Tuesday, June 7, 2016

GAMES: Garimpando a App Store - games de estratégia MMO gratuitos que valem a pena

Você, gamer, conhece a sigla F2P? E P2W, conhece? O universo dos games para dispositivos eletrônicos portáteis começou simples, lá atrás, com os primeiros celulares "tijolão" e o joguinho das cobrinhas que vinha neles. Hoje em dia, estes games portáteis florescem e ganham a mesma atenção e importância dos games para consoles. Hoje vou falar sobre games de estratégia MMO. Outra sigla! Não sabe o que é isso? Então continue lendo para descobrir.

Explicando para quem não sabe, jogos de estratégia MMO são aqueles games em que você determina uma área de domínio seu de qualquer coisa que seja, forma seu exército, e guerreia online na rede contra outros jogadores que também estão conectados a você pela mesma plataforma. A sigla MMO, significa Massive Multiplayer Online, isto é, você joga e conversa com vários gamers ao mesmo tempo, em uma grande e massiva rede de usuários.

As outras duas siglas, que eu citei acima, vieram depois de um tempo. Elas estão ganhando notoriedade pelo fato de você não ser obrigado a pagar para jogar um game. F2P, ou, explicando a sigla, "free to play", que seria "grátis para jogar", são os games que você faz o download e joga, livremente; mas tem um agravante: você terá, no meio do game, que aguentar alguns anunciozinhos publicitários para continuar. Esta é uma maneira que os desenvolvedores encontraram de arrecadar retorno financeiro pelo produto que criam e disponibilizam. A outra, é arrecadar através de melhorias do game, e é aí que entra a sigla P2W, e essa tem gerado um pouco mais de polêmica entre os gamers.

P2W, ou também explicando, "pay to win", que seria "pague para ganhar", são os games F2P que você pega na rede e pode optar por pagar um valor por melhorias que irão alavancar, de forma mais rápida, a sua vitória no game. Você pode optar também por não pagar e continuar jogando de graça, mas vai levar muito mais tempo para que você consiga avançar no jogo. Muito mais tempo mesmo; questão de meses, talvez até anos. Você chega lá, mas a passos de tartaruga. Se você for meio impaciente, vai acabar pagando uma melhoria ou outra do game. E é por essa razão que esses games tem gerado controvérsia. Mas tem alguns games que são muito bem feitos, e você acaba optando por continuar sua experiência de graça mesmo.

Ok, explicadas estas coisas, vamos falar um pouco sobre o gênero Estratégia. Antes de continuar, eu vou confessar aqui que eu nunca me interessei realmente pelo gênero, em se falando de games. Verdade das verdades, joguei vários desses games, anos atrás, desde os títulos mais antigos até alguns bem famosos. Exemplos? Age of Empires, Starcraft, Command & Conquer, Civilization, Commandos, Lords of the Realm II, Black & White, e por aí vai. Cheguei até mesmo a jogar um clone de Starcraft que inclusive é brasileiro, chamado Outlive. Sim, tive minha cota de games de estratégia, mas nunca conseguia avançar muito longe neles! Talvez Starcraft, Command & Conquer e Age of Empires tenham sido os que eu cheguei mais longe, mas eu cansava rapidamente desses games de estratégia, sei lá, nunca vi algo que realmente me chamasse a atenção em continuar jogando esse gênero de games.

Portanto, é estranho, especialmente pra mim, que eu tenha adquirido um súbito certo interesse por esses games logo agora. Eu sempre fui (e ainda sou) o tipo de gamer que se apega mais em jogos de luta, aventura em terceira pessoa, cinematográficos, RPGs, adventure point & click, FPS (first person shooter), games do estilo Arcade, corrida de carros, e coisas do tipo. Não sei se esse interesse tardio tem a ver com alguma sensação nostálgica que porventura eu venha sentindo, mas a verdade é que eu tenho procurado e garimpado bastante a rede por estes games de estratégia no último mês. Só espero que isso não seja um sinal de crise dos 40 anos chegando aí, faltam 5 anos ainda para eu atingir esta idade!

Enfim, brincadeiras a parte, eu decidi falar sobre alguns games bastante interessantes deste gênero, que eu encontrei recentemente, e que estou gostando bastante de explorar. Como todos eles são gratuitos, ou se você quiser, F2P, qualquer pessoa que tiver um dispositivo portátil, seja ele um smartphone com Android, um iPhone, ou um tablet, seja um tablet Android ou iPad, irá conseguir fazer o download gratuito desses games e jogá-los com tranquilidade, sem gastar um tostão sequer. Bom para os períodos de crise que enfrentamos, não é verdade? Ahn? Eu achei o máximo!

Eu comecei procurando na rede por alguns títulos bem simples que divulgavam por aí, e que eu via toda as vezes que eu abria meu Zombie Tsunami no celular, ou meu Sword of Chaos. Me deparava com coisas como Mobile Strike, Clash of Kings, The Last Empire War Z, Game of War e coisas do tipo. Pois é... joguei esses joguinhos por alguns minutos, especialmente o Clash of Kings.

Me pareceram mais aqueles aplicativozinhos que falam pra você pegar por aí e jogar por uns 5 minutos pra ganhar pontos nas lojas virtuais da Apple, da Amazon ou da Google, sinceramente; totalmente sem graça! Não vi sentido nenhum neles, você somente apertava botões de mensagens luminosas com setas indicativas, sem pensar muito, e ficava olhando, sem muitos desafios; eram todos a mesma coisa. Isso, além de terem uma interface confusa pra caramba. Eu estava procurando algo bem mais na linha dos games de estratégia clássicos, que te dão a liberdade de agir segundo seu plano de estratégia, personalizar mais as coisas a seu gosto. Algo que se assemelhasse a um game, de fato.

E o que mostro, no resultado da minha pequena garimpada, abaixo, foi o que eu felizmente encontrei na rede e me interessei, de fato, por jogar, ir até o fim, ou até onde a sigla P2W e minha paciência permitirem. Bons títulos, bastante interessantes. Claro, todos eles tem uma ressalva ou outra, mas no geral, eu estou gostando muito de explorá-los. Vamos conhecê-los.

1. DomiNations (2015)

Nota: 9,5 / 10

Desenvolvedoras: Nexon / Big Huge Games
Site do jogo: dominations.nexonm.com
Site do desenvolvedor: bighugegames.com
Perfil: App Store/iTunes
Perfil: Google Play

Este foi, na minha opinião, o melhor de todos os que eu encontrei e aquele que eu achei que tem a proposta mais interessante de todas. Ele é, para quem se lembra, uma mistura de Civilization e Age of Empires. Você começa a construir um povoado do zero, na idade da pedra. Conforme passa o jogo, você vai passando para outras eras da humanidade, como a idade do bronze, a idade do ferro, a era clássica, a era medieval, a idade da pólvora, a idade industrial, até você chegar, no final do game, na era espacial. Basicamente, é como se Civilization tivesse sido pensado nos dias de hoje, com gráficos mais modernos, do que quando foi primeiramente concebido por Sid Meyer. E ainda contando com as funcionalidades de batalha do Age of Empires, só que no estilo "tower defense", ou seja, você tem que proteger seu posto de comando, aqui no caso, seu povoado, e ao mesmo tempo atacar outros, além de cumprir as missões solo propostas pelo game, que incluem batalhas no Nilo, a Guerra do Peloponeso, entre outras.

O game tem um ótimo visual, dinâmico, interessante. Os sprites de pessoas, objetos e animais são excelentes, e quando você toca na tela em cima de um carinha do seu vilarejo, ele acena pra você. Muito bacana ter essa impressão de ser um deus de um povoado que você ajudou a levantar do zero.

Os menus são espetaculares, dinâmicos e de fácil compreensão. Qualquer coisa que você quiser, você já sabe exatamente como acessar e onde. Seus recursos para cumprir tarefas estão entre alimento, que você produz com moinhos, fazendas e com a caça de animais; moedas de ouro, que você consegue através de mineração, caravanas e estradas; e finalmente coroas, que são mais difíceis de conseguir, e tem que serem poupadas sempre que possível; você as consegue quebrando pedras e derrubando árvores comuns não-frutíferas, que estejam só ocupando espaço, ou cumprindo as missões que o game te apresenta.

As batalhas são muito legais, e quanto mais você avança no game, mais interessantes elas ficam. Você pode cumprir missões sozinho ou jogar multiplayer com outros usuários. Além disso, você pode fazer alianças, para contratar soldados e outras coisas para proveito próprio, o mercado de troca de recursos está aberto. E eu te aconselho abusar das batalhas multiplayer para pilhar o máximo de recursos possível. Você vai ser atacado de volta, mas são ossos do ofício; enfrente, sempre que possível, outros usuários online.

