Friday, June 16, 2017

HQ: Lobo: Portrait Of A Bastich (O Evangelho Segundo Lobo)

Nota: 9 / 10

Hoje eu vou apresentar pra vocês um personagem da DC que é um verdadeiro escroto. Um lixo, um desperdício de vida na galáxia. Um tremendo filho da puta de marca maior. Um ser totalmente desprezível, daqueles que você não gosta sequer de imaginar estar ao lado. Mas tão divertido! Puta que pariu, como é divertido!!

O verdadeiro significado de anti-herói se encontra na persona do Lobo, mais conhecido na galáxia, como o Maioral, ou, se você preferir o original em inglês, "The Main Man".

Você certamente não deve conhecê-lo, e eu já adianto, a culpa não é sua! Por isso, e porque eu andava precisando de algo mais divertido pra ler, eu trouxe a vocês uma indicação de HQ para conhecerem melhor esse bastardo caçador de recompensas da galáxia. Vem comigo!

Manja o Deadpool, da Marvel? Pois é, imagina se o Deadpool fosse muito mais casca grossa, filha da puta (mais do que já é) e trabalhasse no espaço... sim, isso mesmo! Seria o Lobo, o último czarniano. Muito embora muitos fãs da DC irão te dizer que o Deadpool é mais baseado no Deathstroke da DC, mas eu digo que só o traje é meio parecido, amigão, o Deadpool tá mais pra Lobo mesmo; um Lobo suavizado, verdade seja dita.

Este encadernado inclusive já dá a tônica no verso, com a mensagem de aviso: "esta edição não é recomendada para nerds, babacas, imbecis, menininhas, nem para fragilinos ou fracos de coração". Olha, com uma descrição dessas sozinha, já me convenceu de cara a pegar a HQ pra ler. Ela me faz pensar também se essas histórias, feitas no início dos anos 90, tivessem sido concebidas hoje, cara!... ia ter tanto, mas tanto mimimi por aí da patrulha do politicamente correto, que a minha vontade seria de contratar o Lobo em pessoa para degolar essa gente chata!

Essa é uma das principais características dessas histórias clássicas do maioral: não tem frescuras; se ofendeu? Dane-se! Você não é o centro do universo! É assim que eu gosto. E é exatamente essa a sensação que você tem de ler uma HQ clássica do Lobo. Diversão garantida.

Eu disse no começo que o Lobo é um escrotão, não é? Mas ele também tem uma ou duas qualidades em meio a sua panca de escória do universo: ele cumpre as suas promessas, por exemplo; se ele fez um contrato contigo prometendo entregar um assassinato, ou um resgate, ou qualquer coisa dessas, ele faz de tudo para que o contrato seja cumprido; é um cara de palavra! Você tem que reconhecer que essa é uma puta qualidade, não é? Sim, é! Outra qualidade? O cara é bom no que faz, mesmo que o que ele faça não seja bonito, como diria o Logan.

As histórias dele sempre estão recheadas de palavrões, violência extrema, gráfica mesmo, carnificina, e muita filhadaputisse! O Lobo, com aquela sua persona "adorável", que caminha pelo sarcasmo, pela indiferença e pelo senso de humor negro, cabuloso mesmo faz dessas coisas as melhores atrações de suas histórias. O cara não mede as palavras. Se ele te acha um babaca, ele fala na cara, não fica com frescuras. Se ele tá sem grana e tua cabeça tá a prêmio, é melhor você correr! E se você vem pelas costas dele, todo baboso, e pousa a mão no ombro do Maioral, cara, olha... certifique-se de que você tem muito apreço pela sua mão, porque o Lobo tá simplesmente cagando montes pra você, a não ser que você tenha dinheiro pra ele.

As duas histórias contidas aqui neste encadernado são duas das melhores histórias já escritas com o personagem. Elas representam perfeitamente a essência caótica, exagerada e nonsense do personagem criado em 1983 por Keith Giffen e  Roger Slifer, então vamos conferí-las um pouco.

