Sunday, January 31, 2016

FILME: The Good Dinosaur (O Bom Dinossauro)

Nota: 6,5 / 10

- Ok crianças, estão prontas para a história? Então vamos lá.

"Esta é a história de uma criatura que nasce em uma caverna e, à luz de seus pais, cresce para deixar a sua marca. Porém, as intempéries do destino acabam levando seu pai, e o menino se distancia do lugar em que nasceu. Sozinho no meio do nada, ele conhece novos amigos e aprende, com suas novas experiências, que a vida lhe reservou um lugar ao sol; ele só precisa retornar para sua casa e tomar seu lugar de direito, e..."

- OI? Como é, Zezinho? Você já ouviu essa história antes? O Rei Leão? Ah, mas esse não é O Rei Leão, Zezinho! Não, não é! É a história de um dinossauro e seu amigo humano! Sim, sim! Sim, eu sei que você já viu isso antes, mas agora vou terminar, tudo bem?

Pois é meninos, o Zezinho está certíssimo! The Good Dinosaur, nova animação da Pixar lançada em Novembro de 2015, realmente é um repeteco de The Lion King! Não dá pra disfarçar! A Pixar, assim como Inside Out, que foi buscar inspiração lá em Osmosis Jones, novamente está trabalhando com conceitos batidos e que já foram apresentados no passado. Esta é a primeira vez que a Pixar lança dois filmes em um ano só, e pela reação geral do público, bem, nós podemos ver qual dos dois realmente funcionou.

- Oi? Como é, Zezinho? Animação japonesa? Kimba: O Leão Branco? Tá, tá, entendi, mas isso não vem ao caso agora, ok? Outra hora. É! Isso, outra hora; agora deixa o tio terminar, ok? Não... fica quietinho agora senão eu leio Hamlet aqui outra vez!! Você quer isso? Então sossega! Isso, bom garoto!

Inclusive, meus caros amigos, eu devo ressaltar ainda mais essa reciclagem que a Pixar promoveu aqui: imaginem se The Lion King tivesse um filho com The Land Before Time (Em Busca Do Vale Encantado)! Imaginou? Pois é! E eu não estou falando isso só porque se trata de dinossauros não, mas também pela variedade de espécies de dinossauros que aparecem na aventura e pelo fato de muitos deles estarem sozinhos no mundo. As reviravoltas da animação são tão, mas tão previsíveis, que a gente pode identificá-las com milhas de distância!

Logo no começo, eu já dizia para minha esposa: "o pai vai morrer". E o que acontece? Ele morre! Uau, inesperado, não? Num outro momento, eu disse a ela "o menino vai ver o pai morto dele"; e o que acontece? Exatamente! E na hora que o menino humano traz iguarias tão "viscosas, mas gostosas" para ele comer? Eu quase comecei a cantar "Hakuta Matata", na hora! Pois é... é repeteco desse jeito aí! Substitua o leão Simba pelo brontossauro Arlo, o Timão e o Pumba pelo menininho Spot e os três tiranossauros com sotaques italianos, o leão Scar e suas hienas pelos pterodáctilos, e o Mufasa pelo pai do Arlo. Acrescente dois irmãos para o protagonista e troque a Pedra do Rei por uma fazendinha numa montanha. Eis The Good Dinosaur.

A única diferença aqui é que enquanto Simba era mais corajoso, porém folgadão, Arlo é um covarde que teve que ouvir o conselho do Rayden no filme Mortal Kombat de "encarar seus medos se quisesse conquistá-los". Claro, você já sabe o que vai acontecer com ele, eu não preciso lhe falar; se você for minimamente esperto, já sabe muito sobre o final do filme.

- Sim, Zezinho? Calma, calma senhor, eu já ia chegar lá! Relaxa!