Atualmente eu estou na era V, que é a era clássica do meu povoado. Mas isso não impede, nas batalhas multiplayer, que você lute contra povoados de outras eras. Conforme vão passando as eras, você também pode ir construindo outras coisas, como o Stonehenge, o Coliseu, a Estátua da Liberdade, e outras maravilhas do mundo, elas inclusive te ajudam dentro do game. O único problema é que você tem que esperar muito tempo para certas coisas acontecerem. Por exemplo, eu entrei na era clássica não faz um dia, e demorou dois dias inteiros para ocorrer as mudança. Agora, estou tendo que desflorestar uma área para abrir espaço, e está levando umas 10 horas e pouco para isso acabar. Precisa ter um pouco de paciência, se você não quiser entrar no clima do P2W e comprar algumas coroas para gastar no game. Fora isso, o game é muito bom, e eu estou muito ansioso para ver as eras seguintes. Não vi ainda ninguém na internet que tenha chegado na era espacial, mas hora que pipocar por aí, estou curioso para ter um primeiro vislumbre.

Enfim, eu recomendo muito você jogar este game.



2. Olympus Rising (2016)

Nota: 9,5 / 10

Desenvolvedora: Flare Games
Site do jogo: olympusrisinggame.com
Site da desenvolvedora: www.flaregames.com
Perfil: App Store/iTunes
Perfil: Google Play

Este é outro game que eu adorei. Aliás, conheci ele antes de chegar em DomiNations. A única coisa frustrante nele é que, apesar de ter muita coisa pra ser explorada, você avança a passos de tartaruga, e às vezes tem que esperar um longo tempo, se não quiser gastar algum dinheiro na App Store para conseguir mais melhorias. O DomiNations já é bem mais camarada nesse sentido, mas este aqui não. Enfim, a proposta dele, que é outro MMO "tower defense", é, trazer à vida, em belíssimos gráficos, toda a mitologia grega, e este aspecto do game, eu achei sensacional.

Você começa com Hercules, em uma ilha estabelecida para você governar, e escolhe um nome de identificação; eu entrei no clima e inventei um nome bem épico. Fica sendo então o dono daquela ilha, e outros jogadores online tentam invadi-la. Você então tem que fazer todas as melhorias possíveis para proteger sua ilha contra invasões e se tornar o conquistador de todas as outras ilhas, fazendo história em confrontos épicos. Além de Hercules, você também tem outros semideuses, como Prometeu, Perseus, Odysseus, Cadmus, Ariadne, e por aí vai. Todos eles tem suas respectivas invocações para chamar o poder dos deuses em seu favor e enfrentar outras criaturas mitológicas. A mais poderosa de todas é Athena, mas essa, meu caro, só lá no fim mesmo, depois de passar pelas doze casas e atingir o sétimo sentido! Brincadeira!

Tudo relacionado às fábulas da mitologia grega é meticulosamente transportado para este jogo. Você tem Hercules, e seu leão no ombro, Prometeu e seu poder do fogo, Perseus e o escudo de proteção da Medusa, e por aí vai. Isso sem falar nos monstros que você tem que eliminar. Atualmente eu estou com os três primeiros heróis, Hercules, Prometeu e Perseus, e tentando vencer as Medusas das ilhas de Gorgon Reef. Tá bem complicado! Só que como eu não quero gastar dinheiro de verdade, tenho que esperar longos dias até conseguir ficar poderoso o bastante para tal feito. Ainda chegarei lá.

E para conseguir vencer no game, você tem as seguintes moedas de troca: os diamantes vermelhos são os mais difíceis de conseguir, e tem tempos que são praticamente impossíveis, então conserve bem os seus e não gaste a toa. Moedas de ouro são unidades de troca mais fáceis de conseguir, principalmente depois que você domina uma ilha e coloca seu herói lá para alavancar a produção. A bebida verde conhecida como Ambrosia, é o néctar dos deuses, e você precisa dela para participar das batalhas MMO. Livros trazem conhecimento, e são usados, junto com moedas e diamantes, para fazer melhorias em seu reino.

Para obter mais domínio, verifique também seu nível de dominação, atualmente estou no nível 26, e quase chegando ao 29 para poder avançar o meu templo para o nível 5 de poder. Os tourinhos são a sua influência sobre os lugares que passa, e conforme você vai conseguindo mais deles, vai liberando mais heróis e avançando na narrativa. Atualmente estou com 725, e preciso de 750 para liberar a heroína Ariadne. Além disso, todo dia tem um baú com presentes se você estiver precisando de recursos. Nunca os dispense! Assista os vídeos de propaganda também que volta e meia vem mais baús por aí de recompensa.

Por fim, a apresentação inicial do game é sensacional, de tirar o fôlego. E a trilha sonora é fantástica, principalmente nas batalhas. Há as missões a se cumprir para ganhar mais recompensas, só que elas são bem complicadinhas de terminar e tomam tempo, mas tenha paciência que no final vale a pena. Enfim, um jogaço que não somente é muito divertido, mas também traz um conteúdo sensacional, ensinando vários aspectos de mitologia grega. Para quem se interessa, um prato cheio. Recentemente eu até peguei meu livro sobre mitologia grega para ler enquanto vou jogando. O game te incentiva a aprender o histórico dos heróis para entender as representações. Eu recomendo ele para todo mundo. Se você tiver dispositivos Apple ou Android, dê uma chance a este jogo mais do que interessante.



3. Age of Empires: Castle Siege (2014)

Nota: 8,5 / 10

Desenvolvedoras: Smoking Gun / Microsoft
Site do jogo: ageofempires.com
Site do desenvolvedor: smokingguninc.com
Perfil: App Store/iTunes
Perfil: Microsoft Store

Aqui está um game que vem da safra de clássicos. Age of Empires: Castle Siege, ou como ficou conhecido, Age of Empires: versão P2W, é parte da série de games famosa da Microsoft, mas toma aqui uma direção bem diferente de seus antecessores, sendo mais um game de estratégia MMO no estilo "tower defense" dos outros dois que falei acima. Você avança pelas eras, exatamente como em DomiNations, passando pela Era dos Bárbaros, das Trevas, até chegar na Renascença.

Embora seja mais confuso aqui neste game saber exatamente em que era você se encontra, diferente de DomiNations, que te informa todos os detalhes possíveis e imagináveis, você percebe a evolução de seu reinado e, com o tempo, participa de ótimas batalhas, e até mesmo de missões, como a de Constantinopla, e tem ao seu lado vários líderes históricos, como Ricardo Coração de Leão (de onde tiraram meu nome, he he!) e Joana D'Arc, por exemplo. Além disso, é possível você escolher sua nacionalidade. Eu sempre gostei mais de ser bretão, quando jogo esses games de império e cavalaria.

Há também os recursos com as quais você evolui seu castelo, comunidade, enfim, seu lugar. A maçã representa alimentos, que você tira de fazendas, e a madeira que usa para erguer estruturas, de moinhos. O legal é que ao redor de seu castelo, você pode construir torres de artilharia e arqueiros, para se defender.

O game não chega a ser tão bom quanto seus antecessores, seja o primeiro Age ou suas sequências, até porque é uma versão bem mais resumida deles, mas representa boa diversão e te dá aquela nostalgia. Quando você jogava o Age original, você tinha aquele estilão de estratégia mais tradicional mesmo, onde você ia desbravando pouco a pouco as terras obscuras, fazendo seu império crescer, com uma quantidade bem maior de detalhes.

Um aspecto estranho nele, é que eu achei que o som da trilha sonora de fundo estoura da caixa. Não importa que altura meu som esteja no meu iPad, minha caixa estoura toda vez que a intensidade aumenta. Talvez tenha sido uma falha aderente mesmo à versão, mas não sei dizer. Mas independente disso, é um game que eu recomendo você jogar. Eu estou jogando ele com menos frequência porque estou com as atenções mais voltadas em Olympus e DomiNations no momento, mas eu gostei dessa proposta diferente da série Age, e creio que, se você curte este gênero, também vai gostar muito.

Ah sim, e outra coisa: este game não está disponível para Android; pois é, a galera do Android fica de fora neste aqui. Mas além da App Store, ele também está disponível na Microsoft Store, então se você tiver um Windows Phone ou um tablet com Windows instalado, pode fazer o download por ele. Tem também na rede Xbox Live, inclusive quando eu iniciei ele no meu iPad, ele até me registrou na minha conta do Xbox.



POR ENQUANTO É SÓ...

Eu vou ficando por aqui no momento, até para o artigo não ficar muito longo. Mas há muitas outras coisas legais na nuvem da App Store que eu quero mostrar no futuro. Os três games que eu enumerei são aqueles aos quais estou dedicando mais tempo atualmente, e já conheço bem a mecânica e os recursos deles. Há outros, inclusive, eu estou também garimpando a rede em busca dos melhores RPGs, gênero que também sou fissurado, e voltarei com boas novidades em um outro momento. Divirtam-se!

No comments:

Post a Comment