Tuesday, December 17, 2019

MATÉRIA: DCEU - o balanço geral (2018-2019)

Em 2017 eu peguei todos os cinco filmes que haviam saído do DCEU e fiz um pequeno balanço envolvendo a qualidade do trabalho que já havia sido feito e para onde as coisas poderiam ir, enfim, uma avaliação geral.

Mas como a DC tá sempre dando a rasteira do Bison na gente quando o assunto é cinema, então de repente os """planos""" mudam. Han-ham, sei.

Como os tais """planos""" mudaram, não sei se vou voltar a fazer isso aqui, então já decidi pegar os dois últimos filmes e fazer um balanço rápido, e é até bom, afinal eles representam uma transição mesmo. Vamos lá!

Continuando do ponto que parei em Justice League... agora sobre o filme do Aquaman.

Vou ser breve, porque, como eu disse antes, tem uma caralhada de coisas não-definidas no universo da DC, então não dá mesmo pra gente ficar prevendo isso ou aquilo. No MCU da Marvel, era mais fácil porque havia um plano estruturado, mas na DC, pfffff, cada esquina é uma surpresa diferente... ou uma rasteira.

Enfim, Aquaman saiu no final de 2018, e eu não estava nas maiores das animações, até porque todo mundo que me acompanha sabe que eu não morro de interesse pelo Aquaman. Mas no final, acabou sendo um filme muito bom. Superou minhas expectativas inclusive! Eu não estava esperando esse tratamento todo para o personagem nem de muito longe, achava que iria ser uma coisa bem morna mesmo, mamão com açúcar; não foi, e todos saímos ganhando.

Este é mais um personagem da DC que ganhou um filme que nós realmente podemos dizer que mudou a perspectiva de como as pessoas veem o Aquaman. Eu sei disso porque mudou a MINHA perspectiva de incrédulo. E o mais curioso: esta versão do Aquaman é muito nada a ver fisicamente com o Arthur Curry dos quadrinhos, isso foi um mero detalhe, mas eles pegaram o Jason Momoa, um cara que eu pessoalmente colocaria para fazer o Lobo ao invés do Aquaman, e reinterpretaram o personagem com um novo ar de majestade. Esse tratamento se mostrou acertado na medida em que nos proporcionou cenas épicas como a que eu vou deixar abaixo, entre outras como o cara montando em criaturas marítimas míticas gigantes, mas a cena em questão que eu jamais vou esquecer, foi o momento que realmente me convenceu definitivamente de que aquele era o passo certo a se dar com o personagem. Foi um filme de origem no mesmo nível de um Superman de Richard Donner, um Batman Begins do Nolan, ou o próprio filme da Mulher-Maravilha feito no DCEU.


Dito isso, passemos ao filme do Capitão Marvel, Shazam!.

Quando eu via os trailers do filme, eu não estava acreditando no que via... mas estava achando bom! É que a DC, até um dado momento, não tinha apostado tanto na comédia, no riso, em algo que não pretendia levar-se tão a sério. Eu achei que isso viria num filme do Esquadrão Suicida, ou do Lobo, ou até mesmo se eles resolvessem fazer algo com o Homem-Borracha, o Bizarro, personagens que eu consigo ver uma possibilidade de humor. Mas que bom que veio no filme do Capitão Marvel!

Shazam! foi um filme divertido, descompromissado, aquela Sessão da Tarde leve, que você pode assistir com a família, com os amigos, e dar boas risadas, se divertindo a valer. Foi um filme de herói que não se levou a sério e que recuperou aquela aura jovial de filme oitentista de aventura com algo de positivo, e por isso que eu gostei tanto. Não considero um filme perfeito nem nada, mas quebra aquela seriedade que a DC havia mantendo e por isso eu considero um dos melhores filmes do DCEU até agora. O cinema anda precisando disso, de filmes que parem de se levar tão a sério e que nos provoquem risadas de novo. Nem precisa ser especificamente um filme de quadrinhos, basta ele ser assim, nos moldes do Shazam!, de um The Goonies, falando a língua da audiência e não tentando agradar uma minoria barulhenta com discursinho político-ideológico. Já estamos de saco cheio disso.

Vejam por exemplo a cena do clímax do filme: a família Marvel inteira se ajudando, e o protagonista ainda consegue sacar uma piada dali quando tudo acaba. É essa a atmosfera que eu gostaria de ver em grande parte dos próximos filmes de Hollywood, ou pelo menos em grande parte deles, há filmes que tem que ser mais sérios mesmo, mas meu ponto é: que tragam aquela ludicidade e alegria de volta para os filmes. A graça e o riso precisam voltar para nossas vidas, sem a pobreza e as algemas que o politicamente babaca impõe para os filmes, ou para todo o resto. 



Dito isso, creio que essa fase de transição do DCEU foi bacana. Transição porque eles pretendem dar uma rebootada no DCEU, já mudaram até o Batman. Não sei o que farão, mas espero que o bom-senso bata na cabeça dos criadores e produtores, e que façam um bom trabalho. É isso.

SENDO ASSIM...

Meu ranking final fica desse jeito:

1º Aquaman
2º Wonder Woman
3º Justice League
4º Shazam!
5º Man of Steel
6º Suicide Squad
7º Batman V Superman: Dawn of Justice

Isso é o que eu penso do DCEU até o presente momento. Mais surpresas nos aguardam no futuro, não sei se com ou sem o rótulo DCEU, mas espero no geral que sejam boas surpresas. E se possível, sem mais rasteiras do Bison, por favor!

No comments:

Post a Comment