1. The Last Czarnian (Nov/1990 - Fev/1991)
Título em português BR: O Último Czarniano
Roteiro: Keith Giffen, Alan Grant
Desenhos: Simon Bisley, Keith Giffen
Arte final: Simon Bisley
Colorista: Lovern Kindzierski
Letrista: Todd Klein

Este primeiro arco já cai matando. O Lobo tá puto da vida com uma biografia não-autorizada que fizeram dele, e quer escalpelar quem quer que seja que tenha escrito o negócio. Só que ele recebe um chamado da L.E.G.I.A.O. através do comandante Vril Dox, e tem que interromper seus planos de vingança para partir para uma missão de resgate, onde ele teria que escoltar uma senhora czarniana, a senhora Tribb, que havia sido a professora de Lobo quando estava na escola e era molecão.

Desnecessário dizer que o maioral ficou doido de raiva, até porque foi ela que escreveu a biografia dele. E Vril Dox queria que ela fosse entregue viva. Viva, sim... mas não necessariamente inteira. Lobo decepa as pernas da senhora Tribb (que crescem de novo, então tudo bem) porque a velhota ficava tentando escapar de sua custória em todo bar que ia, em todo lugar que passava na galáxia.

Dessa forma, Lobo vai criando confusão durante toda a trajetória. A senhora Tribb nunca pára de falar com ele, nem mesmo com as pernas decepadas. O Maioral sofre contratempos, mas acaba cumprindo o contrato, deixando o twist bem para o finalzinho da história e uma tremenda dor de cabeça para seu contratante, Vril Dox.

A história é entremeada de algumas páginas em preto e branco, contando um pouco, de forma ironicamente "séria", sobre as origens do Lobo; elas também mostram alguns boletins escolares que ele teve quando mais jovem. Fora isso, é o nonsense, os exageros, e toda aquela atitude casca-grossa e imprópria pra menores que se espera de uma história do Lobo. Os desenhos altamente carregados de traços de Simon Bisley também ajudam a gente a entrar no clima do nonsense. É uma das histórias nonsense mais divertidas que eu já li e se você é um cara que não tem frescuras, eu recomendo muito que vá atrás.

A próxima história é ainda mais divertida!

2. Lobo's Back (Mai/1992 - Nov/1992)
Título em português BR: Lobo Está Morto
Roteiro: Alan Grant, Keith Giffen
Desenhos: Simon Bisley, Christian Alamy
Arte final: Simon Bisley, Christian Alamy
Colorista: Lovern Kindzierski, Daniel Vozzo
Letrista: Todd Klein

Aqui a doideira é ainda mais exagerada! Lobo está meio falido; tão falido que está disposto até a entregar o próprio amigão dele do trampo para ganhar uma grana extra. Só que aí ele vai até Ramona, uma contato dele, e ela diz que estão oferecendo uma grana com bônus pra ele caçar um tal de Privada, ou em inglês, Loo (literalmente "banheiro"!), que já inclusive chega matando (literalmente mesmo) na história, decapitando um cara sem muita razão. Esse Privada faz tão juz ao nome, que tem até uma gosma nojenta pendurada nele, um outro ser espacial, que parece com merda, chamado Fezes. Coisa mais porca e bizarra! Bom, a questão é que quando eles se encontram, tem um quebra pau, e o Privada acaba matando o Lobo. No que o maioral morre, ele vai pra fila de entrada no céu!

Hahahahahahahahah! Não, pera...

