Saturday, January 25, 2020

EDITORIAL: O FIM. Obrigado por terem me acompanhado!

CINCO ANOS SE PASSARAM! Quase 700 postagens, incluindo esta aqui. Uau! Venho, através desta postagem, cumprimentá-los pela última vez. A razão, que pode deixar algumas pessoas tristes, e outras talvez nem tanto, é que com esta postagem, estou fechando meu blog. Sim, este é o fim. Esta é uma decisão que, para mim, pessoalmente não é fácil! Mas penso ser a coisa certa a se fazer neste momento que estou vivendo.

Vejam, eu comecei a escrever resenhas em 2003, quase 17 anos atrás. Ao longo dos anos, muitas coisas mudaram. Até o ano de 2015, eu escrevia só para o site Whiplash.net, e fazia meus comentários sobre filmes pelas minhas contas no IMDB e pelo Facebook; e então, eu decidi inaugurar este blog aqui, inspirado na série Sherlock e em sites como Omelete, Cinema com Rapadura, Jovem Nerd, Judão, e por aí vai. Então eu decidi que meu blog iria abordar um pouco de tudo da cultura pop, desde filmes e música, até quadrinhos, livros, video-games, e até shows que eu fosse.



O primeiro ano foi mágico, eu estava vidrado na minha novidade, e ainda morava apenas com minha esposa. Escrevia como um doido, publiquei no site até resenhas que eu havia feito em outros lugares anos antes de inaugurar meu site, no IMDB, no Filmow, no Whiplash, no Facebook, e por aí vai, para juntar tudo em um endereço só. E olha que eu ainda estou vendo se não ficou alguma coisa para trás! E continuei escrevendo coisas novas feito louco. Fiz um mega-hiper-master-blaster especial do Batman com diversas partes, englobando praticamente tudo sobre o personagem no cinema, na TV e nos games. Fiquei realizado com este feito. Também fiz um especial de Mad Max, juntando textos do Facebook que eu havia escrito no ano anterior, um sobre Back to the Future, um sobre Terminator e ainda um sobre a trilogia clássica de Star Wars. Falei sobre games, sobre quadrinhos, algo sobre livros, e continuei falando sobre música. Foi um ano de estreia fabuloso. Claro, quando eu olho para trás, vejo muita coisa que eu teria, hoje em dia, escrito de forma bem diferente, mas o legal é isso, é você ver sua evolução como escritor ao longo dos anos; é um exercício muito interessante de se fazer.

O problema é que eu achei que eu conseguiria manter esse ritmo nos próximos anos, mas aí em Janeiro de 2016, minha esposa confirmou que estava esperando nossa filha. Fiquei radiante, claro, mas tivemos que mudar grande parte de nossa dinâmica para nos adaptar à realidade de sermos pais, e a coisa ficou ainda mais apertada em Agosto do mesmo ano, quando nossa filha nasceu. Foi aí que morreram grande parte dos especiais e coisas que eu estava planejando para o site. Mas a vida é assim. E me dou por feliz que ainda consegui realizar as coisas que realizei, como o especial sobre a DC, por exemplo, e mais feliz ainda por ver minha menina cada vez mais apegada conosco; ela nos é motivo de muito orgulho. Deus nos deu um grande presente.



Enfim, vieram os anos de 2016, 2017 e 2018, o entremeio do meu blog. Já no início de 2016 eu resolvi promover uma pequena mudança de visual no meu blog, mudando um pouco a cor de fundo (era mais azulado no começo), a foto de background e o banner. Foram mudanças que fizeram o visual do blog ficar bem mais agradável, na minha opinião. Em Março de 2016 eu fiz uma postagem sobre 2001: A Space Odyssey, e em Abril eu comecei a escrever uma série de 4 postagens estudando o filme. Na terceira postagem, eu percebi que 4 postagens seriam pouco, e resolvi aumentar para 5 postagens. fiz 4 postagens em 2016, e comecei a estudar e ler um pouco mais para fazer o final do filme, que era bem complexo. Todo este trabalho me tomou um pouco mais de um ano. Fiz duas postagens desse estudo em Abril de 2016, nos dias oito e 21, outra em Setembro e outra em Novembro do mesmo ano, e parei por aí. Só fui concluir com a última postagem desse estudo em Janeiro de 2018, após uma longa pesquisa. Me orgulho muito de ter escrito esse estudo, sempre quis fazer algo do tipo, talvez sejam as postagens que mais me dão orgulho do blog.

