Thursday, November 29, 2018

FILME: Constantine: City of Demons

9 / 10
A nova aventura do mago londrino John Constantine é o melhor e mais fiel filme/webssérie baseado no personagem feito até hoje. Tem uma trama bem interessante, um roteiro bacana, e pega muitos elementos consagrados da mitologia do personagem dos quadrinhos.

Confira minha opinião!

Título brasileiro: Constantine: Cidade dos Demônios
Direção: Doug Murphy
Elenco de vozes original: Matt Ryan, Damian O'Hare, Laura Bailey, Emily O'Brien, Robin Atkin Downes, Rachel Kimsey, Jim Meskimen, Kevin Michael Richardson, Rick D. Wasserman


Como diria o próprio mago londrino: "BUGGAR!" Eu quase perdi este filme este ano! Estava ansioso para finalmente ver um filme totalmente solo do Constantine, um de meus personagens favoritos da linha adulta da DC Comics!

O que posso falar depois de ter visto esta nova animação, que inclusive faz parte do DCAMU, é que é o melhor filme do Constantine feito até o momento! É uma produção com uma ótima narrativa, envolvente, misteriosa, com elementos consagrados do universo do bruxo, aquela carnificina que estamos acostumados a acompanhar nas histórias, enfim, um belo exemplar de narrativa do personagem.

Eu estava realmente doido pra ver uma produção destas envolvendo John Constantine. Houve com ele, ano passado, a animação Justice League Dark, que eu achei sensacional, porém, faltava nas animações da DC uma que realmente fizesse justiça ao personagem. Pois bem, esta animação acaba de sair agora em Outubro, em DVD e Blu-Ray.

Na verdade, esta é uma web-série em cinco episódios que saiu através da linha CW Seed, ligeiramente conectada com a cancelada série live-action do personagem, porém, nos foi revelado é que ela é mesmo um spin-off do filme Justice League Dark, ou seja, parte do DCAMU como eu já disse antes. Por esta razão, estou colocando ela tanto na sessão de filmes, quanto na sessão de séries do site.

Aquela série live-action do personagem, com o ótimo ator Matt Ryan nunca deveria ter sido cancelada, foi a pior coisa que fizeram! Para mim, era a melhor série do Arrowverse, e a mais fiel ao material fonte! Mas enfim, Ryan continuou com seu personagem, ao menos fazendo a voz dele nas animações, e puxa vida, ficou fantástico! Matt É John Constantine, tanto em termos de aparência, quanto em termos de personalidade! Ele engloba todas aquelas características do personagem da DC/Vertigo que a gente adora, o cinismo, a frieza, o humor negro afiado e ácido, os elementos sobrenaturais, a boca suja, as tomadas dele fumando um cigarro atrás do outro, sem reservas, enfim, foi um tremendo acerto!

Na trama desta história, John se vê às voltas com aquele arco de história envolvendo Astra, a menina que foi arrastada pelo demônio Nergal para o inferno, e deixou Trish, filha de Chass Chandler, em estado de coma. Constantine então precisa ir de Londres a Los Angeles (daí o título do filme) libertar a menina do inferno para tirar a filha de Chass de seu coma, e acabar com Nergal e sua outra entidade, o gorducho e nojento Beroul, que se banha em cadáveres liquefeitos em sua sangrenta piscina infernal; para isso, ele conta com o apoio de Asa a Curadora, também conhecida como a Enfermeira Pesadelo. A história é baseada no ótimo arco dos quadrinhos All His Engines, de 2005, escrito por Mike Carey.

Eis uma animação que eu quero muito comprar quando sair em DVD. Não só porque tem uma trama bem amarrada, uma história que te deixa curioso a cada cena para saber o que vai acontecer, mas também porque este talvez seja o filme do personagem que mais traz ele até as pessoas de forma fidedigna ao material original, claro, com algumas mudanças aqui ou ali, mas ainda assim, é o filme mais fiel do personagem até agora. Este, meus caros, é o filme do Constantine que todo fã do personagem estava esperando para ver. Há momentos dele que até me lembra da época do personagem no selo Vertigo, de tão adulta que a história é, contendo insinuações sexuais, palavrões, muita magia, muita feitiçaria sobrenatural, rios de sangue, enfim uma trama realmente infernal para todos aqueles que são fãs do personagem, mas ao mesmo tempo para outras pessoas que não o conhecem, mas são doidas por uma trama de terror.

O final da história é de partir o coração. Eu não sei dizer se termina bem ou não, é um daqueles momentos de qualquer boa narrativa do Constantine em que algo de bom acontece, mas ao mesmo tempo, existem repercussões negativas terríveis, preços que os envolvidos são obrigados a arcar. No mundo do bruxo londrino, tudo tem um preço, e aqui, essa regra não é diferente.

Enfim, se você curte tramas de terror, se é fã de Hellblazer, se procura por algo que realmente gele sua alma antes de chegar o Natal, eu recomendo muito este filme de Constantine. Foi até mesmo uma boa quebra entre o filme que reconta a morte do Superman que tivemos este ano, e o filme em que o Homem de Aço fará seu retorno no ano que vem, Reign of the Supermen, que já está quase pronto. Filme muito bom, assistam, vale a pena! Só não fiquem parando pra pensar, principalmente quem assistia a série live-action, porque que mudaram a aparência da Astra nesta produção, há coisas entre o céu e o inferno que nem mesmo o Papa Midnite consegue nos explicar!

Constantine: City of Demons (2018)

Produção: Greg Berlanti, David S. Goyer, Liz Marshall, Sarah Schechter, Sam Register, Butch Lukic, Marc Guggenheim
Roteiro: J.M. DeMatteis (baseado em personagens criados por Alan Moore, Steve Bissette e John Totleben e na graphic novel All His Engines, escrita por Mike Carey e Leonardo Manco)
Trilha sonora: Kevin Riepl

Para outros títulos das linhas DCUAOM e DCAMU, confira:

No comments:

Post a Comment