Wednesday, December 18, 2019

MATÉRIA: Filmes de HQs de 2019: o veredito

E agora... CHEGA!!! Cansei! Esta é a última vez. Somente para honrar compromisso anual meu com meus leitores aqui. Já vou dizendo que depois que acabar esse, puxei a tomada, e não pretendo religá-la.

Último ano que estou aqui para dizer a vocês quais foram os filmes de gibi que eu vou esquecer porque achei uma merda, quais que eu vou esquecer de tão medíocres que foram, e quais são aqueles que merecem talvez o seu envolvimento de alguma forma.

Mais uma vez, levando em conta a produção completa de filmes de quadrinhos de 2019; UFA! Terminei! Pensei que este ano não conseguiria, mas terminei de ver todos!

E caso estejam perguntando, SIM, já estava um verdadeiro saco ver tanto filme de quadrinhos durante o ano. Algum tempo atrás eu até me animava bastante, mas chegou num ponto em que eu ia ver outro este ano e pensava "puta merda, ai que bosta, tenho que ver o filme tal e tal ainda, que saco...", e me permitam ser brutalmente sincero aqui: NÃO SEM RAZÃO! O cinema como um todo tem se deteriorado a cada ano, mais e mais, e isso fatalmente afeta também a produção de filmes de HQs. Leiam minha matéria sobre a Hollywood atual para sentirem o tamanho da minha frustração e entenderem melhor o porquê estou tão desapontado.

Claro que existem aqueles filmes também que foram verdadeiros espetáculos e que você sai do cinema em êxtase, com certeza, essas exceções hoje em dia ainda existem. Só que de 10, você tira 1 que é assim. É óbvio, entre 10 filmes horríveis ou medianos, pelo menos 1 tem que ser bom ou excelente!

Houve um tempo que eu não faltaria no cinema para assistir um novo filme de quadrinhos. Esse ano, faltei uma penca de vezes, e resolvi conferir depois, em casa, pela internet mesmo. O ator Anthony Mackie deu uma entrevista recente, colocando para fora TUDO QUE EU TINHA entalado na minha garganta por tanto tempo! Muitíssimo obrigado a ele por ter sido minha voz neste momento! Eu recomendo que vocês assistam, basta clicar no link aí em cima.

Pois muito bem, vamos à minha última lista, dos melhores e piores filmes de HQs de 2019. Nesta última oportunidade, eu vou citar comentários que eu fiz na resenha original com (talvez) alguma coisa a mais aqui.

E se quiser dar uma espiada no meu ranking de 2016, 2017 e 2018, é só clicar nos links abaixo:
Filmes de HQs de 2016: o veredito
Filmes de HQs de 2017: o veredito
           (X-Men: Fênix Negra)

Nota: 2 / 10

Começar falando dessa MERDA AQUI. "A franquia X-Men termina com a sua encarnação mais deplorável de todas, mais podre, e ainda dão conta de que vai ter mais um último filme ano que vem para fechar essa patota! Seria melhor terminar por aqui mesmo e passar menos vergonha." Simplesmente não perca seu tempo.




15º Men In Black: International
            (Homens de Preto: Internacional)

Nota: 3,5 / 10

"Filminho tosco, pederasta, não recomendo em hipótese alguma, caro leitor! Você terá muito mais proveito se fizer uma sessão nostalgia na sua casa e assistir os três filmes anteriores em sequência. Até o segundo, que é o piorzinho da trilogia, consegue ser muito melhor do que esse novo! Se for pra continuar assim, então eu só vou assistir o próximo, se colocarem o Sérgio Mallandro como agente da MIB, do contrário, me esqueçam!"




14º Captain Marvel
            (Capitã Marvel)

Nota: 4 / 10

"Nem o filme, nem a atriz e muito menos a personagem merecem muito do meu precioso tempo. Pensa num filme merda, quadradinho, previsível. Este aqui. Tudo vindo de fábrica, em linha de montagem automática, igual quando a gente compra um computador já montado, e quem entende do assunto, sabe muito bem que compensa muito mais você montar sua máquina, não comprá-la pronta na loja." Ridículo! Simplesmente ignore, não vale a pena.





