Wednesday, January 16, 2019

NO CINEMA: Spider-Man: Into the Spider-Verse

10 / 10
Filme animado da Sony com a Marvel estrelando as diversas versões de Homens-Aranha é simplesmente o melhor filme do personagem que já foi feito na história. Ponto final!

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Homem-Aranha no Aranhaverso
Direção: Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman
Elenco de vozes originais: Shameik Moore, Jake Johnson, Hailee Steinfeld, Mahershala Ali, Brian Tyree Henry, Lily Tomlin, Luna Lauren Velez, Zoë Kravitz, John Mulaney, Kimiko Glenn, Nicolas Cage, Kathryn Hahn, Liev Schreiber, Chris Pine, Natalie Morales, Edwin H. Bravo, Oscar Isaac, Greta Lee, Stan Lee, Jorma Taccone, Joaquín Cosio, Marvin 'Krondon' Jones III, Lake Bell, Post Malone, Caitlin McKenna, Scott Menville, Christopher Miller, Juan Pacheco


O negócio é o seguinte: há esse herói, o Homem-Aranha. E ele tem um histórico enorme de histórias e aventuras nos gibis, uma música-tema bem pegajosa, um CD de Natal, um cereal, e um picolé todo borrado. Ele foi picado por uma aranha, ganhou grandes poderes e grandes responsabilidades, perdeu pessoas importantes do convívio dele, incluindo o tio Ben, se apaixonou pela Mary Jane, salvou a cidade algumas vezes, passou por poucas e boas, e... e.... bom, aí vai depender do universo paralelo de sua escolha, hehehe!!

Vejamos, ele teve três filmes com um cara chamado Sam Raimi e todo mundo gosta muito do segundo desses três aí, depois mais dois com um outro chamado Marc Webb que não fizeram tanto sucesso, depois foi tirar umas férias, e voltou pro universo da Marvel no MCU, voltou pra casa... ou quase isso... deixa eu ver, depois... ah, sim, teve aí um filme do Venom, que é um vilão, o simbiotes, e no final desse filme aconteceu um treco esquisito que mostra um outro universo! E então, caímos aqui!

E agora, a grande revelação, senhoras e senhores! Preparados? Rufem os tambores!!! Trrrrrrrrrr...

Spider-Man: Into the Spider-Verse É O MELHOR FILME DO AMIGO DA VIZINHANÇA QUE JÁ FOI FEITO!!!!!! #ProntoFalei!

Eu não estou exagerando, eu simplesmente adorei e curti cada momento deste filmaço aqui! Isso quer dizer que a Marvel finalmente acertou nas animações, departamento que a DC está acostumada a acertar? YESSS!! Acertou, e não foi pouco!!

Eu vibrei com cada momento do filme! E olhem que coisa doida, o Peter Parker nem mesmo é o protagonista deste aqui, olhem só!! O personagem principal deste filme aqui é o Homem-Aranha negro, o menino Miles Morales, que passou a ser o Homem-Aranha nos quadrinhos depois que todo mundo deu o Parker como morto, após uma complicada saga. Ele passou a ter destaque na linha de hqs Ultimate Spider-Man, e agora é o protagonista deste filme aqui.

Parker aqui é um dos vários Homens-Aranha de universos paralelos que existem no multi-verso da Marvel. Geralmente é a DC que dá mais ênfase a essa história de multi-verso, mas a Marvel também dá os pulos dela. Aqui você tem o Parker, a Gwen que é a Mulher-Aranha em um outro universo, tem também o Homem-Aranha Noir que eu curto pra caramba, tem o Porco-Aranha, que aqui se porta exatamente como uma versão do Gaguinho dos Looney Tunes, tem até uma piada interna no filme em relação a isso, e tem também uma menina que controla um Robô-Aranha do futuro. Todos estes personagens acabam caindo na New York do Morales, que tem também uma versão loira do Peter Parker, e que acaba morrendo (fazendo aí referência a morte do Parker nas HQs, claro), e aí a coisa fica muito louca, porque todos eles começam a dar glitches de universo, e tendem a desaparecer se não voltarem logo para o mundo deles.

