Sunday, April 5, 2015

ESPECIAL: Batman na Tela - edição 0

Quando eu era moleque, eu adorava ler HQs. Essa paixão cresceu comigo, e minha estante de livros também é populada com o melhor da 9ª arte... em sua grande parte. Dentre os personagens de HQs que eu sempre gostei, como por exemplo Superman, Homem-Aranha, Wolverine, há um que se destaca, me influencia e me inspira até hoje, o Batman. Você sabe de quem estou falando, não? Bom, se não sabe, então saia de sua caverna agora e vá googlar por aí, porque eu não vou perder meu tempo explicando pra você quem é o personagem da ficção mais reconhecível desde 1939, ano em que foi criado pelos quadrinistas Bill Finger e Bob Kane.

Um filme com Batman como protagonista é como mel para as abelhas. Sim, você nem precisa ter um elenco de atores conhecidos como chamariz do seu filme, somente a figura do Batman sozinha vai garantir a sala de cinema lotada e o sucesso da bilheteria. Este é o tamanho da força que este personagem detém.

"Ah, mas eu sou um diretor complexo que elabora tramas de sucesso no Oscar e meu filme é mais forte!"

Pffhihihihihihi!!! Que bonitinho!!

Meu caríssimo diretor, eu vou dizer o que você é: você é aquela carrocinha de hambúrguer que fica na calçada implorando por um cliente enquanto do outro lado da rua tem um Burger King, entendeu? Pois é. Sem desmerecer o seu filme, que realmente foi projetado com gosto, emoção, e com certeza vai ganhar Oscars na premiação do ano que vem, meu caro, mesmo assim, o filme que tem o Batman como protagonista vai dar mais audiência que o seu. Pode não ganhar Oscars, mas que vai ter mais público, isso vai.

E isso é graças à fundação forte que o Batman tem nas HQs. Claro, sendo HQs, existem vários escritores escrevendo, então é claro que mesmo nas próprias HQs vão ter discrepâncias de visão quanto ao personagem. Isso é óbvio. Mas em relação aos pontos principais que todo escritor trabalha com o personagem, como força, integridade, ter um código próprio de ética que permite o personagem agir a margem da lei e nunca, nunca matar sob qualquer circunstância, estas são coisas que qualquer escritor do personagem segue ao pé da letra, como se fosse uma cartilha.

Agora, sim, é verdade que nos primórdios o Batman matava os bandidos? Sim, é verdade. Ele até carregava um revolver em seu cinto para eventualidades, como vemos nesta sequência:


Ou em sua primeira história, "The Case of the Chemical Syndicate", publicada em Maio de 1939 na revista Detective Comics #27, em que vemos um capanga ameaçando Batman, para logo depois o morcego virar um murro no vilão, que cai e morre em um tanque de produtos químicos, com Batman dizendo logo em seguida "um fim apropriado para o tipo dele", ou seja, sem demonstrar remorso algum pela morte do vilão.


Então sim, o Batman já foi mortal no começo. Mas isso acabou ficando de lado na publicação Detective Comics, quando saiu Batman #1 em 1940, que marca a primeira revista própria do personagem, e onde o morcego muda de postura por achar que matar só iria fazer com que ele fosse igual àqueles que combatia.

Enfim, o morcego já ganhou diversas visões ao longo destes 76 anos de existência, sendo algumas muito reconhecidas e outras nem tanto. Mas o que pretendemos aqui é traçar um histórico do personagem em suas aparições fora dos quadrinhos, ou seja, no cinema, na tela da TV, nos videogames, enfim, onde quer que ele tenha ganhado adaptações de suas histórias. Os sucessos os insucessos, tudo que já se foi feito com o morcego em todos esses anos.