Enfim, o negócio lá no outro plano termina não dando muito certo. O Lobo é tão sujo, tão imoral, tão mal, tão impuro e canalha, que nem mesmo o capeta quer que ele vá pra lá, e no céu ele não pode ficar, então o gerente lá do Todo Poderoso inventa de usar o recurso da reencarnação pra mandar ele de volta pra cá. Só que quando uma alma reencarna, ela nunca volta a mesma coisa, e também corre o risco de não voltar no mesmo tempo dela! Resultado: Lobo volta como uma mulher-Lobo peituda com bração peludo enorme, e fica muito puto da vida! Para piorar, mandam ele de volta na época da Segunda Guerra Mundial. Aí ele surta de vez e se vê disposto a morrer de novo, só pra voltar lá pra cima, esganar o gerente, e reencarnar de novo no seu corpo certo, no seu tempo certo.

O divertido na história é que ele volta pelo menos umas 3 vezes! E nas três vezes, ele escalpela gente lá no céu, ameaça um monte de almas, "mata" algumas, entre aspas mesmo, porque não se pode matar o que já morreu, enfim... apronta um verdadeiro inferno por lá. Depois mandam ele de volta de novo, só que dessa vez como um esquilo! Lá vai ele morrer de novo pra tentar outra vez. Tenta até conseguir voltar exatamente para a mesma hora que morreu e se livrar do Privada. O final é puro humor-negro, e do melhor!

E quanto ao céu? Hahahahah! Ficam tão traumatizados com o Lobo por lá, que é determinada uma regra para nunca, jamais matarem o cara de novo, só pra não precisarem ter ele por lá outra vez. Ou seja, o Lobo se torna imortal por que nem o céu e nem o inferno querem ele por perto! Completamente sem-noção! Claro, isso nem de perto soa como um escárnio à religião ou coisa do tipo, religião nem sequer é mencionado aqui, é apenas uma ideia doida envolvendo um dos personagens mais divertidamente bizarros já criados no selo da DC.

Lobo essencial

Este é o Lobo. Algo também que faz deste encadernado algo essencial para quem deseja conhecer o personagem, é também o fato destas serem histórias envolvendo roteiro e desenhos do próprio criador do personagem, Keith Giffen.

Neste encadernado se encontram duas boas histórias do maioral que vão te divertir a valer e te dar uma noção bem ampla sobre o personagem, que é um dos mais obscuros do selo DC. Eu penso que já está na hora da DC fazer algo com ele, seja em um filme animado, ou no cinema. Em séries do Superman e da Liga da Justiça, tanto a série clássica do DCAU, quanto a nova de agora, Justice League Action, você pode ver uma adapação animada do personagem, mas suavizam demais ele.

Se você estiver curioso para vê-lo em animação, há um episódio duplo chamado The Main Man, episódios 9 e 10 da série Superman: The Animated Series, um episódio da série totalmente focado no Lobo. Porém, como eu disse, bem suavizado se comparado com a HQ, mas divertido de se ver, e fiel à natureza do personagem nos quadrinhos. É bem legal; Lobo caça uns caras por aí, vai pra Metropolis, rende uma delegacia de polícia inteira, troca socos com o Superman, ameaça civis, canta a Lois Lane, depois ele e o Super vão pra uma aventura no espaço, porque ambos foram capturados, e tem que unir forças pra escapar de onde se encontram. Tem roteiro do Paul Dini, trilha sonora mais rock'n'roll, e é bem bacana. De qualquer forma, seria legal se a DC fizesse alguma coisa mais madura com o personagem fora das hqs. Se a Marvel fez com o Deadpool, a DC pode muito bem fazer também.

Enquanto isso não acontece, saboreie este ótimo encadernado do Maioral, um apetitoso começo para conhecer melhor o personagem mais zoado da DC! Mas fique longe da versão do personagem dos Novos 52, é um completo desastre, e graças a Deus foi cancelado. Acho que teve mão czarniana nesse meio... não se pode ignorar o cara, quando ele vem e diz: "ninguém sacaneia com o maioral e vive pra contar a história!"

Lobo: Portrait Of A Bastich (2008)
Título em português BR: O Evangelho Segundo Lobo
Editora: DC Comics
Formato: Encadernado
Editores: Art Young, Dick Giordano

No comments:

Post a Comment