Thursday, October 22, 2015

FILME: Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) - especial Batman na Tela: edição 29

Lembro alguns anos atrás quando todo mundo estava tentando imaginar qual seria uma boa forma de se fazer um filme da Liga da Justiça. Foi a conta de, alguns anos mais tarde, eu me deparar com este filme animado, Justice League: Doom. Imediatamente após terminar de vê-lo, pensei: "olha, não precisam mais ficar quebrando cabeças sobre isso! O melhor filme que já vi da Liga da Justiça está bem aqui na minha mão!" E que filme! Roteiro fantástico, dinâmico, certeiro! Coloca em cheque as relações entre os membros da Liga, há um conflito ideológico, tem ação, tem heroísmos, tem questionamentos bacanas, enfim, tem de tudo! Isso sem contar uma excelente trilha sonora e as vozes clássicas desses heróis que conhecemos tão bem. E o mais espantoso: não tem Lex Luthor, nem Coringa, nem qualquer outro vilão que o cinema sempre sonda em colocar, e mesmo assim consegue fazer bonito!


Claro, como o especial é do Batman, eu então explicarei o grande papel que o morcego exerce neste filmaço, que é uma adaptação do arco de história Tower of Babel, escrito por Mark Waid em 2000. E aos demais, me desculpem por não ter poupado este filme para um possível especial futuro da Liga da Justiça, mas é que o Batman aqui tem um papel tão grande e significativo no filme que não dava para deixá-lo de fora! Até na capa a ilustração faz o Batman aparecer muito maior do que todo o resto da Liga, e pior, os outros heróis são reduzidos a um tamanho menor ainda do que o batarangue do detetive do time! Só mencionando isso para se ter noção do tamanho da importância do morcego aqui! Sem ele, o filme não rolaria de jeito algum!

A trama é a seguinte. A Liga da Justiça, com o auxílio do Ciborgue, encurrala a gangue Royal Flush em um depósito e investiga quem lhes forneceu uma tecnologia para entrar em lugares ultrapassando paredes. Batman sai ferido da investida e segue de volta à batcaverna, sem notar que há um visitante indesejado em seu carro. De volta à batcaverna, o tal visitante, revelando ser Mirror Master, arqui-vilão do Flash, consegue roubar dados do batcomputador. Então somos apresentados aos vilões do filme, Bane, Cheetah, Metallo, Star Sapphire, Mirror Master, Ma'alefa'ak e o chefão que controla esta que é a Legião do Mal, o imortal Vandal Savage.

Todos eles tem uma vendetta pessoal contra um membro da Liga da Justiça. Subitamente, um ataque coordenado aos membros da Liga é empreendido com a intenção de matar ou paralisar permanentemente cada membro da Liga. O primeiro a ser atacado é Batman; depois a Mulher Maravilha, depois J'onn J'onzz (o Caçador Marciano), logo em seguida o Flash, Lanterna Verde e por fim, Superman, cada herói é atacado pelo seu respectivo vilão. O curioso é que cada um deles sabia exatamente o que deveria ser feito para se paralisar ou até mesmo matar seu adversário, deixá-lo fora de ação. Todos os membros da Liga então são subitamente neutralizados. O Ciborgue é o único que ainda permanece em ação, até porque ele não pertence à Liga da Justiça, portanto, ele consegue salvar um dos membros da Liga, a Mulher Maravilha. Batman também retorna do ataque e os ajuda a salvar o restante dos heróis, explicando o que aconteceu.

O problema foi que todos os vilões executaram planos que o próprio Batman havia concebido para neutralizar os membros da Liga da Justiça, caso fosse necessário. Eram planos estratégicos de contingência que o morcego elaborou para, caso algum ou todos os membros da Liga fossem para o lado errado, sofressem lavagem cerebral, ou simplesmente agissem de forma a ameaçar o povo da Terra, pudessem ser neutralizados. Claro que nenhum membro da Liga da Justiça gostou de saber que o morcego era o autor de tais planos, mas com a ajuda dele, eles então conseguem virar a mesa e deter toda a Legião do Mal.

Até aqui parece tudo muito simples e banal, não? Mas é agora que entra a parte legal da coisa.

Aqui mais uma vez é mostrado o grande estrategista que o morcego é. Se perguntarem a mim, eu estou 100% do lado do morcego. A Liga da Justiça é composta dos seres mais poderosos do universo, e portanto, os mais potencialmente perigosos também, se começarem a agir de forma estranha. Não ter isso em vista, ou confiar que seres tão poderosos podem não representar um perigo para a humanidade é de uma inocência sem tamanho. Não importa o quanto você admire estes heróis, e eu os admiro bastante, mas você sempre tem que considerar que algum deles possa vir a desapontar as pessoas, mesmo que seja contra a sua vontade.

