Thursday, July 23, 2015

FILME: Batman Beyond: Return of the Joker (Batman do Futuro: O Retorno do Coringa) - especial Batman na Tela: edição 16

Este é o filme que finalmente me fez respeitar o personagem de Terry como a nova figura do Batman no DCAU. Após uma série boa, mas com aquela sensação de que sempre faltava algo no ingrediente, os criadores da série resolveram lançar o primeiro e único longa-metragem baseado em Batman Beyond. Como eu mencionei no artigo sobre a série, muitos dos vilões clássicos do Cavaleiro das Trevas estão mortos neste universo de Neo-Gotham, porém, um desses vilões conseguiu se levantar da tumba para, mais uma vez assombrar o velho Bruce Wayne e seu novo companheiro que veste o capuz. A ideia de trazer o Coringa de volta e fazê-lo parecer de novo que estava na flor da idade de quando ele enfrentava o morcego, parecia muita loucura, uma vez que todos que acompanham a saga do morcego sabem que tanto Batman quanto o Coringa tem idades muito próximas, então, foi uma ideia muito ousada, corajosa e arriscada. Mas felizmente Bruce Timm e sua equipe não se intimidaram e nos entregaram mais um filme sensacional.


E é bom também salientar que a partir deste filme, a equipe de animação da WB/DC começava já a querer se livrar das amarras de censurar certas coisas em suas animações. Até mesmo por causa disto, este filme em particular se apresenta em duas versões, sendo que uma foi lançada em 2000, que é conhecida como a versão mais light e a outra em 2002, que se trata da versão sem cortes, mais violenta e brutal. Explico: em 2000, a equipe de animação do filme terminou seus trabalhos com ela e estava prestes a lançá-la, porém, aconteceu o triste fato que todos nós conhecemos como o massacre da escola de Columbine, onde dois imbecis, Eric Harris e Dylan Klebold mataram 12 alunos da escola e um professor antes de cometerem suicídio. O assunto até rendeu um filme feito pelo famoso cineasta Michael Moore, o documentário Bowling for Columbine (Tiros em Columbine). Este triste fato obrigou a equipe de animação do longa de Batman a re-editar o filme tornando-o mais leve e apropriado para o difícil momento que os EUA estavam passando.

Passados dois anos, os animadores finalmente decidem lançar a animação original que estavam trabalhando antes de acontecer a tragédia de Columbine, que ficou conhecida como "The Original Uncut Version". Vamos falar então do filme e de sua versão original sem cortes primeiro, que foi a ideia original inicialmente planejada pela equipe e depois falaremos das mudanças que ele sofreu e que originou a sua primeira versão lançada em 2000.

Na trama, vemos integrantes mais novos da gangue dos Jokerz (nenhum deles da série animada de 1999 em seus primórdios) invadindo e roubando uma placa de console para terem acesso a um dispositivo de satélite. O mais interessante é que cada integrante da gangue parece homenagear um vilão clássico do Batman original, assim como temos o cara vestido de Espantalho, o que se parece com o Croc, o com máscara de palhaço e as duas gêmeas que lembram um pouco a Arlequina. Enfim, Batman (Terry) impede a gangue de cometer mais estragos e vemos logo depois esses caras irem ter com um certo chefão que permanece nas sombras. Qual não é nosso espanto quando notamos que se trata do supostamente falecido Coringa!

Os Jokerz finalmente reunidos com seu líder máximo, o Coringa

Maior é o espanto do velho Bruce Wayne quando descobre. Ele vai discursar em um evento para celebrar a retomada de controle das empresas Wayne, que voltam a ser somente as empresas Wayne mesmo, após o fim do vilão Blight, que dá fim à parceria Wayne-Powers da série, quando de repente os capangas da gangue aparecem para fazer bagunça. Eis que o Coringa surge bem diante dos olhos de um aterrorizado Bruce Wayne.

Wayne tenta ponderar todas as possibilidades de o cara na sua frente ser um impostor. O terror só aumenta mais quando a análise do Bat-computador dá as vozes de uma gravação antiga do Coringa com a nova como idênticas. O retorno de seu antigo arqui-vilão era real, e não havia nada que ele pudesse fazer a não ser tentar proteger Terry e voltar a fabricar antídotos contra a temível fórmula do riso do ressuscitado palhaço do crime.

Bruce tenta impor uma muralha para proteger Terry. Ele pede o traje do Batman de volta e diz que Terry está dispensado da incumbência de ser o Batman. Contrariado, Terry deixa a bat-caverna. O mesmo fez a comissária Barbara Gordon com o menino, disse para que ele esquecesse que viu o palhaço. A partir daí, Terry já vai delineando a gravidade do problema e percebendo que o Coringa se tratava realmente da pior ameaça dos tempos de capa e capuz do Batman.

