Thursday, December 10, 2015

FILME: Batman Vs. Robin (Batman Vs. Robin) - especial Batman na Tela: edição 36

Eu sinceramente fico muito feliz de poder fechar as resenhas de meu especial de Batman na Tela com este filme! Numa das últimas resenhas que fiz de um filme animado da DC eu estava reclamando um pouco sobre a falta de desenvolvimento de personagens e da priorização da ação. Também reclamei sobre o departamento animado da DC estar pegando histórias mais regulares e mundanas dos quadrinhos como base para suas animações. Bem, aqui em Batman Vs. Robin, eu fico muito feliz de dizer que a grande maioria desses problemas foi resolvido e com louvor! Os arcos de história que pegaram para esta animação não somente são um pouco melhores mas desta vez eles, assim como fizeram em Under the Red Hood, conseguiram pegar personagens apenas regulares e fazer com que ficassem muito melhores e mais interessantes do que as suas versões das HQs!


Em Batman Vs. Robin, os longas animados da DC já adentram os Novos 52, como eu havia previsto em Son of Batman. Quando eu assisti à essa animação anterior, eu ainda não havia visto esta daqui, então minha crítica se preocupou bastante em destacar estes problemas que os filmes animados mais recentes (não todos, mas boa parte) estavam enfrentando. Este novo longa animado não somente é muito superior ao anterior como também mais ousado.

A história parte de onde os eventos de Son of Batman pararam e é uma adaptação do arco de Scott Snyder, nas HQs com a Corte das Corujas, que analisamos aqui no blog inclusive, com um ou outro detalhe emprestado das outras revistas do Batman desta nova continuidade, como o vilão Dollmaker (Criador de Bonecas). Logo no início, vemos Batman e Robin (Damian) tendo novamente dificuldades para lidar um com o outro, mesmo porque Damian, sendo filho de Bruce, tem o mesmo tipo de gênio tempestuoso. As coisas parecem se acertar por breves momentos, mas depois voltam a sair do controle. A trama traz das HQs a investigação do Bruce garoto, após a morte dos pais, tentando descobrir o assassino de seus pais através da ligação entre o assassino e uma cantiga de ninar antiga da Corte das Corujas.

No arco de Snyder, vemos o Talon tentar assassinar Bruce Wayne mais de uma vez sem aparente razão a princípio. Aqui, Talon tenta seduzir Damian para ser parte da Corte, enquanto que nas HQs é Dick Grayson que descobre que foi criado para ser um Coruja. Pouco a pouco as tensões vão se abrindo entre os Wayne até que pai e filho, sofrendo interferência da Corte, partem para a briga. Na verdade eles vem se degladiando com palavras desde Son of Batman, mas aqui o confronto passou a ser físico. No fim das contas, Damian se vê em uma posição em que deve decidir se continua a morar com seu pai biológico ou se é melhor abandonar a mansão Wayne e tentar fazer uma jornada de auto-descoberta. Esta decisão também irá influenciar no jogo de vida ou morte que irá se instaurar no clímax da história.

Em meio a tudo isso, conhecemos um pouco mais de detalhes em relação a Talon, em uma sequência de flashback bacana em que ele conta sobre seu antigo mestre. Este é um dos fatores que faz com que Damian se identifique com Talon, uma vez que também o garoto precisa avaliar seu lugar no mundo em que habita. O Talon das HQs é simplesmente um assassino, pouco se sabe sobre ele, mas aqui ele ganha corpo, ele ganha mais desenvolvimento, ficamos sabendo mais sobre suas motivações e razões para fazer o que faz, o personagem fica bem mais interessante em sua versão animada. O Batman aqui também carrega o desenvolvimento que apresentou no arco de Scott Snyder, com destaque à ótima sequência do labirinto da Corte e também o trecho da invasão das corujas à caverna que dá vazão aos acontecimentos do arco que sucede o da Corte nas HQs, Night of the Owls.

As vozes seguem o padrão da animação anterior, com Jason O'Mara reprisando o papel de Batman assim como vem fazendo nos filmes animados da Liga da Justiça. Eu já havia falado que eu não gosto da versão de O'Mara para o Batman, mas entendo isso como uma ruptura talvez que o universo animado esteja buscando, até porque já entraram em território dos Novos 52. Mas aqui nesta animação, temos a sequência de flashback de Bruce se recordando de uma conversa com seu pai, que tem a voz feita por ninguém menos que Kevin Conroy! Desnecessário dizer que fiquei chateado de não usarem Conroy mais uma vez para fazer o Batman, eu ia ouvindo aquela voz e pensando "cara, essa é a voz do Batman! Por que raios não usaram ele?" Mas fazer o quê? Espero que este não seja um sinal de que Conroy esteja se aposentando do papel, ficarei muito chateado se isso acontecer.

Inclusive não deixei de notar um detalhe muito interessante. Há três atores aqui que já interpretaram o Batman: Kevin Conroy, a voz clássica que esteve em praticamente tudo que foi animação do morcego; Jeremy Sisto, que fez Batman na animação Justice League: The New Frontier; e finalmente Jason O'Mara, que assumiu o papel do morcego agora.

Uma outra crítica que tenho a esta animação é em relação ao equívoco no nome. Deram muito destaque para o confronto entre o morcego e seu filho Damian, mas esse é um momento que acontece bem rapidamente na animação. Eu chamaria esta animação de "A Corte das Corujas" facilmente, mantendo todas as características dela.

Apesar destes equívocos, a animação ainda assim é muito superior à Son of Batman. Tem melhor desenvolvimento, tem mais drama, tem uma trama melhor, enfim, vale muito a pena conferir. E eu fico muito contente em dizer que fecho as resenhas do meu especial com este ótimo filme animado que eu recomendo a todos.

É isso aí, estamos chegando ao fim, pessoal. Mais duas semanas e nosso especial acaba. Não que eu não pretenda mais falar de Batman aqui no blog, eu sempre estarei falando de tudo que for relacionado ao morcego que eu conseguir assistir, ou ler ou jogar. Não se preocupem, ainda vai ter muito Batman aqui no blog, somente não farei mais semanalmente como foi até agora. Espero vocês então na semana que vem para falarmos sobre o que ficou perdido aí no meio do caminho. Até lá!


Voltar à edição 35                                                                       Ir para edição 37




Batman Vs. Robin (2015)
Título em português BR: Batman Vs. Robin
Nota: 8,5 / 10

Direção: Jay Oliva
Produção: Alan Burnett, Benjamin Melniker, Sam Register, James Tucker, Michael Uslan
Roteiro: J.M. DeMatteis (baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Grant Morrison, Marv Wolfman, George Pérez, Scott Snyder, Greg Capullo)
Trilha sonora: Frederik Wiedmann

Estrelando: Jason O'Mara, Stuart Allan, David McCallum, Sean Maher, Troy Baker, Kevin Conroy, Trevor Devall, Robin Atkin Downes, Griffin Gluck, Grey Griffin, Peter Onorati, Jeremy Sisto, 'Weird Al' Yankovic, Andrea Romano

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
- Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
- Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
- Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Trailer:

No comments:

Post a Comment