Wednesday, October 21, 2015

NO CINEMA: Back to the Future: Part III (De Volta para o Futuro: Parte III)

GREAT SCOTT! Chegou finalmente o grande dia, 21 de Outubro de 2015, data que marca a vinda (na ficção) de Doc e Marty ao futuro! Pois é... muita coisa aconteceu nestes 30 anos de trilogia! Claro, nem tudo foi como nós imaginávamos. Não temos carros voadores, hoverboards, jaquetas auto-secantes e tênis com cadarços automáticos a venda para acesso de todos! Mas essa que é a beleza da ficção-científica, tentar prever as possibilidades futuras, quer elas aconteçam ou não. Então, vamos celebrar esta data maravilhosa com uma matéria do terceiro filme da saga! Como se costuma dizer mais recentemente, toda grande história uma hora tem que acabar. Back to the Future não é exceção e por isso, caros leitores, chegamos aqui, na terceira e última parte desta trilogia tão querida por todos. É lógico que nestas reexibições que estão acontecendo da trilogia nos cinemas, eles não poderiam deixar de exibir também a última parte, óbvio! Eu a vi com meus pais no cinema quando era moleque, mas revê-la novamente agora após 25 anos teve um gostinho todo especial.



Por que esta última parte para mim tem um sentido mais especial? Porque eu era uma criança de 10 anos, e eu lembro vivamente de estar no cinema assistindo com meus pais à conclusão da aventura de Marty e Doc através do tempo, sem saber muita coisa, mas foi ela que me encantou, oficialmente com o universo da trilogia e me apresentou estes personagens fantásticos. Lembro como, durante muitos anos após isso, eu ficava, insistentemente, tentando gravar em VHS os filmes quando passavam na televisão para ver e rever quando eu quisesse, mas não conseguia!

Enfim, esta trilogia me marcou de muitas e muitas maneiras, e esta é a principal razão deste especial estar acontecendo. Vamos então falar da conclusão da trilogia, mas não deixem de voltar aqui para logo após isso, falarmos sobre o jogo da Telltale!

Finalmente chegamos à conclusão da história da cinessérie. A história desta terceira parte retoma exatamente onde a segunda parou. Doc envia o Marty Prime de volta à 1985, porém, o Marty que retornara com o Doc de 1985 retorna para assombrar o Doc de 1955, logo após ele ter completado seu experimento. Após um "Great Scott", o Doc desmaia no meio da rua e Marty é obrigado a levá-lo de volta a seu laboratório, e aqui começa a conclusão da saga.

Vendo que o seu eu de 1985 foi parar no velho oeste por acidente, período esse que o Doc de 85 queria muito visitar, Marty não vê outra alternativa a não ser pedir mais uma vez a ajuda do Doc de 55 para viajar de volta no tempo e resgatar seu amigo cientista. O Doc de 85 deixou claro a Marty que não queria ser resgatado, pois se estabeleceu como um ferreiro no velho oeste e estava feliz. No entanto, após Marty e o Doc de 55 verem uma lápide com o nome do Doc, o desespero toma conta dos dois e mais uma vez Marty embarcará no DeLorean para uma última viagem no tempo.

Chegando em 1885, Marty já se mete em encrencas. Tem que escapar de índios nativos que estão pelos arredores. Ele consegue se esconder em uma caverna, mas uma flecha atinge o DeLorean e o carro fura na parte de baixo, esvaziando o tanque de combustível. Tendo que fugir de um urso, Marty desmaia no deserto e é encontrado por dois de seus antepassados, se apresentando com o nome de Clint Eastwood.

He he, sério, eu fico toda hora tentando imaginar a reação do verdadeiro Clint Eastwood com essa pequena piada com o nome dele no filme! Sempre disseram que o cara adorava, e isso até refletiu na época na bilheteria do seu filme Pale Rider (O Cavaleiro Solitário), mas eu fico tentando visualizar a cara do bom e velho Blondie assistindo o filme.

Seamus McFly (Fox) e sua esposa Maggie (Lea Thompson) ajudam "Mr. Eastwood" à chegar na Hill Valley do velho oeste. Lá, o garoto se mete em encrenca novamente, dessa vez com um antepassado de Biff Tannen, chamado Buford "Mad Dog" Tannen (novamente Thomas Wilsom), um fora da lei que o xerife Strickland não tem como prender e que assombra a cidade. Enfrentando o sujeito com o passinho do Moonwalker, Marty é quase enforcado, quando Doc vem em seu socorro.

