Tuesday, October 22, 2019

FILME: Batman: Hush

7,5 / 10
Nova animação solo de Batman adapta bem a graphic novel a qual se inspira, mas até certo ponto, pois a conclusão e a revelação ficaram a desejar.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Batman: Silêncio
Direção: Justin Copeland
Elenco de vozes original: Jason O'Mara, Jennifer Morrison, Maury Sterling, Sean Maher, Geoffrey Arend, James Garrett, Jerry O'Connell, Rebecca Romijn, Bruce Thomas, Rainn Wilson, Peyton List, Stuart Allan, Vanessa Williams, Peyton List, Jason Spisak, Hynden Walch, Adam Gifford, Sachie Alessio, Chris Cox, Tara Strong


Muito bem, finalmente eu assisti à adaptação cinematográfica da graphic novel de Jeph Loeb escrita entre Outubro de 2002 e Setembro de 2003, Batman: Hush. Aqui nesta animação, eles resolveram fazer como fizeram com The Death of Superman e Teen Titans: The Judas Contract, e incorporar um arco de história clássico no universo do DCAMU, o universo compartilhado animado da DC.

Fiquei até contente que lançaram um filme solo novo do Batman, não tínhamos um desde 2016 dentro desta continuidade aqui. Mas é claro, há de se considerar as mudanças que fizeram em relação à HQ para atualizarem a história e encaixá-la na continuidade. Dentro deste contexto, as mudanças ficaram boas? Algumas sim, outras não. Eu tenho esta graphic novel, só que não tive tempo para fazer uma matéria sobre a HQ antes de assistirmos a animação, como eu fiz com The Killing Joke e Gotham By Gaslight, então vou ficar devendo o texto sobre a HQ.

Batman: Hush nunca foi uma história do Batman que eu considero uma das mais badaladas, sempre gostei dela, mas das narrativas escritas por Loeb, minhas favoritas sempre foram The Long Halloween e Dark Victory. Ainda aguardo com muita ansiedade uma adaptação animada de The Long Halloween, esta eu vou realmente esperar babando de ansiedade, como quando eu aguardei afoito por The Killing Joke, mas eu prefiro que façam esta adaptação fora da continuidade do DCAMU, como uma história solta.

Bom, pra quem não conhece, um resumo da trama: Bruce está numa festa e recebe visitas inesperadas, inclusive da Mulher-Gato, que está novamente roubando. Nessa festa, ele se encontra com Selina Kyle e um velho amigo dele, Thomas Elliot. Aí Alfred o comunica de um sequestro, e Batman parte para a ação, mas acaba caindo e fraturando sua cabeça. Ele é operado por Elliot, e se recupera. Nesse meio tempo, descobrimos que a Hera-Venenosa está controlando Selina mentalmente através de seu beijo hipnótico.

Quando Batman vai interrogar Bane sobre o sequestro anterior e um dinheiro roubado, ele se junta à Mulher-Gato e vai bater um papinho com a Hera. Ao mesmo tempo que Batman descobre que tem que seguir Hera até Metropolis, um romance começa a aflorar entre a gata e o morcego. Nós já vimos Batman e Selina flertarem um com o outro no passado, mas aqui, o romance esquenta tanto, ao ponto de Alfred chegar a fazer piada com referência de Adam West, dizendo "trouxe um chá com biscoitos" para os dois. Quem se lembra da série dos anos 60 vai entender e dar risadas! Eu tive que pausar o filme aqui e dar umas risadas disso.

Enfim, Batman, Superman e Selina trabalham juntos, o morcego livra o azulão da influência maligna da Hera e voltamos a Gotham. É aí que a coisa realmente esquenta entre Bruce e Selina, quase chegando a patamares de Tom King... yackkk... bom, a investigação leva o morcego à Arlequina e ele chega ao Coringa. Tudo acontece em uma bela noite de ópera em que Bruce, Selina, Elliot e sua mulher vão assistir uma apresentação da peça Pagliacci. Só que o Coringa consegue matar Elliot e provocar a ira do morcego, que quase chega às vias de fato com o palhaço, não fosse a interferência do Gordon.

Desolado com a morte do amigo, Batman vai atrás de pegar o responsável por toda essa confusão, o criminoso Hush; Selina e Bruce, cada vez mais próximos, agem em dupla para desbaratar algumas operações, inclusive uma do Charada, e tentam descobrir quem é Hush. A partir daqui, tudo que eu disser é spoiler.

Só posso dizer que em diversos momentos, o filme funciona como uma adaptação, pois até mesmo falas inteiras da HQ são usadas, mas em outros casos, não. O exemplo mais pertinente: eles mudaram a verdadeira identidade de Hush. Na história original, Hush é Thomas Elliot, mas aqui, fica sendo alguém completamente diferente. E eu simplesmente não gostei da mudança. Ficou muito nada a ver. Essa reviravolta para mim acabou comprometendo o filme, porque não tem razão nenhuma de ser a pessoa que é revelada aqui. Foi para mim a coisa mais besta que o roteirista fez na versão animada. Quiseram mudar a identidade do cara porque quem lê os quadrinhos já sabe quem é Hush, mas poderiam ter feito de várias outras formas, só que esta daqui para mim ficou bem nada a ver. Mas essa é a minha opinião.

Enfim, é uma adaptação decente. Não ótima, não espetacular, apenas decente. Mas com uma mudança desnecessária de identidade do vilão ao meu ver. Gostei muito de vários momentos, na parte intermediária em que Batman confronta outros vilões, a atmosfera de mistério em torno da identidade do vilão, etc. Mas a mudança citada acima e algumas outras mudanças meio xucras tiraram alguns pontos do filme final. Eu teria feito uma adaptação solta, sem amarras com a continuidade do DCAMU. Recomendo apenas para fãs, mas quem não leu a HQ é capaz de gostar do filme sim, porém, para esses, eu recomendo mesmo ir atrás da graphic novel.

Ano difícil para a DC. Acertaram no filme solo do Coringa, mas erraram a mão em muitas animações até o momento, descontando Batman vs. Teenage Mutant Ninja Turtles, que foi bem divertida. Vamos ver se fizeram um bom trabalho em Wonder Woman: Bloodlines para compensar.

Batman: Hush (2019)
Produção: Amy McKenna, Sam Register, Benjamin Melniker, Michael E. Uslan, James Tucker, Alan Burnett
Roteiro: Ernie Altbacker (baseado em personagens criados por Bill Finger e Bob Kane, Jerry Robinson, Marv Wolfman e George Pérez, Paul Dini e Bruce Timm, Jerry Siegel e Joe Shuster, entre outros, e na história em quadrinhos escrita por Jeph Loeb e Jim Lee)
Trilha sonora: Frederik Wiedmann

Para outros títulos das linhas DCUAOM e DCAMU, confira:

No comments:

Post a Comment