Saturday, November 23, 2019

NO CINEMA: Doctor Sleep

9,5 / 10
Vou ser breve: Doctor Sleep é uma sequência À ALTURA do filme de Kubrick!

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Doutor Sono
Direção: Mike Flanagan

Estrelando: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran, Cliff Curtis, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind, Selena Anduze, Robert Longstreet, Carel Struycken, Katie Parker, Zackary Momoh, Jocelin Donahue, Carl Lumbly, Henry Thomas, Bruce Greenwood, Sallye Hooks, Alex Essoe, Roger Dale Floyd, Jacob Tremblay, Violet McGraw, Shane Brady, Danny Lloyd, Hugh Maguire, Sadie Heim, Kk Heim, Kaitlyn McCormick


22 de Novembro. Sexta-feira. Consigo folgar no sábado, pego minha esposa e vamos fazer algo. Depois de algum tempo, subimos a avenida com o tema de Metalder no rádio, para assistir a sequência de The Shining, uma das obras de horror mais memoráveis e citáveis de todos os tempos, dirigida pelo ilustríssimo Stanley Kubrick. O nome da sequência é Doctor Sleep.

Quanto a The Shining, eu dei um tratamento especial a esta obra do Stephen King, fazendo inclusive uma resenha especial do livro ao qual o filme se baseia. Não satisfeito, comprei Doctor Sleep, o livro, no idioma original em inglês. Infelizmente ainda não tive condições de terminar de lê-lo, pois minha vida tem sido bem atribulada, ainda mais depois que minha filha nasceu. Pouco tempo livre, muitas leituras, algumas importantes a fazer, e o livro do King foi ficando para trás. Eu comecei a lê-lo a dois anos atrás, e depois disso reiniciei ele umas três vezes pelo menos. Cheguei até o trecho em que nos é apresentado a galera do nó. Ou como eu comecei a falar aqui depois de hoje, a galera do vapor. Mas enfim, se de repente eu conseguir retomar a leitura dele e terminar de lê-lo até o final do ano, talvez eu escreva sobre ele, mas não prometo nada. Vamos ao filme.

De acordo com minhas fiéis anotações (sim, eu anoto coisas sobre o livro enquanto vou lendo, hehehe), os primeiros instantes do livro são perfeitamente e fidedignamente bem adaptados para a telona, até a sequência do ritual com a loira que entra no grupo do nó, eu posso garantir isso. Depois disso, eu não sei, mas quero terminar o livro para saber. Exceto pelas primeiras cenas. Diferente do livro, o filme começa apresentando o grupo do nó, e depois corta para algo familiar: estamos de volta no bom e velho Overlook Hotel, e lá está Danny, com seu triciclo, em frente ao quarto 237, que quem já viu The Shining sabe muito bem o que tem lá dentro.

Depois de revisitarmos o passado do menino Danny, vemos Danny Torrance já crescido, e vivendo uma vida diferente, em que ele se torna enfermeiro de um hospital de doentes terminais e usa seu dom para ajudar eles a morrerem tranquilos, justificando o título da obra. Paralelo a Danny e o grupo do nó, há essa garotinha filha de um casal, e ela também é iluminada. A gangue do vapor, a garotinha e Danny, todos irão convergir para uma narrativa simplesmente sensacional, arrepiante, de muito suspense e horror psicológico e com constantes referências à obra de Kubrick.

E quando eu digo referências, não são só a elementos da narrativa não! São visuais também!

Muitas vezes por exemplo, que vemos um carro na estrada, a câmera aérea consegue reproduzir fielmente a tomada de Kubrick que abre sua versão de The Shining. É simplesmente incrível!! Tem uma cena em que Danny está em um apartamento dele, e tem uma parede-lousa. A câmera mostra ele se aproximando da parede para escrever algo, e depois faz um traveling para a porta de saída; segundos depois, vemos Danny sair, e a câmera faz um traveling de volta à parede para vermos o que ele escreveu. O diretor Mike Flanagan deve ter estudado em detalhes o estilo de Kubrick, porque ele reproduz direitinho aqui as tomadas que o barbudão fazia, enquanto não deixa de imprimir o seu estilo também.

