Saturday, June 25, 2016

BLU-RAY: Batman v Superman: Dawn of Justice - Ultimate Edition (Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Edição Definitiva)

Nota: 8 / 10

Esta é a primeira vez, desde que eu comecei este blog, ou mesmo, desde que eu comecei a escrever sobre as coisas, que retorno mais uma vez para uma produção. Mas desta vez, há uma boa razão para isso. Eu sou um absoluto e incurável fã da DC Comics, especialmente de Batman.

Em Março, eu teci comentários sobre a versão theatrical de Batman v Superman, e, como quem leu meus comentários pôde ver, acabei meio decepcionado com o filme. Não o achei ruim, de forma alguma, mas também não o achei muito bom, em vista de várias coisas.

Agora, vim aqui com a promessa de assistir a um filme diferente, a versão estendida de Batman v Superman que não passou nos cinemas, e acabei de conferi-la no meu home theater. Resumindo: sim, é um filme melhor, mas não tanto assim; vamos ver por que.

Há alguns pontos críticos que eu ainda irei insistir nesta versão, mas por hora, vamos falar das melhorias que ele obteve com essa meia hora a mais que o filme teve de suas duas horas e meia originais, totalizando aí um pouquinho mais de 3 horas de filme. Ah sim: aqui VAI TER SPOILERS sim senhor, o filme até já saiu de cartaz senhoritos, então se algum de vocês não viu a coisa ainda, sinto muito! Vão para a resenha da versão theatrical lá no link acima, que já faz tempo que o filme tá por aí.

A trama está um pouco mais amarrada. Apesar do excesso de situações, dá pra se compreender um pouco melhor determinadas coisas. Há também motivações um pouco melhor explicadas. Quando, por exemplo, você vê por que o Superman insistiu em não deixar a Mulher Maravilha cuidar do Apocalipse no clímax, você consegue entender a razão do sacrifício dele, que ficou bem confusa na versão theatrical. A luta estendida no final é bem mais épica e bem mais emotiva. Quando eu vi esse clash na versão theatrical, saí do cinema pensando "puts, legal, mas foi meio curtinho, não?", então sim, aqui está bem mais legal.

Esta versão tem um Superman um pouco mais bem desenvolvido. Apesar de eu ainda achar que não é o ideal, as cenas adicionais dão mais background de determinadas escolhas do Superman, vemos ele salvar mais pessoas, coisa que eu reclamei bastante quando vi a versão theatrical, que não tinha. Vemos as cenas adicionais da batalha contra Apocalipse, o seu conflito com a opinião pública, e nos é mostrado o real motivo de Superman ter se sacrificado, ao invés de deixar que Diana usasse a lança de kriptonita no monstro. O personagem de Superman aqui é uma figura um pouco mais identificável e relacionável do que o da versão do cinema, justamente por essas cenas adicionais, o que fez com que a luta final ficasse muito mais épica, e o seu fechamento, bem mais emocional.

E também temos um pouco mais do Batman aqui. A batalha estendida com Superman, que é o prato principal do filme, está bem mais bacana. Já era ótima na versão theatrical, ficou ainda mais legal nesta aqui. Pouco se tem de adição da Mulher Maravilha, mas a sensação de excitação que senti quando vi ela entrar em cena nos cinemas ainda é a mesma. Curti demais esta versão live action da amazona, seu tema musical também ficou sensacional, e eu continuo bastante ansioso para conferir o seu filme solo quando sair.

Isso sem falar em tudo aquilo que eu elogiei na versão theatrical, que ainda permanece aqui. Tiveram coragem suficiente de MATAR o Superman. Achei isso uma jogada muito boa. Só fiquei triste que não tinha uma Liga da Justiça para ir no funeral dele, isso ainda continua sendo uma frustração pra mim, porque eu queria poder ver isso lá, talvez até mesmo com alguns elementos da história final do Superman escrita por Alan Moore nos anos 80, mas... foi o que foi. E o que foi, foi bem feito.

Isso foi o que melhorou, e você sente essa melhora. AGORA...

Muitos problemas que eu citei na minha resenha ainda existem. O Superman, pra começar, muito amarguradinho, muito tristinho. Aiaiai, que que vai ser da minha vida agora, eu tenho todos esses poderes, sou tão triste, sou tão deprimido, buááá! Tá na hora de parar com isso, né não? Superman com complexo a esse nível eu já tô dispensando. O Superman aqui ficou tão carregado na abordagem "Reino do Amanhã", que esqueceram completamente daquele Superman mais "All-Star Superman", mais "Último Filho de Kripton", mais "O Homem de Aço", mais "As Quatro Estações" sabe? Aquele Superman mais esperançoso, otimista, mais amigão. Não precisa ser um Christopher Reeve, tirando gatinho de árvore e coisas assim, mas pô, uma abordagem que mostre claramente que o Superman é a antítese do Batman seria ótima e muito bem vinda. Não tivemos isso aqui, espero que na Liga a gente tenha.

