Sunday, July 5, 2015

NO CINEMA: Minions (Minions)

Este ano foi a moda dos derivados nas animações. Primeiro foi o filme sobre os pinguins da série de filmes de Madagascar que eu acabei não indo ver no cinema, ainda mais depois de algumas críticas desfavoráveis. Mas o dos Minions, da série de filmes Despicable Me (Meu Malvado Favorito) eu não perderia de jeito nenhum, fosse qual fosse as críticas, até porque acho os personagens divertidíssimos e com potencial de serem até mais divertidos do que usualmente são, e até mesmo por isso botei fé em um filme solo deles.

Na trama, que se passa muito antes do primeiro filme, acompanhamos essas criaturinhas amarelas desde o início dos tempos. O filme nos informa que eles estavam a procura de um mestre malvado para seguir e que já existiam há séculos, milênios. Apesar de isso não ser explicado durante o filme, assim como outras coisas como o fato das pessoas agirem normalmente nas ruas com a aparição dessas estranhas criaturas, OK, eu aceitei o fato de que eles ficam depressivos e desanimados sem  um mestre malvado por perto. Esse é o momento em que três dos minions, Kevin, Stuart e Bob acabam indo atrás de seu novo mestre do mal. Isso acaba levando as três criaturas para os anos 60, onde eles acabam sabendo de uma "convenção de vilões" que iria ter em New York e lá conhecem a criminosa internacional Scarlet Overkill, que os aceita como ajudantes após passarem em um "teste de aptidão" e os designam para irem à Inglaterra roubar a coroa da rainha.

É a partir daí que as coisas começam a ficar meio arrastadas. Sem contar que os minions tem que fatalmente dividirem espaço com outros personagens, o que tira um pouco o foco do filme neles. Mas apesar disso tudo, a diversão é garantida com as pequenas criaturinhas, uma vez que elas realizam as palhaçadas que comumente fazem nos filmes da série Despicable Me. Digamos então que eu achei este filme melhor do que Despicable Me 2 (aliás, bem melhor!) e um pouco abaixo do primeiro filme, cuja ideia eu havia achado bem interessante quando assisti da primeira vez.

Resumindo, o filme é em grande parte voltado ao público infantil mesmo, podem ter certeza que as crianças serão as que mais irão rir com a aventura. Não que não tenha coisas para os crescidos também, há as referências sessentistas, há a música dos Rolling Stones, dos Beatles, de Jimi Hendrix, dos Kinks, dos Doors e há até mesmo um momento inusitado em que um dos minions toca "Eruption" do Van Halen na guitarra. Meio nada a ver com a época em que estão, mas OK. Há uma cena também em que os Beatles estão fazendo a sua famosa caminhada em Abbey Road, que é a capa do disco com o mesmo nome, do grupo inglês, mas é só um relance rápido.

As cenas mais engraçadas, infelizmente acabaram passando no trailer, como aquela em que estão no barco e um dos minions começa a imaginar que seus companheiros são duas "bananás". O resto das tiradas cômicas até funciona, mas não tem o mesmo apelo. O final já todos sabem, os Minions irão encontrar com Gru e se tornarem seus servos, então não tem spoiler aqui em relação ao final, ele é esperado por todos. Por isso eu achei que o desenvolvimento poderia ter sido mais interessante e inesperado, já que o final é aquilo que todo mundo espera.

Apesar disso tudo, o filme diverte e vale a assistida, especialmente para aqueles que gostam dos personagens amarelos. Só não é algo excepcional, algo nível Pixar, aí é querer demais; é o esperado. Há também no filme uma breve aparição de Gru, o vilão protagonista dos outros filmes da série, além de uma cena pós créditos pra onde eles jogam aqueles manjados números musicais, mas vale a pena ficar no cinema para assistir. Recomendo a conferida, e se você estiver acompanhado de crianças, elas serão as que mais sairão ganhando.

Minions (2015)
Título em português BR: Minions
Nota: 7,5 / 10

Direção: Kyle Balda, Pierre Coffin
Produção: Janet Healy, Brett Hoffman, Christopher Meledandri, Chris Renaud, Dave Rosenbaum
Roteiro: Brian Lynch
Trilha sonora: Heitor Pereira

Elenco de vozes originais: Sandra Bullock, Jon Hamm, Michael Keaton, Allison Janney, Steve Coogan, Jennifer Saunders, Geoffrey Rush, Steve Carell, Pierre Coffin, Katy Mixon, Michael Beattie, Hiroyuki Sanada, Dave Rosenbaum, Tara Strong

Elenco da versão brasileira: Guilherme Briggs, Vladimir Brichta, Adriana Esteves, Jorge Vasconcelos, José Santa Cruz, Leandro Hassum, Luiz Carlos Persy, Arthur Aguiar, Pedro Bismarck, Renato Aragão, Jorge Lucas, Claudio Galvan, Mabel Cezar, Angélica Borges, Ronaldo Júlio, Élcio Romar

Outros filmes desta série:
- Despicable Me 3 (Meu Malvado Favorito 3) (2017)
Minions (Minions) (2015)
- Despicable Me 2 (Meu Malvado Favorito 2) (2013)
- Despicable Me (Meu Malvado Favorito) (2010)

Trailer: 

No comments:

Post a Comment