Friday, December 27, 2019

HQs: DOSE DUPLA - Rastreadores da Taça Perdida / O Extracurricular Cucaracha

Rastreadores: 10 / 10
Cucaracha: 9 / 10
HQs brasileiras de comédia e aventura escritas por autor brasileiro de descendência italiana são uma ótima maneira de descontrair nesses últimos dias do ano. Humor dinâmico, bem escrito e inteligente!

Confira minhas opiniões!


Usando a piada aprendida com o mestre Cappelli aqui: primeiramente, essa palavra não existe, nem segundamente nem terceiramente, então vamos ao que interessa! Depois eu acerto os direitos de uso da piada com ele. 😁 

Uma vez aqui no blog eu havia feito um "dose dupla" para destacar duas HQs, uma sobre o fim do Superman, e outra sobre o fim do Batman. Leiam aí, se ainda não viram. Como eu fiz uma compra dupla de novo, resolvi fazer outro "dose dupla" para um autor brasileiro que eu achei que mereceu e muito! Bom, a primeira coisa que eu vou fazer é revelar a identidade secreta dele!

Este à esquerda é Giorgio Cappelli - sim, sujeito boa pinta, agradável, vocês podem ver aí que ele está segurando um dos quadrinhos da qual vamos falar aqui.

Porém, nos confins das emblemáticas redes sociais, ele se disfarça de..... (música de suspense)... DAVID BOWIE!! Aaahhh! descobri sua identidade secreta, ahahahahahah!

Zoeira! O cara é um dos sujeitos mais bacanas com quem conversei nas redes sociais. Conheci ele através de um trabalho que ele vem desenvolvendo, chamado True Outstrips, que se trata de uma série de tiras de quadrinhos que ele faz com o professor Olavo de Carvalho como protagonista.

Come with me, Masha! Stop crying, ora, porra!

É um trabalho de sátira e homenagem ao mesmo tempo, e como eu fui acompanhando e curtindo o que ele faz, começamos a bater papo pelo Messenger, e ele me ofereceu estas HQs que ele escreveu algum tempo atrás. Foi muito bacana, porque eu pude ver bastante do humor e da sátira bem desenvolvida nesses trabalhos que eu via lá nas True Outstrips. Pra quem não sabe, o nome dessas tiras é inspirado em um quadro que o Olavo fazia anos atrás, chamado True Outspeak. Recomendo depois, quem admira ou simpatiza com o Olavo também checar essas tiras do Cappelli, o trabalho é muito bom, humor inteligente, que brinca com esse microcosmos do cotidiano do Olavo.

Mas indo direto ao ponto, hoje vou falar sobre dois trabalhos dele, um envolvendo o universo da Copa do Mundo, e outro sobre o universo dos super-heróis. Claro, ambos ótimas sátiras que eu tive o prazer de ler e agradeço imensamente o Cappelli por ter me indicado esse trabalho dele. Isso é muito positivo, porque é mais um ótimo e talentoso artista brasileiro para ficarmos de olho.

O primeiro, sobre futebol, é sobre o roubo da taça Jules Rimet, emblemático caso em que não temos todas as respostas até os dias de hoje. E é gozado, porque eu não sou ligado em futebol, mas mesmo assim fui lá ler e gostei demais! O cara tem mesmo que ter muito talento pra fazer um cara como eu, que nem se liga em futebol, curtir uma história sobre um elemento do futebol! O segundo já é mais sobre o universo dos heróis, que já faz mais parte do meu universo, e veja que coisa, apesar de eu ter curtido a história, gostei muito mais da primeira, sobre futebol! O cara tem que ser meio bruxo mesmo na arte pra fazer essas coisas, hehehe!

Vamos então conferir esses trabalhos do senhor Cappelli, agradecendo a ele também pelas dedicatórias que ele fez ao me enviar os quadrinhos. Ah, e qualquer coisa se vocês não curtirem essas HQs, eu sou um robô, nunca ouvi falar disso aqui, vão reclamar com o Cappelli, e essa mensagem se auto-destruirá em 5 segundos! 😁

1. RASTREADORES DA TAÇA PERDIDA

Vamos falar primeiro desta ótima comédia escrita pelo cara, chamada Rastreadores da Taça Perdida - O Segredo da Jules Rimet.

Ano: 2014
Roteiro: Giorgio Cappelli
Desenhos: Giorgio Cappelli
Cores: Enéas Ribeiro Corrêa
Edição: Sandra Santos Cappelli

Olhem, vou falar pra vocês, eu não entendo muito de futebol mas eu ri muito dessa história aqui! Fazia bastante tempo que eu não lia um quadrinho desses, tão bem roteirizado e com um humor tão inteligente!

Aliás, das primeiras páginas até as últimas, eu ficava pensando "puta merda, com um cara desses com umas ideias bacanas dessas lançando uma história bacana assim, por que que o cinema brasileiro anda tão abarrotado de """comédias""" tão ruins?" Cara, isso que sai por aí no cinema de hoje aliás, nem pode se dar ao luxo de ser chamado de comédia, por favor! ESSA HQ AQUI sim, é comédia, e comédia das boas, da época de ouro das comédias brasileiras!! É uma história que mistura fatos reais com uma aventura estilo anos 80, mas que se passa na atualidade.

Começa com um prólogo em que nós vemos dois ladrões tentando roubar a taça Jules Rimet em dezembro de 1983, objeto esse que já havia sumido em duas ocasiões de Copa do Mundo, e um senador acaba guardando uma nota de jornal de 1984 falando sobre o que aconteceu com o artefato. Vamos para 2014 e vemos dois aventureiros encrencados com uma tribo indígena, Vini Del Toro (o de vermelho) e Giovanni, e mais tarde eles são contactados pelo senador que pede para eles recuperarem a taça original, acreditando que ela nunca foi roubada ou derretida como diz a nossa história, mas sim escondida em algum lugar. A missão dos dois fica sendo encontrar a famosa taça que seria do Brasil em 1970, mas acabamos ficando com uma réplica. O senador ainda prometeu uma recompensa em dinheiro, o que foi muito bem aceito por Vini, que acreditou estar em uma situação complicada.

Os protagonistas já são uma alegoria em si! Vini é o playboy, a sub-celebridade de rosto bonito e corpo forte, mas cabeça vazia, e Giovanni é o cara que supostamente é o cara das ideias, mas sempre procura as coisas pelo "Poodle", hahaha! Te cuida, Google!

As piadas, como eu disse, são bastante inteligentes! Em uma passagem, Giovanni diz que nunca teve diálogo com seus pais, e logo em seguida vemos que seus pais são mímicos! 😂 Em outra sequência hilária, vemos a dupla dinâmica andando por um matagal e usando uma raquete eletrônica mata-mosquito pra matar carrapatos! 😂

Ainda tem as ótimas piadas referenciais e visuais da história, providas pelo ótimo traço cartunesco do Cappelli e o grande trabalho de colorização de Enéas Ribeiro. O que você vê na capa da revista é o que você vai ver nas páginas da HQ, inclusive essa sequência do Vini na cadeira de rodas que você vai ter em mais uma piada física bem engraçada. A dinâmica dos personagens principais e a química entre eles é muito divertida, e a natureza das piadas deles é bem naquela vibe da comédia clássica, dos tempos dOs Trapalhões, e isso fica bem mais nítido quando o Cappelli agradece figuras como o Mr Bean por exemplo. Ah, e tem um cameo aqui do Jason Statham, viu! Emprestou os direitos de imagem dele para o cara, e tudo mais... não, zoeira, hehehe!

Só posso dizer a vocês para finalizar que o humor do cara é bem afinado, tem timing para as piadas, sabe encaixar elas muito bem na narrativa, e diverte a valer! Eu conheci o cara faz pouco tempo através das True Outstrips, e por ter gostado muito do trabalho dele até por conta desse mesmo humor que ele faz, achei que merecia ser divulgado por aqui. Garanto a vocês que não vão se arrepender em ir atrás dessa HQ, é um trabalho excelente de comédia que faz muito tempo que eu não via!

Sendo assim, passemos para a próxima.

2. O EXTRACURRICULAR CUCARACHA

O Extracurricular Cucaracha talvez não tenha a mesma veia cômica da anterior, talvez por isso eu tenha gostado mais das aventuras de Giovanni e Vinni, mas também se trata de uma sátira muito inteligente e bem bolada, desta vez focando nos super-heróis.

Ano: 2015
Roteiro: Giorgio Cappelli
Desenhos: Giorgio Cappelli
Cinzas: Enéas Ribeiro Corrêa
Edição: Sandra Santos Cappelli

Ultimamente esse universo dos heróis tem sido populado por filmes enjoativos, com poucas exceções que realmente se destacam. Essa história do super-herói de alcunha Cucaracha vem dar um ar mais descontraído que as histórias de super-seres não vem tendo tanto.

Se lá na Marvel temos o Homem-Aranha e o Homem-Formiga, aqui no Brasil, Cappelli criou o homem-barata! Então, hehehe, trata-se de um herói com poderes de barata e que se veste como um elefan... zoeira, é como barata mesmo! 😁 E olha que o traje do nosso herói até que convence, hein! Chega até a ser cômico olhar para aquele visual de insectóide com olhos desproporcionalmente esbugalhados, hehehe! Só que a trama tem uma reviravolta interessante: durante a primeira parte da história, você acha que está vendo o herói se formando, você tem a quase certeza de que aquele é o nosso protagonista... prepare-se para a surpresa! É um plot twist bem bolado e que nem mesmo eu esperava!

Pra completar, o nosso paladino tem o poder de voar, superforça, e até mesmo um arqui-inimigo! E conforme você vai lendo o negócio, não consegue deixar de pensar "esse Cappelli tá de zoas com o Homem-Aranha, hein!", até mesmo pelo título da obra que classifica o herói baratoso de "extracurricular"! Tipo, fora da escola, trampo extra, né? Vai ver que sim, de qualquer jeito precisava de um título pra fazer concorrência com a Marvel, né, kkk!

E as referências na história não páram por aí! O nosso Pedro Prado é irritante para a bandidagem igual o aranhoso (talvez até mais irritante!), a história está abarrotada de referências musicais gratuitas, tem até aparição do Mick Jagger, do Michael Jackson, e por aí vai, sem contar outras referências! Até mesmo o Stan Lee faz uma aparição de motorista de caminhão, hehehe! Um trecho que eu ri bastante é quando o Cucaracha tá lutando contra uma tartaruga ninja robô gigante (não me pergunta, kkk!) e fica irritando ela perguntando "cê curte Rock? Prefere Star Trash ou Star Whores? Henry Porter ou Corpúsculo? Marvin ou D. Cente?" e pra deixar o sujeito mais possesso ainda, ele completa "conhece aquela música? Lerigooou, lerigou-ou..." 😂

Velho, eu já tinha metido o louco e enfiado uma sapatada nessa barata, kkkkk! Não vou dar spoiler do final, nem do meio nem do começo que eu já falei muito, vou deixar pra quem estiver interessado ir conferir. E olha, vale a pena, viu! Com essa enxurrada de filme sério e sombrio de origem de herói que tem por aí, ler um material satírico desses é realmente uma mudança de ares muito bem vinda!

-------------------------------

Só para completar, eu quero agradecer muito o Giorgio Cappelli pelos papos descontraídos e pelas indicações de seu trabalho! Gostei demais, e indico para todos! Está faltando esse bom humor hoje em dia na produção cultural, não se levar muito a sério, se divertir mais com o que se escreve e fazer piadas mesmo. Não que as produções mais sérias não devam existir, eu acabei de falar de uma ótima ontem, mas quando há esse humor misturado no meio cultural, tudo se equilibra melhor. Desejo muito sucesso ao Giorgio Cappelli, e que mais trabalhos assim surjam, continue com as suas tiras do True Outstrips, e escreva sempre!

E para a galera geral aqui, finalmente do final do fim da frase que acabou por último 😁: vão atrás dessas HQs para rirem um pouco nesses últimos dias do ano! A gente merece!

Rastreadores da Taça Perdida - O Segredo da Jules Rimet (2014)
Impresso em Curitiba e publicado em SP pela Bila Edições.

O Extracurricular Cucaracha (2015)
Publicado em SP pela Editora Bila.

2 comments:

  1. Esqueci de agradecer. Que falta de educação, a minha. Texto ótimo, me deixou lisonjeado e meu ego bateu no teto do céu.
    GRATO!

    ReplyDelete