Friday, December 13, 2019

OPINIÃO: Esqueçam as sequelas! Terminator, Star Wars e mais - CANCELADOS: para mim.

É exatamente isso mesmo que vocês leram no título! E acreditem, eu estou me sentindo leve, como se tirasse um grande peso de meus ombros fazendo isso. Triste, mas leve. A tristeza passa com o tempo, mas o peso se carrega para o resto da vida se deixarmos.

(Com os devidos créditos das imagens ao Nerdrotic, exceto as do letreiro de Hollywood)

Para quem não é frequente aqui no blog, explico: por muito tempo já, eu estou atrelado a falar sobre certas cinesséries, e não por uma certa obrigação, mas porque eu sentia real prazer em fazê-lo mesmo, como demonstrei por diversas vezes no passado. Mas agora, chegou o momento de me alforriar disso tudo.

O motivo é muito simples: Hollywood já não tem mais NADA a oferecer para nós, nem em termos de filmes, e muito menos em termos de séries. Ela se esvaziou completamente em discursos político-ideológico ridículos, atitudes bizarras de seus envolvidos, e com isso foram perdendo a substância e o foco do que realmente importava: entreter e inspirar contando boas histórias. Hollywood não diverte e nem inspira mais ninguém.

Por muito tempo, isso não foi verdade. Só que o cenário atual nos trouxe uma outra realidade.

E não pense você que me agrada fazer esse tipo de constatação aqui! Escrevo isso com muita dor e pesar no coração. Me faltam até mesmo as palavras para fazer isso, mas eu tenho que fazê-lo. Preciso me manter honesto comigo mesmo. Não adianta eu fazer outra resenha aqui usando de palavras bonitas para destacar certos atributos de algo, se eu estou vendo que esse algo, em sua totalidade, não me agrada e está indo para um caminho totalmente errado, do qual o meu senso moral não me permite ir.

Também é bom deixar outra coisa clara: quando eu falo "Hollywood", estou falando da maioria de seus escritores, atores e produtores. Não me refiro à sua totalidade. Acabei de resenhar Doctor Sleep esses dias atrás, que achei ótimo, mas que em nada representa a maior parte das coisas que acontece por lá hoje.

Este texto se alastrará para outros tipos de franquias e universos; depois eu digo quais são, mas vou ter que começar de algum lugar, e por isso vou pegar algo que está mais em voga agora: Terminator e Star Wars. Para mim, qualquer outra SEQUELA (sim, SEQUELA, dano, ferida, arranhão, não "sequência") está sumariamente CANCELADA. Eu não vou terminar a trilogia de Star Wars de agora: ela NÃO MERECE ser terminada. Eu não vou assistir o novo Terminator ou qualquer outra sequela que virá depois disso: ele NÃO MERECE ser assistido.

No caso do Terminator, já é um esforço contínuo de auto-destruição que já vem de duas décadas. Eu cheguei até a escrever uma explicação no meu Facebook sobre isso, a regra do baseball: errou três, tá fora! O terceiro filme foi patético. O quarto filme foi ridículo. O quinto filme tentou, mas também tinha mais crateras de roteiro e decisões burras do que o permitido. Já me pareceu o bastante para desistir da franquia e desconsiderar qualquer coisa que foi feita com a série após T2. Eu ainda nutria alguma esperança algum tempo atrás, mas agora, não mais.

A mais nova sequela vem com uma conversinha político-ideológica tão imbecil, que se transformou em um verdadeiro fracasso mundo afora. Isso não sou eu que estou dizendo não, são os números na bilheteria e a opinião geral das pessoas. Eu não assisti, mas pela primeira vez na minha vida, li artigos contendo spoilers do filme. Eu li tudo que podia, e assisti análises no YouTube sobre o filme, contendo spoilers. E cheguei à decisão de não pagar o ingresso, não assistir na internet quando sair, e simplesmente não dar qualquer tipo de atenção a esse filme. O modo como ele trai sua audiência, e detrata de toda e qualquer substância que esses filmes carregaram um dia, é obsceno. É um cuspe na cara dos fãs, é um dedo médio para qualquer forma de coerência; e o que é mais triste, com o aval do próprio criador desse universo, o que por si só já é obsceno. Isso não merece ser levado adiante. 