Vale então, antes de começarmos a fazer isto, traçar um pequeno panorama das origens do Batman e seu universo em sua própria mídia de formação. Fazia mais ou menos um ano que a Action Comics estava faturando com seu Superman, criado em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster. A Detective Comics estava precisando de um personagem com apelo semelhante para concorrer com o sucesso do recém-criado homem de aço. Então Bill Finger e Bob Kane, inspirados pelas histórias do Zorro, literatura pulp-fiction, pelos filmes noir da época e por toda aquela atmosfera do cinema em preto e branco, especialmente por produções como a peça de teatro "The Bat", de 1920, que foi inclusive adaptada para filme em 1926, 1930 e 1959 e o livro "The Man Who Laughs" de Victor Hugo, escrito em 1869 e adaptado para filme em 1926 e 2012, foram pegando um elemento daqui, outro dali e assim, criaram o vigilante da cidade de Gotham City junto a outros autores, como Jerry Robinson, responsável pela criação de dois personagens primordiais da mitologia do morcego, o Joker e Robin.

Algumas das inspirações que originaram o universo do Batman: o vilão homem-morcego e o herói desfigurado Gwynplaine nos filmes de 1926 e 1928 e A Marca do Zorro em 1940.

Assim nascia então um dos personagens mais adultos e sombrios da literatura de quadrinhos, voltado para o público juvenil. E Batman era mesmo tachado pela imprensa como um personagem pra lá de sombrio, basta conferir suas primeiras histórias publicadas na revista Detective Comics. Tão sombrio que os críticos ficavam constantemente pegando no pé da editora em relação ao Batman não ter um simples personagem com a qual as crianças pudessem se identificar. Nasce assim o Robin em 1940, que veio para suprir exatamente esse mimimi dos críticos. Não fosse isso, Batman não teria ganhado, alguns anos depois, histórias tão coloridas e demasiadamente infantis na Era de Prata dos quadrinhos. As histórias sombrias porém, voltariam nos anos 70 e passariam a seguir esse rumo, cada vez mais violentas e adultas, tendo o seu ápice nos anos 80, quando saíram histórias muito importantes da mitologia do morcego, como The Dark Knight Returns (O Cavaleiro das Trevas) e Year One (Ano Um), ambas de Frank Miller, The Killing Joke (A Piada Mortal) de Alan Moore, The Cult (O Messias) de Jim Starling e muitas outras mais.

Os criadores originais do mundo do Batman nas HQs: Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson

As produções sobre o homem-morcego, tanto para cinema e TV quanto para videogames só podem ser classificadas na história de uma maneira: inconstantes. Inconstantes em qualidade, inconstantes em proposta, inconstantes em praticamente tudo. Cada autor tem sua visão própria de como o Batman deve ser tratado. E isso, como já foi mencionado acima é graças às várias visões de escritores de quadrinhos mesmo.

Portanto, caro leitor, fecho esta edição 0 de nosso especial lhe desejando uma boa leitura e que você aproveite o máximo este especial que lhe preparei. Vamos ver se até o lançamento do novo filme estrelando o Batman e o Superman em 2016 eu consigo te passar todo o conhecimento nerd que eu puder sobre este, que sempre foi e sempre será para mim, o melhor herói de HQs já criado na face da Terra.

Toda quinta-feira você terá uma edição nova até dia 24/12/2015, que será o dia que fecharei este especial para aguardar com você o novo filme do Cavaleiro das Trevas com o Homem de Aço, Batman v Superman: Dawn of Justice (Batman vs Superman: A Origem da Justiça), que tem sua estreia marcada aqui no Brasil no dia 24 de Março de 2016. Também estou com planos de desenvolver um pequeno especial sobre o Superman para aproveitarmos a ocasião da união destes dois heróis, algo tão esperado pelos fãs por anos no cinema.



