Thursday, July 2, 2015

FILME: The Batman Superman Movie (Batman e Superman: Os Melhores do Mundo) - especial Batman na Tela: edição 13

Fãs de HQs como eu sempre adoram os crossovers entre seus personagens favoritos. É por isso que existem superequipes de heróis como a Liga da Justiça ou os Vingadores. Gostamos de histórias profundas, épicas, desenvolvendo a psique dos personagens também, mas às vezes não é isso que queremos, é muito bom deixarmos essas histórias épicas um pouco de lado de vez em quando para vermos estes nossos queridos personagens simplesmente interagirem e serem eles mesmos. Por quê? Oras, caro leitor, porque é divertido, simplesmente isso! São aquelas histórias em que nós não queremos coisas muito grandes ou sofisticadas, queremos apenas um pouco de ação, ver nossos heróis e vilões favoritos trocarem socos e pronto. É disso que precisamos. The Batman Superman Movie tem exatamente essa proposta, juntar dois heróis e dois vilões e deixar a coisa rolar. Não é uma história para quem acabou de conhecer estes personagens, mas sim para nós, os fãs, para as pessoas que já os conhecem em grandes detalhes.

Pense como quando você era moleque e brincava com seus bonecos de ação com seus amigos, inventava histórias e etc, lembra disso? Eu me lembro! Grandes tardes de aventuras com meu irmão e nossos amigos de escola e de rua. Brincávamos até cansar com nossos bonecos de ação, bolando mil e uma aventuras. Pois é, é exatamente isso que este filme nos proporciona, este sentimento de nostalgia que evoca. E em sua proposta, é divertidíssimo!

Este na verdade não é um filme, aliás, devo frisar bem isso. Originalmente este é um episódio triplo da série animada do Superman na TV, Superman: The Animated Series, chamado "World's Finest", em referência à revista antiga que reunia Batman e Superman em um mesmo lugar, série desenvolvida na mesma época que o departamento animado da DC estava colhendo os louros por seu grande sucesso com Batman TAS e iniciando sua nova empreitada no DCAU com TNBA, da qual já falamos em outro especial. Como o episódio de crossover entre Batman e Superman fez muito sucesso, então os criadores resolveram juntar os três episódios em um DVD e comercializá-lo como um filme animado de uma hora de duração. A empreitada se mostrou certeira. Aliás, isso se parece muito com o ato de pegarmos uma história da revista mensal de um herói das HQs e encaderná-la em um só volume, transformando-a em uma graphic novel, não é verdade? Pois é.




Os episódios foram originalmente exibidos na segunda temporada da série do Superman em 4 de Outubro de 1997. A trama é bastante simples: o Coringa teve todas as suas operações finalizadas em Gotham por causa do Batman, então ele vai para Metropolis e tenta fazer negócio com Lex Luthor e alguns outros capangas para matar Superman em troca de 1 bilhão de dólares de Lex. Bruce Wayne também vai a Metropolis para investigar algo e tem um projeto de robôs espaciais com a Lex Corp. para facilitar a exploração espacial, projeto esse que Bruce quer se desligar quando percebe que Lex tem algumas ambições excusas.

Temos portanto o Coringa, Harley, Lex Luthor e sua assistente Mercy Graves se juntando para caçar o Homem de Aço e o Cavaleiro das Trevas. No começo, quando os dois se juntam, eles se estranham um pouco e até trocam alguns golpes, mas depois deste momento inicial percebem que um precisa da ajuda do outro para deter inimigos em comum e acabam se transformando em bons amigos. Em uma outra subtrama, Lois Lane passa a se envolver amorosamente com Bruce Wayne e forma aí um triângulo amoroso com Clark Kent. Chega um ponto em que os dois descobrem suas verdadeiras identidades e passam a agir juntos para deterem o Coringa e Lex Luthor.

Uma traminha bem básica, não? E aí é que está a diversão da coisa. Não se trata de uma daquelas histórias épicas de Batman TAS ou da trama shakesperiana de Mask of the Phantasm, enfim, nada tão épico ou profundo, mas mesmo assim divertido. A história é muito parecida com uma história em quadrinhos dos dois personagens, e histórias em quadrinhos nos anos 70, 80 ou 90 costumavam ser bem assim. Claro, haviam as graphic novels e grandes eventos, onde se colocava sempre mais desenvolvimento de personagens e de mundo, mas fora isso, as histórias eram simples, simplesmente a luta do bem contra o mal feita de forma divertida e com a dedicação e o carinho de quem ama contar histórias de heróis. Este mesmo carinho e dedicação foi colocado aqui no filme por pessoas que amam o material base que tomam como inspiração.

É muito divertido, por exemplo, ver personagens como Harley e Mercy trocarem socos e farpas enquanto o Coringa e Lex discutem planos sentados em suas poltronas. Ou então quando Bruce e Superman, assim como eu ou você, discutem relações amorosas como dois caras normais, sem ficarem com heroísmos ou coisa parecida. Ou então a cena de tensão que se instaura quando o Coringa joga o seu ácido na roupa anti-kriptonita do Super para colocá-lo em contato com a pedra mortal e fica lhe aplicando choques. Algumas falas na animação até mesmo costumam ter aquele tom meio espalhafatoso de uma história clássica em quadrinhos, ou seja, esta é uma animação feita por fãs das histórias destes personagens e direcionada para fãs, simples assim!

E verdade seja dita, assim como eu falei lá em cima, para um fã de HQs, nada melhor do que ver dois de seus super-heróis favoritos se juntarem para combaterem seus piores inimigos. Estes momentos são coisas que eu pessoalmente adoro aproveitar e que falam alto ao meu coração de fã destes personagens que me inspiraram quando moleque quando eu brincava com action figures e ainda me inspiram após a idade adulta, mesmo se tratando de uma história mais leve e sem aprofundar a psique dos personagens. São aqueles momentos em que a gente simplesmente deixa os personagens que amamos serem eles mesmos, pois já os conhecemos, sabemos seus passados, conhecemos a personalidade de cada um, como pensam, como agiriam, etc, então, simplesmente queremos vê-los interagir, só isso. Sem muita profundidade ou tanta tridimensionalidade, apenas um bom roteiro, boa ação e pronto. É tudo que precisamos nestes momentos.

Apesar da animação ainda ter alguns vícios que se instauraram na série TNBA, como o visual mais pobre e simplório do palhaço do crime tão criticado pelos fãs da série antiga, The Batman Superman Movie nos proporciona a aventura que queremos e esperamos destes personagens tão queridos, e portanto eu recomendo, especialmente para os fãs.




Voltar à edição 12                                                                         Ir para edição 14




The Batman Superman Movie: World's Finest (1997)
Título em português BR: Batman e Superman: Os Melhores do Mundo
Nota: 8 / 10

Direção: Toshihiko Masuda
Produção: Haven Alexander, Alan Burnett, Paul Dini, Jean MacCurdy, Bruce W. Timm
Roteiro: Alan Burnett, Paul Dini, Stan Berkowitz, Rich Fogel, Steve Gerber (baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Jerry Siegel e Joe Shuster)
Trilha sonora: Michael McCuistion

Estrelando: Kevin Conroy, Tim Daly, Dana Delany, Clancy Brown, Mark Hamill, Arleen Sorkin, Lisa Edelstein, Bob Hastings, Efrem Zimbalist Jr., Robert Costanzo, George Dzundza

Trailer:

No comments:

Post a Comment