Monday, April 10, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Batman

Continuando as origens secretas, vamos falar do Batman. Essa possivelmente vai ser a edição mais chata, porque é uma origem que todo mundo já está careca de saber. Ou talvez não, se você é alguém que, sei lá, está procurando por referências, um ponto de partida para acompanhar o personagem.

Ator: Ben Affleck

Alguns dados sobre o personagem antes:

Criadores: Bill Finger e Bob Kane

Ano de criação: 1939

Primeira aparição: Detective Comics #27.

I- DESCRIÇÃO E ORIGEM:

Estamos em Gotham City. Bruce Wayne, 10 anos, estava saindo com seus pais do cinema após verem um filme do Zorro, quando entraram num beco e foram abordados por Joe Chill, um bandido de rua; o criminoso apontou a arma e mandou os pais de Bruce, Thomas e Martha Wayne, entregarem a carteira e o colar de pérolas, mas Thomas resistiu e levou um tiro; sua esposa foi morta também em seguida, e assim, Bruce Wayne ficou órfão.

Transtornado, e tendo apenas o mordomo Alfred Pennyworth como seu amigo, Bruce jurou que isso que aconteceu com ele nunca mais iria acontecer com ninguém. Crescendo, ele treinou corpo e mente até atingir a perfeição da forma física, e até se tornar um químico habilidoso, um detetive brilhante e um excelente lutador, tendo viajado o mundo e estudado diversos tipos de artes marciais, entendendo a mente dos criminosos à perfeição. Quando estava em seu hall, na mansão Wayne, um morcego veio pela janela, em resposta ao seu pensamento de como iria intimidar seus inimigos, e assim, ele se tornou o Batman.

II- PODERES:

Batman não tem superpoderes; ele é simplesmente um humano com um intelecto acima da média e habilidades de luta sensacionais, além de possuir a herança bilionária de seus pais e aplicar o dinheiro em equipamentos de combate ao crime. O que faz com que ele esteja entre os gigantes, os heróis da Liga que tem poderes, e que seja respeitado, temido e tenha o status de super-herói é sua grande determinação e obsessão, seu intelecto superior e, como o pessoal gosta de brincar por ai, o seu preparo. Ele está sempre cinco passos a frente de seus adversários, tanto que até mesmo já chegou a elaborar planos de contingência para deter todos os membros da Liga da Justiça, caso fosse necessário. É um detetive extraordinário e um mestre na arte da teatralidade e ilusão. Quando luta, tem a habilidade ninja de desaparecer ou se mover sem ser detectado, o que lhe confere uma aura mística perante o olho supersticioso dos bandidos, que geralmente ficam pensando se ele é mesmo humano. Quando fala com o comissário Gordon, por exemplo, quase todas as vezes deixou o pobre policial falando sozinho, uma vez que já decidiu que ouvira o que queria ouvir.

Seus principais apetrechos são seu cinto de utilidades que contém cápsulas de fumaça, respiradores para todo tipo de gás, batarangues, antídotos para gás do riso do Coringa, gás do medo do Espantalho, entre muitos outros apetrechos, como o bat-computador; também possui sua corda automática, que lhe faz subir grandes alturas, podendo se locomover pelo ar, além de por terra, com o Batmóvel, ainda pelo ar, com o Bat-Plano, e pela água, com seus submarinos e outros veículos.

III- INIMIGOS E ALIADOS:

Seu aliado mais forte é Alfred, que faz o papel de pai-postiço de Bruce, e sua galeria de vilões talvez seja a maior de todas, com malfeitores como o Coringa, a Arlequina, Duas-Caras, Pinguim, Espantalho, Charada, Ras Al'Ghul, Mulher-Gato, Bane, Exterminador, Pistoleiro, Chapeleiro Maluco, além de gângsteres, como Salvatore Maroni, Carmine Falconi, Máscara Negra, entre inúmeros outros.

Bruce Wayne se comporta de três maneiras diferentes: quando sozinho, ele é o Bruce verdadeiro, aquele que Alfred sempre está conversando e aconselhando; em meio ao olho público, Bruce é um playboy irresponsável e boa vida, que sai com supermodelos e realiza extravagâncias, além de chefe das empresas Wayne, compania de seu pai; e finalmente, o Batman, que é sua personalidade verdadeira. A ideia é que, em frente as pessoas, Bruce Wayne seja uma máscara, e Batman, a verdadeira face do menino que nunca mais conseguiu superar a morte dos pais, e passou o resto da vida querendo justiça.

IV- FILMES E SÉRIES:

Filmes seriais com Lewis Wilson (1943) e Robert Lowery (1949) e o filme sessentista com Adam West:

- Batman (1943);
Batman and Robin (1949);
- Batman: The Movie (1966).

Cinessérie noventista de Tim Burton (1989-92) e Joel Schumacher (1995-97):

- Batman (1989);
- Batman Returns (1992);
- Batman Forever (1995);
- Batman & Robin (1997).

Trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan:

- Batman Begins (2005);
- The Dark Knight (2008);
- The Dark Knight Rises (2012).

