Monday, February 1, 2016

FILME: Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim)

Nota: 8 / 10

Quando eu terminei as 38 edições do especial do Batman no ano passado, eu prometi a mim mesmo que não iria mais falar do morcego até a estreia do filme live-action nos cinemas. Mas depois que eu assisti o novo filme animado hoje, esta promessa ficou inviável, então vou abrir esta exceção.

Batman: Bad Blood é a segunda sequência da série de animações que o selo DCUAOM vem fazendo do Batman dos Novos 52. Começou em Son Of Batman, que foi um começo meio morno e depois continuou na excelente animação Batman Vs Robin. Dessa forma, devo começar dizendo que não achei esta a melhor das três, mas com certeza esta animação se provou ser - desculpem o trocadilho - sangue bom! Eu nunca imaginei que iria vibrar tanto com a bat-família!

Eu não sou o tipo de fã do Batman que se apega à família do morcego. Já disse algumas vezes para amigos e conhecidos, que prefiro histórias com o Batman sozinho, ele, os bandidos, suas conexões e a polícia de Gotham. Para mim, isso basta. Tanto é, que não me preocupo em comprar as HQs satélites do Batman, como A Sombra do Batman, Asa Noturna, Batwing, etc, eu só me preocupo com o título principal do Batman mesmo, é o que me interessa mais. Mas eu comecei a acompanhar este arco de história nas animações lá atrás em Son Of Batman, e vim até aqui para ver como as coisas iriam terminar.

Naturalmente que, por não me importar com a bat-família, eu não estava assim tão animado para ver esta nova história. Mas acabou que ela foi uma baita de uma história bacana sobre eles. Aqui, o Batman mesmo, digo, Bruce Wayne, aparece bem pouco, mais no começo e no clímax da animação.

A história começa no porto de Gotham, onde vemos a Batwoman (Yvonne Strahovski) apanhar capangas de uma operação clandestina que envolve vários bat-vilões, entre eles, o Vagalume, Eletrocutador, entre outros. Eles estão trabalhando para um cara chamado o Herege (Travis Willingham), que veste uma máscara de morcego parecida com a de Azrael na saga Knightfall (A Queda do Morcego). Batman (Jason O'Mara) chega depois para ajudar a vigilante, e rola o letreiro do título do filme.

Descobrimos que Bruce Wayne desapareceu e, dessa forma, os membros da bat-família são acionados, dentre eles, Asa Noturna (Dick Grayson) na cidade de Bludhaven, e Robin (Damian Wayne), que havia partido da mansão Wayne para fazer uma viagem de auto-descoberta no final de Batman Vs Robin, e estava vivendo com monges nas montanhas geladas. Além deles, conhecemos os futuros membros integrantes da família, Kathy Kane, a Batwoman, e Luke Fox (Gaius Charles), que será o Batwing, e que é o filho do braço direito de Bruce nas empresas Wayne, Lucius Fox.

Com Bruce desaparecido, Dick Grayson (Sean Maher) não vê outra opção a não ser vestir o manto do Batman e cobrir Bruce em sua ausência, enquanto procura por ele. Ao mesmo tempo, Damian (Stuart Allan) chega já como Robin e luta ao lado de Grayson. Desta forma, os roteiristas encontram uma forma de inserir na animação o arco das HQs em que Dick Grayson é o Batman, na revista Batman e Robin do autor Grant Morrison, enquanto Bruce desapareceu após a saga da Crise Final.

Aqui na animação, Bruce havia sido capturado pelo tal Herege, que estava trabalhando para ninguém menos que Talia Al'Ghul! Talia (Morena Baccarin) queria convencer o "amado" progenitor de Damian a finalmente abraçar a causa da Liga dos Assassinos após a morte de Ras Al'Ghul em Son Of Batman, nem que tenha de ser através de controle mental.

A ação é ótima, assim como em toda animação da DC. A trama vai ficando mais e mais interessante, a medida que a bat-família percebe que não terá outra opção a não ser trabalharem juntos para que Bruce Wayne não sucumba nas mãos de Talia e seus asseclas. Laços familiares são testados aqui, assuntos sérios e extremamente adultos são tratados no clímax da animação enquanto todos os heróis vão se aproximando e criando laços. O arco de espionagem e infiltração é muito legal, e te prepara para o grande final, onde vemos toda a bat-família unida em cima de um edifício e preparada para mais investidas. E uma pequena surpresa no final que nos mostra que há mais coisas após esta animação terminar, portanto, vamos aguardar os próximos passos da DC Animation.

Confesso a vocês, que eu, assim como disse no começo, nunca imaginei que iria gostar tanto assim de ver uma história onde a bat-família é o foco principal. Não sei se este arco de história nas animações terminará por aqui, mas se terminasse, seria uma conclusão muito digna. Foi muito bacana até mesmo para eu conhecer o novo personagem Batwing, que eu não conhecia direito, pois nunca me preocupei em pegar revistas da série Batman Incorporated para checar sobre ele, muito menos revistas próprias do herói, então foi para mim uma ótima oportunidade de talvez, no futuro, saber mais sobre ele, pois parece ser um personagem interessante.

Além disso, adorei os easter-eggs da animação. Tem uma citação do começo, do gangster Chuckie Sol, personagem da obra-prima Batman: Mask Of The Phantasm (Batman: A Máscara Do Fantasma), que é a minha animação favorita do Batman até hoje. Também aparece na televisão o letreiro do canal "News 52", como quem dá uma piscadela para os fãs dizendo "entendeu"? Achei bastante sutil a referência, mas bem efetiva para quem está acompanhando a fase atual do universo DC.

Enfim, eu recomendo altamente esta animação excelente, mais um ótimo trabalho do departamento de animação da DC, e arrisco dizer que, quem gostar bastante da bat-família, com toda certeza vai adorar este filme. Eu, por outro lado, espero que futuramente, os caras voltem a focar mais no Batman, em futuras animações. Agora é aguardar o lançamento de Batman: The Killing Joke, mais para frente este ano, com o retorno ilustre e aguardadíssimo dos Batman e Coringa mais queridos de todos, Kevin Conroy e Mark Hamill! Eu sinceramente não vejo a hora de conferir!

Batman: Bad Blood (2016)
Título em português BR: Batman: Sangue Ruim

Direção: Jay Oliva
Produção: Alan Burnett, Amy McKenna, Benjamin Melniker, Sam Register, James Tucker, Michael Uslan
Roteiro: J.M. DeMatteis (baseado em histórias criadas por Grant Morrison, baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson e outros)
Trilha sonora: Frederik Wiedmann

Elenco de vozes do original: Jason O'Mara, Yvonne Strahovski, Stuart Allan, Sean Maher, Morena Baccarin, Steve Blum, Gaius Charles, John DiMaggio, Robin Atkin Downes, James Garrett, Ernie Hudson, Christine Lakin, Vanessa Marshall, Matthew Mercer, Geoff Pierson, Jason Spisak, Bruce Thomas, Kari Wahlgren, Travis Willingham

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
- Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
- Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Trailer:

No comments:

Post a Comment