Os dois então se encontram e Doc se decide que é hora de ir para casa, após ver a foto que Marty trouxe de sua lápide. Mas aí vem mais problemas. Por ironia do destino, Doc se apaixona por uma professora chamada Clara Clayton, que deveria ter caído em uma ravina que eles conhecem como Clayton Ravine; salvando a moçoila, os dois alteram novamente o futuro e tudo se complica um pouco mais.

Durante o filme, eles ficam pensando como que irão colocar o DeLoeran sem combustível para correr em 88 milhas por hora e fazer a máquina voltar para 1985. Ao mesmo tempo, Doc se encontra em uma encruzilhada amorosa. Não sabe se fica em 1885 apesar de seu triste destino, ou se retorna a 1985 com Marty. Em meio disso, ele dança com Clara ao som do ZZ Top no festival de Hill Valley de inauguração do relógio da torre, que futuramente será danificado pela tempestade de 1955, corteja a moça, fala com ela de sua paixão pelo escritor Jules Verne e se acaba de amor por ela.

E é neste ponto que este terceiro longa espelha o primeiro. No primeiro filme, Marty tinha que salvar o romance entre seus pais para garantir o seu futuro e o do seu amigo Doc, se tornando conselheiro amoroso de seu pai. Aqui, para poderem sair dessa, Marty terá que se tornar um estraga-prazeres. Fica dizendo sempre que Clara não daria certo com Doc, interfere quando o clima entre os dois está quente, enfim, exatamente o oposto do que ele fez com George McFly.

Por isso, convencido em uma noite por Marty de que Clara não se adaptaria ao ano de 1985, Doc tenta ir na casa dela se despedir. Tendo seu coração partido, vai para o bar tentar se embebedar com whisky, mesmo sem nunca ter tomado uma gota de álcool na vida.

Marty vai ao bar para tentar convencer seu parceiro a voltar, mas Doc vira o copo de whisky e desmaia, fazendo o garoto ficar desesperado. Ocorre que na noite da festa, Marty marcou um duelo com Buford para decidirem sua situação. Isso até rendeu umas imitações muito bacanas de Marty dos personagens Travis Bickle, interpretado por Robert De Niro no filme Taxi Driver e do Dirty Harry Callahan no filme Sudden Impact (Impacto Fulminante), quando Marty olha para o espelho com o revolver em punho e diz:

"Are you talking to me? Are you talking to me, Tannen?
 Well, I'm the only one here.
 GO AHEAD... make my day!"

Tradução livre:
"Está falando comigo? Está falando comigo, Tannen?
 Bom, eu sou o único por aqui.
 VÁ EM FRENTE... faça o meu dia!"

Pois é! Engraçadíssimo, não? Pena que tudo foi às favas quando Doc desmaiou! Marty pretendia voltar para 1985 antes de duelar com Tannen, mas o desmaio do Doc acabou pondo o plano a perder. Restou a Marty arriscar a sorte no duelo. Mas como o garoto do futuro não é bobo nem nada (e já viu vários filmes de faroeste do Clint Eastwood), ele resolve encarar Tannen ao estilo do clímax do filme Per Un Pugno Di Dollari (Por Um Punhado de Dólares); lembra que era esse o filme que o Tannen alternativo assistia com suas beldades no segundo filme da trilogia? Pois é! Se você prestou atenção nessa cena do segundo filme ou já assistiu o primeiro filme da Trilogia dos Dólares de Sergio Leone, sabe como é que o personagem de Eastwood se salva no final. E foi o que Marty fez! E novamente, como não poderia deixar de ser, para a infelicidade do legado dos Tannen, com direito a estrume e tudo o mais! Ê, família gerada no meio da merda!

Vencendo o duelo contra Tannen, os dois agora tem que colocar o seu plano de voltar ao futuro em prática. Correndo contra o tempo, o DeLorean é acelerado por um trem, em direção à ravina, e quando Marty está aguardando Doc embarcar no DeLorean, Clara aparece para estragar tudo. Doc consegue salvá-la com a ajuda do Hoverboard do ano de 2015 (não o nosso 2015, claro), e Marty volta sozinho para 1985. Pior, o DeLorean é destruído por um trem após Marty conseguir sair dele. Doc ficava falando o tempo todo, desde o segundo filme em destruir o DeLorean, e agora o carro finalmente não iria mais viajar no tempo.

