Monday, March 14, 2016

HQ: Batman #8: Night of the Owls (Batman nº 8: Noite das Corujas)

Nota: 9 / 10

Na edição 8, da revista mensal do Batman da linha dos Novos 52, lançada em Junho de 2012, tem início o segundo arco de histórias relativo à saga da Corte das Corujas, Night of the Owls, que agora é um arco de crossover entre os bat-títulos. Aqui a revista do Batman ganhou algumas mudanças.

Ano passado, eu havia feito uma série de postagens relativo à saga da Corte das Corujas, que havia terminado na edição 7 da revista do Batman. Agora, pretendo caminhar até a edição 11 e concluir a saga da Corte. Se você não viu meus artigos anteriores, comece a ver a partir deste aqui.

A narrativa anterior acabou com tom de derrota para o morcego. Ele conseguiu, de alguma forma, retornar à sua caverna, e a Corte iniciou seu ataque em massa para tomar Gotham, se espalhando por todos os bat-títulos que existiam. E agora?

Para começar, a revista do Batman mudou um pouco seu formato na edição americana. Agora, ela vem com duas histórias ao invés de uma só. Na edição brasileira, ela continua a mesma coisa, juntando várias bat-revistas em uma edição luxuosa apenas. O que as edições brasileiras anteriores vinham fazendo era juntar as revistas Batman, Batman: The Dark Knight e Detective Comics em uma edição só. Ainda é a mesma coisa. Só que a primeira, a revista principal do Batman, que é a que nos interessa nesses artigos, agora vem com mais histórias e mais desenhistas e roteiristas para adicionar narrativa no arco, então teremos que dividir um pouco as coisas aqui.

Vamos começar falando da primeira história que vem na revista, e em um segundo momento, falaremos da história que segue logo após, dando continuidade ao que víamos anteriormente, mas com uma estética diferente.

ATTACK ON WAYNE MANOR
(Ataque à Mansão Wayne)

No início desta primeira história, vemos a narração em off, com Batman se lamentando que, apesar de ter passado grande parte do seu tempo entrando em contato com as entranhas de Gotham City, ficando a maior parte do tempo no chão, ainda assim ele admite que não conseguiu conhecer a cidade tão bem quanto pretendia. A splash page seguinte, nos mostra Bruce Wayne envolto às sombras,  com cara de derrotado, devido à todos os infortúnios que passou no arco anterior, quando ele invadiu o esconderijo da Corte das Corujas e passou pela provação do labirinto.

O diálogo de Bruce com Alfred que vem a seguir, com o patrãozinho se lamentando de ter sido um tolo ingênuo e arrogante e por isso ter sido quase morto pela Corte, não dura muito tempo. Logo, ele escuta barulho em sua mansão e se dá conta de que a Corte voltou para matá-lo. Mesmo ainda ferido em batalha, ele corre para a caverna para tentar deter a invasão.

Wayne tenta a entrada secreta pela estante de livros e é atacado por Talons. Tenta sair pela janela da casa e alcançar o telhado, mas também recebe ataques. Alfred se vê impotente diante da invasão; se comunicando com o patrão a longa distância na caverna, ele diz que os Talons cercaram toda a estrutura da mansão, e não há saída. Bruce consegue prender um dos Talons com uma antena do telhado; ele luta como pode, para escapar, mas está sem seu traje e sem suas traquitanas.

Desesperado, ele tenta uma fuga pela chaminé da mansão, aterrissando diretamente dentro da caverna. Na narração em off, ele se auto-censura, dizendo que foi estúpido e que deveria ter previsto isso, ao invés de estar perdido na própria mente, no começo da narrativa. É abordado por um Talon que junta dois mais dois e descobre o segredo dele, mas o agressor não tem tempo para refletir muito, uma vez que é esmagado pela famosa moeda gigante da caverna que Bruce e Alfred arremessam nele.

Não demora muito e são atacados por mais alguns Talons. Correndo para um esconderijo próximo, após interrogar um deles e quebrar seu braço, Bruce consegue um microdrive que estava na luva do Talon, e, após fechar a porta atrás dos Talons, Alfred analisa o microdrive e descobre os planos de ataque da Corte. Bruce pede a Alfred que reduza a temperatura da caverna para abaixo de zero, pois o drive acusou uma propriedade regenerativa na roupa dos Talons e que se reduzida a temperatura, os congelariam ou os tornariam mais lentos. A história termina em uma splash page, onde Batman arromba a porta, surpreendendo os Talons com uma mecha roupa que o protege do frio e é resistente a ataques, e o letreiro final diz que a batalha por Gotham começa. A frase em tom ameaçador que Batman profere às corujas é uma coisa que eu achei muito foda: "Saiam da minha casa agora."

A narrativa é bastante dinâmica e articulada, não dando descanso ao leitor para segundos pensamentos. Gostei bastante dessa história, e gostei da forma como termina, dando vazão para a próxima historia no arco, nesta mesma edição. Assim, a revista finalmente quebra a parceria de Scott Snyder e Greg Cappulo para nos apresentar uma proposta diferente de narrativa, na história seguinte.

THE CALL
(O Chamado)

A segunda história da revista, dando continuidade ao que acabamos de ver anteriormente, e desta vez com parceria de Snyder e James Tynion IV no roteiro e o brasileiro Rafael Albuquerque na arte gráfica, continua a narrativa anterior. Batman sai com sua nova armadura para brincar com os Talons invasores, e Alfred se impressiona com algo que ele descobriu na caverna. Era uma lista de várias figuras públicas de Gotham, indicando os alvos dos Talons.

Entre essas pessoas, temos a secretária da cultura, o chefe de comitê de planejamento, o promotor público, o comissário Gordon, o prefeito, e várias outras personalidades que os painéis da história mostram que os Talons já eliminaram.

Batman então decide que é hora de convocar a bat-família; através de Alfred, ele convoca todos, Tim, Jason, Damian, Dick e Barbara. Alfred faz o upload de todos os alvos da Corte e reza para que todos consigam agir a tempo, enquanto Batman se engaja numa luta contra os Talons que invadiram sua casa.

Sendo mais curta, a narrativa nos deixa aqui em suspenso, terminando com o ar de preocupação e desespero do mordomo. Mas foi apenas isso que esta mini-história pretendia alcançar; através dela, todos os bat-números são afetados neste momento, e quem comprasse revistas com histórias da bat-família, que no caso do Brasil saíram todas no volume A Sombra do Batman, poderia estar acompanhando as aventuras dos outros membros da família contra os Talons. Mas não é o caso aqui.

---

De forma geral, gostei bastante desta oitava edição da revista do Batman; tem bastante ação, e mantém o clima tenso da história, e após lê-la, fiquei esperando com altas expectativas pelos próximos desdobramentos que sairiam nos meses seguintes, e que nós veremos em breve aqui.

Batman #8 (Junho/2012)
Linha: Os Novos 52
Nome do arco de história: Night of the Owls
Título em português BR: Noite das Corujas
Títulos desta edição: Attack on Wayne Manor / The Call
Títulos em português BR: Ataque à Mansão Wayne / O Chamado
Nº de edições do arco: 2

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- Batman #9
Batman #8

Arco anterior:
- The Court of Owls (A Corte das Corujas) (Novembro/2011 a Maio/2012)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal / Crossover
Roteiros: Scott Snyder / James Tynion IV
Desenhistas: Greg Cappulo / Rafael Albuquerque
Coloristas: FCO Plascencia / Nathan Fairbairn
Letrista: Richard Starkings / Pat Brosseau
Editores: Mike Marts, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment