com o ator Boris Karloff, do Frankenstein de 1931. Prático, elaborado e assustador.

A abertura do filme é linda, destacando a frase que versa sobre a reencarnação, ou o despertar das almas em uma outra era. De certa forma, duas dessas almas, mesmo que de formas diferentes, acabam despertando na modernidade. Acompanhamos uma expedição de arqueólogos em 1921, desenterrando a tumba de uma múmia no Egito, cujo nome é Imhotep, e que contém umas inscrições. Um dos arqueólogos no filme, meio xereta, acaba por ler um pergaminho que desperta a múmia de seu sono eterno, e aí ela sai de seu caixão e o garoto que leu o feitiço, acaba ficando pancada da cabeça e morrendo de desespero ao rir como um lunático.

Corta para 1932 em outra expedição, onde vemos arqueólogos conversando sobre o que aconteceu há aproximadamente 10 anos atrás. Então vemos Imhotep, já restaurado de seu estado putrefato do caixão, se passando por outra pessoa e conduzindo uma operação para desenterrar o corpo de sua amada. Ele era um padre egípcio em seu tempo, e acabou sendo enterrado e mumificado vivo por tentar ressuscitar a alma de seu amor falecido, uma princesa. Acabamos descobrindo que a mocinha do filme, Helen Grosvenor, é a reencarnação desse antigo amor perdido de Imhotep, a princesa... puts, como é o nome mesmo... Anaksunamun!! Kkk, sério, o certo é Ankh-es-en-amon, mas eu não poderia perder a chance de fazer uma zoeirinha com o filme de 1999 estrelando Brendan Fraser, e além do mais... puta treco chato de escrever, caramba!

Enfim, enquanto a família da moça fica tentando adivinhar quem é aquele sujeito com cara de múmia, a menina vai até o recinto de Imhotep e começa a ter sonhos de um passado no Egito antigo, que são as memórias dela de sua encarnação de séculos atrás emergindo.

Termina que a moça acaba sendo atraída pela magia negra de Imhotep e lembra de sua vida passada. Imhotep tenta esganar Frank, o pretendente da mocinha, mas acaba só fazendo o galã dormir. A intenção de Imhotep é pegar a moça e mumificá-la, para que ela se torne imortal como ele, e os dois fiquem juntos de novo. Acontece que ela não gosta muito da ideia de virar uma múmia, e tenta lutar contra isso.

As tomadas de cara cheia de Karloff mostrando o brilho de seu olho como o seu poder de persuasão são muito intimidadoras. Com o pouco de recursos que os cineastas tinham à época, eles desenvolveram uma trama interessante, sem muita ação, mas com um roteiro bem amarradinho, que leva o espectador a acompanhar estes personagens em suas descobertas. As poucas cenas de flashback mostrando o Egito antigo também são ótimas, e ilustram o passado de Imhotep e... ahn... Anatsuna.... Anhk... bom, a princesa, pronto!

Em resumo, um ótimo e recomendado filme. É simplesmente inacreditável como que um filme de apenas uma hora e dez minutos tenha muito mais roteiro do que muito filme hoje em dia de três horas e lá vai cacetada! Enfim, este é o monstro que abrirá o Dark Universe. Semana que vem eu vou assistir o filme e lhes contar como foi. No momento, prepare-se para o filme conferindo este ótimo exemplar de terror da Hollywood clássica.

The Mummy (1932)
Título em português BR: A Múmia

Direção: Karl Freund
Produção: Carl Laemmle Jr., Stanley Bergerman
Roteiro: Nina Wilcox Putnam, Richard Schayer, John L. Balderston
Trilha sonora: James Dietrich

Estrelando: Boris Karloff, Zita Johann, David Manners, Arthur Byron, Edward Van Sloan, Bramwell Fletcher, Noble Johnson, Kathryn Byron, Leonard Mudie, James Crane, Henry Victor, Arnold Gray, Florence Britton, Jack Deery, Bill Elliott, Leyland Hodgson, Eddie Kane, Tony Marlow, C. Montague Shaw, Pat Somerset, Arthur Tovey

Outros filmes da série clássica dos Monstros da Universal:
ESPECIAL: A série clássica dos Monstros da Universal

Trailer:

No comments:

Post a Comment