Além disso, comecei a compôr uma série de especiais para o blog, desde especiais para a DC, quanto para a Marvel, e outros tipos de universos compartilhados. Entre esses especiais, em 2017, teve o especial sobre o universo do DCEU, em que eu descrevi todos os grandes heróis da DC que iriam aparecer nos filmes. Também gostei muito de fazer isso.

Em Junho de 2016, eu comecei a fazer algo que me arrependo em certo aspecto, mas nem tanto assim, pois me serviu de lição, então eu deixo esse momento "vergonha alheia" no site. Foi quando eu comecei a acompanhar Dark Knight III: The Master Race. Foi uma das piores experiências em quadrinhos que eu já tive na vida, e depois que acabou, jurei que jamais iria voltar a ver qualquer porcaria do Frank Miller que aparecesse por aí. Mas eu acionei o modo zoeira e mandei o louco para o Miller, para poder lidar com toda a insanidade que ele escreveu. Vou deixar no site para me lembrar de não ir mais atrás desse cara.

Em Agosto de 2017 eu declarei o término de uma sessão de meu blog, Canto do Cisne. Era tanto artista bom morrendo, que eu já não estava mais aguentando fazer tanto especial para isso. Foi uma coisa boa cancelar isso, me fez ter uma atmosfera melhor. Foi uma fase medonha, eu nunca havia visto, na minha vida, tanto artista bom morrendo em tão pouco tempo.

Por fim, veio o derradeiro ano do meu site e a terceira e última fase dele.



Este último ano, eu tenho que confessar a vocês, eu levei ele realmente no arrastão. Nas coxas mesmo. Muitas vezes tinha preguiça de escrever, já começava a sentir os efeitos de burnout, e por causa disso, por vezes precisava desaparecer por longos períodos de tempo sem escrever nada, para descansar, porque família, trabalho, e a situação caótica do país eram coisas que me cansavam demais e me tiravam o sossego. Mas eu me dispus a fazer um quinto ano de blog da melhor maneira que eu pudesse, mesmo sem tempo ou ânimo, ou com a cabeça cheia de problemas.

No âmbito do cinema, me propus, desde o começo do blog, a resenhar um filme que fui assistir exatamente após a sessão, quando eu tivesse chegado em casa, e as ideias do filme ainda estivessem frescas na minha cabeça. Mas eu já não estava mais dando conta de fazer isso, e por vezes ficar até algumas horas madrugada adentro pensando, tinha dias que a inspiração era difícil de chegar, e eu estava preocupado com outras coisas, mas eu ficava lá firme, sentado na cadeira, escrevendo para falar sobre o que fui assistir. E não me entendam mal: no começo, era muito divertido. Até o terceiro ano foi assim, divertidíssimo, eu chegava empolgado em casa para falar de algo. Mas de repente as coisas mudaram. Problemas, responsabilidades, família, o cinema virando panfleto político-ideológico e os filmes cada vez piores, foi me batendo um desânimo dia após dia, especialmente a respeito dos filmes de quadrinhos, que eu sempre me empolgava para lhes apresentar.

Mas mesmo assim, tive uma grata chance de fazer algo diferente neste ano que passou: uma matéria sobre o Google Chromecast, um acessório muito bacana que descobri ano passado, e me apaixonei.

----------

No mais, continuei a escrever sobre música, coisa que eu já fazia desde 2003, e sobre alguns livros e quadrinhos que eu lia, e até mesmo sobre games. Também escrevi sobre shows que eu fui assistir, mas como minha filha nasceu, ficou meio inviável eu frequentar shows depois de Agosto de 2016, então eu deixei a sessão aberta e ativa, mas não escrevi mais. Não me arrependo de nada. Faria tudo de novo se estivesse começando hoje; talvez certas coisas eu faria de forma diferente, mas mesmo assim, faria.



E eu tive a felicidade de me manter íntegro até o último minuto. Escrevi não para agradar os outros, mas para ME agradar em primeiro lugar. Mantive a integridade, a coerência, e fui sincero com todos, cada vez que me sentava para escrever. Escrevi com a cabeça e com o coração. Nunca me preocupei com audiência. Isso nunca me preocupou nem mesmo por um segundo sequer. Mantive sempre o tom pessoal e falei exatamente aquilo que eu pensava, inclusive nessas últimas matérias que eu escrevi agora em Janeiro de 2020. Quem gostou, gostou, muito obrigado! Quem não gostou, paciência! Nem mesmo Cristo conseguiu agradar a todos.

