Monday, July 20, 2015

NO CINEMA: Ant-Man (Homem-Formiga)

Absolutamente incrível o que a Marvel vem fazendo com seus personagens no cinema. Tudo isso fruto de bom planejamento e execução. Resolvidas as histórias de seus personagens de maior escalão, o estúdio agora vem tratando de seus personagens mais obscuros, dando-lhes exatamente o mesmo tratamento que os grandões. E que me desculpem as piadas prontas aqui, mas o personagem do filme pode ser pequeno, mas está longe de ser insignificante! Desde o ano passado quando estreou o maravilhoso Guardians of the Galaxy, que as pessoas vinham assimilando a ideia da editora licenciar seus personagens de 4º, 5º escalão, suas crias mais obscuras e fazer delas bons filmes. Quem poderia imaginar que um guaxinim poderia se tornar um grande personagem de filme de super-herói até ano passado, certo? Pois é! E agora, estamos aqui novamente, vendo uma criação pequena crescer nas telas do cinema. OK OK, parei com as piadas, sério!


Confesso também aqui que, como leitor de HQs, eu não conhecia a história do Homem-Formiga. Sabia, claro, que ele existia e que era um personagem mais obscuro, um dos primeiros Vingadores, mas fora isso eu nem tinha ideia do que rolava em suas histórias, meu conhecimento sobre o Homem-Formiga sempre foi pequeno (ops, escorreguei, hehe!). E essa informação não passou desapercebida pela Marvel Studios, que tratou até de fazer referências ao primeiro Homem-Formiga nos quadrinhos. Um detalhe que, com certeza, não foi tratado de forma... bem...  insignificante.

Enfim, eu fui assistir esse filme nos cinemas sem saber muita coisa sobre o personagem. Esperava coisa pequena (OK, OK, sem mais piadas!), nada muito especial, no máximo uma Sessão da Tarde. E saí surpreendido. Pode-se dizer que o personagem cresceu no meu conceito. (droga, outra vez!)

A história é sobre Scott Lang (Paul Rudd), um ex-presidiário que está tentando retomar sua vida e consertar relações com sua família. Ele tem uma mulher e uma filha pequena, mas a princípio a aproximação parece incômoda. Ao mesmo tempo, no final dos anos 80, houve uma rixa com executivos relativos às empresas Stark que desenvolveram uma tecnologia para reduzir o tamanho das pessoas e aumentar a força delas, criando assim mini-super-soldados. Só que a fórmula acabou sendo escondida e o criador dela afastado. Anos depois ele conhece Scott e fica impressionado com suas habilidades como ladrão. Scott retorna à vida da bandidagem para realizar um trabalho de arrombar um cofre do Dr. Hank Pym (Michael Douglas), que inventou a fórmula e usava um traje que lhe permitia ficar do tamanho de uma formiga. Não só isso! O cara era porreta, até mesmo se comunicava com os insetos!

Então, para permitir que Scott tivesse um recomeço, tentando reerguer o ex-presidiário e lhe dando uma chance de se redimir, o cientista tenta convencê-lo a ser o próximo Homem-Formiga. Enquanto isso, um outro cara, Darren Cross (Corey Stoll, parecendo o Lex Luthor), está tentando monopolizar a tecnologia, inventando sua própria fórmula de encolhimento. Começa aí uma disputa que colocará em perigo as pessoas envolvidas com Scott e com o cientista.

O filme é muito legal, e faz diversas referências a outras obras. Ao mesmo tempo que é um filme de assalto bem ao estilo de Ocean's Eleven (Onze Homens e Um Segredo) ele também é um filme de infiltração, ao estilo Mission: Impossible, tem até uma cena em que o herói desce por uma corda exatamente igual ao filme de Tom Cruise. Também não pude deixar de lembrar de outras ideias cinematográficas, uma vez que os cenários digitais onde Scott interage com outras formigas se parecem muito com aqueles do filme Honey, I Shrunk the Kids (Querida, Encolhi as Crianças). Outras referências culturais durante a produção também não passam desapercebidas, como as tomadas que se parecem com 2001: A Space Odissey ou mesmo as notas de La Cucaracha, extremamente bem apropriada para o filme, e nesses momentos eu não conseguia tirar The Lost Boys (Garotos Perdidos) da cabeça, até mesmo porque o filme tem todo aquele sabor de blockbuster de verão bacana, como os que a gente assistia nos anos 80 e 90.