Supondo que um dia o Superman seja exposto a uma grande quantidade de kriptonita vermelha, que enfraquece a sua moral, como será que deteríamos um Superman que estivesse disposto a matar, ameaçar pessoas e colocar a vida de todos em risco? Essa possibilidade já é suficientemente ilustrada com a Mulher Maravilha aqui, recebendo um veneno que cria a ilusão de que todos os seres viventes são Cheetahs, fazendo com que a amazona comece a atacar pessoas normais e até policiais.

A discussão entra em cena e lados são formados. Inicialmente os membros da Liga acham a atitude de Batman, que não revelou a eles os tais planos, uma completa quebra de confiança com relação a seus amigos. Mas aos poucos vão se dando conta de que, assim como a Mulher Maravilha fez o que fez, outros também poderiam perder o controle de suas ações e machucar pessoas, se colocados nas condições certas para isso, o que fortalece mais ainda o argumento do morcego de que tem sim, que haver planos de contingência caso uma infelicidade destas aconteça.

Eu sempre disse e continuarei dizendo até que me provem o contrário: Batman é o cérebro da Liga da Justiça. Ele é a peça que mantém o grupo honesto, que os mantém sob controle. Ele é a engrenagem primordial para que o grupo de heróis continue operando na Terra, sem a qual o grupo provavelmente não teria a mesma eficiência. Por isso que um argumento como este seria sensacional para um filme da Liga de carne e osso. Batman é para a Liga da Justiça, insubstituível, uma inteligência de valor inestimável.

Claro que isso não quer dizer que não houve falha do morcego aqui também, afinal de contas, alguém conseguiu acessar os dados de seu computador e roubar os tais planos de contingência, mostrando que, em toda sua inteligência e cautela, o morcego tinha uma falha de segurança em seu sistema, o que levou a Liga ao seu quase apocalipse. Porém, mesmo assim ainda deve-se considerar que até mesmo um plano para deter a si mesmo, se necessário, é primordial de se ter em uma guerra. Nunca se sabe o tipo de coisa a qual seremos submetidos no futuro.

O roteiro toma muitas liberdades com relação à história que se baseia nas HQs. A própria Legião do Mal é diferente, nos quadrinhos, o plano é empreendido por Ras Al'Ghul; e ao final da história, a Liga expulsa Batman; aqui não temos como saber o que realmente foi decidido porque não houve a votação que houve nas HQs, mas fica-se subentendido que apesar de tudo, os heróis entenderam o ponto de vista do morcego e provavelmente o perdoaram.

Enfim, com um roteiro muito bacana e uma discussão moral interessante em uma versão bastante melhorada da história Tower of Babel das HQs, vemos aqui os heróis caírem, se levantarem novamente e terem uma nova perspectiva sobre si mesmos; e tudo graças a um morcego que estava no lugar certo e na hora certa para fazer estes heróis que admiramos tanto tomarem consciência que, como diz o tio Ben nas histórias do Homem-Aranha, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Até mesmo se for o caso de proteger a todos de si mesmo, caso seja necessário.



Voltar à edição 28                                                                       Ir para edição 30




Justice League: Doom (2012)
Título em português BR: Liga da Justiça: A Legião do Mal
Nota: 9 / 10

Direção: Lauren Montgomery
Produção: Alan Burnett, Toshiyuki Hiruma, Benjamin Melniker, Sam Register, James Tucker, Michael Uslan
Roteiro: James Robinson, Joe R. Lansdale (baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Neal Adams, Marv Wolfman, Denny O'Neil, George Pérez, Bob Brown, Andy Kubert, Grant Morrison, Dick Giordano, Frank Robbins)
Trilha sonora: Christopher Drake

Estrelando: Kevin Conroy, Tim Daly, Susan Eisenberg, Nathan Fillion, Carl Lumbly, Michael Rosenbaum, Bumper Robinson, Carlos Alazraqui, Claudia Black, Paul Blackthorne, Olivia d'Abo, Alexis Denisof, Phil Morris, Dee Bradley Baker, Grey Griffin, Robin Atkin Downes, Brian George, Danny Jacobs, David Kaufman, Juliet Landau, Jim Meskimen, Andrea Romano, Bruce W. Timm

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
- Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
- Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Trailer:



No comments:

Post a Comment