Saturday, January 26, 2019

NO CINEMA: How to Train Your Dragon: The Hidden World

9,5 / 10
Conclusão da série How to Train Your Dragon da Dreamworks é épica, dramática, divertida, e com certeza vai deixar saudades.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Como Treinar o Seu Dragão 3
Direção: Dean DeBlois
Vozes originais: Jay Baruchel, America Ferrera, Cate Blanchett, Gerard Butler, Kit Harington, Jonah Hill, Kristen Wiig, Christopher Mintz-Plasse, F. Murray Abraham, Ólafur Darri Ólafsson, Craig Ferguson, Justin Rupple, AJ Kane, David Tennant, T.J. Miller


Que fim de trilogia, meus amigos, que fim de trilogia! É com muita satisfação que venho até vocês dizer que fui assistir How to Train Your Dragon 3, e simplesmente adorei o final! Este filme conclui a saga iniciada lá no primeiro filme de 2010, e que encantou adultos e crianças com amizade dos personagens Hiccup e Toothless, o menino viking e o dragãozinho fúria da noite.

Creio que esta é a primeira vez que venho falar desta franquia aqui no meu blog. Eu havia feito comentários sobre o segundo filme, mas eles ficaram lá no site IMDB. Basicamente, o histórico da franquia comigo é o seguinte: gostei demais do primeiro filme, até porque ele trazia algumas inovações na época, como por exemplo, o menino protagonista perdia uma das pernas. Isso foi um choque para mim, especialmente em se tratando de uma aventura infanto-juvenil. Depois eu fui assistir o segundo filme, se não me engano, o primeiro filme que fui assistir em Imax, e achei fantástico, não só pelo Imax, mas também pelo excelente filme que assisti e também pelos ótimos e carismáticos personagens que conheci; para mim, How to Train Your Dragon é uma das melhores coisas que saíram dos estúdios animados da Dreamworks, com toda certeza!

Pois bem, chegamos agora no terceiro filme da franquia, o fechamento, e que grande surpresa! Eu achei o filme absolutamente fantástico, como sempre. foi divertido, dramático, teve peso na narrativa, ótima ação, bons personagens; olha, na minha opinião, esta é uma daquelas trilogias para entrar para a história do cinema, muito na mesma pegada que aconteceu com a trilogia obra-prima da Pixar, Toy Story, até porque nos dois casos temos pegadas semelhantes. Estou ansiosíssimo agora para aguardar a caixa box da trilogia How to Train Your Dragon sair para poder abocanhar os três filmes de uma vez só.

Mas enfim, vamos falar sobre este terceiro filme. A trama mostra Hiccup e sua trupe novamente às voltas com problemas, e uma coisa acontece aqui: Hiccup tem que tomar uma decisão muito importante: seu pai o deixou responsável pela proteção de seu reino, sua casa, e de sua população, ele é o líder daquelas pessoas, mas então ele decide que não dá mais para ficar lá e ao mesmo tempo viver uma vida feliz e segura, então eles tem que se mudar e ir para terras misteriosas que o pai dele contava que existiam quando ele era criança; desta forma, ele parte em uma jornada com sua trupe para encontrar essa nova morada do título em inglês, mas antes disso, eles terão que fazer uma parada para enfrentar um cara chamado Grimmel, que é um caçador de dragões e que está afim de caçar e matar o fúria da noite que é amigo de Hiccup.

No meio disso tudo, outra coisa inesperada acontece: a Astrid parece estar interessada em ter um relacionamento com Hiccup, ao mesmo tempo que Toothless acaba se apaixonando por uma dragão branca e quer impressioná-la de qualquer forma. Desta maneira, o menino e o dragão se veem num impasse: o impasse do desapego. Alguns dos amigos do menino acabam alertando ele que não vai dar para ele depender do dragão dele até o final da vida, e que uma hora os dois vão ter que seguir caminhos separados, mas claro, não sem antes viverem esta última aventura.

O roteiro do filme é muito bem conduzido, acabando por proporcionar situações bastante legais em uma narrativa envolvente e épica. A evolução dos dois personagens principais também é bastante visível; Hiccup se torna mais maduro, e acaba por assumir novas responsabilidades e desafios frente a seu povo. O clímax do filme é sensacional, muito bacana, e a conclusão é apaixonante! Eu gostei demais da conclusão, as cenas finais envolvendo o menino e o dragão são, ao mesmo tempo, de partir o coração e também para refletirmos sobre a responsabilidade e a questão do desapego que eu mencionei antes.

Os personagens continuam bastante divertidos, a trupe de Hiccup tem personalidades que você sempre deseja voltar e revisitar, como o grandalhão galã Eret, os descoladões Snotlout e Ruffnut (o último, conselheiro amoroso agora, hehe) o abobalhado Fishlegs, ou o grandalhão bigodudo Gobber; o vilão, Grimmel é um tantinho caricato, mas isso também não atrapalha em nada, e o final da saga é bastante satisfatório, fazendo com que as crianças se divirtam a valer e os adultos também reflitam sobre o papel deles de se transformar em um homem de verdade e assumir as suas responsabilidades. Tudo acompanhado mais uma vez da soberba e maravilhosa trilha sonora folk de John Powell.

Enfim, caro leitor, quero recomendar muito este filme para você, assistam no cinema, porque vale muito a pena, e levem seus filhos se você tiver ou então as crianças com quem você convive, porque tenho certeza que todos vocês vão gostar muito! Ah, e se você não assistiu os outros dois filmes da trilogia, eu recomendo que assista antes de ir assistir esse, não porque seja necessário, este filme mesmo você pode assistir sozinho, que vai entender a história numa boa, mas a beleza dessa franquia é justamente essa: cada filme começa e termina sem deixar espaços para sequências futuras cada filme é uma equação independente de seu outro par, e você pode assistir todos separadamente ou juntos como parte de uma história maior; mas eu sinceramente recomendo que você assista todos eles, garanto que vai se divertir muito mais!

Eu não sei se eles vão voltar a fazer filmes dessa franquia no futuro, porque a própria tela de créditos deixou clara a intenção de terminar em uma vez; nela foram exibidas cenas desde o primeiro filme, passando pelo segundo, até chegar neste terceiro, uma linda sequência de créditos que mostra aquele tom de sépia, de coisa antiga, passando cenas-chave desde o primeiro até o segundo filme, até chegar no terceiro filme, com aquela ideia de momentos que guardamos na memória, de memórias que não se apagam da sua cabeça. Mas qualquer outra coisa que eles forem fazer a partir de agora será lucro, porque a missão de fazerem uma trilogia maravilhosa de filmes como essa já foi cumprida! Novamente recomendo que você assista, leve sua família e divirta-se no cinema!

How to Train Your Dragon: The Hidden World (2019)

Produção: Bonnie Arnold, Brad Lewis, Michael A. Connolly, Dean DeBlois
Roteiro: Dean DeBlois (baseado na série de livros de Cressida Cowell)
Trilha sonora: John Powell

Outros filmes desta cinessérie:
How to Train Your Dragon: The Hidden World (Como Treinar o Seu Dragão 3) (2019)
- How to Train Your Dragon 2 (Como Treinar o Seu Dragão 2) (2014)
- How to Train Your Dragon (Como Treinar o Seu Dragão) (2010)

Trailer legendado:


Trailer dublado:

No comments:

Post a Comment