Thursday, July 16, 2015

SÉRIE: Batman Beyond (Batman do Futuro) - especial Batman na Tela: edição 15

Até o presente momento, nenhuma outra série de TV ou filme havia tomado tal liberdade em mostrar o Batman de forma tão singular quanto esta série mostrou. Confesso a todos que até mesmo eu estranhei na época que ela começou a passar no canal da Warner TV. Até quando passava, eu não me importava tanto, assistia mas com algum tipo de restrição emocional quanto ao conteúdo. Com o tempo eu não só passei a admirar essa visão futurista do Batman mas também a querer revisitar a interessante galeria de vilões que ela apresenta. Batman Beyond em essência é a continuação direta de TNBA, ou seja, é a continuação do DCAU mostrado pela WB/DC desde Batman TAS. Existem até referências desse universo em certos pontos da animação. Pessoalmente não acho a melhor coisa que já fizeram com o Batman, longe disso, mas com o tempo, e um longa-metragem animado, passei a respeitar esta pequena visão futurista do Batman, mais uma vez empreendida pela equipe da série animada.


A trama da série é a seguinte: Bruce Wayne, o Batman original deixou de ser o homem-morcego e ficou afastado de seu capuz por 20 anos (olha o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller aí de novo!), após ter sofrido um ataque do coração durante uma missão de resgate e ter sido obrigado a usar uma arma para se defender devido ao ocorrido. Ele então desliga todo seu equipamento e fecha a bat-caverna jurando que jamais voltaria a ser o vigilante novamente.

Pois bem, 20 anos depois, nos deparamos com uma realidade diferente. Estamos em Neo-Gotham, as empresas Wayne tiveram que se fundir com a empresa do magnata Derek Powers, formando assim a Wayne-Powers. Neo-Gotham é assolada pela gangue dos Jokerz, uma gangue de arruaceiros cujo nome é uma homenagem ao antigo palhaço do crime, o Coringa, mas sem o mesmo efeito e apelo do antigo inimigo do Cavaleiro das Trevas, que nesta nova realidade está morto. Aliás, muitos antigos inimigos e aliados do Batman aqui morreram (Pinguim, Pamela Isley, Alfred, James Gordon, Bullock), deixaram seus cargos (Dick Grayson, Tim Drake) ou desapareceram, com exceção de uns dois ou três que vamos falar sobre daqui a pouco.

A gangue dos Jokerz

Em meio a este novo mundo, conhecemos um jovem chamado Terry McGinnis, filho de pais divorciados e antigo arruaceiro. Reformado de sua antiga vida, ele estuda no colégio Hamilton Hill (uma referência ao prefeito de Gotham nos tempos de Batman TAS), e é um jovem corajoso, destemido e ambicioso, como era Bruce Wayne, mas sem as mesmas habilidades em luta corpo-a-corpo e sem a mesma inteligência de Bruce. Vemos no episódio piloto da série, Rebirth, que McGinnis tem seu pai morto e decide se vingar de quem o matou. Isso o acaba levando a se encontrar com o velho empresário Bruce Wayne, um dos chefes majoritários da Wayne-Powers. Ele é um velho recluso, amargo e que evita contatos sociais.

Bruce Wayne e seu cachorro Ace

Eis que Terry descobre um segredo há muito deixado para trás por muitas pessoas: Bruce Wayne era o Batman! Uma vez que ele descobre isso, começa a pedir encarecidamente para que Bruce o ajude a encontrar o assassino de seu pai, mas o velho rejeita o pedido. Então o menino arranja um jeito de invadir a parte subterrânea da antiga bat-caverna, rouba um dos trajes de Batman e sai pela noite. Bruce descobre e entra em contato com Terry para que devolva o traje, mas o garoto se mete em encrenca. Então Bruce ajuda ele a sair da encrenca e, mais tarde, muda de ideia e resolve oferecer a Terry o emprego de novo Batman, que o menino prontamente aceita. Esta origem é mostrada em detalhes no episódio piloto da série, Rebirth.

