Saturday, April 2, 2016

ESPECIAL: O Universo Animado da DC (DCAU) - 1992-2019

Este artigo se refere ao universo animado compartilhado da TV, de super-heróis da DC Comics, conhecido pela sigla DCAU (DC Animated Universe), que começou em 1992 com a série Batman TAS e terminou em 2019 com o filme Justice League vs. The Fatal Five. Aqui você pode conferir as séries que fizeram parte deste universo, bem como os filmes que foram lançados.

Sentindo-se perdido em relação aos vários universos cinemáticos compartilhados no cinema ou na TV? Seus problemas acabaram! Eu resolvi escrever estes artigos para te ajudar, e também me ajudar a acompanhar estas séries de filmes de mundos mais abertos.

Outros universos:

DC Comics:

Sempre que se sentir perdido, vá na opção Especial, aí do lado direito do menu do meu blog, e procure estes artigos, que você poderá acompanhar estes universos tranquilamente, porque eu vou mantê-los sempre atualizados. Ou então vá na busca lá em cima no canto superior esquerdo, e digite "universo cinemático" e qual universo você quer. Mas antes de tudo, uma introdução. Role mais abaixo para ver a relação de filmes se você quiser pular o texto.

Este é o universo compartilhado mais antigo que se tem notícia. Ele na verdade foi se formando organicamente, com a adição de novas produções ao longo dos anos. Começou na série mais clássica e, considerada por todos, a melhor adaptação do Batman para fora dos quadrinhos de todos os tempos, Batman The Animated Series, em 1992. Naquela época, inclusive, era chamada de Batman Vol. 2 na TV brasileira, pelo fato de levarem em consideração a série animada do Batman de 1977, The New Adventures of Batman, baseada na série do Adam West, mas depois deixaram de chamá-la dessa forma, até porque não tem absolutamente nada a ver com a proposta da série animada antiga e mais cômica e colorida.

Eu ainda me lembro vivamente quando tinha meus 12 anos de idade, ouvindo falar desta nova série do Batman, sem sequer ter consciência de que o Batman era mais sombrio do que eu pensava. Esta foi a série que mudou minha concepção em relação ao morcego, e me fez começar a ler HQs vorazmente; não só isso, ela mudou minha concepção de herói, me mostrou que histórias de super-heróis poderiam ter conflitos reais, com consequências muito mais sérias do que a gente costumava ver na série infantil dos Superamigos. Enfim, ela foi um tremendo divisor de águas.

Depois dela, muitas outras produções vieram ao longo do caminho, sempre com tramas mais elaboradas e interessantes. Quando eu morava com meus pais, na minha juventude, eu chegava da escola e ia almoçar. Na TV por assinatura, no canal da WB,  passava vários seriados. Lembro como se fosse ontem de minha mãe chegar pra mim na mesa e dizer "anda, acaba de almoçar logo e vai fazer tarefa", e eu, molecão, respondia "peraí, mãe, deixa acabar o Batman, depois eu vou!" Depois de algum tempo, ela até pegou gosto pela coisa, e sentava junto comigo e com meu irmão para assistir com a gente. Eram anos sensacionais, onde a gente degustava excelentes desenhos na TV, e um universo de super-heróis vasto e interessante, como jamais foi concebido em lugar algum! Depois do Batman, costumava passar o Superman, e eu muitas vezes aproveitava a deixa para assistir também. Só depois disso, já com a minha dose diária de heroísmos resolvida, ia fazer minha tarefa de casa... lógico, não sem ter parado de pensar no episódio do Batman que havia visto naquele dia!

Enfim, estes seriados mudaram a forma como se fazia super-heróis até o momento. Na esteira do sucesso deles, houve mais duas adaptações, o Super Choque e a Liga da Justiça, e duas criações originais deste universo, que foram o Batman do Futuro e o Projeto Zeta, que ocorriam na mesma linha temporal do futuro. Eventualmente, todos estes universos convergiram e todos estes personagens se encontraram em episódios de suas respectivas séries, então se você não quisesse perder nada, tinha que ficar ligado e acompanhar todas elas.

Junto de tudo isso, houve os longa-metragens animados do Batman e mais dois bat-games com tramas originais que completam este universo. Pode-se dizer que o morcego foi o personagem mais privilegiado dentro de todo este universo, e com razão, afinal de contas, pelo menos para mim, ele é o personagem mais legal de todos do acervo da DC. Enfim, aqui então você tem o primeiro universo compartilhado que se tem notícias, e novamente, na minha humilde opinião, o melhor de todos até hoje. Sendo assim, aqui estão todas as produções, entre filmes e séries, que fizeram parte deste universo maravilhoso da DC Comics, celebrado e reverenciado até os dias de hoje por todos os fãs, mesmo após 10 anos de seu final.

SÉRIES:

01. Batman: The Animated Series (1992-1995)
(Batman: A Série Animada)
Criadores: Bruce Timm, Eric Radomski
Nº de temporadas: 2


02. Superman: The Animated Series (1996-2000)
(Superman: A Série Animada)
Criadores: Alan Burnett, Paul Dini, Bruce Timm
Nº de temporadas: 3

03. The New Batman Adventures (1997-1999)
(As Novas Aventuras do Batman)
Criadores: Bruce Timm, Paul Dini
Nº de temporadas: 1

04. Batman Beyond (1999-2001)
(Batman do Futuro)
Criadores: Bruce Timm, Paul Dini, Alan Burnett
Nº de temporadas: 2


FILMES:

01. Batman: Mask of the Phantasm (1993)
(Batman: A Máscara do Fantasma)
Diretor: Eric Radomski, Bruce Timm

02. The Batman Superman Movie (1997)
(Batman e Superman: Os Melhores do Mundo)
Diretor: Toshihiko Masuda

03. Batman & Mr. Freeze: SubZero (1998)
(Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero)
Diretor: Boyd Kirkland

(Batman do Futuro: O Retorno do Coringa)
Diretor: Curt Geda


GAMES:

01. Batman: Vengeance (2001)
Diretor: Alex Drouin

02. Superman: Shadow of Apokolips (2002)
Diretor: Alan Coltman

SÉRIES (pôsteres):

05. Static Shock (2000-2004)
(Super Choque)
Criadores: Dwayne McDuffie, Denys Cowan, Derek Dingle, Michael Davis
Nº de temporadas: 4

06. The Zeta Project (2001-2002)
(Projeto Zeta)
Criadores: Robert Goodman
Nº de temporadas: 2

05. Justice League (2001-2004)
(Liga da Justiça)
Criadores: Bruce Timm, Paul Dini
Nº de temporadas: 2

06. Justice League Unlimited (2004-2006)
(Liga da Justiça Sem Limites)
Criadores: Bruce Timm, Paul Dini
Nº de temporadas: 3




(Batman vs Superman: A Origem da Justiça)
Diretor: Curt Geda

05. Batman & Harley Quinn (2017)
(Batman e Arlequina)
Diretor: Sam Liu

06. Justice League vs. The Fatal Five (2019)
(Liga da Justiça vs Os Cinco Fatais)
Diretor: Sam Liu








03. Batman: Rise of Sin Tzu (2003)
Diretor: Pascal Colpron















FILMES (pôsteres):



  



GAMES (pôsteres):

1 comment: