Saturday, March 26, 2016

NO CINEMA: Batman v Superman: Dawn of Justice (Batman vs Supeman: A Origem da Justiça)

Nota: 7 / 10

Vamos começar com alguns comentários de 2013 do site Jovem Nerd, quando da escolha do Ben Affleck como o novo Batman:

- "Medo, estou com muito medo!!!!";
- "Sinto um abalo na força milhares de nerds gritaram de pavor e de repugnância para então nunca se calarem.";
"Meus olhos sangraram vendo essa matéria.";
"se isso for realmente fato, já sei que não vou gastar meu rico dinheirinho para assistir essa desgraça!".

Agora... 2016... site pipocamoderna.com.br

"Fãs enlouquecem com Batman vs. Superman: “MELHOR FILME DE SUPER-HERÓIS”".

Pois é. O que você acabou de ver foi baseado em fatos verídicos, sem distorção de dados. Entre nos links que eu deixei e veja com seus próprios olhos, se duvida.

E eu não posso culpá-los pela decepção pela qual passaram à época. Eu mesmo fiquei muito, muito... MUITO decepcionado com a escolha de Affleck para o papel, e também falei cobras e lagartos, exatamente como esse pessoal aí de cima. É... se você for o Affleck, pode fazer cara de triste e tocar "The Sound of Silence" até ficar vesgo de tristeza, porque a desconfiança foi enorme mesmo. Fiquei desconfiado até o último momento, quando hoje, dia 26 de Março de 2016, fui conferir o filme. Vejam só! E a partir de agora, tudo aquilo de ruim que eu falei do Ben Affleck, a partir deste momento, pertence ao passado. BEN AFFLECK É, DEFINITIVAMENTE, O MELHOR BATMAN DO CINEMA!! Christian Bale, eu ainda gosto muito do seu Batman, mas amigo, você vai para a segunda colocação.

"Puxa Ricardo, então quer dizer que o filme é bom, que você gostou, que é uma obra-prima?"

Bem... vamos colocar dessa forma, meu caro leitor: eu escrevo já faz alguns anos, e por isso, desenvolvi dois lados. Eu tenho um lado fã, sabe, aquele lado do cara que conhece esses personagens desde criança, que fica eufórico com eles, que sabe absolutamente tudo sobre eles, que lia e lê as HQs, viu tudo que já foi produzido para cinema, games e TV, etc, etc, o cara que se descontrola, o cara que quer gritar para todo mundo que seu sonho finalmente foi realizado, e assim por diante. Enfim, o cara que quando viu a porradaria comer solta, teve arrepios e verteu lágrimas de fã nerd com tudo o que viu.

Mas também possuo o lado crítico que, como um cara que vai ao cinema e analisa a realidade dos fatos que presenciou, tem que ser justo e honesto consigo mesmo e com os fãs, e dar a melhor análise possível, procurando ser o mais neutro possível, o mais verdadeiro possível, e o mais crítico possível com aquilo que viu.

Vale lembrar também, que este filme é a sequência de Man of Steel, dentro do Universo Cinemático DC, que nasceu oficialmente em 2013 com a história do azulão, e como você pode ver na crítica que eu deixei no link aí acima, eu gostei. Não é um ótimo filme, tem erros, mas eu gostei dele, achei que foi um bom começo para este universo que agora vem tentar mostrar suas garras para competir em pé de igualdade com o Universo Cinemático Marvel que, da última vez que eu chequei, vai muito bem, obrigado.

Desta forma, pegando o melhor que tenho a oferecer de cada um dos meus lados, meu veredito é de que o filme é ... (RUFEM OS TAMBORES!)...

OK! O filme é ok. Recomendo a todos assistirem, muito legal a ação, e inclusive, está recheado de referências das HQs a perder de vista! Podem ir assistir tranquilos, e não deem atenção à críticos chatos de plantão nesse quesito! Sendo assim, devo dizer que sim, o filme também tem problemas sérios que limaram o potencial que tinha de ser espetacular; e eu, apesar de ter aceitado como fã, tenho que endereçar seus problemas como crítico.

O que há de ruim?

Vamos falar primeiro dos problemas pra tirar isso do caminho e podermos falar das qualidades, que estão lá. Pra começar, este filme poderia muito bem se chamar Batman vs Superman: Corram, a Marvel Está Quase Lançando Vingadores 3! Tem muitas coisas num filme só, para serem trabalhadas, e pouco espaço para desenvolver tudo. Aqui dentro deste filme, eu poderia fazer pelo menos uns quatro filmes numa boa: um do Super, outro do Batman, outro do Lex e outro da Trindade.

Num primeiro momento, tivemos o arco do Super que lidava com as repercussões de Man of Steel e as consequências depois disso. Em outro momento, temos o do Batman, tendo que lidar com a perda de um amigo e a destruição de Metrópolis, por causa da invasão alienígena; aí tem o arco do Lex, que tenta seduzir a opinião pública pro lado dele e angariar recursos para um projeto ambicioso envolvendo o cadáver do general Zod. Finalmente, temos o arco do encontro do morcego e do azulão quebrando o pau e mais tarde juntando forças com a Mulher Maravilha pra deter outra ameaça, o que vai nos levar à Liga da Justiça, que já foi sondada em um trecho do filme. Quatro filmes poderiam sair daí!

Por causa disso, uma série de coisas ficaram desencontradas, enquanto que outras funcionaram bem. Há determinados eventos no filme que não levam a lugar algum e você percebe que eles desistiram mesmo de desenvolver, agora, há outros, que fica a dúvida se irão terminar de desenvolver em um próximo filme do universo cinemático. Vamos ter que esperar pra ver. Enfim, tentaram colocar coisas demais em um filme só e não deu tempo de desenvolver tudo de forma apropriada, com a calma que a Marvel desenvolveu seu universo, obviamente para correr contra o tempo e tentar alcançar a concorrente. A motivação da briga entre os protagonistas é estúpida, o Superman tem atitudes que não condizem com a personalidade dele, assim como o Batman, que voltando às suas origens de 1939, sai matando um monte de gente aqui, e por aí vai.

E com isso, eu não quero dizer que a DC não saiba fazer esse tipo de coisa, muito pelo contrário. Foi a própria DC que criou esse conceito de universo compartilhado, e ela vem fazendo isso em suas animações já durante muitos e muitos anos, então sim, ela sabe muito bem trabalhar com isso. Quero confiar na equipe que está aí, para ver se eles irão fazer estes ajustes tão necessários no futuro. Torço para que isso aconteça.

Outra coisa que não curti mesmo, foi o Lex Luthor do Eisemberg. Muito Jim Carrey pra mim, parece que é o Jim Carrey fazendo o vilão. Mas de resto, a interpretação está ok, uma vez que mostra o gênio do vilão e sua incrível capacidade de articulação de seus planos, sua cultura e influência imensas na cidade, enfim, estas características são do Lex mesmo. Agora essa personalidade espalhafatosa dele não me agradou nada, vamos ver se em futuros filmes, eu consiga digerir melhor a sua versão careca.

Por fim, não me agradou os excessivos pulos e cortes de cena pra cena, bem como a montagem problemática e desconexa, mas isso é em decorrência do ritmo acelerado mesmo que adotaram pra desenvolver tanta coisa. O filme sofre dos mesmos problemas que outros filmes de HQs atuais, se concentram mais em revelar outras histórias futuras do que em realmente fazer uma história boa no filme presente e que capture a atenção de todos e deixe todo mundo afoito para assistir o próximo. Deadpool talvez seja o único filme mais atual que conseguiu fazer esse feito com glórias, se focando no filme, sem se preocupar em estabelecer continuações. Enfim, estes são os problemas, infelizmente. Sendo assim, vamos falar agora das várias coisas boas que fazem valer o ingresso do filme.

O que há de bom?

Pra começar, o Batman de Affleck está impecável! Fantástico mesmo! Affleck, meu querido, venho aqui neste momento pedir que me desculpe por ter desconfiado de ti! Atuação ótima, muito apropriada, a roupa é a mais fiel aos quadrinhos já feita até hoje, e mostra-se absolutamente tudo sobre o morcego, seu lado detetive, seu lado lutador, seu lado cientista, sua obsessão, enfim, BEN AFFLECK É O BATMAN! E eu fico muito feliz de que ele tenha melhorado tanto como ator, realmente me impressionou. A voz do morcego está seguindo a proposta adotada na série Arrow, do herói modular eletronicamente sua voz de forma diferente para esconder sua identidade. Affleck interpreta aqui o Batman de Frank Miller, o velho que estava desistindo de lutar, quando de repente, algo despertou o morcego novamente. E pra coroar mais ainda o bolo com uma cereja, há uma fala da HQ clássica de Miller que é reproduzida aqui integralmente!!! Puts!! Eu já saí falando antes do próprio morcego dizer!! O bandido ameaça uma refém e o morcegão responde à altura! Não vou falar nada, mas olha, foi emocionante! Foi um dos melhores momentos em qualquer filme do Batman de carne e osso!

A origem do Batman aqui, o assassinato dos Wayne adapta de forma brilhante a cena silenciosa da HQ do Miller, e é como o morcego nos é primeiramente apresentado. Agora, o que eu achei curioso, é o quanto aquilo se parece com uma continuação do Batman do Nolan. Não é! Mas pode-se pegar direto desse ponto, se assim o seu coração de fã quiser. Impressionante como casa uma coisa com a outra. Mas não vamos nos precipitar aqui, a proposta é diferente.

O Superman de Cavill vem da proposta de Man of Steel, esse todos vocês já conhecem; eu gostei bastante da reinterpretação do cara, apesar de o Christopher Reeve ainda ser o meu Superman favorito no cinema. Mas isso é questão de gosto. O Super mais extremo aqui não é tão correto com as HQs, mas pode ser melhorado.

A Mulher Maravilha (Gal Gadot) ficou sensacional!!! Quando ela surgiu na tela, eu dei um pulo da cadeira e vibrei! Até bati uma palma e gritei alto sem querer quando vi a trindade toda junta dividindo a tela! Foi emocionante!! Morro de curiosidade de saber como irão fazer o filme solo da amazona; vamos aguardar!

O evento principal, que é o quebra-pau entre o morcegão e o miserável que trouxe a guerra até nós, segundo o patrão Wayne, é o mais puro e absoluto delírio nerd, o maior fã service que eu já vi!! Meu coração de fã foi ao céu e voltou de paraquedas! Foi incrível! Tá certo que essa é uma adaptação tardia de algo que nós fãs, já sabemos de cor e salteado, já lemos inúmeros quadrinhos e vimos todas as animações possíveis da DC e conhecemos bem os desdobramentos, mas olha, foi demais ver aquilo em carne e osso finalmente na tela, após todos estes anos de espera, desde o início da década de 2000, quando este filme começou a ser planejado! Mesmo que a motivação da briga entre os dois não tenha sido boa.

Os personagens de apoio também estão muito bons. Alfred (Jeremy Irons) está adequado, embora não tenha me soado tão britânico, eu ainda prefiro o Alfred tradicional de bigodinho, mas este está bastante satisfatório. O monstro Apocalipse, que víamos no trailer, também está assustador e muito ameaçador, e tem um desdobramento de história aqui muito interessante sobre quem é ele. Aguarde para você ver! No mais, alguns integrantes da Liga da Justiça, entre eles, o Ciborgue (Ray Fisher), o Flash (Ezra Miller) e o Aquaman (Jason Momoa), já foram mostrados em passagens bem rápidas, nos fazendo menção das produções e histórias que ainda estão por vir por aí.

O filme começa meio lento, se arrastando em diálogos e desenvolvimento, mas da metade do segundo ato para frente é que fica realmente legal, é aí que a diversão começa de verdade, e depois disso, meu amigo, é puro delírio! Aplausos à equipe que se dedicou tanto a nos trazer este embate, finalmente. O clímax e a conclusão do filme, foram ótimos. Eu não vou revelar aqui o que foi, mas olha, eu só digo que tenho que reconhecer que os roteiristas tiveram saco roxo para trazer isso para os cinemas! De fato, precisou de muita, mas muita coragem mesmo! E eu estou ansioso para ver como isso vai seguir daqui em diante.

Há dois oficiais da polícia de Metrópolis chamados Oficiais Mazzuccheli e Rucka, numa escancarada referência aos escritores e artistas de HQs David Mazzuccheli e Greg Rucka, coisa que só nós os fãs mesmo vamos reconhecer. Isso você vê só nos créditos finais do filme, e é a piscadela dos roteiristas para a audiência nerd. Tem também um outro depósito chamado Nicholson-alguma-coisa, também numa referência escancarada ao grande ator que fez o Coringa no filme de 1989. Isso sem contar outros easter-eggs que tem e que eu não vou revelar aqui para não perder a graça.