Portanto, para quem tem interesse de continuar a me seguir, eu lhes convido a vir para meu novo endereço, o site OPINIÃO SONANTE. Lá, eu continuarei meu trabalho de escrever, mas me dedicarei somente à música, ou seja, continuarei o trabalho que já venho fazendo com música desde 2003. A quem estiver interessado, me visitem por lá a partir de agora.



A CIÊNCIA DA OPINIÃO nasceu como uma proposta de espalhar a cultura popular. Nasceu como uma proposta de eu me expressar. Nasceu porque eu sempre amei essa cultura popular, e gostaria de fazer com que outras pessoas também a conhecessem, incluindo aí os artistas independentes que tanto lutam para fazer seus trabalhos.

Mas o motivo de eu estar parando, na verdade são três:

- porque a cultura popular de hoje já não me encanta tanto quanto a cinco anos atrás, dada a grande guinada para a panfletagem político-ideológica que vem tomando;

- porque eu pensei que somente eu conseguiria dar conta de tantas coisas, mas no final percebi que eu fazer tudo sozinho, ou seja, falar de música antiga e nova, cinema antigo e novo, games antigos e novos, livros antigos e novos, quadrinhos antigos e novos, e etc, tudo sozinho, era mais do que uma pessoa conseguiria dar conta. Basta perceber que por mais que eu quisesse falar de música, e de outras coisas, eu não estava mais dando conta de acompanhar tudo;

- e finalmente o motivo principal: tenho outros projetos aos quais quero me dedicar. Escrever outras coisas, estudar mais, ter mais tempo para minha família, e me preocupar um pouco menos. Assim, se eu fosse continuar a escrever sobre algo que eu realmente iria sentir falta se parasse, preferi que fosse a música. Vou deixar uma ou outra opinião sobre outras coisas no meu novo blog para manter um certo legado deste aqui, mas estarei agora muito dedicado a fazer com que as pessoas recuperem o gosto pela boa música... entre os outros projetos que quero realizar.

Antes de me despedir mesmo, uma curiosidade: talvez alguém esteja se perguntando a razão de eu estar fechando o meu blog em 25 de Janeiro às 21:45. É porque ele foi oficialmente inaugurado nesta data e nesta hora, em 2015. Minha postagem de inauguração está aqui neste link se você quiser vê-la. Por isso estou fechando ele agora, neste momento, para contar 5 anos exatos de existência! É... hehehe, eu sou meio sistemático, admito!

Muitíssimo obrigado a você que me acompanhou até aqui! Se for me acompanhar no meu novo blog, será muito bem vindo, mas se não for me acompanhar, paciência, até mais para você, a gente se encontra por aí. De repente, um dia, quem sabe, eu resolva reabrir este meu blog, não sei, vou deixar esta janela aberta, mas não prometo nada. Até este momento, SE ele acontecer, A CIÊNCIA DA OPINIÃO permanecerá fechado.

No entanto, este blog é como uma semente que eu plantei lá em 2015, e ela germinou em uma linda e frondosa árvore. Eu passarei aqui de vez em quando para atualizar algo que já existe, principalmente nas postagens de música, aguar essa árvore, conversar com ela, aparar as folhas, essas coisas, para que a árvore não morra e viva bastante tempo. O meu blog não sairá do ar, pelo contrário, ficará aqui para que você sempre possa visitá-lo e ler um texto antigo meu. Mas estarei focado em outras coisas.

Novamente, muito obrigado a todos por 5 maravilhosos anos, e adeus! Até um dia!

2 comments:

  1. Que pena... todos os blogs estão acabando... Filmes para Doidos e agora esse.

    ReplyDelete
  2. Cheguei aqui pelo mega-hiper-master-blaster especial do Batman e acabei lendo bastante coisa, inclusive algumas matérias do Opinião Sonante. Parabéns Ricardo, você tem uma ótima escrita mano! Nem tudo dura pra sempre, mas se foi bom enquanto durou, é o suficiente para se deixar uma marca. Sucesso pra você e sua família, e quem sabe um dia a escrita não volte hahaha. Valeu!

    ReplyDelete