E tem essa versão caricatural do Lex Luthor... puta que pariu! Não adianta, eu não vou engolir essa versão "coringada" do Lex, podem esquecer! Sem contar que as motivações desse Lex aqui não ficaram nada claras no filme. Por que ele quer matar o Superman? Por que ele tem ódio do homem de aço? Como ele conseguiu descobrir as identidades do Batman e do Superman? Como ele conseguiu fazer todas aquelas coisas impossíveis que nem sequer foram mostradas? O cara fez tudo offscreen, não mostrou ele no filme atingindo aquele patamar. Só mostrou ele lá criando o Homem Nuclear... oops, hehehe... digo, o Apocalipse e olhe lá. Tosco. Espero que consertem esse Lex a tempo do filme da Liga.

A questão lá do trecho "Marthaa" do filme, eu entendi onde queriam chegar desde quando vi a versão theatrical, e sim, foi uma sacada legal (apesar de que os memes do Facebook zoando isso ainda são engraçados de ver, hihihi), só não foi muito crível o Batman parando a luta tão rápido por causa disso. O que ainda continua sem pé nem cabeça é a motivação dos dois lutarem. O filme começa bem, mostrando o Bruce perdendo o amigo dele e vendo o empregado dele ficar sem perna por causa da batalha do Super com o Zod, ok, isso foi bacana, estabeleceu que o Bruce tinha uma raiva danada de toda aquela destruição; mas aí quiseram enfeitar o pavão com o jogo político que ficou meio mal explicado e pronto, ferrou. A única razão dos dois se degladiarem no filme mesmo foi porque o Super deu uma de frouxo e se dobrou para o Lex daquele jeito. Nunca que o Super iria fazer aquele jogo infantilóide, mesmo naquelas condições. A razão dos dois lutarem continua confusa, e creio eu que não tem muito conserto.

Por fim, permanece a minha crítica anterior de terem tentado enfiar muita coisa num filme só e não terem tido tempo de resolverem tudo, tentando já achar as motivações dos filmes que vem aí ao invés de se preocuparem com as motivações DESTE filme que estamos vendo, como o filme do Deadpool sabiamente fez; ainda: um pouco mais de leveza quando tiver o Superman, o Flash, o Lanterna Verde e outros heróis assim, para destoar do clima sombrio que o Batman impõe, bem como descarregar um pouco a tensão com um eventual humor, e finalmente, o problema da paleta de cores quase sem cor e muito escura no filme. Novamente: não precisa ser colorida que nem a Marvel, mas poxa, eu quero poder ver com mais clareza os elementos do filme! É pedir muito? As animações do Batman sempre foram sombrias, e eu consigo ver tudo que tem lá, oras bolas. Vamos trabalhar isso melhor nos próximos filmes, hein DC!

Enfim, estas são minhas considerações finais a respeito da Ultimate Edition, e, claro, de Batman v Superman como um todo. Dá pra aumentar um ponto da nota final, mas mesmo assim, não superou as expectativas como eu esperava. Mas a coisa vai ficar assim mesmo; Man of Steel foi um começo bom, mas com alguns poréns, e Batman v Superman foi o filme onde a DC teve a chance de experimentar o que funciona e o que não funciona e onde funciona e onde não funciona. Felizmente, essa Ultimate Edition mostrou que este universo ainda tem conserto, e eu aguardo as movimentações futuras do DCEU para o que virá a seguir, afinal de contas, eles já usaram dois filmes para experimentar e achar o tom certo, creio eu que a partir de agora, é só montanha acima. Vamos aguardar.

Batman v Superman: Dawn of Justice - Ultimate Edition (2016)
Título em português BR: Batman vs Supeman: A Origem da Justiça - Edição Definitiva

Direção: Zack Snyder
Produção: David S. Goyer, Geoff Johns, Benjamin Melniker, Christopher Nolan, Charles Roven, Deborah Snyder, Emma Thomas, Michael Uslan
Roteiro: Chris Terrio, David S. Goyer (baseado em personagens e eventos criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Siegel, Joe Shuster, William Moulton Marston, H. G. Peter, Mort Weisinger, Kurt Busiek, Paul Norris, Jackson Guice, Robert Kanigher, Carmine Infantino, John Broome, Marv Wolfman, George Pérez)
Trilha sonora: Junkie XL, Hans Zimmer

Estrelando: Henry Cavill, Ben Affleck, Gal Gadot, Ezra Miller, Jason Momoa, Ray Fisher, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons, Holly Hunter, Tao Okamoto, Brandon Spink, Lauren Cohan, Michael Shannon, Michael Cassidy, Rebecca Buller, Charlie Rose, Neil deGrasse Tyson, Soledad O'Brien, Dana Bash, Kevin Costner, Nancy Grace, Erika R. Erickson, Anderson Cooper, Brooke Baldwin, Emily Peterson, Joe Morton, Demi Kazanis, Jeffrey Dean Morgan

Outros filmes do Universo Estendido DC:
ESPECIAL: Universo Estendido DC

Trailer:

No comments:

Post a Comment