Thursday, April 16, 2015

CINESSÉRIE: Batman and Robin (A Volta do Homem Morcego) - especial Batman na Tela: edição 2

E lá vamos nós outra vez! Seis anos se passaram desde a primeira investida de Batman na tela grande do cinema. Agora, "Batman, sim, Batman" volta para mais um seriado cinematográfico e, desta vez muda-se toda a equipe que trabalhou no primeiro seriado, desde diretor, produtor, roteiristas, elenco, sonorizador, enfim, tudo. Tudo foi alterado, exceto a distribuidora, que continua sendo a Columbia Pictures. As roupas de nossos heróis também receberam toda uma nova... é... roupagem. Além disso, outros personagens da mitologia de Batman nas HQs começam a aparecer por aqui, como a repórter Vicky Vale e o Comissário Gordon. Desta forma, e tendo aí um espaço considerável de seis anos desde a última produção da Columbia envolvendo o morcegão e seu fiel pupilo Robin, acreditamos que os caras tiveram tempo para aprender com os erros da produção anterior e melhorar muito daquilo que foi feito inicialmente em 1943, certo? 


Errado! A coisa ficou ainda pior do que na primeira vez! Os anos 40 definitivamente não foram bons para o homem-morcego! Escolhendo um elenco ainda mais risível do que o elenco original do primeiro seriado, "Batman, sim, Batman", nosso herói e Robin amargaram nas bilheterias. Pra que tenhamos uma ideia, a série recebeu um rifftrax no Youtube totalmente dedicado a ela, com os comentaristas tirando sarro de cada situação do filme. Sabe rifftrax? Aquele tipo de coisa que se via em Mystery Science Theater com produções capengas, em que os personagens ficavam vendo o filme passar lá na tela da sala de cinema e fazendo comentários? Pois é. Não me admira que demorou mais uns 17 anos até Batman ganhar mais alguma coisa fora das HQs. Vamos então saber dos detalhes de mais essa tragédia.

A "história" se trata do vilão da vez chamado The Wizard que tem um equipamento de controle remoto avançado e pode controlar a distância qualquer veículo, máquina, enfim, tudo que você imaginar. Daí já se nota a primeira cratera de roteiro, digo primeira, porque o seriado tem muitas. Se ele pode controlar tudo a distância, quem então vai pará-lo? Mais de uma vez ele conseguiu dominar os veículos da nossa dupla de heróis, mas esse vilão é tão imbecil, tão medíocre que nunca pensou em descontrolar o carro ou o avião da dupla nada-dinâmica pra cair ou descer penhasco abaixo? Ah, por favor! É muita canastrice! Sem contar o tal do raio da invisibilidade que ele tem! Ridículo! Com um poder desses e o cara ainda fica de firulinha só pra ser pego no final. O cara é um monstro, tem até habilidade de controle da mente! Ah, que coisa mais conveniente, não, senhor roteirista? Esse vilão em si já é construído cheio de contradições.

E o traje do vilão? Puta que pariu! Parece um daqueles caras que presidem reuniões da Ku-Klux-Klan! Só que preto e sem ponta na máscara! E a segurança do esconderijo dele? Risível! Qualquer retardado mental que quiser, fica fora do campo de visão do "olho mágico" da máquina dele lá e pronto, entra fácil, fácil!

Acreditem, esse é o melhor traje do filme!
E a dupla dinâmica, como que eles eram? Prontos pra terem um acesso de riso? Então toma!


Ti-hihihihihihihi!! Não consigo parar de rir!

Vamos ver o que mudou... cuecas desproporcionalmente grandes... ok, máscara folgada na cara, daquelas que parece um pano enrolado... ok, chifrinhos molengas, ok, e detalhe... desta vez inclinadinhos... e um protagonista (Robert Lowery) com uns quilinhos a mais na pança acompanhado por um mancebo (John Duncan) sem calças, só de cueca e uma máscara de baile, velho demais pra ser qualquer coisa parecida com um "menino" prodígio... é, não mudou tanta coisa. Pra falar a verdade, piorou mais ainda! Mais uma vez, fórmula certa para comédia involuntária. Que vergonha! E outra vez, os heróis parecem melhores sem seus trajes de heróis do que vestindo eles. Ou seja, mais uma daquelas fantasias baratas que se compra no 1,99, só que na base de orçamento de fome!

Não, não, falando sério agora... ainda preciso tirar sarro disso? Acho que está muito óbvio não está? Sim, está! Huahahahah!

Enfim, nosso "Batman, sim, Batman" passa o seriado inteiro atrás do próprio rabo, acompanhado de seu parceiro tão abestalhado quanto ele, em manobras pra lá de desengonçadas pra pegar o tal vilão do filme. Tem uma cena que é assim: os dois palermas precisam recuperar uns diamantes QUE O PRÓPRIO MORCEGO DEU AO VILÃO SEM MUITO ESFORÇO, então o que fazem? Se escondem em um compartimento traseiro de um planador. Os capangas se ajeitam nos assentos e um deles adormece. O morcego vai lá, sorrateiramente e simplesmente pega os diamantes do bolso dele, trocando por um embrulho falso. No melhor estilo Chapolim Colorado, o capanga acorda e diz "nossa, que sonho, achei por um minuto que eu tinha perdido os diamantes!" Aí você se pergunta: quem é mais inútil? O herói que mal consegue lidar com vilões de quinta categoria ou o capanga que nem sequer se preocupou em revistar o avião?