E se o tema de Superman no filme anterior já era bonito, espere só pra ver o novo tema da Mulher Maravilha! Fantástico! O do Batman você já até ouviu no trailer, não é melhor do que o anterior dos filmes do Nolan que o Zimmer escreveu, mas é ok, mas o da amazona é uma surpresa muito bem vinda. Você acaba vibrando mais ainda quando ela aparece, só de ouvir o tema dela.

HQs virais

Antes de o filme estrear, uma coleção de cinco pequenas histórias em quadrinhos foi disponibilizada para as pessoas, de forma a viralizar o filme. Todas estas mini-histórias tinham o intuito de apresentar os personagens principais. Elas saíram na Internet e se você quiser lê-las, acesse este link que eu vou deixar. Só que elas são em inglês!


Todas elas são HQs pequenas, de 22 páginas cada uma, contando um pouco mais sobre cada um dos personagens das capas. As minhas favoritas foram as histórias do Batman (óbvio) e da Senadora Finch, que eu realmente me interessei, a primeira vista, em sua personalidade forte e decidida, me lembrando muito uma versão caucasiana da ministra da defesa Amanda Waller, no universo da DC. Para quem se interessar, leia estas mini-histórias, são muito bacanas, eu ri bastante na da Lois Lane, ela continua tão esperta, ambiciosa e determinada como sempre. Cada uma das quatro histórias iniciais terminava com uma cena envolvendo Lex Luthor, ligando aí todo o universo.

Conclusão

Enfim, apesar de seus muitos problemas, Batman v Superman: Dawn of Justice é uma sequência aceitável do Universo Cinemático DC e que eu recomendo a todos que assistam. Ah, você tá curioso pra saber quem ganhou a luta, não é? Bem, amigo, digamos que a resposta foi óbvia, e o modo como ele ganhou também foi bastante óbvio para quem é fã. Vá ao cinema agora mesmo descobrir e delicie-se com um cardápio nerd de referências nele que você dificilmente já viu.

Leia também a crítica da Edição Definitiva do filme:
http://acienciadaopiniao.blogspot.com/2016/06/blu-ray-batman-v-superman-dawn-of.html

Confira também o especial sobre o Batman:
http://acienciadaopiniao.blogspot.com.br/2015/04/especial-batman-na-tela-edicao-0.html

Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)
Título em português BR: Batman vs Supeman: A Origem da Justiça

Direção: Zack Snyder
Produção: David S. Goyer, Geoff Johns, Benjamin Melniker, Christopher Nolan, Charles Roven, Deborah Snyder, Emma Thomas, Michael Uslan
Roteiro: Chris Terrio, David S. Goyer (baseado em personagens e eventos criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Siegel, Joe Shuster, William Moulton Marston, H. G. Peter, Mort Weisinger, Kurt Busiek, Paul Norris, Jackson Guice, Robert Kanigher, Carmine Infantino, John Broome, Marv Wolfman, George Pérez)
Trilha sonora: Junkie XL, Hans Zimmer

Estrelando: Henry Cavill, Ben Affleck, Gal Gadot, Ezra Miller, Jason Momoa, Ray Fisher, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons, Holly Hunter, Tao Okamoto, Brandon Spink, Lauren Cohan, Michael Shannon, Michael Cassidy, Rebecca Buller, Charlie Rose, Neil deGrasse Tyson, Soledad O'Brien, Dana Bash, Kevin Costner, Nancy Grace, Erika R. Erickson, Anderson Cooper, Brooke Baldwin, Emily Peterson, Joe Morton, Demi Kazanis, Jeffrey Dean Morgan

Filmes do Universo DC:
- Green Lantern Corps (2020)
- Cyborg (2020)
- Justice League: Part Two (2019)
- Shazam (2019)
- Aquaman (2018)
- The Flash (2018)
- Justice League: Part One (2017)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2017)
- Suicide Squad (O Esquadrão Suicida) (2016)
- Batman v Superman: Dawn of Justice (Batman vs Superman: A Origem da Justiça) (2016)
Man of Steel (O Homem de Aço) (2013)

Trailer:

No comments:

Post a Comment