Vendo que o nome da Ravina Clayton mudou para Ravina Eastwood, Marty parte para se reencontrar com sua família, rever Jennifer, que ele tinha abandonado dormindo no 1985 alternativo do segundo filme e selar um antigo débito com Needles, o bully que trabalhava na mesma compania de Marty em 2015 e que fez com que Marty fosse despedido por seu chefe.

Após isso, Marty vai com Jennifer ver os destroços do DeLorean no trilho do trem, quando de repente, um trem voador aparece do nada e Doc reencontra Marty. Aqui é onde tem um dos diálogos mais bacanas de toda trilogia!

Jennifer pergunta a Doc por que que a mensagem de "You're fired" de 2015 apagou do papel que ela trouxe, ao que Doc responde que é porque o futuro ainda não foi escrito, e que nós é que devemos fazer o nosso próprio futuro. Uma sensacional mensagem final que Doc nos deixa e que tem permeado a minha vida durante todos esses anos, algo realmente inspirador. Para terminar, antes de partir, Doc apresenta Clara, agora esposa de Doc, e seus dois filhos... Jules... e Verne; e é por causa disso que eu me inspirei a ir atrás dos livros de Jules Verne e de filmes de ficção-científica há muito tempo atrás!

Aqui terminamos, caro leitor, essa maratona especial da trilogia Back to the Future, para mim, a melhor trilogia que já foi escrita em toda a história. Inspiradora, fantástica, com personagens simplesmente geniais e cativantes, situações dramáticas, engraçadas, aventura, enfim, um pouco de tudo. Em minha sincera opinião, após esta trilogia, nunca mais tivemos outra tão significativa quanto. Claro, temos a trilogia do Senhor dos Anéis, que é fantástica, a trilogia do Batman de Christopher Nolan, a trilogia Jason Bourne, sim, temos diversas trilogias marcantes recentemente. Mas para mim, nenhuma delas chega perto de ser tão sensacional e tão icônica quanto a trilogia de Marty, Doc e o DeLorean! É uma trilogia que eu vou sempre carregar em meu coração como uma das produções que mais me inspirou a ser o que sou e a fazer as coisas que faço, a ter um forte caráter, a lutar por aquilo que eu desejo, a nunca desistir de sonhar!

As frases da trilogia e os ensinamentos falam por si só! Os elementos dela também. É por causa dessa trilogia que tantas pessoas estão celebrando, hoje, dia 21 de Outubro de 2015, a chegada de dois personagens que realmente mudaram o rumo da história do cinema e de nossas vidas. E que sempre estarão comigo até o meu último suspiro e além.



A trilogia acaba aqui, mas ainda vamos falar do jogo que saiu em 2010! Dia 26 de Outubro, estarei aqui, não somente celebrando com vocês o dia que Doc Brown voltou a 1985 para avisar Marty e Jennifer sobre suas crianças, mas também para lhes apresentar este belíssimo jogo que a Telltale fez e que reúne todo esse universo da trilogia que é tão querido por todos nós, portanto... VEJO VOCÊS NO FUTURO!









Back to the Future: Part III (1990)
Título em português BR: De Volta para o Futuro: Parte III
Nota: 10 / 10

Direção: Robert Zemeckis
Produção: Neil Canton, Bob Gale, Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Steven Spielberg, Steve Starkey
Roteiro: Robert Zemeckis, Bob Gale
Trilha sonora: Alan Silvestri

Estrelando: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Thomas F. Wilsom, Jeffrey Weissman, Elisabeth Shue, James Tolkan, Billy Zane, Mary Steenburgen, Flea, Frank Beard, Billy Gibbons, Dusty Hill

Outros filmes desta cinessérie:
- Back to the Future: Part III (De Volta para o Futuro: Parte III) (1990)
Back to the Future: Part II (De Volta para o Futuro: Parte II) (1989)
Back to the Future (De Volta para o Futuro) (1985)

Game relacionado:
Back to the Future: The Game (De Volta para o Futuro: Parte III) (2010-2011/2015)

Trailer:

No comments:

Post a Comment