Tuesday, March 29, 2016

ESPECIAL: A Série de Filmes Marvel/Fox dos X-Men

Este artigo se refere ao primeiro universo compartilhado de heróis que surgiu, a Série de Filmes dos X-Men, que começou em 2000 com o filme X-Men e terminará em 2020 com o filme The New Mutants. Aqui você pode conferir os filmes que saíram deste universo. Conforme este universo foi expandindo, este artigo foi sendo atualizado, então ficou mais fácil para todo mundo acompanhar.

Sentindo-se perdido em relação aos vários universos cinemáticos compartilhados no cinema? Seus problemas acabaram! Eu resolvi escrever estes artigos para te ajudar, e também me ajudar a acompanhar estas séries de filmes de mundos mais abertos.

Outros universos:

DC Comics:
O Universo Animado da DC (DCAU) - 1992-2019
A Série de Filmes DCUAOM da DC Comics
- Arrowverse televisivo da DC
- Universo Estendido DC
Universo de Filmes Animados da DC (DCAMU)

Marvel Comics:
X-Men - Marvel / Fox - 2000-2020
Universo Cinemático Marvel
Universo Marvel da Sony

Outros:
A série clássica dos Monstros da Universal - 1923-1960
Dark Universe (Monstros da Universal do século XXI)
- O MonsterVerse da Warner Brothers

Sempre que se sentir perdido, vá na opção Especial, aí do lado direito do menu do meu blog, e procure estes artigos, que você poderá acompanhar estes universos tranquilamente, porque eu vou mantê-los sempre atualizados. Ou então vá na busca lá em cima no canto superior esquerdo, e digite "universo cinemático", ou "série de filmes" e qual universo você quer. Mas antes de tudo, uma introdução. Role mais abaixo para ver a relação de filmes se você quiser pular o texto.

O universo cinemático da Marvel / 20th Century Fox começou na verdade sem a intenção de ser um universo compartilhado entre diferentes filmes. No início era apenas a série de filmes dos X-Men, ainda não existia este conceito de universo compartilhado nesta época, pelo menos no cinema, isso só passou a tomar corpo quando surgiu a Marvel Studios com a proposta, anos depois; por causa disso, e até mesmo porque os filmes não são só sobre os mutantes da equipe mas também de personagens que tem relação com eles, este universo também é chamado de Universo Cinemático Marvel/Fox. Pela razão deste universo estar sendo construído dentro dos estúdios da Fox e também porque, à época, a Marvel havia cedido os direitos dos personagens dos X-Men para o estúdio, os personagens jamais se encontrarão com os do Universo Cinemático Marvel, da Marvel Studios, mesmo que estes personagens pertençam ao mesmo selo.

Na disputa judicial, a Fox se negou a devolver os direitos destes personagens à Marvel porque estava lucrando com os filmes, então, após alguns anos, quando surgiu a Marvel Studios, ficou decidido que a Fox também tentaria construir seu universo compartilhado nos mesmos moldes do que a Marvel Studios começou a fazer, com filmes spin-offs de personagens mutantes ou de outros relacionados, aproveitando aí o que ela já tinha produzido no passado com os três filmes dos X-Men que realizou. Isto faz com que este seja um universo compartilhado por acidente de percurso, improvisado, ou seja, a Fox viu que isso começou a dar certo para a Marvel Studios, e resolveu pegar a mesma onda.

A má notícia é que, por causa disso, muita coisa não vai fazer muito sentido ou ter coerência neste universo. Exemplo? O terceiro filme dos X-Men dirigido por Brett Ratner e o primeiro Wolverine, por Gavin Hood, já não fazem mais parte da cronologia da série. Muita coisa desses dois filmes, foram apagadas da continuidade após o sétimo filme, Days of Future Past, apesar de algumas poucas coisas deles ainda permanecerem na memória dos personagens. Confuso, não? Mas enfim, era de se esperar isso, após estabelecerem, de última hora, um universo compartilhado.

Já a Sony, que detém o Homem-Aranha, resolveu ceder ao apelo da Marvel e formar uma parceria, possibilitando assim que o Aranha também participasse do universo da Marvel Studios, o que significa que o personagem jamais irá aparecer neste universo também. No entanto, há a chance de o Quarteto Fantástico ainda fazer parte deste universo compartilhado da Fox, uma vez que os direitos da equipe também estão com ela.

FILMES:

01. X-Men (2000)
(X-Men: O Filme)
Diretor: Bryan Singer

02. X2: X-Men United (2003)
(X-Men 2)
Diretor: Bryan Singer

03. X-Men: The Last Stand (2006) *
(X-Men: O Confronto Final)
Diretor: Brett Ratner

04. X-Men Origins: Wolverine (2009) *
(X-Men Origens: Wolverine)
Diretor: Gavin Hood

05. X-Men: First Class (2011)
(X-Men: Primeira Classe)
Diretor: Matthew Vaughn

06. The Wolverine (2013)
(Wolverine: Imortal)
Diretor: James Mangold

07. X-Men: Days of Future Past (2014)
(X-Men: Dias de um Futuro Esquecido)
Diretor: Bryan Singer

* apagados da cronologia da série após o filme X-Men: Days of Future Past, de 2014.

08. Deadpool (2016)
(Deadpool)
Diretor: Tim Miller

09. X-Men: Apocalypse (2016)
(X-Men: Apocalipse)
Diretor: Bryan Singer

10. Logan (2017)
(Logan)
Diretor: James Mangold

11. Deadpool 2 (2018)
(Deadpool 2)
Diretor: David Leitch

12. X-Men: Dark Phoenix (2019)
(X-Men: Fênix Negra)
Diretor: Simon Kinberg

13. The New Mutants (2020)
(Os Novos Mutantes)
Diretor: Josh Boone

















 



No comments:

Post a Comment