Thursday, December 24, 2015

MATÉRIA: Reflexões sobre o futuro e fechamento - especial Batman na Tela: edição 38

Enfim chegamos na última e derradeira edição do especial Batman na Tela. UFA! E olha só, acabou o ano também! Para todos que acompanharam este especial eu agradeço muito! Agora quem não acompanhou e tiver curiosidade, sinta-se convidado a checar as matérias. Deixei esta última edição para falar um pouco mais livremente sobre o futuro e fazer algumas reflexões sobre o personagem.

Difícil a gente prever o que virá daqui pra frente, adivinhar então é impossível. Vou simplesmente comentar o que talvez possa vir a acontecer mais pra frente baseado em tudo aquilo que já vimos lá atrás e na minha própria experiência acompanhando o personagem desde que eu era moleque.

SÉRIES


Vamos começar com as séries de TV. Durante o curso dos anos 90 e 2000, tivemos inúmeras séries de TV animadas do personagem, como vimos aqui; talvez agora a tendência maior será transformar o universo do personagem na TV em live-action, porque não há muito mais o que fazer em termos de animação. Lógico, isso não vai impedir o departamento de animação da DC de tentar mais uma vez em algum momento, mas se a gente for pensar no tanto de coisas que já foram trabalhadas do personagem, as possibilidades ficam bastante reduzidas! Falta descobrirmos o que será do resto da série Gotham, ainda é difícil dizer se vai acabar emplacando ou não, mas a primeira temporada não foi muito animadora para mim. Eu talvez estarei acompanhando a série e, se assim for, haverão mais artigos futuros referentes às temporadas posteriores, ou assim espero, se eu não desistir antes de assisti-la, mas pelo que foi mostrado até agora, estou com pouca disposição para acompanhar o restante. Vamos ver, darei à segunda temporada uma nova chance, mas quando a coisa começa a degringolar dessa forma logo no começo, fica difícil de melhorar. Como fã do Batman, a gente sempre espera que melhore. No geral, eu creio que seja esse o passo natural da DC agora, focar nas séries live-action e nos filmes que estão começando a serem produzidos agora em um universo compartilhado. Essa ideia de universo compartilhado já está sendo trabalhada entre as séries Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow e Supergirl. Espero que consigam criar algo bom e interessante com este universo, e que tentem incluir o Batman nele em um futuro próximo. Vamos então falar dos filmes também.

FILMES


A DC Comics se caracterizou, durante todo este tempo em ser o total oposto de sua concorrente, a Marvel. Enquanto a Marvel dominou a primeira e segunda décadas do séc. XXI com seus filmes, a DC dominou em termos de séries animadas e filmes animados, que não são tão populares quanto filmes em live-action, mas eu creio que é só questão de as pessoas deixarem seus preconceitos com o que quer que seja de lado, e irem atrás para verem o trabalho espetacular que a DC fez durante todos estes anos, criando filmaços animados interessantes e com conteúdo bacana, como aqueles que eu apresentei incessantemente neste especial. Agora, com um universo em live-action compartilhado se iniciando a partir do filme Man of Steel, eu creio que a DC vai dar mais prioridade aos live-actions e deixar as animações um pouco de lado, o que por um lado eu acho uma pena, pois existem muitas histórias interessantes que ainda podem ser contadas nas animações. Espero que a DC consiga manter o ritmo em ambas as frentes, mas pelo que estão apontando, há uma caída na produção de animações. Para ano que vem, além de Batman v Superman: Dawn of Justice, teremos mais dois filmes animados do Batman saindo e mais um da Liga da Justiça. O primeiro do Batman será Batman: Bad Blood, que pelo visto, segue a continuidade das animações Son of Batman e Batman vs Robin, que falamos aqui no especial. Acho bem legal que estejam mantendo essa continuidade, ainda mais se considerarmos que Batman vs Robin foi muito bom, então é bom que continuem aquela história e mostrem como Damian Wayne voltará ao universo do Batman e que fim ele terá na continuidade, estou bem curioso para ver o que a equipe animada vai fazer em seguida com estes personagens, que já seguem a linha dos Novos 52. Agora, o segundo é aquele que eu realmente vou esperar com expectativas altíssimas! Se alguém aqui me perguntar qual filme do Batman eu estou mais ansioso para ver ano que vem, não é o live action com Ben Affleck e certamente não é Batman: Bad Blood, apesar de a minha ansiedade para este último estar consideravelmente boa. É nada mais, nada menos do que a adaptação da HQ de sucesso de Alan Moore, Batman: The Killing Joke! Eu já nem acreditava mais que iriam fazer mais adaptações de clássicos, mas aí me vem a ótima notícia que Bruce Timm vai fazê-lo. Estarei aguardando com imensa ansiedade e inclusive recomendo a matéria que escrevi sobre a HQ aqui no blog. Finalmente, vamos falar bem rapidamente sobre a possibilidade de haverem novos games.