O novo Batman: TerrMcGinnis

Até aqui, tudo bem interessante e novo. O bat-móvel agora é uma aeronave, o novo traje de Batman (o que Bruce usou por último, antes de se aposentar) é um modelo mais tecnológico; perde-se a capa clássica e ganha-se mini asas no traje que são acionadas através de um mecanismo nos braços; o traje também possui jatos propulsores nos pés que impulsiona o usuário para o alto e, com a ajuda das asas, Batman agora tem poder de voo, não necessitando mais de seus clássicos ganchos, apesar de mantê-los no traje para emergências; por fim, o traje ainda conta com sistema de áudio e vídeo no capuz para comunicação, visão noturna, batarangues que ficam escondidos nas mangas do traje e são acionados ao gesto de arremesso e um mecanismo no cinto que possibilita o morcego ficar invisível, digo, realmente invisível, facilitando então a habilidade de stealth e infiltração.

No entanto, isso não livra o seriado de ter seus problemas, problemas estes que me fizeram ficar menos emocional em relação a este novo mundo. Vocês puderam notar o quão entusiástico eu estava ao descrever Batman TAS ou TNBA, mas aqui no caso de Beyond, o novo Batman parece muito com o Homem-Aranha. E não me levem a mal, eu gosto do Homem-Aranha, contanto que os universos não se misturem.

E se você ainda tem dúvidas de que este é uma espécie de Bat-Aranha, como a gente costumava chamar na época, é só ver as similaridades. Nas histórias do Aranha, Peter Parker, um jovem que gosta de falar e faz piadinhas, tem seu tio Ben assassinado após uma discussão entre eles, vira o Homem-Aranha e passa a viver com sua tia May e tentar conquistar sua namoradinha Mary Jane Watson. Aqui em Batman Beyond, Terry, um jovem que gosta de falar e faz piadinhas, tem seu pai assassinado após uma discussão entre eles, vira o Batman, passa a trabalhar para Bruce Wayne e a viver com sua mãe e irmão caçula, enquanto tenta conquistar sua namoradinha Dana Tan. São ou não são parecidíssimos um com o outro? Pois é. Vai ver que era inveja da Marvel.

E é exatamente essa grande similaridade com o Aranha que fez com que o novo Batman perdesse o seu apelo clássico como o Cavaleiro das Trevas. Ele não era mais isso, mas sim um jovem que estudava e tentava levar uma vida. Havia algum aspecto trágico, assim como no Aranha tem também, mas não era mais O Batman para nós, e isso fez com que eu gradativamente perdesse meu interesse. Eu ainda acompanhava a série lá pelos meus 20 anos, quando passava, até porque todos os desenhos do universo da DC passavam em um horário fixo, então eu assistia tudo de uma vez só, Superman, Batman, Batman Beyond, etc, mas no caso deste Batman Beyond, não tinha mais pra mim a mesma importância de acompanhar a história de Bruce Wayne e sua cruzada por redenção e para erradicar o crime.

Apesar desses revezes, a série, que durou três temporadas, tinha seus bons atributos. Bruce Wayne ainda agia, ele era o cérebro que Terry não tinha. Através do live-feed da máscara de Terry, ele via tudo que se passava, então ele guiava o menino nas missões. Desta forma, tínhamos o novo Batman agindo e assumindo os riscos e o antigo Batman nos controles da bat-caverna guiando as ações do menino. Wayne também usava de sua posição privilegiada na Wayne-Powers para conseguir informações e pistas. Também havia por vezes o auxílio do cão Ace que tomava conta do velho Bruce Wayne e protegia a mansão, e as vezes saía com Terry para uma missão ou outra. Outro aliado muito valioso com quem Terry e Bruce contavam era a comissária de polícia Barbara Gordon, a ex-Batgirl.

Trio de aliadas de Terry e Bruce: Dana, Max e a comissária Gordon

Os vilões da série eram interessantes também. Havia Blight, que se tratava do magnata Derek Powers, o arqui-inimigo de Batman aqui nesta nova versão, Inque (uma mistura de Mulher-Gato e Cara de Barro), Spellbinder, a gangue dos Jokerz, Shriek, Stalker e outros novos vilões.

Vilões novos: Blight (Derek Powers), Inque (e uma de suas possíveis formas), Spellbinder, Shriek e Stalker

Alguns vilões antigos também fizeram aparições rápidas, como o trágico Mr. Freeze, Thalia Al'Ghul e Bane na forma do vilão Chapel, que sobreviveram ao tempo e aparecem aqui neste novo mundo uma última vez.

Ameaças antigas: Mr. Freeze, Thalia Al'Ghul e o decrépito Bane e seu novo aliado, Chapel

Quando eu realmente gosto muito de um seriado, eu geralmente faço a lista mental dos melhores episódios dele. Foi o que eu fiz em TAS e TNBA, como vocês se lembram. Aqui eu assisti, mas não me envolvi tanto, de forma que seria difícil para mim listar os melhores episódios. Como reassisti a muitos desses episódios recentemente para recordar um pouco, vou, até por questão de coerência, fazer uma lista dos cinco episódios que eu me lembro melhor e que mais me marcaram deste novo Batman, não por ser uma de minhas séries favoritas, mas para termos um fechamento coeso desta nossa discussão sobre este universo animado clássico da WB/DC. Ainda voltarei a falar deste universo em mais três artigos para finalizarmos mais esta etapa e podermos passar para frente, então continuem ligados, mas destas três séries do Batman que a equipe da WB fez, minha favorita absoluta continua sendo e sempre será Batman TAS. Vamos então à lista de episódios, novamente por posições.

(Agenda escondida)
Hidden Agenda - Neste episódio somos apresentados à personagem Max Gibson, uma menina que é amiga de Terry e Dana do colégio e, por ser muito esperta, acaba descobrindo o segredo de Terry; tendo descoberto que ele é o Batman, a menina passa a agir como confidente e auxilia ele as vezes em missões ou até mesmo para desaparecer das conversas, fazendo algo semelhante ao que eram as dinâmicas entre Bruce e Alfred no passado, e por isso, este episódio merece menção aqui;

(Renascimento)
Rebirth - Não há muito a acrescentar do que o que já foi falado antes, este é o episódio que apresenta o novo Batman e coloca Bruce Wayne na cadeira da bat-caverna para ajudar Terry em suas missões. No episódio, também descobrimos como Derek Powers se transforma no vilão Blight (uma vez que é exposto a uma alta quantidade de radiação, o que acaba expondo seu esqueleto), que passa a ser o principal desafeto de Batman no seriado e um dos mais perigosos malfeitores;

(Derretimento)
Meltdown - Este episódio traz toda a aura trágica dos outros seriados de volta, uma vez que é o retorno de Victor Fries. Nele, a cabeça de Fries vem sido mantida viva durante anos nas mesmas condições que anteriormente estavam sua esposa, para que um dia fosse descoberta a cura para sua condição. Acaba que cientistas descobriram como fazer uma transfusão de mente para outro corpo, ajudando Fries assim a ganhar um novo corpo e tentar recomeçar sua vida. Só que o experimento falha e o DNA do novo corpo vai revertendo a condição antiga de Mr. Freeze, o que faz com que o vilão retorne em sua roupa clássica para uma última e trágica aparição, onde ele finalmente encontra seu fim;

(Peek Bisbilhoteiro)
Sneak Peek - Um episódio muito interessante. Nele, um repórter possui um aparato que faz com que atravesse paredes e consiga matérias exclusivas para seu jornal e, com isso, acaba eventualmente descobrindo a identidade de Batman. No entanto, o bisbilhoteiro irá descobrir, uma vez que o aparato começa a bagunçar a integridade sólida de seu corpo, que atravessar paredes pode ser algo muito arriscado e perigoso, e levá-lo a ter problemas com a gravidade da Terra. Um episódio com uma temática moral interessantíssima e que merece ser visto.


(Epílogo)
Epilogue - Ironicamente, este nem é um episódio da série, mas sim do seriado Justice League (Liga da Justiça), mas como os criadores já vinham trabalhando com universos compartilhados como a Marvel faz hoje em dia com seus filmes, então o episódio faz parte do mesmo universo. O motivo que me fez listá-lo em primeiro lugar, é porque nele, descobrimos a verdadeira relação de Terry McGinnis e Bruce Wayne. Uma história muito bacana, dramática, bonita, cheia de cenas de flashbacks que celebram a história do Batman e de sua persona como o ser fantástico que ele é e tudo que ele representa e que para mim fecha de forma sensacional este universo animado que se iniciou em 1992. Bom, talvez você tenha ficado curioso para saber mais sobre essa relação entre o menino e Bruce, não? Se for o caso, eu te falo. Descobrimos no episódio que Terry, na verdade é fruto do projeto Batman Beyond, levado a cabo pela secretária do governo dos EUA Amanda Waller, que com o passar dos anos, deixa de ser uma das maiores inimigas do Batman para se tornar a maior aliada e amiga do Cavaleiro das Trevas. Ela sentia que com o passar dos anos, Bruce Wayne estava ficando velho e lento, e não conseguia imaginar um mundo sem o Batman, portanto ela iniciou o projeto coletando sangue do Batman original por aí para servir de material genético para um composto. Este composto foi injetado secretamente no pai de Terry, e quando o menino nasceu, o composto transferiu o DNA de Bruce Wayne para o bebê. Portanto, Terry é filho biológico de Bruce Wayne, coisa que nem mesmo o próprio Bruce imagina! Muito bacana, não?

Menção honrosa: Disappearing Inque. A menção que faço aqui é porque, neste episódio, Bruce Wayne volta por um breve momento a ser o Cavaleiro das Trevas. Mas é só por um breve momento, porém, vale muito a pena conferir.

Com isso, caro leitor, chegamos praticamente ao fim do universo animado clássico da DC, o DCAU. Esta série, como eu disse no início, é mais coisa para fã mesmo, então, sinta-se livre para vê-la ou não; eu recomendaria pelo menos checar os episódios que mencionei, uma vez que há coisas interessantes por lá, mas como se trata de um dos vários finais que a saga de Batman já teve, não se trata de algo exatamente imprescindível, então, deixo aqui a série como sugestão apenas. Como eu disse acima, ainda voltarei a falar deste universo em mais três artigos, mas após isso, será mesmo o fim, e passaremos adiante para mais projetos envolvendo o Batman que foram realizados nos anos subsequentes, OK? Fiquem ligados e até a próxima!



Voltar à edição 14                                                                         Ir para edição 16




Batman Beyond (1999-2001)
Título em português BR: Batman do Futuro
Nota: 8 / 10

Direção: James Tucker, Butch Lukic, Dan Riba, Curt Geda, Kyungwon Lim, Yukio Suzuki 
Produção: Haven Alexander, Alan Burnett, Paul Dini, Jean MacCurdy, Bruce W. Timm
Criação e roteiros: Hilary Bader, Stan Berkowitz, Alan Burnett, Paul Dini, Evan Dorkin, Sarah Dyer, Rich Fogel, Bob Goodman, Tom Horn, John P. McCann, Shaun McLaughlin, Tom Ruegger, John Shirley, James Tucker (baseado em personagens e histórias criadas por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Denny O'Neil, Neal Adams, Doug Moench, Chuck Dixon, Paul Dini)
Trilha sonora: Kristopher Carter, Michael McCuistion, Lolita Ritmanis, Shirley Walker

Estrelando (elenco da versão original): Will Friedle, Kevin Conroy, Lauren Tom, Cree Summer, Ryan O'Donohue, Teri Garr, Stockard Channing, Seth Green, Yvette Lowenthal, Sean Donnellan, Sherman Howard, Melissa Disney, Michael Rosenbaum, Corey Burton, Bruce W. Timm, George Lazenby, Angie Harmon, Carl Lumbly, Christopher McDonald, Linda Hamilton, Stephen Baldwin, Clancy Brown, Gary Cole, Olivia Hussey, Michael McKean, Michael Ansara, Cary Elwes, Michael Gross, Tim Curry, David Warner, Mark Hamill, Robert Patrick, Mara Wilson, Frank Welker

Dubladores do Batman brasileiro: Clécio Souto, Roberto Macedo, Mabel Cezar

Outras sequências desta telessérie:
Batman Beyond (Batman do Futuro) (1999-2001)
The New Batman Adventures (As Novas Aventuras do Batman) (1997-1999)
Batman: The Animated Series (Batman: A Série Animada) (1992-1995)

Trailer:


No comments:

Post a Comment