Usando esse artifício como trama de fundo, a gente vê uma história de origem do Miles Morales, que apresenta este personagem criado pelo roteirista Brian Michael Bendis. Vemos a vida dele com os pais, o seu tio descolado, até o momento de sua picada que vira a vida dele de cabeça para baixo. Um belo dia ele topa com o Parker do nosso universo (depois da morte do Parker do Miles) e ele acaba ensinando o Miles a balançar nas teias e a ser um herói. Com isso, muito embora Parker seja co-protagonista da história, ele passa a ser o mentor de Miles aqui. Juntos, ele, Parker e os outros aranhas tem que enfrentar a filha do doutor Octopus e Wilson Fisk, o Rei do Crime. Eu adorei a renderização que fizeram do vilão aqui nesta animação, sempre quis ver o vilão nos filmes do aranhoso, mas nunca fizeram, agora temos esta aqui que ficou sensacional.

A animação por si só é fantástica, a estilização computadorizada dela é um verdadeiro show! Isso, claro, não prejudica a representação de outras versões do aranhoso, o Peter Porker, o Porco-Aranha, por exemplo, tem a cara de um desenho animado da Warner Brothers, com marreta, sonoplastia e tudo, sem contar as piadas bacanas. A Peni Parker, a aranhosa robótica do futuro, tem a exata aparência de um anime, com toda aquela estilização japonesa característica. O Homem-Aranha Noir ficou sensacional, todo sombrio, falando grosso, com aquele jeitão característico de um casca-grossa dos anos 30, e ainda com voz do doidão do Nicholas Cage, hahaha! A animação ainda tem relances que simulam as histórias em quadrinhos, com balões retangulares e ovais exibindo narração, o que os personagens pensam, efeitos de enquadramento característico, efeito de virada de página, isso sem contar as diversas outras referências a produções antigas do Aranha e a cena pós créditos que é hilária, não saia do cinema sem vê-la; enfim, é uma verdadeira diversão!

E fique ligado, pois lá estará uma versão animada do nosso já saudoso Stan Lee, abençoando Miles Morales para esta nova etapa das histórias do aranhoso! Stan The Man, faz uma de suas últimas aparições, a última que ele fará será no quarto filme dos Vingadores que terá este ano, e no final do filme, os créditos homenageiam Lee e Steve Ditko, que também morreu ano passado.

Por fim, o clímax da animação é um dos melhores clímax que eu já vi em um filme da Marvel! É daqueles momentos divertidos e ao mesmo tempo dramáticos, que te grudam os olhos na tela, e te colocam em estado de suspense! Cara, eu simplesmente adorei tudo que vi, não tenho nem por onde escolher o que foi melhor! No final do filme, ainda há uma referência ao Homem-Aranha de 2099, creio eu, fiquem ligados porque pelo andar da carruagem, vem coisa boa por aí, provavelmente uma sequência. E se for pensar, isso faz total sentido, porque esta abertura de multi-verso que a Marvel fez neste filme abriu campo para que eles lancem diversas outras histórias e quantas outras sequências deste filme eles quiserem!

Eu sei lá se esta animação faz parte de um universo já existente ou se é algo novo, mas sinceramente não importa, conseguiram acertar em absolutamente tudo! Comparado com os outros filmes que fizeram do herói, é como se este aqui fosse a peça final de um jogo de rali e derrubasse todas as outras peças!

Enfim, o ano mal começou, e este novo filme do amigo da vizinhança já periga se tornar um dos melhores filmes de quadrinhos de 2019! Ainda tem filme de HQ até a gente entortar os olhos este ano, então vamos esperar, mas já vou afirmando aqui que o filme tem todo potencial do mundo para ganhar o primeiro lugar no meu ranking deste ano e que eu quero comprar o Blu-Ray deste filme quando ele sair! Eu nunca me interessei em comprar um DVD ou Blu-Ray de qualquer outro filme do Aranha que fosse, mas este aqui eu quero e muito colocar na minha coleção. Recomendação máxima, filmaço, virei fã, e a você que é pai, tio, etc, pode levar a garotada tranquilo que eles vão também se divertir pra valer!

Como dizia o sábio tio Ben, "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", e os envolvidos aqui neste novo filme entenderam esta mensagem muito, muito bem.

Spider-Man: Into the Spider-Verse (2018)

Produção: Avi Arad, Stan Lee, Brian Michael Bendis, Phil Lord, Christopher Miller, Amy Pascal, Christina Steinberg
Roteiro: Phil Lord, Rodney Rothman (baseado em personagens criados por Stan Lee, Steve Ditko, Brian Michael Bendis, Peter David, David Hine, Gerard Way, Dan Slott, Meghan Malloy, Jason Latour, Rick Leonardi, Fabrice Sapolsky, Carmine Di Giandomenico, Tom DeFalco, Mark Bagley, Jake Wyatt, Sara Pichelli, Robbi Rodriguez)
Trilha sonora: Daniel Pemberton

Trailer:

No comments:

Post a Comment