Eu fui ler a respeito desta sequência, e passando o olho por alguns artigos e resenhas (todas excelentes, só tecendo elogios ao filme), eu li que o objetivo de Flanagan era tentar juntar o livro de King com o filme de Kubrick (que o King sempre detestou) e tentar promover, ao mesmo tempo, uma adaptação o mais fiel possível do livro, enquanto estivesse fazendo também uma sequência para o filme. E DEU CERTO! Mike consegue agradar tanto o King quanto a audiência, essa audiência a qual eu faço parte, que cresceu com o imaginário do filme de Kubrick na cabeça.

King foi enfático: o filme de Flanagan, segundo ele, redimiu o filme de Kubrick. Será que agora isso quer dizer que King gosta do filme do Kubrick? Hummm... gostaria de perguntar isso a ele uma hora.

Enfim, há inúmeras surpresas aqui neste filme sensacional! Eu posso dizer com toda tranquilidade do mundo: MIKE FLANAGAN FEZ UMA SEQUÊNCIA À ALTURA DO FILME DE KUBRICK! Foi isso que aconteceu, nem mais, nem menos! Foi exatamente isso!

QUE FILME, SENHORES, QUE FILME!!! Eu adorei cada segundo! Minha esposa, que já viu o filme do Kubrick comigo, e que é meio arriada para filmes, assistiu comigo, não dormiu, prestou atenção em cada cena, e também gostou, eu podia olhar para o lado e ver ela se divertindo com tudo, e isso é meio raro de acontecer!

E a sequência final, hein? Cara, que baita sequência final!!! O climax do filme... bem... caramba, não posso falar, mas olhem, vocês vão simplesmente pirar!! É fabuloso!

Como o Flanagan foi habilidoso em pegar todos os pontos do primeiro filme, a narrativa do King em seu livro, e interconectar tudo em seus mínimos detalhes!! Foi realmente um trabalho genial! Tanto que até o próprio King gostou!

E sabe essa promessa que você vê no poster do filme? "Dare to go back"? Ela será cumprida! Aguarde! Não posso falar mais nada! Qualquer coisa que eu falar daqui pra frente será um spoiler dos brabos, então eu vou simplesmente te recomendar este filme maravilhoso com força, e terminar dizendo:

WHAT A PARTY!

CORRAM assistir Doctor Sleep enquanto está nas telonas! Agora eu posso dizer que fui assistir tanto o filme de Kubrick nas reexibições do Cinemark, quanto Doctor Sleep. Feliz feito o Jack Torrance com aquele machadão recitando "little pigs, little pigs"! Hahaha!

Mas é verdade! Um filme sensacional, tenso, um horror como eu não vejo já faz um bom tempo!! Não é a toa que está sendo tão elogiado. Na volta para casa, eu até coloquei o tema do Metalder de novo, porque eu ando numa fissura assistindo tokus ultimamente. Deve ser a crise da meia-idade, hahaha! Mas eu queria ouvir porque acho aquele tema épico, e o filme foi tão épico que eu me senti em clima épico. Volto a insistir: não percam Doctor Sleep nos cinemas! Ignorem aquela trocentésima sequência escrotinha do Exterminador do Futuro, e vão assistir algo que realmente vale a pena ser visto. Quem é fã de The Shining, garanto que vai adorar.

Doctor Sleep (2019)

Produção: Jon Berg, Trevor Macy, Stephen King, Akiva Goldsman
Roteiro: Mike Flanagan (baseado no livro de 2013 de Stephen King e inspirado no filme de 1980 de Stanley Kubrick)
Trilha sonora: The Newton Brothers

Outros filmes desta série:
Doctor Sleep (Doutor Sono) (2019)
The Shining (O Iluminado) (1980)

Trailer:

No comments:

Post a Comment