Então, pois acontece, senhores, que apesar de todos esses clichês, a Pixar ainda assim consegue emocionar a gente na animação. E se por um lado a cópia está liberada aqui no filme, pelo menos eles a fazem com beleza e engenhosidade nas cenas-chave da história. E é aqui que The Good Dinosaur se sobressai diante dessa enxurrada de referências.

Tem uma cena em que Arlo e Spot "conversam" pela primeira vez, e o brontossauro tenta explicar o conceito de família para o menino, mas como ele não fala, Arlo tem que achar outro jeito de se fazer entender. Essa cena é tão linda e tão bem filmada, que emociona. Mais para o final, Arlo recupera esse conceito quando tenta explicar ao garoto a razão de terem que se separar. E novamente a Pixar acerta, e eles acertam tão bem, mas tão bem, que transformam a intensidade do momento em lágrimas vertendo dos olhos da gente. É maravilhoso. E por fim, além da belíssima mensagem enfocando a grande importância da família, a Pixar ainda mostra de maneira hábil e satisfatória, como o pequeno brontossauro viria a deixar a sua marca. Trata-se da mensagem de que qualquer pessoa nasce com grandeza dentro de si, e com a habilidade de realizar grandes feitos, mesmo que no exterior isso não aparente tanto.

No cinema, ainda está sendo exibido, antes do filme, como sempre, um novo filme curto da Pixar, que segundo eles, é baseado em uma história real; a animação se chama Sanjay’s Super Team, e mostra um pequeno menino indiano que gosta muito de super-heróis, e vai aprender a se conectar com seu pai, através da força da imaginação e da espiritualidade. A singela animação é uma homenagem do escritor e diretor do curta, Sanjay Patel, a seus familiares. Não chegue atrasado se você for ao cinema, para conferir mais essa dose extra da Pixar.

Enfim, The Good Dinosaur é uma animação com conceitos pra lá de batidos e que pega emprestado de diversas fontes que conhecemos; o filme também está sendo massacrado lá fora e considerado mais uma bomba da Pixar, ao lado de Cars 2 e Brave, então, aos olhos do grande público, realmente não está sendo bem visto; mas tem as suas belezas e, como sempre, a sensibilidade dos escritores, diretores e artistas da Pixar para injetar boas lições de vida em temas sérios, além de contar, como de costume, com os altos padrões de qualidade em animação que sempre foram marca registrada do estúdio. Talvez você não vá ver muita coisa nova por lá, e talvez realmente o filme não seja uma maravilha, inclusive se levarmos em conta o padrão Pixar de qualidade, mas recomendo dar uma conferida com sua família, uma vez que o filme enfatiza a importância tão grande que ela deve ter para nós.

- Muito bem crianças, isso é tudo por hoje! Gostaram da história? Sim? Ok, ok! Hein, Zezinho? Tá, tá, tudo bem, da próxima vez eu venho com uma história que não seja cópia de O Rei Leão pra vocês... sim, ou de Kimba: O Leão Branco, e... é, ou de Hamlet! Que? Ah, com um tiranossauro rex que urra igual ao de Jurassic Park, tá bem, agora cheg... agora chega, Zezinho, senão vou chamar seus pais!

The Good Dinosaur (2015)
Título em português BR: O Bom Dinossauro

Direção: Peter Sohn
Produção: Mary Alice Drumm, John Lasseter, Denise Ream, Andrew Stanton, Lee Unkrich
Roteiro: Bob Peterson, Peter Sohn, Erik Benson, Meg LeFauve, Kelsey Mann
Trilha sonora: Jeff Danna, Mychael Danna

Estrelando: Jeffrey Wright, Frances McDormand, Maleah Nipay-Padilla, Ryan Teeple, Jack McGraw, Marcus Scribner, Raymond Ochoa, Jack Bright, Peter Sohn, Steve Zahn, Mandy Freund, Steven Clay Hunter, A.J. Buckley, Anna Paquin, Sam Elliott, David Boat, Carrie Paff, Calum Grant, John Ratzenberger, Daniel Nascimento

Trailer:

No comments:

Post a Comment