É nesse ponto que a história ganha contornos interessantes com várias cenas chocantes. O Coringa tenta matar Bruce Wayne, sequestra Tim Drake e o tortura, faz experiências com ele e volta a tocar o terror em Neo-Gotham. A sombra do palhaço do crime volta a ser uma dor de cabeça à nova cidade que jamais havia experimentado o terror do criminoso risonho. Terry jamais havia ouvido falar muitas coisas do Coringa por Wayne, e ele descobre, da pior forma possível quem é o inimigo mais mortal do Batman original, quando a gangue dos Jokerz deixa Dana hospitalizada.

Então há um momento que foi na época o mais comentado desde que a animação foi anunciada, um trecho de flashback mostrando os últimos minutos de embate entre o Batman original, a Batgirl, Robin e Coringa e a Arlequina. Esta não somente é, para mim, a melhor cena da animação (até mesmo por se tratar dos personagens clássicos que amamos), como também será o trecho chave que revelará, ao expectador mais atento, quem na verdade é o Coringa que retornou à Gotham, se ele é o original ou se é um impostor.

Heróis e vilões em seu período clássico: a última noite.


O desfecho é nada menos que espetacular e a resolução e a forma com que Terry (sim, Terry) desvenda o mistério deixa Bruce Wayne sem fala e visivelmente orgulhoso. Na cena de fechamento da animação, Wayne revela toda a apreciação que tem por Terry ter honrado, durante todo este tempo a reputação do Cavaleiro das Trevas. Também é digno de menção a forma ousada com a qual Terry enfrenta o palhaço do crime e o deixa sem reação.

Eu não posso descrever mais do que isso, qualquer outra coisa que eu falar iria estragar as ótimas surpresas desta excelente animação do menino-morcego de Neo-Gotham. Vou apenas terminar, como eu disse lá atrás, falando um pouco das diferenças entre as versões da animação.

A cena que mostra o Coringa dando uma lição em um dos seus capangas no começo é suavizada, ao invés de matá-lo, o Coringa simplesmente o atinge com gás do riso na versão light. Também foi consideravelmente mudado o desfecho da cena de flashback, mostrando o último embate entre Batman e o Coringa de forma mais suave, porém mais confusa, eliminando uma cena-chave que fará o expectador atento descobrir de antemão a verdade em relação ao retorno do Coringa. Eu sinceramente tenho que alertar a todos que prefiram a versão sem cortes da animação, ela é comercializada no Brasil também, está escrito na caixa do DVD que é a sem cortes. A versão light é um bom filme também, mas tem partes um pouco mais confusas e que eliminam evidências importantes do mistério, portanto eu recomendo a todos que deem preferência à versão sem cortes.

De qualquer forma, Batman Beyond: Return of the Joker é um filmaço animado que você não pode deixar de conferir, é incrível o trabalho feito aqui a partir de um seriado que começou fraco, mas foi ganhando força, e culminou aqui neste grande filme apoteótico que traz de volta o principal inimigo do homem-morcego.



Voltar à edição 15                                                                         Ir para edição 17




Batman Beyond: Return of the Joker (2000)
Batman Beyond: Return of the Joker - The Original Uncut Version (2002)
Título em português BR: Batman do Futuro: O Retorno do Coringa
Nota: 9,5 / 10

Direção: Curt Geda
Produção: Alan Burnett, Paul Dini, Jean MacCurdy, Shaun McLaughlin, Benjamin Melniker, Glen Murakami, Bruce W. Timm, Michael Uslan, Teruhisa Yahaji
Roteiro: Paul Dini, Glen Murakami, Bruce W. Timm, (baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Paul Dini, Marv Wolfman, Carmine Infantino, Bruce W. Timm, Gardner Fox)
Trilha sonora: Kristopher Carter

Estrelando: Will Friedle, Kevin Conroy, Mark Hamill, Angie Harmon, Dean Stockwell, Teri Garr, Arleen Sorkin, Tara Strong, Mathew Valencia, Melissa Joan Hart, Don Harvey, Michael Rosenbaum, Frank Welker, Henry Rollins, Rachael Leigh Cook, Ryan O'Donohue, Lauren Tom, Vernee Watson-Johnson, Mark Jonathan Davis, Mary Scheer, Andrea Romano, Bruce W. Timm

Dubladores do Batman brasileiro: Clécio Souto, Roberto Macedo, José Santanna, Mabel Cezar, Iara Riça, Sônia Ferreira, Christiano Torreão, Henrique Ogalla, Philippe Maia, Marcelo Torreão, Flávia Saddy, Fernanda Baronne, Ana Lúcia Menezes, Gabriella Bicalho, Luiz Sérgio Vieira, Gilberto Lisieux

Outros filmes desta cinessérie:
Batman: Mystery of the Batwoman (Batman: O Mistério da Mulher-Morcego) (2003)
Batman Beyond: Return of the Joker (Batman do Futuro: O Retorno do Coringa) (2000)
Batman & Mr. Freeze: SubZero (Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero) (1998)
Batman: Mask of the Phantasm (Batman: A Máscara do Fantasma) (1993)

Trailer:

No comments:

Post a Comment