Friday, December 14, 2018

NO CINEMA: Aquaman

10 / 10
Novo filme do DCEU protagonizado pelo Aquaman supera as expectativas e impressiona.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Aquaman
Direção: James Wan
Estrelando: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Nicole Kidman, Dolph Lundgren, Yahya Abdul-Mateen II, Temuera Morrison, Ludi Lin, Michael Beach, Randall Park, Graham McTavish, Leigh Whannell, Tainui Kirkwood, Tamor Kirkwood, Denzel Quirke, Kaan Guldur, Otis Dhanji, Kekoa Kekumano, Julie Andrews, John Rhys-Davies, Djimon Hounsou, Andrew Crawford, Sophia Forrest, Natalia Safran, Robert Longstreet


UAU!!! Impressionante! Eu juro que não esperava tamanha qualidade e comprometimento! Depois deste filme aqui, eu adquiri um respeito renovado pelo personagem protagonista. Não é segredo para quem me acompanha que o Aquaman nunca foi um personagem da DC que eu desse tanta atenção, li no máximo duas graphic novels dele até hoje, que são American Tidal e Throne of Atlantis. Além disso, claro, assisti todas as animações em que o personagem esteve envolvido, sejam filmes animados ou a série clássica da Liga da Justiça da década passada. Mesmo com tudo isso, e mesmo que eu tenha hoje uma visão mais positiva dele, até ESTE momento ainda permaneceu sendo o personagem mais irrelevante que passou na Liga da Justiça para mim. Não mais! Não depois deste filme aqui!

O filme é maravilhoso! Uma trama límpida e cristalina como a água dos oceanos, uma história redonda e muito interessante, andamento correto, fotografia excelente, efeitos visuais de cair o queixo! A trilha sonora então ficou ótima, o tema orquestrado do Aquaman é excelente, e as músicas são épicas! As tomadas dentro d'água, eu achei que iriam ficar medíocres, mas não! Estão ótimas! Passam a sensação real que esses personagens estão imersos em água, sem parecerem perturbadoras.

As atuações no filme também estão ótimas! Jason Momoa provou neste filme que pode ir além do personagem de ação, e que pode fazer algo de atmosfera mais dramática. Isso sem contar que esta versão do Aquaman feita pelo cara para mim é a melhor que já teve até hoje! Eu já havia curtido o que ele fez ano passado em Justice League, mas agora eu estou imensamente interessado em como vão ser as próximas vezes que ele aparecer no DCEU!

E por falar nisso, olhem só que coisa! O DCEU, que andava meio apagado comparado ao MCU, afinal só tivemos este filme do Aquaman este ano, e ainda agora no fim, mesmo assim conseguiu causar frenesi com este novo filme. Faz até parecer que os envolvidos no filme queriam deixar o melhor para o final. Podem ter certeza, na minha contagem de filmes de HQs deste ano, este filme aqui estará entre os 5 melhores, não tenham dúvidas disso!

Vamos falar um pouco da trama: ela inicia mostrando Atlanna e Tom Curry se encontrando e vivendo uma breve história de amor que resultou no nascimento de um ser híbrido entre humanos e peixosos. Somos então apresentados ao Arthur Curry, e ele já no comecinho aparece conhecido como o Aquaman entre o povo do vilarejo que habita, falta só a roupa. Esperem só para verem a roupa do Aquaman totalmente fidedigna à roupa das HQs! Enfim, Arthur um dia recebe a visita de Mera, que diz que ele é o rei de Atlântida por herança de sangue. Só que Arthur não está muito interessado na coisa e o auto-proclamado rei de Atlântida Orm, irmão de Arthur, também o detesta por ele ser um híbrido entre humanos e o povo do mar; então um dia ele é capturado e forçado a ir à Atlântida, e lá fica conhecendo seu irmão Orm, futuro Mestre dos Oceanos. Surge então a rivalidade de ambos pelo trono do rei Atlan.

Em outro arco de história, temos David Hyde, o futuro Arraia Negra, e vemos a cena chave que explica a razão de David detestar Arthur, quando o peixoso se recusou a salvar ele e o pai dele de um desastre náutico. Esta parte eu até achei um tanto cruel da parte de Arthur, mas lá para o terceiro ato ele se dá conta disso. Enfim, Arthur sai com Mera em busca do lendário tridente do rei Atlan, que permitirá que ele se transforme no rei de Atlântida que todos conhecemos, mas para isso terá que passar pelo Arraia Negra e principalmente pelo seu irmão Orm de forma a cumprir seu destino, isso sem falar em viajar de avião até o deserto do Sahara e para Marrocos, viajando longe de seu habitat natural e passando por dificuldades.

Na conclusão do filme, sem dar spoilers, ainda vemos o fecho relativo ao arco romântico entre seus pais e a clássica cena final heroica que é de tirar o fôlego. As lutas e embates neste filme também são de tirar o fôlego, tudo traçado de forma medida, dosada, na proporção certa, inclusive nos momentos de humor que são pontuais e realmente engraçados. Batalhas épicas, cenas estonteantes, e uma produção realmente impressionante. Há vários momentos de flashback em que vemos o pequeno Arthur descobrindo seus poderes, entendemos claramente as motivações de cada um dos adversários do Aquaman, enfim, um trabalho de desenvolvimento de personagens e de trama invejável! Talvez eu só ache que faltou um pouco mais de personalidade no rei Orm, mas nada que comprometa.

Em resumo, Aquaman é um dos cinco melhores filmes de HQs de 2018, um excelente filme pipoca para se divertir no cinema e para mim, um dos 10 melhores filmes de origens de personagens de quadrinhos que já foi feito. No DCEU, está pau a pau com o ótimo filme da Mulher-Maravilha. E baseado neste resultado, eu declaro aqui em alto e bom som: O DCEU TEM QUE CONTINUAR! Tem gente que diz que não curtiu esse ou aquele filme, e que por isso tem que reiniciar tudo... eu digo não! Continuem, que eu creio que a DC agora achou uma forma de fazer seus filmes decolarem. E que venha o filme do Shazam! ano que vem! Ou para os mais velhos, como eu, do antes famoso conhecido Capitão Marvel.

Eu com toda certeza recomendo com força que você vá ao cinema assistir Aquaman! Pode confiar, será uma das experiências mais bacanas da sua vida! Eu que nunca fui muito afim de acompanhar o personagem nas revistas achei um ótimo filme, então não perca este filmaço nos cinemas! Ao final, nos créditos, não saia desembestado, tem cena entre-créditos já nos mostrando que outras histórias virão por aí!

Ah sim, e antes que eu me esqueça: VELHO, O AQUAMAN APARECE MONTADO EM CRIATURAS MARÍTIMAS ENORMES!! CARACA, QUE ANIMAL!! Só isso já valeu todo o filme!!

Aquaman (2018)

Produção: Rob Cowan, Geoff Johns, Peter Safran, Deborah Snyder, Zack Snyder
Roteiro: David Leslie Johnson-McGoldrick, Will Beall, Geoff Johns, James Wan (baseado em personagem criado por Mort Weisinger e Paul Norris)
Trilha sonora: Rupert Gregson-Williams

Outros filmes do Universo Estendido DC:
ESPECIAL: Universo Estendido DC

Descubra as origens secretas de cada personagem no meu especial:
ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas

Trailer:

No comments:

Post a Comment