Filmes animados:

- Batman: Mask of the Phantasm (1993);
The Batman Superman Movie (1997);
Batman & Mr. Freeze: SubZero (1998);
Batman Beyond: Return of the Joker (2000);
Batman: Mystery of the Batwoman (2003);
The Batman vs. Dracula (2005);
Batman: Gotham Knight (2008);
- Superman/Batman: Public Enemies (2009);
- Batman: Under the Red Hood (2010);
Superman/Batman: Apocalypse (2010);
- Batman: Year One (2011);
- Batman: The Dark Knight Returns (2012-13);
- Son of Batman (2012);
- Batman: Assault on Arkham (2014);
Batman Vs. Robin (2015);
- Batman Unlimited: Animal Instincts (2015);
- Batman Unlimited: Monster Mayhem (2015);
- Batman: Bad Blood (2016);
- Batman Unlimited: Mechs vs. Mutants (2016);
- Batman: The Killing Joke (2016);
- Batman: Return of the Caped Crusaders (2016);
- Batman and Harley Quinn (2017).

Séries em live action:

Batman (1966-68);
Gotham (2014-hoje).

Séries animadas:

- The Batman-Superman Hour (1968-69);
The New Adventures of Batman (1977-78);
Batman: The Animated Series (1992-95);
The New Batman Adventures (1997-99);
- Batman Beyond (1999-2001)
- The Batman (2004-08);
- Batman: The Brave and the Bold (2008-11);
- Beware the Batman (2013).

V- NO DCEU:

Batman V Superman: Dawn of Justice (2016);
Suicide Squad (2016);
- Justice League (2017).

VI- OBRAS RECOMENDADAS:

FILME: Batman: Mask of the Phantasm (1993)
             (Batman: A Máscara do Fantasma)

A escolha desse filme não foi nada complicada. Para mim não há a menor sombra de dúvida de que este é o melhor filme do Batman já feito na história. Sério, acesse minha resenha do filme aí pelo link e veja por si mesmo, e depois, se não viu o filme ainda, corra atrás dele. É uma história do morcego totalmente original, que não se baseia em arco nenhum dos quadrinhos, apenas pega emprestado um ou outro elemento dessa ou daquela história.

Não há mais coisa alguma que eu possa dizer sobre este filme, além do que aquilo que eu disse na resenha, sem me repetir. É realmente uma obra grandiosa, cheia de suspense, drama, personagens marcantes e um clima grandioso e épico, digno das melhores histórias do Batman.

Muita gente considera esta versão animada dos anos 90, como a versão definitiva do homem morcego fora dos quadrinhos. Motivos não faltam, sobram! E eu endosso o coro. Procure este filme, não vai se arrepender.

SÉRIE: Batman: The Animated Series (1992-95)
            (Batman: A Série Animada)

Não tem jeito mesmo. A melhor fase do homem morcego foi dentro das animações, e a melhor adaptação sempre vai ser esta aqui.

Primeiro porque, como eu já expliquei na minha resenha, ela é atemporal, se você assisti-la hoje, ou daqui a 30 anos, vai continuar sendo relevante e interessante. Segundo, porque ela foi totalmente revolucionária no âmbito das animações. e terceiro, porque ela tem um elenco espetacular, que marcou toda uma geração, tanto aqui no Brasil quanto no exterior, com as vozes originais. Para mim e para muitos, a voz de Batman sempre gravitará entre Kevin Conroy e Márcio Seixas, não existem melhores trabalhos de voz do que estes. Sem contar o Coringa de Mark Hamill e Darcy Pedrosa.

A série é instigante, com um clima digno das melhores histórias do morcego, e ninguém, até hoje, conseguiu sequer chegar perto de replicar este excelente trabalho. Esta, para o Batman, sempre será minha mais valiosa recomendação.

HQ: Batman: The Long Halloween (1996-97)
      (Batman: O Longo Dia das Bruxas)

Notou uma semelhança da capa desta HQ com a arte da série acima? Eu não acredito que seja acidental, até mesmo pelo nível de influência que a série animada do Batman teve. Mas enfim, temos aqui um exemplar de uma das histórias mais longas e marcantes do morcego. Longa mesmo, só o meu encadernado dela dá perto de 380 páginas, isso sem contar os extras.

A história revolve em torno da saga criminal que Batman, Gordon e Harvey Dent atravessam para capturar um assassino que comete crimes em datas especiais do ano. Para encurtar a história, não somente vemos a lenta e gradual transformação de Harvey Dent em Duas-Caras, mas também damos de cara com alguns dos mais importantes vilões da infindável galeria do morcego.

Assim, considero esta história um ponto de partida ideal para o leitor iniciante e um mergulho direto no universo de Batman, cheio de mafiosos, capangas e doidos varridos, sempre prontos para darem uma noite inteira de trabalho ao Cavaleiro das Trevas. Leitura recomendadíssima.

Mês que vem tem mais. Próxima parada: Mulher-Maravilha.

Leia mais:
Edição anterior: Superman
ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas

No comments:

Post a Comment