Wednesday, January 9, 2019

NO CINEMA: Ralph Breaks the Internet

8,5 / 10
Segundo filme da série Wreck It Ralph é divertido e tem um pouco de tudo para todos.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: WiFi Ralph: Quebrando a Internet
Direção: Phil Johnston, Rich Moore
Vozes originais: John C. Reilly, Sarah Silverman, Gal Gadot, Taraji P. Henson, Jack McBrayer, Jane Lynch, Alan Tudyk, Alfred Molina, Ed O'Neill, Sean Giambrone, Flula Borg, Timothy Simons, Ali Wong, Hamish Blake, GloZell Green, Rebecca Wisocky, Phil Johnston, John DiMaggio, Rich Moore, Tiffany Herrera, Roger Craig Smith, Tim Allen, Anthony Daniels, Corey Burton, Vin Diesel, Michael Giacchino, Irene Bedard, Kristen Bell, Jodi Benson, Auli'i Cravalho, Jennifer Hale, Kate Higgins, Linda Larkin, Kelly Macdonald, Idina Menzel, Mandy Moore, Paige O'Hara, Pamela Ribon, Anika Noni Rose, Ming-Na Wen


E vamos inaugurar mais um ano aqui neste meu pedaço! Janeiro de 2019, início de um ano que finalmente está prometendo, e eu espero mesmo que tenhamos ótimas surpresas nele! Vejam só vocês que eu até mesmo mudei a decoração do site aí em cima e no fundo, espero que tenham gostado. Enfim, indo direto ao assunto, fui hoje com meus sobrinhos assistir a sequência de Wreck It Ralph, filme de 2012 da Disney, chamada Ralph Breaks The Internet. Veredito: nos divertimos a valer! A historinha do anti-herói e sua amiga Vanellope toma rumos que surpreendem e também brincam com diversas possibilidades da modernidade, fazendo a experiência ser muito bacana.

Sabem, eu não esperava que o primeiro filme fosse ter uma sequência, então este filme aqui me pegou de surpresa, mas de uma forma realmente positiva. A trama agora não se centra mais só nos videogames; eles continuam lá como elementos da narrativa sim, e diversos personagens retornam para uma aparição relâmpago. Só que agora é o seguinte: a internet chegou nos arcades, e os personagens dos games veem um novo recurso aparecer: WiFi. É o início de uma nova era, só que eles são impedidos de desfrutar dela, tendo que se limitarem aos arcades.

Acontece que o joystick, a direção da máquina de fliperama da Vanellope, o game Sugar Rush, quebra, e o dono do arcade não tem como comprar um novo, porque é muito caro. Ralph presencia tudo e ouve falar de um lugar chamado eBay que tem a tal direção, e quer ir até lá para salvar o game da amiga de ser desativado. Eles vão juntos para a grande rede, e lá conhecem muitas coisas, spams, youtubers, comentários de Youtube, redes sociais, e milhares e milhares de outras coisas.

O filme faz brincadeiras pontuais e bem engraçadas com o universo da internet, exibindo seus pros e contras. Vanellope conhece um sujeito verdinho chamado Spamley (reparem no nome, hahaha!) que faz propaganda de anúncios de como enriquecer rápido, e a garota que dá lag se interessa porque assim ela pode ir atrás de conseguir o item do eBay de que tanto precisa. Assim, ela conhece um game chamado Corrida do Caos, e lá ela conhece uma garota corredora chamada Shank, e se enturma com ela. Minha primeira reação a essa garota foi "hum, ela se parece muito com a Gal Gadot", e quando eu fui ver os créditos finais das vozes originais (vi a versão dublada, a única que tinha 😠), era mesmo a Gal! Pois é, a atriz volta àquela sua personagem de Fast & Furious para radicalizar nas pistas virtuais do filme.

Ralph não gosta nada disso, mas também decide ajudar fazendo alguma coisa, e resolve se tornar um youtuber que faz vídeos zoados e viralizá-los para ganhar curtidas que se convertem em dinheiro. Neste arco, ele tem seu momento de ascensão, mas também amarga saber da existência funesta dos comentaristas de Youtube, fato que faz com que ele desanime da internet. Incrível como os roteiristas pintaram um quadro tão preciso de como a internet se comporta, fazendo aí ainda a sua crítica social.

Enfim, ao longo do caminho, os dois tem que superar diversos obstáculos e dificuldades para atingirem seus objetivos, mas o filme também tem piadas bem engraçadas! Tem um momento que a Vanellope ouve falar do site da Disney, e lá, ela encontra o palácio das princesas. Ela também aprende que toda princesa da Disney tem a estranha habilidade de cantar quando quer espressar seus desejos, tirando aí uma casquinha com as produções clássicas do estúdio! Você vê de tudo lá, a Cinderella, a Elsa, a Branca de Neve, a Moana, Pocahontas, Belle, Ariel, a Jasmine, enfim, tem de tudo lá. Numa hora, pelo menos na versão em português do filme, uma das princesas quer animar a Vanellope, e diz "não tenha medo, vai lá, e lacra!", e a menina faz uma cara de estranhamento e desconforto, ao que as outras respondem "não liga não, ninguém entende essas bizarrices que ela fala, faz que não escutou", tirando também uma casquinha com os infames lacradores e os justiceiros sociais!

Outros personagens menores, como o Zangief, a Chun Li, o Ryu, o Sonic, o Q*bert e diversos outros do primeiro filme estão lá, e vejam só: deram um jeito de fazer até o Stan Lee fazer um cameo por lá, porque todo usuário da internet no filme é representado por um avatar, o programa de busca neste universo é o KnowsMore, que aqui no Brasil ficou sendo chamado de SabeTudo, uma espécie de Google, e por isso, foi fácil de representar o mundo exterior no filme, e ficou de uma forma que fez sentido dentro da narrativa. Tem duas piadas bacanas com o Zangief, envolvendo as pelancas que ele tem nas pernas, e uma envolvendo o escritor Dostoiévski, prestem atenção. Outros elementos da internet, como o vírus, o antivírus, os portais, pacotes de dados, etc também ficaram muito bem representados, e dá pra gente se divertir bastante e também ensinar de forma engraçada as pessoas sobre os caminhos da tecnologia.

O clímax também é muito bacana e bem dramático, em que Ralph parte em uma jornada de redenção através novamente da jornada do herói. E já que o assunto é a internet, para não dar muito spoiler, Ralph vai aprender as dinâmicas de uma amizade duradoura através daquela máxima do site OLX, que eu tenho certeza que vocês todos conhecem!

Uma sequência muito boa sim, mas não tanto quanto o filme original, que eu ainda lembro com muito carinho e também revi faz pouco tempo com meu blu-ray aqui. O mais legal é que tinha certas coisas que eu não conhecia, e meus sobrinhos me apontavam e diziam "olha, o Fortnite, olha isso, olha aquilo", e assim por diante, então foi muito bom e divertido para todos nós! Levem os pais, levem as crianças, todo mundo para assistir, pois eu recomendo, é uma sequência muito legal, e quem gostou das inúmeras referências nostálgicas do primeiro filme, então vai adorar este aqui também! Ah, e fique na sala para a cena entre-créditos, acredite, vai ser tão bacana e divertida que você não vai querer perder!

E bom ano novo para todo mundo!

Ralph Breaks the Internet (2018)

Produção: John Lasseter, Jennifer Lee, Clark Spencer
Roteiro: Rich Moore, Phil Johnston, Jim Reardon, Pamela Ribon, Josie Trinidad, Kelly Younger
Trilha sonora: Henry Jackman

Dublagem em português BR: Mari Moon, Tiago Abravanel, Rafael Cortez, Giovanna Lancelotti

Outros filmes desta cinessérie:
Ralph Breaks the Internet (WiFi Ralph: Quebrando a Internet) (2018)
- Wreck-It Ralph (Detona Ralph) (2012)

Trailer legendado:


Trailer dublado:

No comments:

Post a Comment