Friday, February 12, 2016

NO CINEMA: Deadpool (Deadpool)

Nota: 10 / 10

Já vou avisando desde agora: se você não curte exageros e obscenidades, vai ler outra coisa! Eu avisei! Tá aqui ainda? Opa, então você é meu parça, tá ligado? Meu nerf herder! Vamo nessa, seu puto!

Primeira coisa: FILME DE HQ DO ANO, PORRA!! Pronto, falei. O quê? Acha que eu não posso dizer isso porque eu não vi os outros filmes do ano? Ah, cara, vai chupar!

Deadpool tinha tudo para dar errado! TU-DO! Absolutamente tudo! O tom, o personagem desconhecido do grande público, a censura do filme, que lá fora ganhou uma baita censura R (maior de 18 anos) devido às cenas de violência, mutilação, sexo, incitação erótica, etc. Mas foi um barato! Foi foda, mano!! Engraçadíssimo, todo politicamente incorreto, enfim, foi diferente de tudo que já se viu em filme de HQ. E foi isso que fez o filme vingar.

O filme já começa tirando sarro de si próprio! Quando que você ia ver isso em um filme de quadrinhos, ou qualquer outro filme de herói? Puta que pariu, isso é muito foda!! Ao quadrado, com duas bolas penduradas! Quem não conhece o personagem vai achar que é uma sátira original de filmes de super-heróis, mas a verdade é que o Deadpool era, e sempre será, o personagem perfeito para se fazer esse tipo de coisa. Talvez, do lado da DC, o Homem-Borracha sirva para a mesma finalidade, mas estou só especulando. Logo no letreiro inicial, após o logo da Marvel passar, você vê um freeze frame com frases do tipo "um filme romântico, de um cara que se acha muito, com um herói de CG" e por aí vai! Nenhuma menção aos envolvidos no filme, só tiração de sarro!

Se Hugh Jackman se tornou o primeiro caso em Hollywood de ator fazer um filme solo ruim de um personagem mas depois corrigir curso com outros filmes melhores, então Ryan Reynolds é o segundo. Todo mundo lembra da merda que foi o Deadpool dele em X-Men Origins: Wolverine, não lembra? Bom, se você não lembra... que bom pra você! Mas aqui, no primeiro filme em que o personagem estrela, ele tem a chance de corrigir isso, e inclusive faz graça disso, falando para a audiência "vocês devem estar pensando qual saco eu tive que lamber para ter meu próprio filme, não? Bem, digamos que ele rima com Polverine". Eu tô falando sério! O filme é cheio de quebras de quarta parede, tão cheio, que uma hora o Deadpool vira para nós e diz "puxa. eu já falei tanto com a audiência que a gente tá quase ficando íntimo, não é?" É muito bacana!

Na cena de freeze frame inicial você ainda vê uma pequena revista com um super-herói de roupa e máscara verde, e lá diz que a coisa foi um fracasso; pra quem acompanha tudo, é lógico que o filme está fazendo alusão ao Lanterna Verde do Reynolds que foi um fracasso. O filme ainda tem a ousadia de provocar mais ainda a Distinta Concorrência, citando Batman e Robin em uma das cenas! É hilário!

E essa é a principal razão pela qual o filme é foda, razão pela qual ele será o que de melhor saiu em filme de HQ no ano todo, coisa que nem mesmo a união de todos os heróis da DC vai poder tirar isso desse filme: porque é diferente! Diferente de tudo que você conhece de filme de HQ. Se os quadrinhos no cinema acabaram ficando sérios demais, emburrados demais e com um exagerado teor dramático nos últimos anos, Deadpool vem para desconstruir tudo isso, demolir mesmo, e trazer a comédia e a graça de volta com força total!

