Monday, June 25, 2018

NO CINEMA: Jurassic World: Fallen Kingdom

5 / 10
Novo filme da série Jurassic World mostra que a Nutella não acabou e pode render mais alguns desperdícios de celulóide, enquanto que a antiga série Jurassic Park mostra que, apesar da nulidade de suas duas sequências, ainda é bem mais raiz.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Jurassic World: Reino Ameaçado
Direção: J.A. Bayona
Estrelando: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Rafe Spall, Justice Smith, Daniella Pineda, James Cromwell, Toby Jones, Ted Levine, Jeff Goldblum, BD Wong, Geraldine Chaplin, Isabella Sermon, Robert Emms, Peter Jason, Kevin Layne, John Schwab, Sam Redford, Charlie Rawes, Patrick Crowley


"E se tiver outro filme desses, bem... vocês já sabem de que lado eu vou ficar: GO REX, GO!!"

Isso foi o que eu falei na minha resenha de Jurassic World, em 2016. Este filme eu havia perdido naquele ano e assisti depois, pela Internet. Como puderam perceber, eu não sou fã daquele filme. Se você leu minha resenha, deve se lembrar das minhas reclamações.

Aliás, eu realmente não sei por que raios eu fui querer ir ver justamente este filme aqui. Não sei, juro! Lá no fundo, achei por bem, dar mais uma chance para a franquia se redimir. Tem tantas outras séries de filmes que eu sou até mais paciente, como Die Hard, Terminator, Highlander. Enfim, resolvi ver se desta vez iria ser diferente. Se arrependimento matasse...

Durante a projeção deste quinto episódio da franquia, eu ficava:
- "vai, amassa agora!";
- "É só pisar, é só pisar, tá facinho!";
- "Esmaga, esmaga!";
- "Puta merda, bicho incompetente, era só abocanhar, caramba!!".

Claro, isso sempre que o bicho estava perseguindo os mocinhos; quando chegava nos pretensos vilões, aí a coisa ficava tranquila, eles até dividiam o lanche; um bracinho pra você, uma perna pra mim, ou, eu como da cintura pra baixo, você fica com a cabeça! Teve até outra cena bacana, que é quando o indomiraptor (a nova invenção do filme) sobe num telhado a noite, no meio da chuva, e dá um rugidão. Ok, foi legal. Nem as rápidas intervenções do Tiranossauro Rex foram bacanas desta vez, foram é muito apagadas demais, de resto, a carnificina foi até boa.

Sinto lhes informar, mas esses foram os melhores momentos do filme inteiro. A trama dele é atordoantemente ridícula! Um amontoado de clichês e formulinhas feitas a toque de caixa, recliclando conceitos anteriores da franquia e repetindo ad nauseum pra você.

Os personagens do filme parecem sofrer de retardamento mental.

- "Ui, mas é que eles estão vivos e por isso devemos preservá-los, e tirá-los daquela ilha que está explodindo igual o planeta natal do Superman";

- "Não seu retardado, são experimentos de laboratório, e já mataram milhares de pessoas nestes anos de parque, por qual razão você acha que devemos dar a ANIMAIS IRRACIONAIS uma nova chance, e... a, que se dane, é politicamente babaca? Ah, então tá vamos lá tirar aquelas pobres criaturinhas indefesas de lá!";

Muita carnificina depois...

- "Ó meu Deus, que animais terríveis, que perigo, precisamos, precisamos... precisamos... ah é, modo politicamente babaca, esqueci, precisamos deixá-los em uma outra ilha onde possam viver sem a nossa presença. Sim é isso! Urduuuur!"

- "Por que, cientista aparentemente inteligente interpretado pelo Jeff Goldblum?" (pausa dramática...)

- "Bem, hãh... porque... hãh... hãh... porque vocês já resolveram soltar eles por aí mesmo, hãh... agora eles vão dominar o mundo e nós... hãh... teremos que conviver com eles, e tal... hãh... hãh... HÃH... CHECK MATE!" (MÚSICA DRAMÁTICA)

Meus parabéns, roteiristas! Tomem aqui seus diplomas de retardados!

Chris Pratt volta como o boa pinta Owen do filme anterior, vivendo uma história amalucada em altas confusões com uma turminha da pesada, e tentando decidir se volta o relacionamento com a Bryce Dallas Howard ou não, enquanto tenta manter sua amizade com seus amiguinhos dinossauros. Meu Deus, até o James Cromwell dormiu durante esse filme! E Geraldine Chaplin, pelamordeDeus, mulher, arrume papéis mais honrados, ao invés de ficar pegando essas migalhas, parece que a todo momento você está tentando desonrar a memória do seu pai que te confiou a carreira lá em Limelight!

Enfim, é isso daí que você tem, filminho sem-vergonha, que tenta retomar aquela aura de aventura e pipoca dos anos 90, mas passa longe de conseguir. E, o final nem se fala, ao invés de pelo menos terminarem com tudo e nos deixarem em paz relembrando pelo menos o primeiro filme do Spielberg que foi um filme muito bom, já cavam um jeito de nos dizer diretamente "nós vamos continuar ordenhando essa vaca com mais sequências até ela secar de vez". Bem, senhores, podem ir, mas sem mim, da próxima vez! Filme de dinossauro por filme de dinossauro, prefiro pelo menos um que tenha um roteiro decente.


O que? Achou ruim, cara? Pelo menos esses daí eu consigo ver sem ficar nervoso de cinco em cinco minutos! O que vão fazer a seguir? Jurassic Galaxy? Os dinossauros descobrem que podem respirar e viver em outros planetas, dão um pé na bunda da humanidade e começam uma guerra contra nós pelo domínio da galáxia? Olha... não duvide!! Vindo de Hollywood, no mundo de cabeça pra baixo que estamos vivendo hoje, eu acredito que tudo é possível! TUDO! Eu preferia mesmo que os bichos matassem todo mundo de uma vez, e reconquistassem o domínio do planeta, considerando como os personagens dessa franquia são burros! Olha, poderia ficar bom hein, se é que entenderam minha referência!

E é isso; Jurassic World: Fallen Kingdom, filminho capenga de uma franquia decadente, e que eu definitivamente não recomendo. Se estiver curioso, não faça como eu, espere aparecer na Internet. Ou esqueça essa franquia de uma vez, que é o que eu provavelmente vou fazer.

Jurassic World: Fallen Kingdom (2018)

Produção: Belén Atienza, Patrick Crowley, Frank Marshall, Thomas Hayslip, Steven Spielberg, Colin Trevorrow
Roteiro: Derek Connolly, Colin Trevorrow (baseado no livro de Michael Crichton)
Trilha sonora: Michael Giacchino (baseado no tema de John Williams)

Outros filmes desta cinessérie:
Jurassic World: Fallen Kingdom (Jurassic World: Reino Ameaçado) (2018)
- Jurassic World (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros) (2015)
- Jurassic Park III (Jurassic Park 3) (2001)
- The Lost World: Jurassic Park (O Mundo Perdido: Jurassic Park) (1997)
- Jurassic Park (Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros) (1993)

Trailer:

1 comment: