Thursday, October 8, 2015

FILME: Batman Year One (Batman Ano Um) - especial Batman na Tela: edição 27

Fazia muitos anos que os fãs do universo animado da DC estavam querendo ver histórias clássicas serem adaptadas para animações. Tivemos alguns filmes animados sim, inspirados em arcos de histórias em quadrinhos mais recentes, como Public Enemies, Under the Red Hood e Apocalypse no caso do Batman, mas não uma história clássica de graphic novel, totalmente traduzida para animação, na íntegra. Batman: Year One inaugura essa tendência, adaptando para filme animado toda a história que Frank Miller escreveu em 1987. Até mesmo o traço do desenho de David Mazzucchelli é mantido na animação para nos causar o efeito nostálgico de ler a graphic novel. Eu fiz questão de comprar o DVD da adaptação e acompanhar com a HQ no colo, cena a cena, assistindo o filme e virando as páginas da minha HQ para ver se foi adaptado exatamente do jeito que eu li. E como um grande fã desta história de origem do Batman que até tem um pôster na parede de Year One, eu digo que ficou ótimo!


O trabalho da equipe de animação aqui é espetacular no sentido de reproduzir página à pagina da famosa HQ de Miller. A história é exatamente a mesma: Bruce Wayne e tenente James Gordon chegam a Gotham e lá iniciarão seus projetos. A história centra bastante em Gordon, aqui na animação também. Gordon começa na polícia como o novo parceiro do detetive Arnold Flass e pouco a pouco vai se tornando o novo herói da cidade e causando desconforto e desprazer no Comissário Gillian Loeb e em boa parte da polícia de Gotham que é corrupta e tem amarras com os mafiosos da cidade, incluíndo o chefão Carmine Falcone.



Entre algumas de minhas cenas favoritas está a que Gordon surra Flass após ser espancado em uma garagem. Só fiquei chateado que não reproduziram a narração em off, que eu achava muito bacana em que Gordon dizia que só estava batendo em Flass o bastante para que ele não fosse internado, e termina com ele dizendo "obrigado, Flass! Você me ensinou o que preciso para ser policial em Gotham!" Muito bacana essa narração em off, e me chateou de não tê-la, uma vez que decidiram colocar parte dela na animação.

Enquanto isso, Bruce Wayne vai se familiarizando com as redondezas da cidade e com as pessoas e forjando alianças para começar a agir como o Cavaleiro das Trevas. Como na HQ, nos é mostrada sua primeira noite e os erros que cometeu antes de se tornar o temido vigilante. Destaco aqui uma de minhas cenas favoritas do quadrinho em que Batman invade o banquete de Flass e Falcone e discursa dizendo "Senhoras, senhores, vocês comeram bem. Vocês comeram a riqueza de Gotham. Seu espírito. Mas seu banquete está perto de acabar. De agora em diante, nenhum de vocês está seguro." É de arrepiar! Também foi muito bem reproduzida a sequência gráfica da HQ em que a polícia encurrala Batman, em uma das mais ousadas escapadas do morcego, com a clássica cena do sonar que chama os morcegos da caverna e facilita a fuga de Batman, cena essa que foi utilizada em Batman Begins em 2005.

A subtrama em que Gordon acidentalmente se envolve com Sarah Essen também é muito bem mostrada, bem como a chantagem para cima de Gordon que o Comissário Loeb promove. Ao final do filme, fiquei impressionado com a fidelidade ao material fonte que a equipe de animação teve. Graças ao trabalho primoroso que esta equipe mantém até hoje, temos a chance de poder prestigiar nossas histórias favoritas do morcego ganhando vida na tela, nem que seja na tela da TV com o DVD do filme em animação. Creio eu que, uma produção destas para o cinema, em live-action, jamais será possível, pois no cinema eles tem que atingir um público maior. A ideia chegou a ser sondada no passado por dois diretores, Joel Schumacher e Darren Aronofski. O primeiro eu dou graças a Deus que nunca sequer chegou a roteirizar tal afronta; o segundo eu fico triste que não tenha conseguido, pois creio que teríamos um bom filme, talvez com algumas mudanças, sempre tem, mas mesmo assim, algo bastante cru, direto, violento.

Também devo destacar dois atores aqui que emprestaram suas vozes para Batman e Gordon. O ator Ben McKenzie, que hoje é mais conhecido pelo seu James Gordon na série Gotham aqui faz Bruce Wayne / Batman. Eu sinceramente fiquei meio chateado de não ter sido o Kevin Conroy a fazer o morcego, achei que iria ser tão mais épico tê-lo fazendo a sua conhecida voz de Batman, mas não rolou. Sem desmerecer o trabalho de McKenzie que também é muito bom aqui, mas eu preferiria que fosse Conroy; enquanto temos o Gordon atual fazendo o Batman, Gordon aqui em Year One é dublado pelo Walter White de Breaking Bad, Bryan Cranston. E o trabalho de Cranston aqui meio que se confunde com seu personagem em Breaking Bad, ou seja, aquele sujeito que pensa estar fazendo algo que os outros aprovem ou que valha a pena, mas no fundo sente não estar chegando a lugar algum.

Ao final do filme, o DVD ainda nos presenteia com uma surpresa: Paul Dini resolveu escrever um curta da série DC Showcase para a Mulher-Gato dentro do universo de Miller, chamado simplesmente de Catwoman. O curta é divertido e bastante ousado, tendo inclusive uma cena de striptease com a gata. Enfim, filme recomendadíssimo de uma história fantástica e clássica do morcego nas HQs. E para você que nunca leu esta HQ do morcego, recomendo também a leitura, pois trata-se de uma das obras mais seminais do morcego.




Voltar à edição 26                                                                       Ir para edição 28




Batman: Year One (2011)
Título em português BR: Batman Ano Um
Nota: 10 / 10

Direção: Sam Liu, Lauren Montgomery
Produção: Alan Burnett, Michael Macasero, Benjamin Melniker, Lauren Montgomery, Sam Register, Bruce W. Timm, Michael Uslan
Roteiro: Tab Murphy (baseado em graphic novel escrita por Frank Miller e David Mazzucchelli, baseado em personagens e histórias criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson e Barbara Randall Kesel)
Trilha sonora: Christopher Drake

Estrelando: Ben McKenzie, Bryan Cranston, Fred Tatasciore, Eliza Dushku, Liliana Mumy, Jon Polito, Alex Rocco, Katee Sackhoff, Sara Ballantine, Jeff Bennett, Steve Blum, Roark Critchlow, Grey Griffin, Robin Atkin Downes, Keith Ferguson, Michael Gough, Danny Jacobs, Nick Jameson, Pat Musick, Andrea Romano, Stephen Root, James Patrick Stuart, Bruce W. Timm, Bruce Wingert

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
- Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
- Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
- Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
- Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Trailer:


No comments:

Post a Comment