E o próprio personagem fala isso durante o filme; herói é o caralho! Ele já se identifica como um cara em um expandex com habilidades superhumanas, mas que não é nenhum herói. O filme sabe o que ele é, sabe que veremos um cara em um traje de expandex andando por aí; e não tenta ser nada diferente daquilo que pode oferecer. Ele tem sim, cenas fortes e desconcertantes, palavrão que não acaba mais, tem cena de sexo, tem um nu frontal com a pistola borrada do Reynolds de fora balangando em meio ao fogo... e tá de boa com isso!

Os fãs do palhaço do personagem podem comemorar com apito, língua de sogra e todos os apetrechos que tiverem: o personagem foi pego dos quadrinhos e transportado para a telona exatamente como ele é. Sua língua enorme, sua atitude anárquica e tirando sarro de todo mundo, suas piadas de humor negro, sua tiração de sarro sem fim... enfim, podem comemorar, porque nem de longe o personagem lembra aquela atrocidade do filme do... Hugh Jackman! Sério, esperem chegar no clímax do filme, e terão surpresas inimagináveis, e todas muito boas! Além do que, eu considero ser, a segunda melhor aparição do Stan Lee em filmes da Marvel.

O filme leva em frente a iniciativa da Fox de fazer seu universo compartilhado lá, citando elementos dos X-Men e colocando o Colossus na trama, então é bem possível que vejamos o assassino palhaço da Marvel em filmes dos alunos do careca que controla a escola de mutantes. Vamos ver se esse universo Marvel/Fox vai sair mesmo. E eu vou ficar curioso aqui de como eles vão juntar as coisas depois, porque o filme do Deadpool é muito diferente do restante! Muito! Não faz sentido se a gente pensar em um universo. Mas talvez eles acabem achando um jeito de colocar a porralouquice do Wade Wilson lá para funcionar junto com esse universo. Vamos aguardar.

A única coisa que eu tenho que avisar, é que não leve seu fedelho de 7, 8 anos para ver esse filme, porque, cara, lá no cinema teve um sujeito meio ruim da cachola que acabou levando o moleque dele, achando que ia ser algo leve, infanto juvenil, eeeee... chimichangaaa!! O cara saiu bastante sem graça da sala de cinema! Leva seus amigos, sua namorada, e vai curtir! E viva a censura R de volta nos filmes de ação!!

O trailer e a campanha de marketing do filme fez um excelente trabalho em mostrar muito, mas ao mesmo tempo não divulgar porra nenhuma! Isso foi o que mais gostei! Acreditem, as melhores cenas, piadas, etc, não estão no trailer! Se você duvida, vai no cinema curtir essa comédia de ação engraçadíssima! Ah, e não sai da sala nos créditos finais!! Vai ter o trailer de Deadpool 2: O Despertar de Cable! Não sai, hein? Segredo! Olha lá! Confere lá!

Deadpool (2016)
Título em português BR: Curtindo a Pistola Adoidado... brincadeira... é Deadpool mesmo!

Direção: Tim Miller
Produção: Simon Kinberg, Stan Lee, Jonathon Komack Martin, Rhett Reese, Ryan Reynolds, Lauren Shuler Donner, Aditya Sood, Paul Wernick
Roteiro: Rhett Reese, Paul Wernick (baseado em personagem criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza)
Trilha sonora: Junkie XL

Estrelando: Ryan Reynolds, Karan Soni, Ed Skrein, Michael Benyaer, Stefan Kapicic, Brianna Hildebrand, Style Dayne, Kyle Cassie, Taylor Hickson, Ayzee, Naika Toussaint, Randal Reeder, T.J. Miller, Isaac C. Singleton Jr., Morena Baccarin, Justyn Shippelt, Donna Yamamoto, Jed Rees, Hugh Scott, Gina Carano, Cindy Piper, Emily Haine, Aatash Amir, Chad Riley, Paul Belsito, Darcey Johnson, Leslie Uggams, Kyle Rideout, Jason William Day, Stan Lee, Ben Wilkinson, Rachel Shaw, Paul Lazenby, Rob Hayter, Greg LaSalle, Rachel Sheen

Trailer:

No comments:

Post a Comment