Deixa pra lá, vamos pegar outro momento. Batman e Robin estão perseguindo uma trupe de capangas de carro, novamente, como no seriado de 43, a mesma porra de carro que usam como Bruce e Dick, quando de repente, o vilão do filme intervém com seu aparelho de controle remoto e sabota o carro dos nossos abobalhados heróis. Aí há uma luta entre os capangas e os dois. "Batman, sim, Batman" despenca de um desfiladeiro após ter sido ridiculamente enganado por um dos capangas com uma vara de choque elétrico. Infelizmente ele sobrevive à queda por causa da divina providência que plantou lá embaixo uma árvore, para brecar a queda dele de cabeça, com um galho. Enquanto isso o Robin está suando o uniforme lá em cima contra os capangas. Ele sai correndo de um veículo a outro igual uma barata tonta e é derrubado pelos capangas. Batman também e os meliantes saem de cena. Os nossos "heróis" não tem alternativa senão voltar pra casa com a humilhação da derrota e de mãos abanando. A essa altura deve estar uns 15 a 1 para a equipe do Wizard. O 1 foi pela recuperação dos diamantes no início, que aliás deveria ser meio ponto pelo modo grosseiro e tonto como recuperaram, mas estou me sentindo generoso.

Vai um morcego batido aí? Entenderam? Batido... santa tremedeira!

E para piorar mais ainda, tem uma outra subtrama em que a repórter Vicky Vale está na pista da verdadeira identidade de Batman e Robin, o que deveria ser tarefa ridiculamente fácil descobrir, uma vez que eles pouco fazem pra esconderem quem eles são, mas enfim, ela está perto de descobrir. Ao final do último episódio o Batman consegue despistá-la com Alfred tocando uma gravação em vinil de sua voz pelo telefone... puta que pariu...!!! É muita estupidez!! A voz é a mesma, mesma entonação, o morcegudo não faz um mínimo reles esforcinho de merda pra esconder a voz... e mesmo assim a "inteligente" senhorita ainda diz "nossa, por um momento eu pensei que você fosse outra pessoa!" e o Batman "quem?"... Puta que pariu... dá vontade de responder "seu pai e sua mãe vestidos pro Baile dos Enxutos, sua BURRA!!"

Personagens secundários da série: Gordon, Vicky Vale, Alfred e o Bat-sinal, que Gordon ativava de sua própria sala com um farol

Enfim, um festival de canastrices, imbecilidades e situações sem nexo algum. A voz e a interpretação desinteressada de Lowery também não ajuda, o cara simplesmente está lá por estar, de corpo. Ele passa a impressão constante de que poderia estar fazendo algo melhor com seu tempo (e nós com o nosso também) do que combater o crime. Não passa a menor credibilidade para seu papel e ainda por cima protagoniza a mais lamentável interpretação do personagem que eu já tive o desprazer de assistir. Uma completa e total perda de tempo. Pelo menos o primeiro seriado, por pior que fosse, tinha momentos de humor involuntário aliados ao Lewis Wilsom que parecia por muitas vezes pelo menos estar interessado no que fazia, apesar de sua atuação canastrona; e também nos apresentou o novo Alfred e a Batcaverna, ou seja, tem algo que vale ser mencionado. Agora este? Tire o rótulo Batman do seriado e o que sobra? NADA, zero, bola!

Isso sem contar que a própria sequência de abertura dos episódios da série já é uma piada pronta! Eu nunca vi uma abertura tão tosca na minha vida! Batman e Robin ficam só olhando para os lados, mais perdidos que cego em tiroteio!



Ridículo é pouco! Aliás, sabe o que isso me lembra?


Fala se não é a mesma coisa?

E se o seriado anterior eu já não recomendava, este menos ainda. Está curioso? Vai lá no Youtube, ou falhando em encontrar todos os episódios lá, vai no Dailymotion que lá tem tudo. Mas pelamor, não desperdice seu dinheiro com essa budega. Novamente, a capa do DVD que usam para comercializar a coisa é só um teaser, outra tremenda pegadinha do malandro, assim como na série de 43, ela te vende um produto que não existe:

Ah, se pelo menos dois quartos dessa ilustração fosse verdade!
Enfim, mais uma patacoada que eu não recomendo, especialmente para os fãs do morcego, e esta aqui, graças a Deus, encerra o ciclo de filmes do "Batman, sim, Batman"; pode até ser divertido de olhar pelo humor involuntário da tosquice generalizada e na pobreza de produção, cortesia aqui do produtor Sam Katzman, rei da economia em produções cinematográficas da época. Uma nova produção relacionada ao Batman agora só viria em 1966, pelas mãos de outras pessoas, longe já da péssima imagem que as duas séries dos anos 40 passaram. As HQs continuaram suas histórias, e a Era de Prata dos quadrinhos se estendeu pelos anos, fazendo com que todos esquecessem estes dois bat-seriados. Mas isso é assunto para a próxima vez.



Voltar à edição 1                                                                             Ir para edição 3




Batman and Robin (1949)
Título em português BR: A Volta do Homem Morcego
Nota: 1 / 10

Lista de episódios:
01. Batman Takes Over
02. Tunnel of Terror
03. Robin's Wild Ride
04. Batman Trapped!
05. Robin Rescues Batman!
06. Target - Robin!
07. The Fatal Blast
08. Robin Meets the Wizard!
09. The Wizard Strikes Back!
10. Batman's Last Chance!
11. Robin's Ruse
12. Robin Rides the Wind
13. The Wizard's Challenge
14. Batman vs. Wizard
15. Batman Victorious

Direção: Spencer Bennet
Produção: Sam Katzman
Criação e roteiros: George H. Plympton, Joseph F. Poland, Royal K. Cole (baseada nas HQs escritas por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson)
Trilha sonora: Mischa Bakaleinikoff

Estrelando: Robert Lowery, Johnny Duncan, Jane Adams, Lyle Talbot, William Fawcett, Eric Wilton, Leonard Penn

Trailer:


No comments:

Post a Comment