13º Hellboy
           (Hellboy)

Nota: 5 / 10

"Um filme B caro, aquele tipo de filme para você esperar sair na locadora e alugar para assistir, ou então esperar sair no Netflix, porque hoje em dia também não tem mais locadora! Enfim, não é uma produção muito interessante, talvez só para quem é fã mesmo do personagem Hellboy vai acabar gostando um pouco mais do filme."




12º Reign of the Supermen
           (Rein dos Supermen)

Nota: 6 / 10

Apesar de ter algumas qualidades, a DC errou muito a mão e cagou. Filme "Ok no máximo, não recomendo para não-fãs, somente para o pessoal que já acompanha este universo mesmo, e com muitas ressalvas. Espero que nas próximas, eles se saiam melhor, porque senão, eu vou gradativamente enjoando de acompanhar."




11º Alita: Battle Angel
           (Alita: Anjo de Combate)

Nota: 6,5 / 10

"James Cameron, James Cameron, você já foi muito mais criativo do que isso, cara! O roteiro do filme é morno, os conceitos são até interessantes sim, mas o roteiro do filme é aquela coisa de louco, às vezes arrastado, às vezes morno, e a maior parte do tempo a gente vê coisas que já foram feitas em outras produções e que você provavelmente já viu sendo feitas de forma muito melhor e mais efetiva." Para mim, foi broxante.
Nota: 7,5 / 10

"Este filme aqui foi uma surpresa positiva. É um filme ok, não fede, nem cheira. Você não vai morrer de amor por ele, principalmente se você viveu nos anos 80 e se lembra de The Goonies, e coisas do tipo. Assisti de curioso, não esperava absolutamente nada, mas me surprendeu, o que não quer dizer, claro, que não tenha problemas. Ainda assim, não é um filme que eu veria novamente."





 Batman: Hush
        (Batman: Silêncio)

Nota: 7,5 / 10

"É uma adaptação decente. Não ótima, não espetacular, apenas decente. Mas com uma mudança desnecessária de identidade do vilão ao meu ver. Gostei muito de vários momentos, na parte intermediária em que Batman confronta outros vilões, a atmosfera de mistério em torno da identidade do vilão, etc. Mas a mudança citada acima e algumas outras mudanças meio xucras tiraram alguns pontos do filme final."






 Justice League vs The Fatal Five
        (Liga da Justiça: Os Cinco Fatais)

Nota: 7,5 / 10

"A trama se arrasta um pouco e não tem tanto impacto, mas diverte e nos proporciona alguns momentos agradáveis de nostalgia do tempo que a gente ligava a TV por assinatura para assistir a Liga na TV. Para quem é muito jovem e nunca na vida viu essa encarnação da Liga, é um filme até bacana para conhecer esta versão clássica e aclamada por tantas pessoas nas décadas anteriores, mas não é a melhor aventura."






 Wonder Woman: Bloodlines
        (Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue)

Nota: 8 / 10

"A animação não é nada muito especial, ou inovadora, nem nada disso, mas a conclusão é boa. A trama é envolvente, divertida, e vale a pena conferir. Como eu disse, nada de muito novo ou diferente do que vem sendo feito, mas diverte e consegue ser o melhor filme animado deste universo nesse ano, dos três que foram lançados."




 Shazam!
        (Shazam!)

Nota: 8 / 10

O novo filme do DCEU "vem confirmar o novo direcionamento da DC, um pouco mais engraçadinho. Gostei bastante deste filme, muito embora eu acho ele meio bobinho em enredo, bem naquele estilão Sessão da Tarde mesmo, mas foi bom; não foi ótimo, mas eu me diverti e achei engraçado. Tem aquela atmosfera light das histórias de super-heróis da era de ouro dos quadrinhos."



OS 5 MELHORES...




 Spider-Man: Far from Home
        (Homem-Aranha: Longe de Casa)

Nota: 8,5 / 10

"Este novo filme do Homem-Aranha para mim meio que definiu o que será a Fase 4 do MCU nos cinemas. Para quem não se deu conta, Spider-Man: Far from Home funciona como uma espécie de epílogo para a Fase 3, que se iniciou em 2016 e fecha agora. Foi um filme muito bacana do Homem-Aranha e que fecha bem a Fase 3 da Marvel.