GAMES


Assim como nas séries em live-action, a DC também nunca foi um primor em games. O melhor que tivemos até hoje foi a série Batman: Arkham, que se concluiu agora com Batman: Arkham Knight, então é difícil dizer o que irão fazer a partir de agora. Acredito eu que essa mídia não será tão contemplada, ou pelo menos não com a mesma qualidade nos anos subsequentes, a não ser que tenham mais alguma carta debaixo da manga que a gente desconheça. Pessoalmente eu espero que continuem, mas como irão continuar, ainda é um mistério. Também creio eu que foi bom negócio terem terminado o Arkhamverse por aqui, até mesmo porque mais do mesmo muitas e sucessivas vezes acaba enjoando uma hora. Eu só espero que não voltem a ficar naquele batido game baseado em filme ou coisa parecida, acho que temos que andar pra frente, agora que o Arkhamverse está consolidado. Há boatos de que a desenvolvedora Telltale, que fez games como Back to the Future - The Game, The Wolf Among Us, Tales of Monkey Island e Jurassic Park - The Game, entre muitos outros, sendo o mais atual, The Walking Dead, irá desenvolver um game de aventura do Batman, sem título e nem data de lançamento ainda definida; temos apenas a informação que o primeiro episódio do game sairá, em algum momento do ano de 2016 e um teaser trailer. Pessoalmente, eu gosto muito da Telltale, e estou animado com a proposta, mas vamos ter que esperar para ver o que o futuro realmente nos reserva.

Fechando então o especial, uma pequena reflexão minha que eu gostaria de compartilhar com todos.

POR QUE O MUNDO PRECISA DO BATMAN?


Você que curte o personagem, já parou alguma vez para pensar nisso? Quando eu era moleque, eu gostava muito do personagem, e isso não mudou quando eu cresci. Mas será que esta fascinação acontece pelos mesmos motivos agora?

A minha resposta é não. Quando se é criança, a gente se apega na primeira coisa que nos é mostrada. Entre bonecos de ação, desenhos e mais desenhos, seriados e outras coisas, a gente vai nutrindo esta paixão, este fanboyzismo, esta chama do herói. Assistimos suas proezas, vemos os brinquedos legais que ele tem, seus parceiros de combate, as lutas e vilões engraçados, e somos tragados por aquele mundo. Nesta tenra idade inicial, é tudo que nos importa, as aventuras e a ação.

Daí nós crescemos. E conforme crescemos, começamos a enxergar algo além dos brinquedos, das traquitanas, das aventuras e da ação. Começamos a enxergar o personagem em si, sua psicologia, seu comportamento, as coisas que defende, seu passado, enfim, sua PERSONALIDADE. E então nossa visão se altera completamente. Este é o ponto em que um personagem vai se sustentar para nós, ou não. O Batman é um personagem fascinante porque ele é muito daquilo que gostaríamos de ser e ele representa o poder que gostaríamos de exercer sobre a injustiça.

E dizendo isso eu não estou negando de forma alguma que ele seja louco. Já foi provado, mais de uma vez, que o morcego é, positivamente tão ou até mais louco do que aqueles que combate. Parafraseando Christian Bale em Batman Begins, "um cara que se veste de morcego e sai por aí a noite tem sérios problemas!" Dessa forma, ele passa a ser um personagem interessante até mesmo por seus excessos. Não é tudo preto no branco. Tem muitos tons acinzentados em sua personalidade. Sim, ele também erra, não é herói o tempo inteiro, daí nossa identificação. Também não é anti-herói como algumas pessoas gostam de enxergar. Do meu ponto de vista, Batman está muito longe de ser um anti-herói; mas ele, assim como nós, seres humanos, tem seus momentos de fraqueza, seus excessos; sim, ele também tem sérios problemas. Mas também tem sérias virtudes.

