Thursday, December 26, 2019

HQ: Nephilim-Aggadoth - Kelev: Caçador de Gigantes

10 / 10
HQ brasileira com roteiro baseado no Antigo Testamento e escrita e desenhada por artistas brasileiros de grande talento tem uma narrativa muito interessante e belíssimos desenhos.

Confira minha opinião!


Espero que todos tenham tido um Natal muito abençoado! Vamos rapidamente falar aqui sobre uma HQ brasileira que eu estou planejando falar já faz algum tempo, mas vou aproveitar a ressaca natalina para falar agora, até porque o tema é bastante propício, pois envolve elementos bíblicos.

Esta HQ foi realizada em 2017 através do sistema de crowdfunding por um escritor brasileiro chamado Daniel Lopez e um desenhista chamado Diogo Geraldo. Ultimamente Daniel é mais famoso pelo seus vídeos no YouTube. Amigo também do Felipe Folgosi, de quem eu já resenhei duas obras aqui no blog que eu gostei muito, Aurora e Comunhão. O Diogo Geraldo também anda atuante, e atualmente toca um canal no YouTube direcionado ao público infantil, mas quando Daniel e Diogo trabalharam juntos nesta HQ aqui, realizaram um trabalho que eu simplesmente não acreditei quando vi!

Pegando carona na atitude desbravadora que Folgosi teve com sua HQ Aurora, como o próprio Daniel diz nos agradecimentos finais, ele e Diogo escreveram uma história sensacional envolvendo personagens bíblicos do Antigo Testamento. Se você nunca pegou a Bíblia antes para ler na sua vida, vai saber muito pouco sobre isso, mas se já pegou, deve se lembrar dos Nephilims, lá nos livros do Gênesis, dos Números e em um breve trecho do livro de Ezequiel, mas sobretudo no Gênesis. Eram gigantes que habitavam o nosso mundo no início dos tempos, anjos que foram expulsos do Reino de Deus por terem pecado e que foram dizimados da Terra quando o rei Davi assumiu seu trono no primeiro livro de Samuel.

Pois bem, na ficção escrita por Daniel e Diogo, e programada para ser uma trilogia, o que não aconteceu ainda porque apenas este primeiro capítulo saiu, você tem esses gigantes querendo voltar à nossa realidade através de um portal que só poderá ser aberto se os gigantes sacrificarem determinados tipos de pessoas, você tem um pelotão de exército comandado por Kelev, o protagonista do título, contando com seus amigos, filhos e netos, e mais uma tantada de soldados em seu pelotão para cruzarem florestas obscuras, exatamente como em uma história de RPG, enquanto enfrentam criaturas das trevas e alguns desses gigantes mais poderosos que vivem na obscuridade. Um deles, é o que está na capa da HQ, Talmai, um dos mais terríveis que existem.

A narrativa da HQ se dá de uma maneira totalmente inusitada e interessante. Isso porque a estrutura de quadrinhos, em certos pontos da narrativa, é quebrada, e o que você tem são alternâncias com páginas de textos que se assemelham a pergaminhos, contando alguma coisa na continuidade da história. Isso foi uma sacada inteligente, porque seu cérebro chega em um momento que é obrigado a desligar daquela estrutura visual, sair daquela estrutura pura de HQ e tem que começar a pensar e imaginar elementos, ações e personagens, como se estivéssemos lendo um livro. Duas ou três páginas depois voltam os painéis de quadrinhos e, depois de um tempo, essa estrutura de textos se repete, então seu cérebro se encontra nesse constante exercício imaginativo até o momento em que aquilo que você estava lendo nos pergaminhos aparece em painéis na próxima sequência.

Há diversas referências bíblicas aqui. Kelev, por exemplo, é da ordem de Melquisedeque. Existem entidades chamadas Yehoshua e Yaweh, que para quem não sabe, são os nomes hebraicos de Cristo e Deus, respectivamente, e também, em suas orações, Kelev se refere sempre a Elohiym, que é uma palavra semelhante à palavra hebraica Elohim, designando Deus diretamente, entre outros nomes que parecem com nomes bíblicos do AT, como Saraph, Mered, Ezra e Quenaz, este último, neto de Kelev.

Há uma outra passagem visual que vemos uma serpente perto de uma maçã, e Kelev decepa a cabeça da serpente enquanto fala com sua tropa. Essa referência qualquer pessoa conhece, sendo religioso ou não. Uma úlima referência que achei bem interessante foi a do ancião Malkiy-Tsedeq de Salém, mencionado também no livro do Gênesis, e como a figura bíblica, é um guerreiro e rei, que abençoa Abraão por este ter entregue a décima parte do que conquistou. Ele vem em socorro do exército de Kelev, aparecendo no pergaminho da página 33 da HQ e depois aparece nos painéis com um visual meio Gandalf (referência?), e tem papel decisivo na batalha de Kelev contra Talmai, além de indicar o caminho a ele para o lugar que parece que será explorado em um segundo capítulo desta história futuramente, que já tem até nome, A Torre Negra, e também campanha de crowdfunding sendo arquitetada por este link aqui.

O restante do material da HQ são agradecimentos, descrições dos artistas, lista de apoiadores do projeto, merchan da loja O Cristão Geek, entre outras coisas. Os desenho são verdadeiras obras de arte, e eu garanto a vocês que o que vocês veem na capa da HQ é o que vocês verão nos painéis das páginas. Um trabalho de roteiro fantástico feito pelo Daniel Lopez com diversas referências bíblicas e uma arte invejável do desenhista Diogo Geraldo. A narrativa é dinâmica, legal de se ler, alternando muito bem entre momentos de ação intensa (e sanguilolenta em algumas partes), e momentos de reflexão e desenvolvimento de personagem.

Comprei a HQ no próprio site O Cristão Geek por 39,90 alguns meses atrás, quando o próprio Daniel Lopez encomendou uma nova remessa de impressões dela para vender, e não me arrependo nem por um instante, pelo contrário, gostei muito do que li e estou curioso para saber como irão dar continuidade na história. Falei uma vez com o próprio Daniel pelas redes sociais dele, e ele me confirmou que pretende sim dar continuidade ao projeto em momento oportuno. Fiquei feliz com a resposta dele, porque estamos precisando muito de histórias assim, não só porque são interessantes, ou mesmo para valorizar as ricas narrativas bíblicas que nos ajudam a nos conhecer melhor, mas também para fortificarmos cada vez mais o mercado editorial de HQs brasileiras, dando a ele um direcionamento e solidificando nossa produção nacional. Por mais que as HQs estrangeiras sejam muito bacanas e atraentes, já está mais do que na hora da gente aqui admirar também nossos excelentes artistas locais. A recomendação por esta obra é MÁXIMA, tenho certeza que todos, religiosos ou não, irão gostar muito!

Nephilim-Aggadoth - Kelev: Caçador de Gigantes (Outubro/2017)
Nº de edições: 1

Editora: CG Comics
Formato: Graphic Novel
Roteiro: Daniel Lopez
Desenhista: Diogo Geraldo
Cores: A-Toon Ilustração Ltda
Prefácio: Thony Silas

Outras graphic novels da saga Nephilim-Aggadoth:
- Nephilim-Aggadoth 3 (20??)
- A Torre Negra (20??)
Kelev: Caçador de Gigantes (2017)

1 comment:

  1. Li e recomendo. Tive o prazer de estar algumas vezes com o Daniel e o Diogo. São ótimas pessoas.

    ReplyDelete