 Joker
        (Coringa)

Nota: 9 / 10

"So tenho que parabenizar Todd Phillips pelo filme. Sério, eu realmente gostei do que vi. Com referências muito bacanas e com uma ótima trilha sonora, Joker é uma produção excelente, recomendada, que nos traz um Coringa relevante, convincente e que nos faz refletir", sempre, é claro, levando em conta a verdadeira natureza de seu protagonista.


TOP 3...



 Batman vs. Teenage Mutant Ninja Turtles
        (Batman vs As Tartarugas Ninjas)

Nota: 9 / 10

"O filme é muito divertido, talvez uma das produções de quadrinhos mais divertidas do ano!" A "animação é só ação e porradaria no melhor estilo oitentista. Muito embora as tartarugas mutantes estejam com seu visual mais "sombrio", Batman veste seu modelito Neal Adams de traje, o que nos dá aquela sensação bacana de nostalgia."




 Avengers: Endgame
        (Vingadores: Ultimato)

Nota: 10 / 10

"Que espetáculo foi este filme! Do começo ao final, foi absolutamente fantástico! Se o universo da Marvel Studios nos cinemas terminasse aqui mesmo, eu me daria por satisfeito! Avengers: Endgame está entre os melhores filmes de HQs do ano, e merece ser visto em tela gigante. É um final digno para este arco das Gemas do Infinito, é um filme legendário de HQs e uma diversão enorme."



1º LUGAR...


 Spider-Man: Into the Spider-Verse
        (Homem-Aranha no Aranhaverso)

Nota: 10 / 10

E então chegamos ao filme que eu achei realmente o filme irretocável do ano. O mais engraçado é que foi justamente no iniciozinho um dos primeiros que eu vi no ano inteiro, ou seja, sem ter os demais filmes de HQs ainda, o jogo já estava ganho. Enfim, o vencedor este ano é este filme do Homem-Aranha aqui.

"Spider-Man: Into the Spider-Verse É O MELHOR FILME DO AMIGO DA VIZINHANÇA QUE JÁ FOI FEITO!!!!!! Eu não estou exagerando, eu simplesmente adorei e curti cada momento deste filmaço aqui! Isso quer dizer que a Marvel finalmente acertou nas animações, departamento que a DC está acostumada a acertar? YESSS!! Acertou, e não foi pouco!!

Eu vibrei com cada momento do filme! E olhem que coisa doida, o Peter Parker nem mesmo é o protagonista deste aqui, olhem só!! O personagem principal deste filme aqui é o Homem-Aranha negro, o menino Miles Morales, que passou a ser o Homem-Aranha nos quadrinhos depois que todo mundo deu o Parker como morto, após uma complicada saga. Ele passou a ter destaque na linha de hqs Ultimate Spider-Man, e agora é o protagonista deste filme aqui.

A animação por si só é fantástica, a estilização computadorizada dela é um verdadeiro show! Isso, claro, não prejudica a representação de outras versões do aranhoso, o Peter Porker, o Porco-Aranha, por exemplo, tem a cara de um desenho animado da Warner Brothers, com marreta, sonoplastia e tudo, sem contar as piadas bacanas. A Peni Parker, a aranhosa robótica do futuro, tem a exata aparência de um anime, com toda aquela estilização japonesa característica. O Homem-Aranha Noir ficou sensacional, todo sombrio, falando grosso, com aquele jeitão característico de um casca-grossa dos anos 30, e ainda com voz do doidão do Nicholas Cage, hahaha! A animação ainda tem relances que simulam as histórias em quadrinhos, com balões retangulares e ovais exibindo narração, o que os personagens pensam, efeitos de enquadramento característico, efeito de virada de página, isso sem contar as diversas outras referências a produções antigas do Aranha e a cena pós créditos que é hilária, não saia do cinema sem vê-la; enfim, é uma verdadeira diversão!

Como dizia o sábio tio Ben, "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", e os envolvidos aqui neste novo filme entenderam esta mensagem muito, muito bem."

---

E ACABOU! Discutam e debatam o quanto quiserem, minhas opiniões são essas. Obrigado a todos que acompanharam as outras três seleções que eu fiz nos três anos anteriores. Foi interessante fazer esse termômetro da indústria de filmes de quadrinhos, mas acho que está bom, já é hora de parar. Valeu a todos, e a gente ainda se vê no final deste ano. Até lá!

No comments:

Post a Comment