Monday, December 28, 2015

FILME: Snoopy and Charlie Brown: The Peanuts Movie (Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme)

Acabo de assistir com minha esposa, que adora Peanuts, uma das animações mais bacanas do ano. Assim como Star Wars: The Force Awakens veio nos momentos finais do ano para competir com Mad Max: Fury Road o título de melhor filme de 2015, The Peanuts Movie veio tentar desbancar Inside Out da Pixar como melhor animação do ano. E eu não duvidarei nem um pouco se conseguir, pois a animação é extraordinária! Divertida, reflexiva, uma verdadeira homenagem a Charlie Schulz de seu filho Craig e seu neto Bryan, parentes do criador de Snoopy, Woodstock, Charlie Brown, Linus, Lucy, Schroeder, Patty, Marcie, Sally e todos os personagens da tira que sempre foi uma das favoritas de todo o planeta. Devo confessar, fazia muitos anos que eu não assistia algo relacionado a Peanuts, mas olha, foi muito bacana e muito revigorante ver a turma do Minduim toda junta de novo.

A animação recorre totalmente à nostalgia dos fãs. É cheia de homenagens a momentos chaves dos quadrinhos de Schulz e do antigo desenho que passava na TV. A transição da animação tradicional para os gráficos tridimensionais pode parecer meio esquisita à princípio, mas ela tenta ser o mais fiel possível ao espírito e à estética do desenho clássico, contando com os bocões dos personagens, as soluções gráficas que todo mundo conhece do desenho, a sujeira do Chiqueirinho, enfim, quem for assistir este singelo e belíssimo filme vai se emocionar muito com tudo o que está sendo mostrado, pois as homenagens não acabam.

Logo no começo, minha esposa já identificou o arco de histórias em que o Minduim se apaixona por uma garota nova e tenta de todo jeito conquistá-la. Como já é de se esperar, vamos ver o pobre Charlie Brown passar por momentos de reflexão, tentar fazer de tudo para se sobressair, falhar, se decepcionar, ganhar novo fôlego, tentar de novo, sempre naquele ritmo que todos estão familiarizados.

Charlie tenta ser bom em alguma coisa. Tenta ajudar sua irmãzinha Sally na peça de teatro, tenta chamar a atenção de sua nova paixão (embora seja muito tímido para isso), tenta aprender a dançar depois que vê a menina rodopiando pelo seu quarto, através da janela, e finalmente tenta impressioná-la tirando uma nota alta na prova da escola. Quando descobre que foi o aluno que tirou a maior nota, a professora propõe que os alunos "m-mm-m-m-mm-mmm--m" - hehehe, brincadeiras à parte, ela propõe que eles façam um resumo de uma grande obra literária da língua inglesa, e Charlie fica sabendo, através de Marcie, que ele deveria procurar por "Leo Toy Story" - uma piada do filme, para se referir ao livro Guerra e Paz, do autor russo Leo Tolstoy. O Minduim então se esforça o quanto pode para ler o livro em uma semana e escrever seu resumo, tudo para ganhar a atenção de sua paixão.

Enquanto isso, Snoopy está concentrado em escrever uma história de aviadores, e então temos as famosas cenas da imaginação do cachorro com seu amigo inseparável Woodstock, em que ele, um aviador de guerra, tenta salvar sua amada cadela Fifi das garras do Barão Vermelho! Em sequências muito criativas e belíssimas, vemos o cãozinho pilotar sua casinha como sempre acompanhávamos no desenho clássico, agora com uma perspectiva diferente na nova animação, cheia de detalhes e ângulos novos.

Outras referências não faltam! Schroeder e sua obsessão por Beethoven, Linus e seu inseparável cobertor, Lucy e seu desgosto por Charlie Brown, as conversas de Linus e Charlie no murinho, enfim, a nova animação está um verdadeiro deleite para todos os fãs destes personagens atemporais e seus conflitos, desilusões, descobertas e a inevitável amizade que mantém a todos unidos e que nos inspira a ver o melhor de cada um de nós nas coisas que fazemos. Há uma ou outra atualizaçãozinha bem minúscula no filme, como por exemplo a música "Better When I'm Dancin'" da cantora pop Meghan Trainor, mas tudo aquilo que conhecemos está aqui, intacto, inclusive o famoso tema de Peanuts.

E quando rolarem os créditos, não vão saindo esbaforidos da sala de cinema! Ainda temos que descobrir se o Minduim finalmente irá conseguir chutar a bola depois dessa! Bom, eu não vou mais falar porque já revelei coisas demais, mas eu recomendo a todos que não deixem de ir ao cinema assistir a esta excelente animação; uma sincera e apaixonada homenagem ao saudoso Charles Schulz, de sua família e do diretor Steve Martino, dirigindo o filme a partir da Blue Sky Studios, a dona da franquia Ice Age (Era do Gelo), aquela do castorzinho Scrat e sua inseparável noz, que no curta que antecede o filme de Snoopy e Charlie Brown, se mete com uma aventura no espaço em Cosmic Scrat-tastrophe; o curta é uma forma da Blue Sky divulgar o novo longa da série Ice Age, chamado Ice Age: Collision Course, que estreia ano que vem.

Enfim, sem sombra de dúvida, uma das melhores animações do ano de 2015.

The Peanuts Movie (2015)
Título em português BR: Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme
Nota: 9,5 / 10

Direção: Steve Martino
Produção: Paul Feig, Bryan Schulz, Craig Schulz, Michael J. Travers, Cornelius Uliano
Roteiro: Bryan Schulz, Craig Schulz, Cornelius Uliano (baseado em personagens criados por Charles Schulz)
Trilha sonora: Christophe Beck

Elenco de vozes do original: Trombone Shorty, Rebecca Bloom, Anastasia Bredikhina, Francesca Capaldi, Kristin Chenoweth, Alexander Garfin, Noah Johnston, Bill Melendez, Hadley Belle Miller, Micah Revelli, Noah Schnapp, Venus Schultheis, Mariel Sheets, Madisyn Shipman, A.J. Tecce, Marleik Mar Mar Walker, William Wunsch

Trailer:

No comments:

Post a Comment