E diversão está com certeza no cardápio do filme. A comédia aqui é muito bem utilizada, até mesmo pelas escadas cômicas do filme, como o personagem Luis (Michael Peña), os momentos cômicos realmente funcionam e somente engrandecem a experiência; é impressionante como a Marvel tem essa capacidade de tirar sarro de si mesma, como quando Scott diz ser o Homem-Formiga e logo depois emenda "eu sei... não foi ideia minha"; ou como a primeira vez que Scott veste a roupa, ou mesmo quando ele invade o QG dos Vingadores e encontra por lá Sam Wilsom, o Falcão; a piada final dele é engraçadíssima. E divertido também é a hora que Scott e Darren estão se degladiando no meio de um trenzinho de brinquedo na casa da filha dele, é uma gag cômica atrás de outra gag cômica, todas com um timing muito bom e que são um deleite de acompanhar!

E dessa vez a Marvel caprichou nas sequências finais do filme. Temos uma após o iniciar dos créditos e outra no final dos créditos, fiquem no cinema, não saiam correndo, como se tivessem que tirar o pai da forca, porque senão vocês perdem! Aqui a Marvel não só garante a continuação deste filme, mas também já pavimenta a entrada do Homem-Formiga para o time dos Vingadores. Esperemos agora os acontecimentos. Ah, claro que também temos a clássica e já obrigatória aparição de Stan Lee, mas olha, até agora a melhor de todas as suas aparições para mim continua sendo a de Avengers: Age of Ultron.

Enfim, um filme ótimo, divertidíssimo e que passa tão rápido, apesar de seus 117 minutos de duração que você fica perguntando no fim "o quê? Já acabou? Ahh.."! Parece que é... ahm... pequeno (droga!) mas aqui a Marvel mostra novamente que... ah, quer saber, que se dane... a Marvel mostra novamente que ela consegue pegar até mesmo um minúsculo personagem de seu acervo e fazer ele crescer de tamanho e escopo em suas produções. Piadas a parte novamente, não percam este excelente filme de férias, é divertido, tem várias referências, tem drama e ação nas doses certas e eu te garanto que você não vai se arrepender!

Agora, vem cá, uma pergunta... como é que a menininha vai explicar aquela formiga de estimação dentro da casa dela, hein? Será que vão explicar isso? Ou vão deixar essa pequena questão sem explicação? E como vão explicar pra todo mundo aquele trenzinho minusculo de tamanho tão grande? Será que a questão é pequena ou microscópica? Pensando melhor... será que se não explicarem, isso vai ficar sendo um furo pequeno no filme? Será que um filme do Homem-Formiga tem pequenos furos ou furos normais? Ou não em furos?

Tá bem, tá bem, parei! Chega de piadas prontas! Moral da história, não percam o filme!

Ant-Man (2015)
Título em português BR: Homem-Formiga
Nota: 9,0 / 10

Direção: Peyton Reed
Produção: Kevin Feige, Alan Fine, Stan Lee, Leo Thompson, Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright, Joe Cornish, Adam McKay, Paul Rudd (baseado em personagens e histórias criados por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby)
Trilha sonora: Christophe Beck

Estrelando: Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Judy Greer, Abby Ryder Fortson, Michael Peña, David Dastmalchian, T.I., Wood Harris, Hayley Atwell, John Slattery, Martin Donovan, Dax Griffin, Carlos Aviles, Robert Crayton, Chris Evans, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Stan Lee

Outros filmes desta cinessérie:
- Ant-Man and the Wasp (Homem-Formiga e a Vespa) (2018)
Ant-Man (Homem-Formiga) (2015)

Filmes da Marvel Fase 2:
Ant-Man (Homem-Formiga) (2015)
Avengers: Age of Ultron (Vingadores: Era de Ultron) (2015)
Guardians of the Galaxy (Guardiões da Galáxia) (2014)
- Captain America: The Winter Soldier (Capitão América: O Soldado Invernal) (2014)
- Thor: The Dark World (Thor: O Mundo Sombrio) (2013)
- Iron Man 3 (Homem de Ferro 3) (2013)

Trailer:

No comments:

Post a Comment