Friday, January 8, 2016

FILME: Jurassic World (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros)

Nota: 5,5 / 10

Acabei de assistir Jurassic World exatamente como este tipo de filme foi feito para ser assistido: como uma Sessão da Tarde, durante uma tarde chuvosa, no conforto de minha casa.

Sim, porque este filme não é nada mais do que isso, uma sessãozinha da tarde bem da sem-vergonha mesmo. A única coisa que consegue redimir o filme no fim das contas é o bom e velho Tiranossauro Rex numa briga com o novo dinossauro do filme, o tal do Indomitus Rex.

Pois é, eles estão criando novos tipos de dinossauros agora. Nós já vimos, nos filmes anteriores, o quanto esse tipo de experiência dá errado, fazer um parque onde dinossauros reais são as estrelas, e no entanto eles ainda insistem nessa patota. Mas será que pelo menos a trama é interessante?

Bem... não é. Eu já sinto vontade de bocejar só de pensar. Tem uma mãe - irresponsável, por sinal - interpretada pela Judy Greer que tem uma irmã que trabalha no novo parque dos dinossauros, e que tem dois filhos e um marido ao qual está prestes a se divorciar. Ela manda os dois irmãos para o parque para passar uma semana com a irmã, Claire (Bryce Dallas Howard).

Claire teve um lance amoroso no passado com um tal de Owen (Chris Pratt, o Peter Quill de Guardians of the Galaxy) que é um domador de dinossauros no parque ou coisa parecida. O parque tem até um centro de controle que monitora tudo. Dentre as diversas variedades de dinossauros, existe um que foi criado pela inGen, uma empresa que trabalha com criação de dinossauros, chamado Indomitus Rex, porque segundo o presunto do filme Hoskins (Vincent D'Onofrio) - não é spoiler, só de olhar para o cara você sabe que o personagem foi criado para morrer - as pessoas queriam mais dentes, uma criatura mais ameaçadora, ou alguma merda do tipo, sei lá, as desculpas nesse filme para se ter um novo parque são muito forçadas.

E tem um cara nesse centro de controle que faz como se fosse a voz da audiência do filme. Eu simpatizei com ele, porque ele diz aquelas coisas óbvias, mas que estão entaladas aqui na garganta da gente, como o primeiro parque era mais legal, esse aqui é muito artificial, ou eu sei que no primeiro parque muitas pessoas morreram, e essa última fala é porque o cara está usando uma camiseta do Jurassic Park que ele comprou no eBay!

O CARA DIZ, PALAVRA POR PALAVRA, A RAZÃO PELA QUAL NÃO DEVERÍAMOS TER UM NOVO PARQUE... DENTRO DA MERDA DO FILME!!

Mas enfim, o filme acaba passando por locações com atrações diversas e pontos conhecidos; tem até uma caverna onde os dois irmãos do filme acham o antigo jipe do primeiro filme, ainda com o cartão lá pendurado no espelho retrovisor. E aí, adivinhem o que acontece? Pois é... dá merda de novo e os dinossauros começam a matar pessoas! Óóóóhh... meu Deus, sério? Eu não esperava que isso fosse acontecer! Essa coisa tão... tão... ÓBVIA!!

E, quando a dinossaurada finalmente está a solta, a gente vê o Owen e a Claire indo procurar os meninos que se perderam no meio do matagal, após verem o Jimmy Fallon no vídeo do transporte lhes assegurar que o negócio era seguro - sério, ninguém mais nos EUA deveria ligar a TV no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon depois dessa. Vem também a mãe dos irmãos chorando de preocupação depois de saber do ocorrido, enfim, vocês sabem o que vai acontecer.

E eu, vendo tudo isso, faço o que qualquer pessoa de bom senso faria: TORÇO PARA QUE OS DINOSSAUROS MATEM TODO MUNDO!! Sério mesmo! Eu torço para que os bichos matem todo mundo que está lá, saiam de lá, dominem a Terra de novo e comecem uma nova era jurássica, tendo em vista que os humanos nesses filmes são estúpidos demais para não terem aprendido a lição NOS TRÊS FILMES ANTERIORES!!

Mas enfim, os personagens importantes vão sobrevivendo, e a gente tem a cena que redime parte da pasmaceira que foi o filme: a briga pescoço a pescoço do Tiranossauro Rex contra o Indomitus Rex! Puta que pariu, por que o filme inteiro não foi sobre isso? Foi demais! Foi muito bacana! Foi pra ver isso que as pessoas pagaram pra assistir o filme, oras bolas! E aí, depois da briga, o Tiranossauro se cansa, vai embora e os meninos se reencontram com a mãe.

Chato. Só isso que eu achei. Sem contar que o parque deixou um monte de gente ferida ou morta outra vez, não é mesmo? E vou terminar dizendo aqui que essa galera tem que ser muito imbecil mesmo para querer voltar outra vez em um parque desses, após essa experiência ruim! Vamos torcer para que o filme crie bom senso e deixe em paz agora a ideia muito bacana, porém já gasta, que o Spielberg teve lá em 1993, quando lançou o primeiro filme da série, Jurassic Park, e que nunca mais decidam abrir outro parque desses.

Pelo menos não, se for para ser essa pasmaceira e esse mais do mesmo de novo. Filme medíocre, que prometeu recuperar os anos de glória do filme original após duas sequências sofríveis, mas que não entregou o que prometeu. No entanto, eu agradeço pela ótima sequência da luta entre os dois Tiranossauros, que foi a única parte realmente bacana do filme, portanto, você, caro leitor, faça como eu: assista em casa este filme, numa tarde chuvosa, como se fosse aquela Sessão da Tarde mesmo.

E se tiver outro filme desses, bem... vocês já sabem de que lado eu vou ficar: GO REX, GO!!

Jurassic World (2015)
Título em português BR: Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

Direção: Colin Trevorrow
Produção: Patrick Crowley, Frank Marshall, Christopher Raimo, Steven Spielberg, Thomas Tull, Trevor Waterson
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver, Colin Trevorrow, Derek Connolly (baseado no livro de Michael Crichton)
Trilha sonora: Michael Giacchino (baseado no tema de John Williams)

Estrelando: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Irrfan Khan, Vincent D'Onofrio, Ty Simpkins, Nick Robinson, Jake Johnson, Omar Sy, BD Wong, Judy Greer, Lauren Lapkus, Brian Tee, Katie McGrath, Andy Buckley, Jimmy Fallon, Brad Bird, Colin Trevorrow

Outros filmes desta cinessérie:
Jurassic World: Fallen Kingdom (Jurassic World: Reino Ameaçado) (2018)
Jurassic World (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros) (2015)
- Jurassic Park III (Jurassic Park 3) (2001)
- The Lost World: Jurassic Park (O Mundo Perdido: Jurassic Park) (1997)
- Jurassic Park (Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros) (1993)

Trailer:

No comments:

Post a Comment