Alguns games eu não serei capaz de falar sobre, uma vez que não cheguei a jogá-los, e algumas séries animadas também ficarão de fora simplesmente por não terem causado um grande impacto no cenário, não valendo aí a menção, ou porque eu não cheguei a assistir mesmo, outras serão obrigatórias eu falar aqui, mas vou tentar fazer pelo menos uma pequena menção sobre este material que ficará de fora. Quanto aos filmes live action, falarei de todos eles, um por um; os filmes animados eu falarei apenas dos mais importantes, aqueles que realmente considero imperdíveis, pois são muitos, inclusive existem alguns que valem mencionar que são filmes da Liga da Justiça, mas a figura do Batman é tão central e tão importante que não posso deixar de fora. Os longas de animação também constarão aqui e certamente que eu não poderia deixar de fora produções mais recentes, como a série de TV Gotham e a excelente série de games da Rocksteady/Warner, Batman Arkham. OK? 

Então, sem mais delongas, tem início o...

ESPECIAL BATMAN NA TELA!

Checklist:
- 01ª edição - CINESSÉRIE: The Batman (O Morcego) (1943);
- 02ª edição - CINESSÉRIE: Batman and Robin (A Volta do Homem Morcego) (1949);
- 03ª edição - FILME: Batman: The Movie (Batman: O Homem-Morcego) (1966);
- 04ª edição - SÉRIE: Batman (Batman) (1966-1968);
- 05ª edição - CURTA: Bátima: Feira da Fruta (1981);
- 06ª edição - FILME: Batman (Batman) (1989);
- 07ª edição - SÉRIE: Batman: The Animated Series (Batman: A Série Animada) (1992-1995);
- 08ª edição - FILME: Batman Returns (Batman: O Retorno) (1992);
- 09ª edição - FILME: Batman: Mask of the Phantasm (Batman: A Máscara do Fantasma) (1993);
- 10ª edição - FILME: Batman Forever (Batman Eternamente) (1995);
- 11ª edição - FILME: Batman & Robin (Batman e Robin) (1997);
- 12ª edição - SÉRIE: The New Batman Adventures (As Novas Aventuras do Batman) (1997-1999);
- 13ª edição - FILME: The Batman Superman Movie (Batman e Superman: Os Melhores do Mundo) (1997);
- 14ª edição - FILME: Batman & Mr. Freeze: SubZero (Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero) (1998);
- 15ª edição - SÉRIE: Batman Beyond (Batman do Futuro) (1999-2001);
- 16ª edição - FILME: Batman Beyond: Return of the Joker (Batman do Futuro: O Retorno do Coringa) (2000);
- 17ª edição - GAME: Batman: Vengeance (2002);
- 18ª edição - FILME: Batman: Mystery of the Batwoman (Batman: O Mistério da Mulher-Morcego) (2003);
- 19ª edição - CURTAS: As fan fictions de Batman (2003-2014);
- 20ª edição - FILME: Batman Begins (Batman Begins) (2005);
- 21ª edição - FILME: Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008);
- 22ª edição - FILME: The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas) (2008);
- 23ª edição - FILME: Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009);
- 24ª edição - GAME: Batman: Arkham Asylum (2009);
- 25ª edição - FILME: Batman: Under the Red Hood (Batman: Contra o Capuz Vermelho) (2010);
- 26ª edição - FILME: Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010);
- 27ª edição - FILME: Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011);
- 28ª edição - GAME: Batman: Arkham City (2011);
- 29ª edição - FILME: Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012);
- 30ª edição - FILME: The Dark Knight Rises (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) (2012);
- 31ª edição - FILME: Batman: The Dark Knight Returns (Batman: O Cavaleiro das Trevas) (2012(parte 1)/2013(parte 2));
- 32ª edição - GAME: Batman: Arkham Origins (2013);
- 33ª edição - FILME: Son of Batman (O Filho do Batman) (2014);
- 34ª edição - FILME: Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014);
- 35ª edição - SÉRIE: Gotham: Season 1 (Gotham: 1ª temporada) (2014-2015);
- 36ª edição - FILME: Batman Vs. Robin (Batman Vs. Robin) (2015);
- 37ª edição - ESPECIAL: Deixados para trás;
- 38ª edição - ESPECIAL: Reflexões sobre o futuro e fechamento.














    



                                                                               
                                                                                                                         Ir para edição 1






No comments:

Post a Comment