Quem alguma vez não se revoltou perante uma injustiça cometida? Quem nunca quis antes poder interceder por alguém que precisava de ajuda? Quantas e quantas vezes não vemos nos noticiários, na Internet, os mais absurdos descalabros e desfeitos e não nos irritamos? Não sentimos vontade de fazer alguma coisa a respeito?

Claro que o Superman, os X-Men, o Homem-Aranha e vários outros heróis também lutam contra as injustiças. Mas o Batman é o herói que mais se identifica com as outras pessoas. Ele é um ser humano comum, como eu e você; ele sangra, comete erros, cai, se levanta, não tem superpoderes, não tem visão de calor, nem superforça, nem poder de regeneração, nada. Mas ele tem uma coisa, além de muita grana, é claro, que nos mantém atentos a ele: a força de vontade e seu infinito espírito de combate e determinação.

Foi essa determinação que fez Bruce Wayne um dia sair do beco onde seus pais morreram, treinar uma vida toda com diferentes mestres ao redor do mundo, se tornar um cientista, criminologista, detetive, artista marcial, fazer com que seu corpo e mente atingissem a perfeição da forma, para que pudesse retornar e se prostrar entre os gigantes.

Na Liga da Justiça, por exemplo, Batman é considerado como um igual pelos maiores super-heróis do mundo. Ele está acima de qualquer ser humano graças a seu esforço e determinação. Sua obsessão em fazer justiça, seu altruísmo e gigantesca percepção moral é o que faz um moleque como eu que brincava de bonecos de ação quando criança hoje olhar para um pôster do morcego em seu escritório, todos os dias e se perguntar "o que poderei fazer para ser grande hoje?" A figura deste personagem criado por Bill Finger e Bob Kane em 1939 se tornou inspiração para que um pequeno nerd um dia se levantasse em meio às sombras e fizesse coisas que ele jamais achou que seria capaz de fazer.

É isso que os heróis devem fazer, inspirar as outras pessoas a serem fantásticas também. Claro, estou falando de um herói da ficção, e portanto, uma ideia. Ele jamais deve ser tão ou mais importante quanto os que o criaram, ou os verdadeiros heróis do mundo real. Mas ele inspira. Uma ideia é algo que não morre, não envelhece. É algo que se sustenta em qualquer época. E quanto mais vemos suas qualidades, seus defeitos, sua complexidade e o quanto esta ideia se relaciona com a gente, mais nos inspiramos, mais nos identificamos e mais queremos ser grandes também e andar sobre o ombro de gigantes. E então chegamos na resposta da pergunta que eu fiz no título acima, inspirada em uma história do Superman: POR QUE O MUNDO PRECISA DO BATMAN?

O Batman é a epítome daquilo que todos nós defendemos, a justiça, a igualdade, a honra. Também nos representa como ser humano que é, cheio de erros e limitações. Mas como foi mostrado, ele supera estas limitações e se destaca entre os grandes. Ele se usa da escuridão para intimidar seus oponentes, mas tenta trazer luz à vida das pessoas. Através da luz do bat-sinal que está sobre todos, esta escuridão abocanha os criminosos supersticiosos e covardes e os devora impiedosamente. O mundo precisa do Batman, porque precisa continuar acreditando que a justiça prevalecerá, custe o que custar. E em todas as suas encarnações, o morcego destila estas características, seja no Batman fanfarrão e sorridente de Adam West, seja na figura amargurada e carrancuda da série animada, seja na versão mais realista de Christopher Nolan, enfim, por mais diferentes que todas estas visões do personagem sejam, elas tem um elo que as liga e que mantém a base de fãs do personagem unida, presente, atual e atemporal. E é exatamente por isso que o morcego é um dos personagens universais mais importantes da cultura geral.

Crédito da imagem para o site Batman-on-Film

Vou então ficando por aqui. Mais uma vez, obrigado por lerem. Vou terminar então parafraseando Bruce Wayne ao Fantasma Cinzento: "quando eu era pequeno, eu o assistia com meu pai! O Batman era meu herói! E ELE AINDA O É!"

Um bom Natal a todos e um maravilhoso Ano Novo! Até o ano que vem!




No comments:

Post a Comment