Se eu for assistir, eu vou estar, de certa forma, validando essa visão que eu não acredito, e por isso estou me afastando disso. Eu não vou permitir que cuspam na minha cara sem tentar desviá-la da cusparada, ou cuspir de volta. E a melhor punição que existe para isso, é o boicote, é o não dar atenção, não falar a respeito, não validar isso de qualquer forma. Ninguém deve ser obrigado a gostar de algo ou validá-lo sendo que não acredita.

Para mim, sempre houve uma coisa muito clara na minha cabeça, mesmo quando eu acompanhava as sequelas desta franquia: Terminator é uma história que começa em T1 e TERMINA em T2; essa, era inclusive a cabeça do James Cameron algum tempo atrás. O resto não passa de uma gigantesca BOBAGEM. Isso se provou mais verdadeiro agora, do que nunca. E adivinhem só? Hollywood NÃO TERMINA a história, mesmo nesta nova oportunidade, em 2019. Não dá um ponto final em tudo. Houve um tempo em que Hollywood era muito boa em terminar as coisas, dar fechamento, concluir. Eram outros tempos. Para todos os efeitos, essa Hollywood não existe mais.

Passemos a Star Wars.

Começou com a compra da Disney. Muitos comemoraram, outros não. De qualquer forma, o medo se alastrou. Então voltaram com uma nova trilogia. O primeiro filme dela foi até bem recebido, muito embora com algumas ressalvas, mas todos deram carta branca para que continuassem. O que ninguém esperava, era a facada nas costas que Hollywood estava preparando contra a base de fãs da franquia. Eu fui um dos que deu carta branca para que prosseguissem. Eu fui um dos que tentou, mesmo que relutante, ver pontos positivos no segundo filme, muito embora no meu âmago, eu quisesse gritar. Minha resenha do segundo filme tem exatamente essa atmosfera.

Mas com o tempo, eu fui deixando o fã de Star Wars dentro de mim de lado, e fui percebendo a realidade, o que realmente estava acontecendo, podendo dessa forma fazer a análise fria que a coisa precisava ter. Eu consegui entender porque The Last Jedi me deixou vazio: eles destruiram Star Wars.

Sim, meu caro, Star Wars foi DESTRUÍDO de dentro para fora. Eu não sei quem se lembra, mas eu fui remetido a essa frase de novo através de um vídeo-análise do Nerdrotic, no YouTube, que achei bem pertinente. É a hora que aquele Luke Skywalker do filme, velho, desanimado e acabado, diz "esqueça o passado, MATE-O se for necessário". E é exatamente isso que está acontecendo com Star Wars. Estão MATANDO o passado da franquia, o legado de George Lucas, e eliminando tudo aquilo que os fãs aprenderam a amar na trilogia original. Sim, George Lucas também cometeu erros e equívocos, tentou mudar sua trilogia original em certos pontos, e fez prelúdios vergonhosos. Não, caro leitor, eu não mudei minha visão sobre o que Lucas fez naqueles prelúdios, mantenho TUDO que eu disse antes, naquelas resenhas sobre a trilogia original inalterada!

Contudo, nem mesmo o próprio George Lucas cometeu a CAGADA monumental que a Disney cometeu de querer alterar substancialmente tudo que a gente viu naqueles filmes em nome de uma agenda e do politicamente babaca. Pelo contrário, Lucas fez cagadas SIM, mas sendo respeitoso com o próprio legado que criou, com exceção talvez da natureza da FORÇA, ponto que eu acho que ele cagou mesmo nos prelúdios de forma vergonhosa. Mas não no mesmo nível da Disney. NUNCA no mesmo nível da Disney!

O que você tem nas sequelas da Disney, é a tentativa a olhos vistos de DESTRUIR TODO UM LEGADO, através da deturpação de personagens clássicos como Han Solo e Luke Skywalker, e a objetiva substituição desses personagens por outros que atendam a agenda de Hollywood, sem o minimo respeito pelo que veio antes, ou pelo fã, que paga para ver tudo que ele sempre amou ser reduzido à pó, e aqui a gente recai no mesmo problema que vemos no novo Terminator. O legado do personagem John Connor também reduzido a fumaça. Me desculpem, mas eu não posso aceitar isso e ficar calado.

Uma coisa é você desmantelar todo um universo conhecido, mas depois no final colocar todas as peças dele no lugar de novo, do jeito que você o recebeu. Seria como desmontar uma estante de livros para tirar a poeira e depois colocar tudo de volta no devido lugar quando a limpeza acaba. Exemplos, temos o Batman, já fizeram isso diversas vezes com o Batman, inclusive nas HQs, como no episódio "Over the Edge" da série The New Batman Adventures, em que tudo foi virado do avesso, mas restabelecido no fim da história; outro exemplo é Back to the Future: the Game, em que eles destroem completamente a realidade do Marty e do Doc durante o jogo, mas no final, você tem o mesmíssimo status de novo que o terceiro filme da trilogia nos deixou, com uma adiçãozinha ou outra somente, mas que não prejudicam em nada aquele universo; o que fizeram com Star Wars e Terminator foi CRIMINOSO: é como se tivessem trocado todos os livros da sua estante por outros e queimado os que você tinha.

Se continuarmos a assistir sequela atrás de sequela, sempre esperando que, um dia, aquele filme da qual sonhamos realmente venha, vamos ficar eternamente alimentando a máquina de destruição que Hollywood construiu para usar nas suas próprias memórias, e assim eles nunca irão parar. Pois então cabe a nós dar um freio nisso tudo.

A partir de agora, toda e qualquer sequela de Terminator e Star Wars para mim está CANCELADA antes mesmo de ser anunciada, e isso se estende também em parte para o universo da Marvel, ou mesmo o da DC, que também já estão querendo fazer a mesma coisa em vindouros filmes. Eu já estou mesmo de saco cheio de tanto filme de quadrinhos, sendo que nenhum para mim realmente me agrada muito, então estou puxando a tomada antes que algo mais seja feito. No caso dessas duas últimas, talvez eu assista uma coisa ou outra no futuro, mas só depois de ver muitas resenhas e análises.

A verdade mesmo é que a grande imprensa, a grande mídia, o cinema de massa, ou mesmo os quadrinhos, já não conseguem mais se comunicar com seu público-alvo faz muito tempo. Eles perderam a empatia pelo público em geral, pelos valores que todos tem, pelo que é certo e justo, e se enclausuraram numa bolha deles mesmos em que eles fazem coisas pensando em agradar os seus pares, e não mais o público em geral. Essa é a razão pela qual tantos de seus filmes mais novos tem falhado miseravelmente nas bilheterias ou sido xingados na internet e nas redes sociais. E isso é o que vai acontecer com toda e qualquer franquia grande de filmes que também optar por seguir o mesmo caminho.

Ou eles param com tudo e tentam entender e ganhar de novo a simpatia do seu público, ou então, meus caros, este será o início do fim da Hollywood que conhecemos hoje. É uma triste constatação, mas eu não estou escrevendo isso pensando em te agradar, meu amigo, mas sim pensando em dizer o que você TEM QUE OUVIR, e a maior prova disso é que, o que estou escrevendo agora não me agrada em absoluto, mas é uma constatação que eu tenho que fazer porque é a coisa certa a se fazer, não a coisa que me agrada.


Eu não vou ver o novo Terminator porque eu não quero que essa loucura que fizeram continue; é a minha maneira de dizer que a história fechou no segundo filme e que eu não considero absolutamente mais nada que veio depois disso.

Eu não vou terminar essa trilogia da Disney de Star Wars porque eu não quero validar essa nova narrativa da franquia, quero que ela se perca na poeira do tempo sem jamais ser concluida; é a minha maneira de dizer que a história para mim acabou em Return of the Jedi, que Luke sempre será aquele personagem otimista e alegre que eu conheci, e não aquela figura amarga e deturpada que nem mesmo os próprios GEORGE LUCAS e MARK HAMIL, em entrevista falada, disseram não concordar em fazer!

Espero que todos tenham entendido a mensagem e as razões para eu vir a público com essas ideias. Considerem essa postagem, a minha opinião sobre Terminator e Star Wars. Não há mais nada que eu possa dizer aqui, e que possa agregar. De uma forma ou de outra, me sinto triste, mas libertado e aliviado, como se tirasse um enorme peso das costas. Até uma próxima vez.

No comments:

Post a Comment